Essas últimas semanas foram muito boas para o Legacy: Duas semanas seguidas de Team Constructed na SCG, Eternal Weekend e Grand Prix.
E a notícia boa é que o o meta está se adaptando, não temos mais aquele field de mono Grixis Delver. G. Delver continua sendo o deck mais jogado, mas os outros decks estão bem adaptados para a ameaça azul preta e vermelha.
Uma das maiores vantagens do Grixis Delver é a diversidade de suas ameaças, Delver of Secrets voa, Young Pyromancer lota a mesa de chump blockers ou attackers, Gurmag Angler é a maior criatura da mesa, True-Name Nemesis é um Mini-Progenitus e O Deathrite Shaman consegue finalizar um jogo mesmo com Ensnaring Bridge na mesa, no entanto tem um tipo de criatura que este deck não resolve muito bem: as voadoras.
Delver não bloqueia muito bem, e é graças aos Flickerwisp e Serra Avenger, que o Death and Taxes consegue finalizar algumas partidas sem problema contra o Grixis, só que tem uma criatura em específico que é absurdamente difícil de ser removível e a carta que a cria é um dos maiores problemas para o deck atualmente: Marit Lage!
Os decks de Dark Depths são de todo tipo: Control, Combo e em alguns casos, o 20/20 nem é o plano principal do deck.
O deck de Dark Depths mais conhecido atualmente é o Lands. Ele já utilizou todo tipo de kill condition com terrenos: Nantuko Monastery, Treetop Village, Creeping Tar Pit e agora abusa da interação entre Thespian's Stage e Dark Depths.
O deck é resumido em alguns gameplans que podem variar de acordo com a situação de jogo.
- Combar de 20/20 e finalizar em 1 ou 2 ataques. Caso o Marit Lage seja respondido é só fazer um Loam e recriar a ficha 2 turnos depois.
- Lockar o oponente com Wasteland/Ghost Quarter/Maze of Ith/Punishing Fire /The Tabernacle at Pendrell Vale
- Após algum dos locks acima, fianlizar o jogo com múltiplos Punishing FIres por turno.
- Torcer pro oponente conceder e você ter tempo de tomar uma água ou ir ao banheiro entre as rodadas.
O deck aumentou em popularidade devido ao número de Delver.decks nos torneios. Mas com as recente adaptações, os Delver decks utilizam múltiplas Surgical Extraction que atrapalham seu plano de Life from the Loam/Punishing Fire e muitas listas utilizam Diabolic Edict e Dead (Dead/Gone) que respondem o 20/20 sem problemas.
Devido a isso, muitos jogadores de Lands resolveram ir para um arquétipo similar mas que tinha uma matchup melhor contra Miracles e Delver.decks, o BG Depths!
O BG Depths surgiu há alguns anos, mas nunca foi realmente presente no meta, o deck já foi um BG Pox que tinha o combo do depths(utilizado pelo Ali Aintrazi em 2012), até chegar no full combo(popularizado por David Long no circuito da SCG), hoje em dia o deck tem duas versões diferentes entre si.
O plano do deck é bem óbvio: Fazer uma ficha de Marit Lage o mais rápido possível.
Para isso o deck utiliza Vampire Hexmage e Thespian's Stage como maneiras de remover os marcadores do Depths, Crop Rotation e Sylvan Scrying para buscar a peça faltante do combo, ou utility lands como Sejiri Steppe, Ghost Quarter(para Maze of Ith, Karakas ou Wasteland adversárias) e Sylvan Safekeeper com Crop pra Seriji e proteger seu Marit Lage depois que ele foi criado, e atacar para a vitória.
Como essa versão é mais all in, as interações não-descarte ficam no sideboard. Os Green Sun’s zenith podem parecer estranhos num deck com tão poucas criatura sverdes, mas eles são para buscar Dryad Arbor para rampar e proteger de éditos além de poder ter mais cópias de Sylvan Safekeeper e Tireless Tracker.
No começo do ano acontecia um GP no formato Team Constructed, e um dos decks do top 16 era um BG Depths não-turbo, com Confidentes e Shamans. Jody utilizou essa lista como inspiração e largou seu amado Lands para ir para o BG Depths.
O Deathrite Shaman serve como sua aceleração, claro que não imediata, mas melhor que um Spirit Guide ou uma Lotus Petal a longo prazo, os Confidentes são sua fonte de card advantage e ambas as criaturas sobrecarregam as Swords to Plowshares inimigas, dificultando uma resposta limpa e na hora que quiser para o 20/20, além do fato do deck conter 8 descartes, que não só ajudam a combar com segurança como te protegem de combos e fazem seus Bobs ficarem vivos por mais tempo.
O side é transformacional, os Tarmogoyf e Bitterblossom contribuem pro plano de sobrecarregar o removal adversário, além de diversificar suas ameaças, se seu oponente subiu Dead (Dead/Gone) ou Verdade Reverberante para o 20/20 ele vai se sentir bem mal em ser massacrado por pequena fadinhas ou por um lhurgoyf gigantesco.
Se você quer jogar com Dark Depths e não se importa nem um pouquinho com a consistência do deck, está na hora de testar o Mono Red Depths
A maneira que este deck faz o 20/20 é a seguinte:
Com uma Blood Moon, Magus of the Moon ou Blood Sun em jogo, faça o Dark Depths, pela regra nova ele entrará sem marcadores mas será apenas uma montanha, e depois disso é só fazer um Telim'Tor's Edict ou Despotic Scepter para remover a moon e TCHARÃAAAA, Marit Lage aparece!
O deck utiliza Pithing Needle para parar Wasteland, uma vez que a Blood Moon saia de jogo e o seu depths desencadeie a habilidade de fazer o 20/20 o oponente pode destruí-lo com a habilidade na pilha e seu plano todo ir pelos ares!! E os Expedition Map servem como tutor para o Depths ou Wasteland para se proteger de Wastes inimigas.
Pegue um Dark Depths, adicione muita diversão, remova bastante consistência e você terá este maravilhoso Mono Red Depths!
-
Ainda na onda dos Depths, neste último domingo, dia 20/05 aconteceu um torneio Team Constructed aqui na minha cidade e eu foi escolhido para jogar Legacy(mentira, eu implorei pra jogar o Legacy invés do Modern). Nossos decks foram: BG Depths no Legacy, Mono Red Prison no Modern e BR Aggro no Standard.
Jody Keith conversou comigo, me deu dicas sobre como operar e sidear com o baralho e resolvi ir com a lista dele deste artigo -1 Pithing Needle maindeck +1 Sylvan Library e no side -1 Sorcerous Spyglass +1 Pithing Needle. E vamos para o torneio!
Round 1 UWR Miracles - Naya Burn - BG Cobra
G1 - Meu oponente sabia do que eu estava porque treinamos juntos durante a semana, apesar de ele ser um jogador novo de Legacy ele é um bom jogador de Modern e soube operar bem no turnos. O G1 eu saí com 2 descartes, dei um no primeiro turno e guardei o outro para quando fosse combar, ele deu uma Plowshares num Shaman pois tinha Snapcaster Mage, mas eu dei Bojuka Bog, no turno crucial eu resolvi um Thoughtseize tirando o counter, resolvi Sylvan Safekeeper e combei tranquilamente na volta.
G2- Eu subi o plano de criaturas do side, e keepei uma mão com bastante descarte, mas op deck me negou em dar terrenos que geravam verde, acabei concedendo pelo tempo quando ele fez um mentor e respondeu meu Confidente Sombrio.
G3 - Eu abri bem explosivo, com descartes(afinal de contas o deck pode ficar com até 10 post board) , encaixei Sylvan Library e uma Vampire Hexmage já com Depths em campo, quando limpei a mão dele de spells relevantes combei no passe e finalizei com o Marit Lage.
Nosso oponente do modern era uma matchup horrível pro mono red prison, não foi muito surpreendente perdermos aqui. Enquanto isso no T2 o BR Aggro zikava muito forte contra o BG Cobra, quando encontramos a land preta ele já tinha 4 bixões, tarde demais.
Record pessoal: 1-0
Record do trio: 0-1
Round 2- Grixis Kess - UW Control - BG Cobra
G1 -Fomos pareados contra o time “não tenho tempo pra fumar entre as rodadas”, eu achei que meu oponente estava de Shardless, pois é o deck que mais joga durante a semana em nossos treinos, mas ele estava de Grixis, eu ganho no dado e começo de double descarte para deixá-lo sem ação relevante, ele encontra uma Kessa e a faz sem mana de pé, eu encontro o combo mas não faço mainphase por medo de Jace, e eu estava correto ele volta de Jace e faz a habilidade Brainstorm, eu ainda não faço o 20/20 na volta, compro um Safekeeper e vejo que é hora de mandar ver, faço a ficha, bato nele, ele bloqueia com a Kess, dá Brainstorm do Jace em seu próprio turno, não acha nenhum voador e concede.
G2- Eu subo novamente o plano dos bixos do side em adição à Surgicals, tiro Pithing Needle e diminuo o número de Crops por medo de Flusterstorm. Esse jogo demora bem mais, mas eu sempre estou na frente, dou um descarte e tiro o Fatal Push, deixando-o com Snap e mais X, eu resolvo um Goyf e passo, ele tenta dar push no passe mas removo com o Shaman, acho a Bitterblossom e o Depths 2 turnos depois para finalizar contornando qualquer hate não-bounce.
O BR aggro sucumbe novamente para o BG cobra.
Eu faço o meu parceiro de modern fazer uma jogada errada e ele acaba perdendo uma Chandra, eles acabam o g1 faltando 10 minutos, conseguimos deixar o jogo 1-1 com uma moon seguida de Chalice e múltiplos Rabblemasters, mas infelizmente não deu tempo de terminar e empatamos.
Record Pessoal: 1-0
Record do trio: 0-1-1
Round 3 - Death and Taxes - Abzan Counters Company - UW Control
G1 - Eu sabia que era Taxes e que iria ter bastante trabalho nessa match up, ele ganha no dado e fala:EU LI SEU ARTIGO DA SEMANA QUE VEM, VOU KEEPAR ACHANDO QUE VOCÊ ESTÁ COM UM DOS DOIS DECKS e fez umAEther Vial, eu faço mana e Thoughtseize e ele fala:Putz, keepei errado, e os 6 jogadores da mesa caem na risada (e eu torcendo pra ele estar sendo sincero), a mão dele continha apenas um Recruiter e muitas lands, trocamos land drops por alguns turnos, eu encontro o combo e faço um Safekeeper, ele volta de Recruiter para Phyrexian Revoker, que travou meu Safekeeper e eu não podia combar devido à Karakas, ele encaixa um Batterskull com 5 manas e começa a me bater, escalando a vida rapidamente para quase 30, eu encontro um Scrying para quarter e combo, tomo STP, faço needle para o Vial dele e para o Batterskull, removo o Wisp com um Decay, combo novamente alguns turnos depois, ele toma uma porrada do 20/20, vai a 13 e não encontra nada para removê-lo.
G2 - Com Dread of Night e Marsh Casualties eu me sentia mais seguro, ele faz Madre das Runas e eu Thoughtseize, e volta de Phyrexian Revoker blind para Vampire Hexmage, encaixo um Deathrite Shaman que toma Swords to Plowshares em resposta a um descarte e faço um Dark Confidant salvador de pátria que me volta para o jogo, com Madre, Revoker e Wisp na mesa ele passa o turno e eu tento dar um Marsh no passe, meu oponente me relembra que a carta é feitiço, em todos esses anos que eu uso Marsh Casualties no side do Legacy , hoje foi a PRIMEIRA vez que eu compro ela depois de subir, fico um pouco chateado por não ter percebido o SORCERY gigantesco escrito na carta, mas desviro e faço o Marsh limpando a mesa inteira dele e ainda encaixando uma Bitterblossom pós combate, ele vê que não tem saída para essa mesa muito forte( eu também tinha uma Maze na mesa) e concede.
Mesmo depois de uma Blood Moon no 1 no play o Abzan company fez duas básicas da mão turno 1 e dois, e mesmo dando 1 Abrade e 1 Slagstorm, uma Shalai, Voice of Plenty foi o suficiente para finalizar o jogo antes de encontrarmos a Ensnaring Bridge.
O jogo 3 do Standard não deu tempo de acabar, terminamos com mais um empate.
Record Pessoal: 3-0
Record do trio: 0-1-2
Round 4 - BUG Midrange - Titanshift - BW Knights
G1 - Meu oponente me reconhece pelos artigos aqui da liga(TO NA GROBO, MÃE!!) e ele começa ganhando no dado com a famosa fetch vai, eu dou um Thoughtseize, ele responde com Brainstorm e esconde duas cartas, eu tiro o Thoughtseize dele e o deixo com Force of Will, Abrupt Decay, Fatal Push e lands pois voltaria de Duress pra resolver meu Dark Confidant ou Sylvan Library, ele tinha escondido um Hymn to Tourach que tira meu bob e meu Urborg, Tomb of Yawgmoth, e eu faço um shaman que toma push, tiro o Decay dele e resolvo uma library, ele cava e faz um E.E. pra 2 sem ter mana pra estourar, eu dou o meu decay e vou atrás de uma maneira de ganhar, encontro o combo mas ele tem interação na forma de wasteland, eu fico com 1 seriji na mão para possíveis tricks mainphase, encontro o quarter e passo com ele aberto, meu oponente faz um jace e uma strix, na esperança do Jace ver a luz do dia, dou quarter na Wasteland, ele tenta quebrar algo em resposta, eu respondo combando, e faço Seriji Steppe mainphase dando pró blue para passar por cima da corujinha e finalizar a partida.
O g2 entram apenas as blossom de bixo pois ele tinha muito spot removal e strixes, o jogo 2 demora um bocado, ele encontra um Loam sem wastes mas com várias fetches e faz algumas tricks com cantrips e Dredge que acabam millando 3 spells, ele encaixa um Jace eu volto de Needle e Hexmage, a race começa com ele fazendo o Shaman, e eu ficop batendo de cá e ele drenando de cá, encontro a segunda hexmage e forço ele a ter que blockar com o shaman, a vitória não vem a cavalo mas vitória é vitória.
O BR Aggro consegue uma virada de 2-1 contra o Knights e o g3 é roubado do Prison quando ele perde a única moon e é finalizado em seguida.
Record Pessoal: 4-0
Record do time: 1-1-2
Não foi uma apresentação estelar do time, estávamos mal preparados e conseguimos um deck t2 no sábado, quem sabe com um pouco mais de preparo não dá pra ir melhor na próxima?
O BG Depths é um deck bem consistente e está ganhando bastante popularidade, enquanto os Dark Depths flutuam a 68 Dólares na Starcity Games, podemos encontrá-los no Brasil por apenas 90 reais, garanta já suas 4 cópias e não seja surpreendido pelo próximo bom resultado do deck! E até semana que vem.
Não vou afirmar que é tier 1, mas com certeza é t1.5 , o meta europeu contem muito menos BG depths que o americano.
Acompanho o MTGtop8 semanalmente e em todos os top8 tem um BG ou Turbo Depths, o deck está performando muito bem
Vc acha que o dark depths é tier 1 no legacy man? Ou ainda é um ótimo tier 2?
Infelizmente o Legacy hoje em dia está quase inviável se começar do zero, mas para os padrões do Legacy, o BG depths é um deck bem mais barato que os outros tier 1.