O Vermelho Vive!
Achou que o RDW morreria? Hora de repensar essa ideia.
Por
18/01/2018 15:00 - 11.455 visualizações - 8 comentários

 

Essa semana fomos pegos de surpresa com mais um ban vindo da Magos da Costa. Apesar de já ser esperado que alguma coisa do Energy iria rodar, também resolveram punir o Ramunap Red, banindo a carta que da o nome do deck, Ramunap Ruins, e também Rampaging Ferocidon.  E agora? O Mono Red morreu? Calma, ainda existe uma luz no fim do túnel..

 

Eu estava com uma ideia para um artigo, sobre como o Ramunap Red poderia se beneficiar de algumas cartas vindas com Rivais de Ixalan, principalmente tornando ele num foco mais de piratas. Com os lançamentos de Fanatical Firebrand e Daring Buccaneer, o deck passa a ter incríveis 16-20 drop1 possíveis! Historicamente, para um Monored ser realmente bom, precisava ter o máximo de drop1 possíveis para ser eficiente no seu plano. 

 

Vejamos a lista vencedora do SCG Invitational de 2014, pilotado por Tom Ross.

 

Mono Red
Por Ruda
 
18/01/2018
R$ 126,91
R$ 397,17
R$ 1.599,55
 
18/01/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (26)
 
0,10
 
0,14
 
12,28
 
0,08
 
0,19
  
0,59
  
0,03
Mágicas (9)
2  
 
0,03
 
0,07
 
0,06
  
0,05
Encantamentos (8)
 
0,06
  
0,04
Terrenos (17)
17  
0,00
60 cards total

Sideboard (15)
30,00
 
0,03
  
19,75
  
0,05
  
0,75
  
0,06
  
0,34
  
0,48
   
0,16
  
0,04

 

Ah, como eu adorava jogar com esse deck. Na época, seu maindeck não custava nem 100 reais. Com seus 20 drop1, o deck punia as estratégias mais pesadas da época, como o RG Monsters. 

 

Claro que existiram decks com drop1 muito melhores, como Figure of Destiny, Monastery Swiftspear, Goblin Guide..  Mas no T2 atual, eram poucas as opções comparando com formatos anteriores. Bomat Courier é uma excelente opção, mas Soul-Scar Mage e Rigging Runner não conseguiam ser tão eficientes. O segundo mesmo, era muito pouco utilizado, mas com a chegada de Rivais de Ixalan, isso pode mudar.


 
18/01/2018
R$ 31,40
R$ 338,76
R$ 2.160,84
 
18/01/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (32)
 
0,15
 
0,09
 
0,06
 
0,25
  
0,51
  
0,57
  
0,14
  
6,00
Mágicas (8)
4  
 
0,03
  
0,05
Terrenos (20)
20  
0,00
60 cards total


Essa é uma lista bem linear, que pode ser lapidada conforme o formato vai se ajustando aos decks que forem surgindo, mas com 20 piratas, a Daring Buccaneer se torna mais eficiente. Não sei ainda se Dire Fleet Daredevil pode ser tão útil, mas ela reaproveita bem as mágicas da maioria dos decks de hoje: Fatal Push, Shock, Harnessed Lightning, Unsummon, e até Glimmer of Genius, Vraska's Contempt e Supreme Will, no late game. Uma outra opção seria Goblin Trailblazer, um drop2 agressivo, além de também ser pirata!

 

 

Para elaborarmos um sideboard é preciso ver como o formato vai se adaptar aos bans, sendo que, perdemos o Rampaging Ferocidon, que era uma arma muito eficiente contra decks que fazem um exército de tokens/criaturas para poder frear o ímpeto agressivo do Mono Red. Sem ele, o deck fica muito mais vulnerável a esse tipo de estratégia, por isso devemos ter alternativas para combatê-los. Ainda temos Chandra, Torch of Defiance e Glorybringer, que tornam o deck mais midrange para, literalmente, passar por cima deles.

 

Uma carta que também me chamou a atenção foi Rekindling Phoenix, porém, com Chandra e Hazoret, a curva 4 fica muito sobrecarregada, ainda mais para um deck de 20 terrenos, então com certeza teríamos que ter mais um terreno no side, se quisermos adotar essa postura. Se o CLM fosse amanhã, eu apostaria num side mais ou menos assim:

 

3 Chandra, Torch of Defiance
2 Rekindling Phoenix
2 Aethersphere Harvester
2 Abrade
1 Magma Spray
2 Glorybringer
2 Pia Nalaar
1 Mountain

 

Caso decks como Tokens, Vampiros e Merfolks comecem a surgir, podemos tornar o deck mais midrange. Glorybringer é quase invencível contra esses arquétipos, então teria que ser uma lista mais focada em combater essas estratégias.


 
18/01/2018
R$ 43,53
R$ 290,26
R$ 4.084,80
 
18/01/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (26)
 
0,25
  
0,21
  
0,57
3  
  
0,15
  
0,05
   
1,00
 
1,00
  
6,00
   
0,48
Planeswalkers (2)
   
7,95
Mágicas (4)
4  
  
0,10
Artefatos (4)
 
0,80
 
2,85
Terrenos (24)
0,09
0,05
18  
0,00
3,49
60 cards total

 

Essa lista está bem crua, mas mostra bem como o deck pode se modificar de acordo com as estratégias que você espera enfrentar. Tem a possibilidade de ter um começo agressivo, com Bomat Courier e Kari Zev, Incursora das Aeronaus, e um late game com Dragões, Deuses e Planinautas.

 

Isso mostra porque a Wizards se preocupou tanto em não deixar o deck se sobressair após os bans de Attune with Aether e Rogue Refiner. Com Ferocidonte Enfurecido freando os aggros e Ramunap Ruins batendo nos controles, poderíamos ter novos pedidos de bans. Mas com as opções que o deck têm. se transformar num aggro super agressivo, com vários drop1, ou usar o pacote Glorybringer, Chandra, Torch of Defiance e Hazoret, a Fervorosa para bater nos midranges, podemos concluir que o deck é forte o suficiente para combater qualquer arquétipo, o que mostra que o Mono Red ainda está sim, muito vivo e pode ser uma ótima escolha para a final do CLM!

 

E você, concorda com o que foi dito? Acha que o Mono Red ainda tem chances de figurar entre os tier1? O que espera enfrentar no CLM? Deixe seu comentário! Até a próxima!

 

 

 

( Giggs)
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 21/01/2018 18:04:57

E tem gente que acha que tapar 5 lands e sacrificar um deserto pra dar 2 de dano é OP... Só nesse ambiente ridículo do T2, mesmo!

(Quote)
- 21/01/2018 11:21:08

voce nao precisa usar imediatamente. Vai ser um terreno, vc faz seu jogo e depois usa o range.

É ate bizarro pensar que, pagar 4 manas, virar ramunap e sacrificar um land pra um choque era bom, mas fazer o mesmo choque por 2 manas e virar um land não é relevante.

(Quote)
- 19/01/2018 02:05:25
Não acho que seja tão interessante manter o mono se vc pode jogar de BR, mas, tm não acho que a ban seja o fim do deck. Seria se perdesse a Hazoret.
(Quote)
- 18/01/2018 21:48:08

Eu curti o Path of Mettle, agora nesse cenário que vão vir bastante tokens, vampiro, tritão, principalmente, é uma boa carta. No late Game é fantástica contra decks controles que tu não consegue agredir. Mas é tudo questão de escolhas agora, o meta tá bem selvagem.

(Quote)
- 18/01/2018 18:05:13

Por isso mesmo tem o side! No g1 você é totalmente o agressor, depois você joga grande com as bombas.

Temur não é mais o mesmo. Não existem mais rushes absurdos de Longutusk Cub com as energias produzidas cedo e Jadelight Ranger não é tão eficiente quanto Rogue Refiner. O deck perde sem Ferocidon, mas as matches ficam mais justas.

Últimos artigos de
Em Chamas! - Top4 no CLM
Report do top4 do CLM Standard.
4.399 views
Em Chamas! - Top4 no CLM
Report do top4 do CLM Standard.
4.399 views
12/02/2018 18:00 — Por Lucas de Almeida Hervás
Surpresas do Standard: UW Auras
Barato, rápido, e dolorido.
14.109 views
Surpresas do Standard: UW Auras
Barato, rápido, e dolorido.
14.109 views
24/01/2018 15:00 — Por Lucas de Almeida Hervás
De Volta ao Vermelho
A vaga para o CLM10!
3.079 views
De Volta ao Vermelho
A vaga para o CLM10!
3.079 views
30/11/2017 14:00 — Por Lucas de Almeida Hervás
O Enigma Temur
"Vamos ver se o Temur é tudo isso!"
3.908 views
O Enigma Temur
"Vamos ver se o Temur é tudo isso!"
3.908 views
04/11/2017 14:00 — Por Lucas de Almeida Hervás
O Retorno da Torre
Torre da Dinavolt ainda está viva!
4.365 views
O Retorno da Torre
Torre da Dinavolt ainda está viva!
4.365 views
27/10/2017 15:30 — Por Lucas de Almeida Hervás