O Duel Commander para o CLM
O estado do formato após a nova banlist.
19/07/2017 10:00 - 4.081 visualizações - 8 comentários
A final do CLM está aí e, pela primeira vez, o formato Commander estará em destaque. Esperando mais uma atualização da lista de banidas do comitê francês, muitos já estavam preparados para as partidas nesse evento quando o anúncio de ontem surpreendeu grande parte dos jogadores que esperavam o corriqueiro "sem mudanças".
A atualização da lista foi ainda maior do que a última, quando grande parte da comunidade já estava rouca de tanto pedir o banimento de Vial Smasher the Fierce. Parece que o formato tem bastante espaço para mudar agora, já que incluídas entre as banidas estão figurinhas carimbadas do formato, como Geist de Santo Traft e Jace, Prodigio de Vryn.
Quem nos deixa?
Já anunciamos a lista de mudanças aqui, mas para refrescar a memória de vocês, aí vai:
Geist de Santo Traft está banido como comandante.
Jace, Prodigio de Vryn está banido como comandante.
Bruse Tarl, Pastor Rustico está banido como comandante.
Jace, Prodigio de Vryn está banido como comandante.
Bruse Tarl, Pastor Rustico está banido como comandante.
Começando pelos comandantes, o espírito mais invocado da história do Magic finalmente viu o fim de seu reinado. Geist de Santo Traft é um comandante com uma longa história no formato, sobrevivendo entre os melhores baralhos desde a concepção do formato, independente das mudanças pelas quais ele passou.
30 de vida? Ele estava lá. 20? Também. Viu, junto de seu amigo anjo, a ascenção e a queda de comandantes como Vial Smasher the Fierce, Tasigur, a Presa de Ouro, Yisan, o Bardo Andarilho (que até já voltou!), Marath, Will of the Wild e vários outros que surgiram e se foram. Qual o motivo de sua dominância?
Primeiro, ele tem Resistência à Magia. Ou você joga de azul, tentando lidar com a ameaça ainda na pilha, ou é melhor estar preparado com remoções globais, as quais nem todas as cores tem acesso. O número de respostas para ele é incrivelmente reduzido quando comparado à outros comandantes sem a habilidade, inviabilizando parte de suas remoções pontuais e gerando Card Advantage indireto.
Além disso, ele contém azul em sua Identidade de Cor. Azul é historicamente conhecida como uma das cores mais robustas nos formatos Legacy e Commander, pela variedade de respostas e consistência que suas mágicas proporcionam. Mesmo que a identidade de seu comandante tenha respostas para o Geist, é melhor estar preparado para enfrentar também uma guerra de contramágicas ao tentar resolvê-las.
Essas características aliadas ao seu custo baixo, velocidade com a qual coloca pressão nos oponentes quando ataca com seu anjo e falta de necessidade de utilizar cartas de suporte prévio faz dele um dos comandantes com risco baixo e enormes recompensas.
Isso acaba reduzindo a variedade de comandantes no formato. Apesar de existirem outros comandantes com identidade azul e branca disponíveis, haveria sempre a necessidade de se perguntar "esse cara é melhor que um Geist?". E por melhores que sejam comandantes como Vendilion Clique ou Grand Arbiter Augustin IV, a resposta seria sempre negativa na maior parte do tempo.
Azul, com baixo custo de mana, Card Advantage embutido e pouco suporte necessário são também características do menino mais conhecido de Vryn. Jace, Prodigio de Vryn tem tantas características em comum com o Geist de Santo Traft que é difícil não comparar.
Apesar de não ter Resistência a Magia "naturalmente", como o comandante do mundo de Innistrad, Jace, VP pode muito bem se proteger através da ignição de sua centelha, abandonando de vez o estado de criatura e ignorando, além de remoções pontuais, as remoções em massa. Apenas mágicas que lidam com Planeswalkers vão funcionar aqui.
Jace, VP é outro comandante com pouco risco e recompensas enormes. A habilidade de "filtrar" a mão do piloto, aliada à qualidade das Instantâneas e dos Feitiços do azul, tornavam a vida dos amantes de combos e controle bastante confortável. Existia um risco tão baixo e tanta seleção de cartas que, segundo o comitê francês, o pessoal se dava ao luxo de usar cartas com foco altíssimo no metagame percebido, como Hydroblast e Mind Harness. Esse, decididamente, não é um hábito que o comitê gostaria de reforçar, e acredito que muitos jogadores concordariam, caso fossem "vítimas" de um hate desse tipo em seus duelos, onde não existe sideboard.
Como se não bastasse, listas recentes são tão versáteis que se apropriaram do plano principal de decks como o Baral Polymorph, incluindo a caixa de ferramentas de Baral, Chefe da Conformidade, Polymorph e Emrakul, o Fragmento dos Eons em um baralho que já era excelente.
Saindo um pouco do Azul, entramos no mundo da agressividade. Bruse Tarl, Pastor Rustico, e seu majestoso bigode, abandonarão as mesas devido à sua enorme efetividade e à mecânica de Partner. Já falei um pouco sobre por que Partner não é saudável para o formato quando falei de Vial Smasher the Fierce em um artigo recente.
O pior é que o problema não para por aí, meus amigos. Bruse Tarl encontrou seu lugar no meta ganhando dos outros decks de criatura e perdendo dos decks azuis de controle, assim como Marath antes dele, banida há um tempo. Essa dominância inviabilizou estratégias mais justas de aggro e midrange como Jenara, Asura da Guerra, Rafiq of the Many e Sidisi, Brood Tyrant.
O comitê não pensa em banir a mecânica de Partner por adicionar opções interessantes de deckbuilding. Temos bastante decks interessantes envolvendo Thrasios, Triton Hero e Tymna the Weaver, por exemplo. Porém, poucos decks ficam piores se você adicionar Bruse Tarl à receita. Funcionou com Akiri, Line-Slinger, com Reyhan, Ultima dos Abzan e ainda Sidar Kondo of Jamuraa e Kraum, Ludevic's Opus
.
Fora da Torre
Enquanto isso, ainda tivemos banimentos fora da Zona de Comando:
Polymorph e Emrakul encontraram o martelo do banimento por alguns motivos já expostos. Custos baixos demais são ruins para o formato, e juntar ambas as cartas com outro comandante azul que custa pouco e tem uma mecânica de card selection embutida, seja ele Baral ou Jace, resultou em uma receita fácil para ganhar jogos.
Querendo Polimorfar seu comandante, nenhuma opção é tão boa quanto Emrakul, the Aeons Torn. Ser gigante e praticamente impossível de lidar de já o bastante para garantir a inclusão na estratégia. O poder de destruição de seu Aniquilar 6 é a cereja em cima do bolo. Por adicionar tão pouco ao formato e trazer problemas já no turno 3 ao lado de Baral, Emrakul nos deixa.
“Mas espere aí! Se ambas as cartas tem relação com Baral, por que não banir o comandante?”
Segundo os adeptos da lista de banidas do Commander 1v1 da Wizards, uma das "vantagens" da lista da Wotc sobre a Duel dos franceses é a preferência por banir cards e não comandantes.
Entretanto, isso não condiz com os motivos que levaram a decisão de banir tanto Emrakul quanto Polymorph os cards ao invés de Baral, por exemplo.
Era claro, como eu disse aqui, que o deck tinha problemas, puxando cartas de ódio de todos os lados. Embora seja um baralho dominante, o Baral é o que menos tem a ver com isso. Tanto a Wizards como o comitê francês está tentando solucionar o problema.
Enquanto a Wizards tenta a rota da “diversidade de experiência de jogos”, removendo as cantrips que possibilitam a seleção de cards (ignorando o fato do próprio Baral possuir seleção de cartas embutida ou a existência de tutores, que limitam a diversidade de experiências), o comitê francês optou por não banir o comandante, mas sim as cartas que contribuem mais para experiências ruins em jogo. Ninguém se diverte tomando Emrakul na 3 ou tendo seu comandante roubado por uma Mind Harness.
Aparentemente o comitê deseja um formato onde as pessoas sejam livres para jogar com o que quiserem, desde que não haja “ódio” direto de outras estratégias e eu acho isso algo dificílimo de criticar.
O que acontece agora?
O comitê francês também não é avesso à mudanças grandes no metagame, como pudemos perceber quando anunciaram a mudança na vida inicial.
Dessa vez, ele tenta agradar os jogadores que gostam de mais mana, voltando a permitir o uso de Ancient Tomb, banida por quase não possuir desvantagens em um jogo de 30 de vida e Fastbond, banida de forma preventiva devido ao potencial de tornar os decks Sultai “quebrados”.
Enquanto a desvantagem de Ancient Tomb seja pelo menos 50% mais nocivo agora do que quando podíamos usá-lo com 30 de vida, eles estão interessados em saber que tipo de estratégias o terreno pode trazer ao formato. Lembrem-se que esse terreno possibilita Grand Arbiter Augustin IV ou Jace, the Mind Sculptor no turno 2 com Signets, podendo ser a peça que falta para decks controle ou midrange com comandantes maiores aparecerem. Resta saber se os decks agressivos do formato darão conta de manter o terreno em xeque de maneira saudável.
Fastbond levanta uma bandeira vermelha grande para mim. Fora das estratégias azuis, duas das comandantes mais vitoriosas no formato são a Titania, Protector of Argoth e Selvala, Heart of the Wilds. Fastbond parece ajudar imensamente ambas as estratégias, que utilizam-se de Crucible of Worlds, assim como o The Gitrog Monster e Azusa, Lost but Seeking.
As estratégias Midrange podem aparecer em menor número agora por causa do Bruse Tarl, mas será que o unban desta carta além do banimento do pastor não causarão problemas? Eu teria a cautela de esperar até o próximo anúncio para ver o que acontece com o formato antes de soltar essa bomba.
Com a redução do número de pontos de vida, diminuição do uso de Mana rápida e a ascensão de estratégias não Control, Mind Twist parece um unban mais seguro. Muitas vezes ele vai ser um Hymn to Tourach mais caro, que é totalmente válido no formato. Se for comprado com o jogo em estado avançado contra decks agressivos, talvez nem isso. Um cara que pode se dar bem aqui é o Leovold, Emissary of Trest, que poderia colocar os oponentes em um lugar delicado depois de esmigalhar suas mãos.
Muita coisa vai ser definida a partir de agora.
Comandantes meio esquecidos podem voltar com força total. Augustin, Vendilion, Thalia, Guardian of Thraben, Kytheon Hero of Akros, Azusa, Lost but Seeking. Outros, como Reyhan e Akiri, terão de se adaptar, procurando novos parceiros de crime. Zurgo Bellstriker continua forte como sempre, sem precisar mais se preocupar em incluir remoções globais para Geists.
Se quiser ter certeza de como tudo vai ficar, venha me dar um salve e descobrir comigo o que vai acontecer neste final de semana na grande final do Circuito LigaMagic, dias 22 e 23.
Espero vocês! Até lá!
( laranja_)
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 19/07/2017 15:30:28
repassando oq postei no outro aertigo sobre o ban:
.
Me surpreendeu banirem o Geist, não achava o deck opressor logico q decks com mecânicas de magicas por dano sofrem para remove-los (opção do jogador), me faz pensar se Sigarda, Hoste das Graças corre o risco levaria ban tbm pelo msm motivo caso venha a jogar.. achei desnecessário banirem Polimorph visto q tem outras magicas q fazem a msm coisa no deck de msm nome, se tirassem só o Enrakul o deck continuaria trocando-o por Ulamog antigo (q na minha opinião eh mais difícil de remover q enrakul, q morreu para habilidades de destruição, alem de sacrifício, e global) e Colosso de Aço Nefasto, o deck não morre acredito q sofrera modificações esperar pra ver, ah Jacinho banido não vi mtas listas dele jogando se era melhor ou não q o Baral nos decks polimorph, mas com a redução da vida pra 20 ele era uma alternativa viável para os decks High Tide já q seus antecessores Venser e Teferi se tornaram lentos ao meta.. Bruse já era previsto, acredito q seja uma tendencia para qlqr partiner q desponte mto, pois partner eh uma habilidade estupida q possibilita um slot a mais pro player, e na minha opinião foi uma tentativa de fazer a comissão do francês passar por apuros criando comandantes e mecânicas absurdas ainda mais q logo em seguida anunciou sua própria plataforma x1 no mol..
Concluindo: deu pra perceber q a comissão do duel não quer combos rápidos, ou criaturas fortes q não possam ser morta por alguma limitação de algumas cores q só dão dano, então tem q ficar esperto qndo montar esse tipo de deck.. Com o ban o deck mais favorecido na minha opinião será o Zurgo, uma alternativa a saída de Bruse seria a Saskia que já vem ganhado espaço, outros aggros como Titania e Gritog subirão devido ao desbanimento de Fastbound e surgimento de cartas como Escavadora de Ramunap, atraxia, e outros tbm.. talvez vejamos mais controles alternativos como Thalia-taxes bem como os mono-B q de vez em quando aparecem, alem de UB's e UW's, acredito q ainda terá mono-U's q nem eram os high tide antes, ou continue com os polimorph com uma levada diferente com mais de um bixão, uma dica para qm joga não desistir do "investimento" ainda jogaria com 2 ou 3 bixões e acrecentaria mais mecanicas de como fazer eles por um baixo custo, lembrando q 3 spells q fazem a msm coisa q polimorph e 1 artefato ainda ( jogada: magica qlqr de draw + Dobrar em Éter anulando a própria magica e faz bixão da mão, como puxar o bicho pra mão? tutor de artefato puxando Colosso, ou msm bixão da mão + Show and Tell).
***me preocupa e muito a comissão levar em conta primeiro o metagame das plataformas-online e físico em segundo plano, e o quanto isso interfere no game-física, e em saber que a comissão NÃO esta mais usando critérios de aviso como fazia antes com as Listas de Observação, laranja, e vermelha antes de sair banindo decks inteiros!!!
Meu amigo q classificou em primeiro de Baral e eu em segundo de Toshiro (q fez Baral suar nas mortes e sacrifícios), estávamos animados iriamos rachar a viajem para jogar a final, mas ele desanimou totalmente, agora nem eu sei se vou tbm, acho q vai ser fiasco evasão em massa, q for de sampa talvez até vá com algum deck emprestado, q for se prepara vai ter Zurgo a rodo, e provavel q domine o formato um tempo, em vista é relativamente barato o deck!
.
Me surpreendeu banirem o Geist, não achava o deck opressor logico q decks com mecânicas de magicas por dano sofrem para remove-los (opção do jogador), me faz pensar se Sigarda, Hoste das Graças corre o risco levaria ban tbm pelo msm motivo caso venha a jogar.. achei desnecessário banirem Polimorph visto q tem outras magicas q fazem a msm coisa no deck de msm nome, se tirassem só o Enrakul o deck continuaria trocando-o por Ulamog antigo (q na minha opinião eh mais difícil de remover q enrakul, q morreu para habilidades de destruição, alem de sacrifício, e global) e Colosso de Aço Nefasto, o deck não morre acredito q sofrera modificações esperar pra ver, ah Jacinho banido não vi mtas listas dele jogando se era melhor ou não q o Baral nos decks polimorph, mas com a redução da vida pra 20 ele era uma alternativa viável para os decks High Tide já q seus antecessores Venser e Teferi se tornaram lentos ao meta.. Bruse já era previsto, acredito q seja uma tendencia para qlqr partiner q desponte mto, pois partner eh uma habilidade estupida q possibilita um slot a mais pro player, e na minha opinião foi uma tentativa de fazer a comissão do francês passar por apuros criando comandantes e mecânicas absurdas ainda mais q logo em seguida anunciou sua própria plataforma x1 no mol..
Concluindo: deu pra perceber q a comissão do duel não quer combos rápidos, ou criaturas fortes q não possam ser morta por alguma limitação de algumas cores q só dão dano, então tem q ficar esperto qndo montar esse tipo de deck.. Com o ban o deck mais favorecido na minha opinião será o Zurgo, uma alternativa a saída de Bruse seria a Saskia que já vem ganhado espaço, outros aggros como Titania e Gritog subirão devido ao desbanimento de Fastbound e surgimento de cartas como Escavadora de Ramunap, atraxia, e outros tbm.. talvez vejamos mais controles alternativos como Thalia-taxes bem como os mono-B q de vez em quando aparecem, alem de UB's e UW's, acredito q ainda terá mono-U's q nem eram os high tide antes, ou continue com os polimorph com uma levada diferente com mais de um bixão, uma dica para qm joga não desistir do "investimento" ainda jogaria com 2 ou 3 bixões e acrecentaria mais mecanicas de como fazer eles por um baixo custo, lembrando q 3 spells q fazem a msm coisa q polimorph e 1 artefato ainda ( jogada: magica qlqr de draw + Dobrar em Éter anulando a própria magica e faz bixão da mão, como puxar o bicho pra mão? tutor de artefato puxando Colosso, ou msm bixão da mão + Show and Tell).
***me preocupa e muito a comissão levar em conta primeiro o metagame das plataformas-online e físico em segundo plano, e o quanto isso interfere no game-física, e em saber que a comissão NÃO esta mais usando critérios de aviso como fazia antes com as Listas de Observação, laranja, e vermelha antes de sair banindo decks inteiros!!!
Meu amigo q classificou em primeiro de Baral e eu em segundo de Toshiro (q fez Baral suar nas mortes e sacrifícios), estávamos animados iriamos rachar a viajem para jogar a final, mas ele desanimou totalmente, agora nem eu sei se vou tbm, acho q vai ser fiasco evasão em massa, q for de sampa talvez até vá com algum deck emprestado, q for se prepara vai ter Zurgo a rodo, e provavel q domine o formato um tempo, em vista é relativamente barato o deck!
Últimos artigos de
MTG 101 - Vantagens, Tempo e o Fogo
Desenvolvendo a Filosofia do Fogo.
MTG 101 - Vantagens, Tempo e o Fogo
Desenvolvendo a Filosofia do Fogo.
Ixalan e o Duel
A nova edição e o Duel Commander.
Ixalan e o Duel
A nova edição e o Duel Commander.
Combatendo o Tilt
Se preparando para grandes eventos.
Combatendo o Tilt
Se preparando para grandes eventos.
A Lista de Banidas de CMD para o MTGO
Analisando a lista da Wizards para o Magic Online.
A Lista de Banidas de CMD para o MTGO
Analisando a lista da Wizards para o Magic Online.