Após os banimento de cartas do Energy e do Ramunap Red, era para o Magic Online que olharíamos para ver como o formato iria se desenvolver, isso porque o primeiro Open da SCG Games com a edição seria um Trios de vários formatos, então veríamos pouco o impacto das novidades, além dos resultados virem com mais interferência. Mas no MOL, tivemos diversas Ligas, e principalmente, um Pro Tour Qualifier, 300 jogadores gerando ótimas amostragens.
No MOL o ambiente começou se desenvolvendo com três baralhos, UW, Tokens e Grixis.
Os dois primeiros são decks que eram pressionados pelo Ramunap e ficaram melhores após o ban, principalmente porque ninguém estava jogando com decks agressivos. O Grixis é uma lista mais antiga, da época do Energy, e que viu um espaço abrir para um bom midrange usando todas as bombas do formato, ou seja, para quem gosta de decks cheio de respostas e ameaças fortes, o Grixis é o novo Energy,
Claro que muita gente tentou BG, Merfolks e outras listas, mas esse três dominavam por ser um ambiente mais lento, cheio de midranges e aggros grandes. Mas estamos falando de MOL, e na quinta-feira começaram as listas agressivas, uma resposta aos decks lentos que só pensavam em jogar grande, BR, RW, RDW e Mardu começaram a tomar corpo.
Cada um tem sua força, o RW é muito melhor contra outros decks agressivos, com Autoridade dos Consules e Assentar nos Destrocos, o BR é ótimo contra remoções, com boa parte das suas criaturas podendo voltar do cemitério e o Mardu tenta usar um pouco de tudo isso, apesar da mana ser pior.
O Standard fica em um estado perfeito, na minha opinião, quando começa a ter predadores para todas as ameaças, o famoso pedra-papel-tesoura, e nessa primeira semana tivemos um belo exemplo disso, com o top8 do PTQ:
Uma bela divisão entre red based decks e controles para segurar o ambiente. E eu apostaria fácil que Grixis e Red based decks foram as escolhas mais populares nesse PTQ, com os RDW colocando Tokens e Controles pra fora e o Grixis decidindo qual aggro vai passar.
Olhando esse top8 é possível fazer paralelo com o Standard antes do ban, decks agressivos x midranges, mas a diversidade de estratégias é o que anima, e pensando no que tivemos até agora, foram variações de controle, midranges dos mais diversos tipos e vários aggros.
Para a próxima semana, com os red based decks ficando populares online, pode ser a chance de Merfolks e BGs começarem a jogar, são baralhos que se baseiam em mesa e jogam grande, impedindo quem quer ser agressivo e rápido, além de que Balista Ambulante faz miséria. Como eu disse, uma resposta para cada ameaça, e ainda sim, tendo espaços abertos para variações novas.
Uma última lista que é um sintoma de um metagame que começa a jogar grande:
Clássico deck que domina a mesa com facilidade, pedindo respostas do oponente, é um baralho quase impossível de vencer apenas via combate. Sabe o que ganha disso? Aqueles hard controls, que falei lá no começo, fechando o ciclo do ambiente.
-
Para fechar, um detalhe importante, nem sempre o ambiente IRL acompanha o do Magic Online, os resultados e a facilidade de trocar de deck faz o ambiente mudar mais rápido na plataforma online, então para o CLM você não deve, necessariamente, basear sua escolha no MOL, fique esperto com os resultados dos PPTQs e com os "grandes movimentos" do metagame e não os movimentos rápidos do mundo online.
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_-O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo.Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu.Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.
Sim é um excelente deck. Ué cycling vou "testar" no fnm dessa semana. Vi umas variações colocando o approach no pós side, achei interessante.
É mas aí o deck não chama "UW Approach".. Podia até ser "UW Approachless". UW Cycling é um deck frágil, ainda mais com Naturalizar e o Disenchantssauro no field. Vc tbm tem um match péssimo contra qualquer coisa que use azul. Gift, Merfolk, Grix UB, Mardu, etc. Dica de quem joga com o deck faz tempo...
[quote=LexGeek=quote][quote=The_Offspring=quote][quote=LexGeek=quote]Approach sem approach?Uw cycling no caso neh[/quote]Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_-O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo.Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu.Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.[/quote]Sim é um excelente deck. Ué cycling vou "testar" no fnm dessa semana. Vi umas variações colocando o approach no pós side, achei interessante.[/quote]É mas aí o deck não chama "UW Approach".. Podia até ser "UW Approachless".UW Cycling é um deck frágil, ainda mais com Naturalizar e o Disenchantssauro no field.Vc tbm tem um match péssimo contra qualquer coisa que use azul. Gift, Merfolk, Grix UB, Mardu, etc. Dica de quem joga com o deck faz tempo...
Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_-O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo.Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu.Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.
Sim é um excelente deck. Ué cycling vou "testar" no fnm dessa semana. Vi umas variações colocando o approach no pós side, achei interessante.
[quote=The_Offspring=quote][quote=LexGeek=quote]Approach sem approach?Uw cycling no caso neh[/quote]Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_-O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo.Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu.Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.[/quote]Sim é um excelente deck. Ué cycling vou "testar" no fnm dessa semana. Vi umas variações colocando o approach no pós side, achei interessante.
Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_- O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo. Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu. Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.
[quote=LexGeek=quote]Approach sem approach?Uw cycling no caso neh[/quote]Pois é, queria apontar que o UW Aprroach sem segundo sol é um bom deck. -_-O que vi na SCG, no o pen e no paralelo, foi a "Hazoret, a Não Banida" passando o carro em todo mundo.Ela continua sem uma resposta decente, pois ou vc remove ela, ou a Chandra, e o fumigate ainda é ruim contra Red ou Mardu.Aguardo o dia 12/02 pra ver se a Hazoret sobreviverá.