“A abertura de Orazca libertou muitos horrores além do Sol Imortal. ” – Chupacabra Voraz
Alô, Alô, piratas, deuses e chupacabras do Magic! Vocês viram Rivais de Ixalan?! Essa edição veio forte para mudar o Standard! A nova edição é cheia de cards incríveis que fortalecem as tribos do Standard e acrescentam novas possibilidades ao Modern. Com a chegada dessas cartinhas o Laboratório Rogue trabalha a todo vapor. Nosso Experimento Um, é um deck que diz adeus às criaturas vanilla. Atualmente nas cores azul e preto há um grande número de criaturas com efeitos ETB e habilidades úteis. Coincidentemente, muitas delas são piratas, fazendo com que nossa lista de hoje seja quase tribal. Nossa estratégia é abrir vantagem com essas criaturas. Unindo card advantage com habilidade-advantage, nosso deck desconstrói as jogadas do oponente enquanto estabelece nossa mesa. Ganhando tempo e vantagem torna-se possível até mesmo utilizar a nova mecânica de Ascend, conquistando a benção da cidade e fazendo bom uso de Fome de Vona.
Ah, mais uma coisa, esse deck remove, anula e sequestra! É bem mais legal jogar com o deck do que contra ele. Quem avisa amigo é.
Bora compreender essa lista:
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: o uso frequente desse deck pode ocasionar a perda temporária de amigos. estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
UB Reféns e Chupacabra
Pequenos, evasivos e problemáticos
Utilizamos criaturas de CMC baixo, habilidades fortes e Voar, para ligar um relógio nos pontos de vida do adversário a partir do segundo turno. Pense nessas criaturas como primas do Investigador de Segredos. O que elas não possuem em força bruta, elas compensam em habilidades. Domador de Tempestades Sireno e Pirata de Aeroveleiro acabam servindo ao mesmo propósito: inutilizar as remoções de nosso oponente. O Standard atual tem um número razoável de remoções jogadas no turno 1 e 2, que estão presentes em quase todas as listas. Falando em números, imaginemos que nosso oponente utilize 8 remoções em sua lista, nós utilizamos 8 criaturas capazes de frustrar essas remoções. Interessante, não acha? Desse modo podemos proteger nossas criaturas mais relevantes com facilidade. Enquanto o oponente procura respostas em seu deck, os ataques com voar reduzem pouco a pouco seus pontos de vida. Pirata de Aeroveleiro é ainda mais forte, pois nos dá informação valiosa sobre as próximas jogadas e permite retirar de nosso oponente cards essenciais a estratégia de seu deck.
Saqueador do Aeroveleiro Belico é outro card incrível, eventualmente o oponente poderá ser bem sucedido em baixar um bloqueador com Voar ou criatura problemática (Hazoret, a Fervorosa e deuses variados). Com a habilidade dessa criatura, podemos inutilizar a mais poderosa criatura de nosso oponente e removê-la com Terras Mortas de Ifnir, Tornar Obsoleto ou outra mágica/habilidade de sua escolha. Envenenadora da Frota Macabra também merece um espaço em nossa lista, pois surpreende o oponente tanto no ataque quanto no bloqueio. Toque mortífero e Lampejo é uma ótima combinação.
Mágicas curiosas
Nesse ponto do texto, o leitor muito esperto me dirá: “Edu, tem um monte de criaturas pequenas com evasão, não tem como aproveitar isso não?!”. A resposta é SIM! Rivais de Ixalan nos presenteou com um card chave para nossa estratégia, Obsessao Curiosa! Esse encantamento é muito forte e faz todo o sentido nessa lista. Possuímos criaturas evasivas variadas e ferramentas para evitar as remoções de nosso oponente. Assim, nossas chances de conectar ataques com esse encantamento são altíssimas. O bônus de ataque acelera o clock e os cards comprados abrem uma vantagem que fica incontrolável em poucos turnos. Após 2 ou 3 turnos atacando com Obsessao Curiosa, pode até mesmo ser possível conjurar uma Fome de Vona, para reduzir pela metade as criaturas de nosso oponente. Em jogos normais, não é provável que o oponente vá controlar uma mesa assim tão numerosa. No entanto, sabemos que tritões, fichas e algumas poucas criaturas com resistência mágica estão no ambiente. Vale a pena estar pronto para enfrenta-las.
Adicionalmente, nossa estratégia com ataques e piratas nos permite utilizar de modo eficiente cartinhas como Dispersao do Vigia e Ordem da Almirante. Empurrao Fatal, que está presente em quase toda lista pantanosa, também tem bom uso para nós. Sua utilidade comum é enfrentar ocasionais decks muito agressivos. A mesa do oponente deve estar controlada nos primeiros turnos, pois tanto quanto possível nós não desejamos ocupar nossas criaturas em bloqueios.
Criaturas malvadas (para o outro lado da mesa)
No topo de nossa curva temos criaturas realmente destrutivas (principalmente para as amizades...). Imagine que nos primeiros turnos você removeu ou anulou algumas das criaturas de seu oponente. Com muita persistência ele consegue baixar aquele bichão CMC 4+ que vai fazer a diferença...de repente: Chupacabra Voraz! Tomadora de Refens! &%$#*¨#!@ A vida é cruel meu caro, haha. A chance de um surrender é alta. Graças à O Deus Escaravelho e Liliana, Majestade da Morte, a situação do late game fica ainda mais complicada, pois as criaturas podem retornar de ambos os cemitérios para jogo. Isso significa desencadear novamente efeitos ao entrar em campo de batalha. Para o azar do deck adversário.
Chupacabra Voraz e Tomadora de Refens são cards que trazem vantagem em si mesmos, mas contextualmente são ainda melhores. Várias de nossas cartas tem alguma interação que desconstrói o jogo de nosso oponente. Uma dessas criaturas com ETB pode ser o golpe de misericórdia em um deck que teve seu early game prejudicado, fazendo com que apenas um dos lados da mesa possua ameaças e recursos na mão.
Sideboard
O Metagame ainda não está definido, é tempo de experimentar. Sendo assim, procuramos fazer um sideboard mais variado para enfrentar as surpresas de um novo formato. Utilizamos algumas anulações restritas para melhor se adaptar ao segundo game. Adicionamos algumas criaturas para jogos em que nosso oponente use muitas remoções ou muita rapidez. Além dessas escolhas, que podem ser consideradas ortodoxas, colocamos em nosso side Ventos Alisios de Eter. Essa tecnologia pode trazer muita vantagem quando utilizada durante um combate ou em resposta a alguma mágica de nosso oponente. Ela acaba servindo como tempo, anulação e potencial reativação de ETBs. A única dificuldade é encaixá-la na jogada correta. Cair da Perdicao faz com que controlar os cards da mão de nossos oponente seja ainda mais comum, servindo principalmente contra hipotéticos decks combo. Por fim, Repreensao do Rio, ainda que possua CMC elevado, é uma opção viável contra estratégias de encantamentos, fichas e planeswalkers.
Os testes mostraram que o UB Reféns Chupacabra é bastante consistente. Consistentemente chateando seu oponente que morre pouco a pouco com ataques de criaturas malvadas e problemáticas. A lista conta com respostas a todo tipo de ameaça e redundância de card advantage. Principalmente nesse momento em que as listas não estão consolidadas, é uma ótima oportunidade para jogar rogue e se divertir! Faça seus ajustes e vá para a fase de combate em sua loja mais próxima.
Ah! Mais uma coisa, Chupacabra!?!? Santo deus do Flavour! Talvez eu ainda viva para ver um tribal de chupacabras algum dia! Há quem diga que vai ter splash em Goianinha.
Nos vemos no próximo Rivais Rogues!
Edu Godoy

Entra um turno antes ou na pior das hipóteses, faz o mesmo que o Chupacabra no mesmo turno...
Obrigado! Sobre evolving wilds, é uma possibilidade. Eu deixei a land fora da lista pois não gostaria de ter terrenos entrando virados em nenhum dos turnos! até a próxima o/