Continuando nossa viagem por esse querido plano, vamos falar das demais cores. Lembrando que a primeira parte pode ser encontrada aqui.
Preto
Só para variar, o Preto vem com novidades excêntricas e arriscadas, uma constante em sua busca pela onipotência:
Demover é o contrário do card “Falecimento do Heroi”, de Traidores de Kamigawa: enquanto este último se encarrega das criaturas lendárias, o card acima cuida de todo o resto!
Uma ficha que drena metade da sua vida para se transformar numa criatura com poder e resistência igual à vida perdida desta forma é outra das novidades de hoje — e de uma forma bem Preta de ser.
Pela primeira vez, uma criatura somente da cor Preta cria uma ficha de Saprófita Verde, quando morre – as anteriores eram o Trinax Germinante e a Talidia de Tukatunga.
Embora o Preto seja famoso por efeitos semelhantes a este para gerar card advantage, fato é que o Senhor Demonio Belzenlok trouxe à tona uma nova forma de combinação para todos os seus componentes. E como sempre, a criatura Preta faz o que quer, enquanto você tem que pagar a conta depois (ou limpar a sujeira, o que pode ser uma opção muito melhor).
Efeito nada novo no Preto — acontece que é a primeira vez para artefato ou criatura, estritamente.
Reanimar Planeswalkers é um campo bastante inexplorado. Para se ter uma ideia, somente Sorin, Senhor de Innistrad faz algo parecido. Em ambos os casos, foram colocadas algumas remoções introdutórias, a fim de dar opções ao necromante na hora de trazer seu alvo de volta à batalha.
Na hora me lembrei do card Ordens de Jarad , de Retorno a Ravnica; porém, logo as diferenças entre um card Preto e outro Preto e Verde se mostram (ou se ocultam, na verdade): nada de restrições quanto aos cards a serem buscados, nada de revelar qualquer coisa além do necessário para o oponente, tudo para colocar o que for necessário no cemitério, para quando chegar a hora!
Cards Pretos e Saprófitas pegando amizade — primeira vez que uma mágica desta cor cria um token deste tipo.
Poucos cards da história do Magic são capazes de colocar mais tokens no campo de batalha do que Josu Vess, o irmão ressuscitado de Liliana: Exercito dos Malditos, Promessa do Conquistador (que aliás também só faz isso através da mecânica Reforçar) e Devocao Crescente (que só atinge esta quantidade quando conjurado com Recapitular) — sem levar em consideração cards com custo X.
Contemplamos aqui a evolução de uma mecânica dentro do Preto: em Arabian Nights, havia o Khabal Ghoul, que ganhava um marcador +1/+1 para cada criatura que havia morrido no turno; depois, veio o Vampiro de Sengir, que ganhava os marcadores para cada criatura na qual ele havia causado dano e depois morria; e agora, temos Kazarov, não surpreendentemente um vampiro da linhagem de Sengir: se uma metade da habilidade de seu ancestral fora usada pelo Khabál Ghoul, então ele ficaria com a outra metade: toda vez que uma criatura de um oponente sofrer dano, ele ganha um marcador. Se essa moda pega...
Ao invés de uma mágica do tipo “você ganha o jogo”, Dominaria nos trouxe o oposto – “você não pode perder o jogo”. Maestria do Lich tem uma ligação clara com suas ancestrais: Cadaver Nefario, de Odisséia; e especialmente Lich, lançada na própria Limited Edition Alpha. Ganhar vida significa comprar mais cards, perder vida significa sacrificar e/ou exilar permanentes no campo de batalha e/ou cards no seu cemitério e/ou sua mão. Ah! E quando o card vai para o cemitério ou deixa o campo de batalha (no caso de Lich, só o primeiro), você perde o jogo. Com uma Resistência à Magia para dificultar a saída do campo, pode ser uma barganha bastante segura. Se ao menos a gente jogasse um jogo com poucas alternativas...
Capítulo II: Destrua todas as criaturas que não sejam artefatos – é um efeito inédito, embora poucos possam permanecer vivos para perceber.
Exceto por Planeswalkers, jamais um outro card citou os marcadores de lealdade que são postos neles. Ajustar as contas é o primeiro a fazer isso — e não é nada mal estar junto de uma mágica que exila uma criatura alvo! Pode ser uma boa forma de surpreender em busca de fazer a habilidade mais forte do seu planeswalker.
Sacrificar criaturas para reduzir o custo da mágica em 2, como neste card, é um efeito inédito. Assim como seu efeito de entrada no campo de batalha (único que desencadeia esta habilidade desta forma), deixando o oponente com a metade do total inicial de pontos vida e arredondando para baixo (a única outra mágica ou habilidade a fazer quase o mesmo é a do Hidetsugu Impiedoso, de Traidores de Kamigawa).
Vermelho
Temas com Auras e Equipamentos, Flavor e muito Fogo: este é o Vermelho de Dominaria.
Campeao da Chama é a primeira criatura a receber bônus tanto para Auras, quanto para Equipamentos – ambos os efeitos já exisitam, porém separados.
Pela primeira vez, uma criatura entra no campo de batalha causando 1 ponto de dano em cada oponente, além de criaturas e planeswalkers que aquele jogador controla.
Para os que gostam de tricks de combate, uma novidade: é a primeira vez que um destes dá Iniciativa e Ímpeto juntos na mesma mágica.
Marcadores de Mira são uma novidade? Não, pois existe o artefato Hankyu, de Campeões de Kamigawa. Este, entretanto, coloca os marcadores nele mesmo; já Bombardeio a Esmo os coloca em permanentes que você não controla (exceto encantamentos). Uma vez postos, é só brincar de roleta russa – destruir aleatoriamente é uma das especialidades do Vermelho.
Embora haja diversas mágicas e habilidades que permitam conjurar mágicas instantâneas e feitiços do seu cemitério, o emblema da Jaya Ballard te possibilita fazer isto sem ter que ativar uma habilidade, somente pagando o custo da mágica. Como ela é uma piromante, já dá para imaginar como serão estes cemitérios...
O genial Squee (que flavor text, senhoras e senhores!) é a primeira criatura que pode ser conjurada tanto do cemitério quanto do exílio. O interessante é que o Vermelho não faz este tipo de efeito — o único caso anterior é a Fenix Coracao-do-Mundo, da edição Conflux. Curiosamente, outras fênix costumam ter alguma habilidade que as devolvem do cemitério para o campo de batalha.
Duas moedas, habilidade desencadeada quando ataca. Duas faces iguais garantem uma coisa, duas outras iguais garantem outra coisa e duas diferentes não dão em nada. Show de flavor (tanto no efeito quanto no nome, que é o mesmo de um formato de se jogar Magic) — ainda assim, nossa equipe na loja em que trabalho não ficava muito feliz cada vez que abria um... Não dá para ter tudo, afinal.
Mais um show de flavor, mais um card que não fará ninguém muito feliz... Em tempo: receber redutor caso duas ou mais criaturas o bloqueiem é uma novidade.
O card com habilidade mais semelhante que pude encontrar foi Kemba, Regente Kha, de Cicatrizes de Mirrodin. Mesmo com isso, são muito diferentes: Valduk cria fichas não só por cada equipamento, mas também por cada aura, e elas são exiladas no início da próxima etapa final —não sem antes fazer uma festinha por aí...
Em Hora da Devastação, tivemos Irromper, que dá Atropelar para todas as criaturas até o final do turno e você compra uma carta. Furia da Senhora da Guerra seguiu exatamente a mesma fórmula (tipo, custo, efeito), mudando somente a habilidade em questão: Iniciativa.
Falávamos em Fênix agora há pouco, pois bem, aqui está uma que tem uma habilidade alternativa para voltar ao campo de batalha — no caso, a situação que desencadeia a possibilidade de pagar o custo para ela retornar (atacar com três ou mais criaturas) é única no jogo, assim como o fato dela voltar virada e atacando é algo novo entre as Fênix.
Verde
Sendo a cor do passado, o Verde aparentemente encarregou-se de trazer um tanto mais de nostalgia à edição. Poucas novidades apareceram nesta cor.
Este trick de combate é uma novidade, com a combinação marcador +1/+1 com Alcance. Nada diferente para o Verde, somente uma configuração nova.
Exceto pelo Azul, todas as cores têm algum card de mágica instantânea ou feitiço que destrói todos os Equipamentos anexados à criatura alvo: Desnudar, no Branco (afeta Auras também); Despojos Assassinos, no Preto (na verdade, esta mágica te faz ganhar controle da criatura destruída); Raio de Fogo Explosivo e Transformar em Escoria, no Vermelho; e Devorado por Aranhas, no Verde. Pela primeira vez, temos uma criatura a desencadear esta habilidade.
A inédita habilidade de Grunn de duplicar seu poder e resistência quando ataca sozinho certamente está atraindo atenção: Xenagos, Deus da Festanca curtiu bastante, porém acho que o Rafiq dos Muitos gostou ainda mais!
Estamos aqui, nesta data e local, para celebrar o casamento entre Vanguarda Elfica e Conector Viridiano. Que sejam muito felizes juntos, possam ter filhos e nutri-los da melhor forma possível.
Artefatos e Incolores
Muitos artefatos com efeitos novos e interessantes aparecem em Dominaria — desde o básico até coisas diferentes de tudo o que você já viu!
Viva, temos um marcador inédito! Karn pode trazer cards do exílio que possuam o novíssimo marcador de Prata e, ainda por cima, pode criar uma ficha que recebe +1/+1 para cada artefato que você controla. Note que há mais uma criatura na história do jogo com este efeito: é o Saqueador da Olho Morto, criatura Azul e Preta de Ixalan. Olho nele!
A Muralha Amarantina é a primeira criatura artefato que pode pagar para se tornar indestrutível até o final do turno.
Temos aqui duas novidades: o efeito em si, que tem variações próximas, mas nada igual; e o custo de equipar variável para criaturas lendárias é uma distinção inédita.
Exceto por Replica de Nim, criatura artefato da coleção Mirrodin, não há nenhum outro artefato que pode ser sacrificado para reduzir poder e resistência de uma criatura até o final do turno. Além disso, Replica de Nim possuía custo de mana Preto para fazer o efeito, enquanto a Vela de Sanguinossebo só exige mana genérico.
Duas habilidades inéditas e muito interessantes. Para mais informações sobre esta coisa que “passou dez mil anos sem fazer absolutamente nada”, você pode conferir o artigo do Rudá sobre ela.
A arte captou bem o flavor, que também ficou bem expresso nesta habilidade inédita.
Este é um efeito novo e muito arriscado: criar cópias da criatura equipada e, caso ela seja lendária, a cópia não é, além de ganhar Ímpeto. Absurdo.
As Mox sempre foram conhecidas por serem impactantes, e esta não deve ser diferente. Apesar de requerer uma montagem de deck bem direcionada, visto que sua habilidade única é muito dependente da sinergia, deve funcionar bem.
Efeitos deste tipo aparecem em todas as cores; no caso de artefatos e mana incolor, é a primeira vez que acontece.
Resgatada do fundo do mar por Jhoira e reconstruída, a nova Bons Ventos compartilha com Ojutai, Soberano Dragao (de Dragões de Tarkir) a sequência de “dano de combate: olhe o topo do grimório, escolha um card e coloque o resto no fundo do grimório”. E, para reforçar o tema, permite que você selecione um card histórico.
Terrenos
Dominaria não proporcionou uma variedade grande de terrenos, além dos básicos; ainda assim, algumas novidades se apresentam.
Este card é uma completa referência a Cofres da Cabala – desde o nome, até o efeito e mesmo o flavor text.
Dentre todos os memoriais, este é o único que continha uma habilidade inédita para terreno — e sempre considerando que cada efeito tem tudo a ver com a cor, neste caso: alguns terrenos “Verdes” têm um efeito de olhar ou revelar os cards do topo do grimório e selecionar um; porém, Memorial a Unidade é o único que faz isso para buscar uma criatura, exclusivamente.
Para completar o time de Scry Lands do bloco de Theros, Vazio Zhalfiriano chega com duas peculiaridades: entre de pé e gera mana incolor. Além deles, Nova Benalia (Visão do Futuro) é outro terreno que permite fazer Vidência 1 quando entra no campo de batalha (e também entra virado).
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E aqui chegamos ao fim de mais uma coluna “Novidades da Color Pie”! Foi uma longa jornada por Dominaria, e espero que tenha sido tão prazerosa para você quanto foi para mim! O que achou da nova coleção? E deste texto? Aguardo vocês nos comentários!
Até a próxima viagem!
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Bem observado! O Branco tem alguns cards que reanimam permanentes, como por exemplo Pastora de Emeria (Batalha por Zendikar) e Jornada Profunda (Dragões de Tarkir). Por sinal, o card Renascer Glorioso dos Primevos, que saiu agora em Dominaria, é uma carta que pode trazer todos os planeswalkers de volta! Não me referi a elas no texto, pois o card O Ancião Renascido contém a palavra planeswalker, especificamente.
Obrigado pelos elogios, Tyr! Que bacana que pode contribuir para a montagem de seus decks!