Fala galera, o Bruno Ramalho, carinhosamente conhecido como Bruno Orelha, sou de Campinas e jogo Legacy há quase 10 anos.
O lançamento de Amonketh provocou uma(se não a maior das) das maiores mudanças possíveis: O banimento de Sensei's Divining Top. E diferente do que muitos imaginavam, Miracles NÃO deixou de existir, na verdade, Miracles continua sendo Tier 1.
E este artigo é para te convencer que a melhor opção para o torneio é jogar com o arquétipo mais velho do magic: o White Weenie! Ok, ok, o nome do deck é Death and Taxes, nome dado devido à famosa frase de Benjamin Franklin: “...but in this world nothing can be said to be certain, except Death and Taxes.”(And White Weenie!!!!!).
O deck surgiu com o lançamento do Mangara of Corondor, em 2006, no bloco de Time Spiral, com Mangara sendo printado era possível usar a habilidade dela de exilar uma permanente alvo e utilizar uma Karakas para volta-lo para sua mão antes da habilidade resolver, já que o custo da habilidade era apenas virar a criatura. 11 anos depois estamos aqui falando sobre um deck que nasceu de uma interação de um terreno com uma Criatura 1/1 e que agora é Tier 1 do Legacy!
Mas Orelha, por que jogar de pequenas criaturas fair se no Legacy eu posso jogar com tantos decks unfair, ou simplesmente jogar de Delver of Secrets e usar meus queridos Brainstorm?
Porque o Death and Taxes pode ser montado para combater o exato field que você espera, assim garantindo boas % de G1 e ter apenas cartas de alto impacto no G2.
Então vamos lá, pro mais importante quando se vai definir números no D&T, o field.
Com o Counterbalance fora do field os combos voltaram com bastante força, e com isso, o “matador de combos” também volta com muita força, o RUG Delver (popularmente conhecido como Canadian Treshold) com seus Quad Stifle e Spell Pierce, tem uma matchup extremamente favorável contra todos os unfair do formato, mas felizmente o RUG é a vertente de Delver mais fácil para o Death and Taxes.
As outras vertentes mais jogadas de Delver são: Grixis, Bug e UR, com Grixis sendo a versão com mais removal (Raio, Fatal Push e Dismember), o BUG a versão com mais disrupt (Thoughtseize e, ás vezes, Hymn to Tourach) e o UR, com menos disrupt que as outras versões, mas com uma base de mana melhor e com múltiplos Burns para finalizar mais rápido. É importante lembrar que apesar de Delver.Decks serem good matchups pro Taxes, os jogos sideados devem ser operados com cuidados, porque alguns oponentes podem ter cartas muito efetivas na matchup (Sudden Demise, Dread of Night e até Blazing Volley).
TNN, o nosso querido True-Name Nemesis, é outra carta que ganhou força com a mudança de field. Mudança que tornou as vertentes de Stoneblade (UWR, puro UW ou 4 color Deathblade) mais viável devido à diminuição de Terminus, com alguns disrupts na forma de counters e/ou descartes, o Stoneblade voltou a ser um arquétipo presente como tier deck.
E por último, os combos. Podemos dividir os combos do Legacy em duas categorias: Os Storm e os Big Spell. Os Dark Ritual decks são matchups muito difíceis para o D&T no game 1, Storm consegue combar antes mesmo de encaixarmos uma Thalia, Guardia de Thraben , e o Reanimator faz um Sire of Insanity no primeiro turno e nos obriga a descartar a mão inteira, assim acabando com nossas chances de ganhar. Já os Big Spells (Show and Tell, Sneak Attack, etc) são matchups mais equilibradas, e diria até favoráveis, já que geralmente são decks mais lentos (porém, com mais proteção), mas que nos dão tempo suficiente de settar hates ou pressão suficiente para que sua Big Spell seja irrelevante.
Agora que o field foi apresentado, vamos para o mais importante: A decklist.
Não saia de casa sem:
-4 Stoneforge Mystic
-4 Flickerwisp
-4 Mother of Runes
-4 AEther Vial
-4 Swords to Plowshares
-3 Equipamentos
-4 Rishadan Port
-4 Wasteland
Com apenas Snapcaster Mage como criatura, não queremos as STP nem a pau, e por ser apenas um beater tiramos uma cópia do Avenger, as canonistas, além de bater e entrarem na caverna pra Humano também impossibilitam um bom uso dos Snapcasters.
+2 Rest in Peace
+1 Gideon, Ally of Zendikar
+2 Council's Judgment
+1 Path to Exile
Apesar de ter Shamans, não gosto do Revoker, além do fato de estarmos subindo RIP para lidar com Goyfs e DRS. Os Wisps são sacados pela grande quantidade de efeitos de -1/-1 na matchup. E cuidado ao fazer um Prelate, pois nessa partida lockar o 2 geralmente é melhor que o 1.
Alguns UR usam Grim Lavamancer, mas com 5 STP post board é mais fácil de lidar com ela. Caso veja Null Rod no g2 é interessante subir o segundo Council’s e remover um Mirran Crusader
Apesar de ser um spell based control, os custos das mágicas variam muito, tornando o Prelate menos efetivo; a remoção de algumas cópias de Flickerwispe Thalia são devido à quantidade de efeitos de -1/-1 , além de fato de estar subindo muitas non-creature spells. Deixo apenas um Revoker como garantia contra Jace, the Mind Sculptor e possíveis outros planeswalkers.
-1 Batterskull
-2 Stoneforge Mystic
-4 Flickerwisp
-1 Recruiter of the Guard
+2 Rest in Peace
+2 Council's Judgment
+2 Surgical Extraction
+2 Containment Priest
O antigo Ub Reanimator era uma partida muito tranquila pro monowhite, todavia, o BR pode ser muito rápido devido às suas diversas acelerações (Dark Ritual, Chrome Mox, Lotus Petal e, ás vezes, até Simian Spirit Guide), o segredo aqui é keepar mãos com hates para ficar vivo até encaixar uma mesaque hardlocke o oponente.
-1 Palace Jailer
-2 Flickerwisp
Apesar de muitos players acharem que a matchup contra Storm é ABISMAL, eu discordo. Post board ele tem que deixar o deck bem mais lento, o que nos dá muita chance de combater a estratégia com nossa pilha de hate. Não tenha medo de dar Surgical em Brainstorm ou Ponder (principalmente se ele keepou o Ponder e não fazer fetchland, a Surgical te obrigará a embaralhar o topo fazendo com que a manipulação dele tenha sido em vão)
Provavelmente a matchup que temos mais armas, Karakas, Phyrexian Revoker, Thalia, Guardia de Thraben, Sanctum Prelate, Containment Priest, só tome cuidado no g2 pois muitos sides utilizam Piroclasma ou Kozilek's Return, evite o overcommitment na sua board para não perder totalmente a chance de ganhar pra um simples sweeper.
+1 Gideon, Ally of Zendikar
+2 Council's Judgment
+1 Sword of Light and Shadow
+1 Seal of Cleansing
+1 Path to Exile
Esse mirror é absurdamente complexo de jogar, pois o jogo todo é baseado basicamente em uma coisa: Colocar marcadores na Jitte de Umezawa. Tome muito cuidado, pois apenas uma ativação de Jitte adversária pode criar situações onde você nunca mais volte. Ter o Seal of Cleansing no mirror é um ótimo trunfo, já que é uma carta que ninguém usa e que pode ficar na mesa para liberar suas manas pra jogadas futuras, e terá que ficar mantendo mana aberta para Disenchant todo turno, com medo de uma Jitte surpresa.
-3 Flickerwisp
-2 AEther Vial
-2 Thalia, Guardian of Thraben
+2 Council's Judgment
+2 Containment Priest
+2 Ethersworn Canonist
+1 Path to Exile
-1 Palace Jailer
-1 Flickerwisp
-1 Stoneforge Mystic
-1 Thalia, Guardian of Thraben
-1 Recruiter of the Guard
-2 Swords to Plowshares
-1 Sword of Light and Shadow
+2 Rest in Peace
+2 Surgical Extraction
+1 Sword of Light and Shadow
+1 Path to Exile
-2 Flickerwisp
-1 Palace Jailer
-1 Mirran Crusader
+1 Gideon, Aliado de Zendikar
+2 Council's Judgment
+1 Sword of Light and Shadow
+1 Seal of Cleansing
Muito legal o artigo. Eu estou começando a jogar um pouco mais sério agora, e estou justamente montando um DAT.
Um artigo legal que você poderia fazer para quem está começando, seria falar um pouco sobre cada carta, como e quando utilizar.
Tem um primer, do SilverGreen e do Baldin, se não me engano, bem detalhado com os principais alvos pro Revoker (apesar de já estar um pouco antigo)
Sempre que tiver alguma colocação/dúvida sobre o deck pode me mandar através do Facebook.
Mandem mensagem pedindo mais artigos Legacy que é bem provável que role!
Valeu Thunder! Se eu fizer outro artigo pra cá sobre o DnT eu falo sobre especificações em cada matchup(como jogar com o vial, subir ou não subir os marcadores, como operar em cada matchup e o que nomear em needles e Revokers.