Data de anúncio : 13 de junho de 2017
Padrão : O Aetherworks Marvel está banido.
Todos os outros formatos : Sem alterações
Data de vigência : 19 de junho de 2017
Magic Online Data de vigência: 14 de junho de 2017
Próximo anúncio de B & R : 28 de agosto de 2017
A lista de todos os cartões proibidos e restritos, por formato, está aqui .
No Magic Online, a Lista de Commander 1x1 também não houve mudanças.
O deck Aetherworks Marvel, apesar de ser a maior parte do Metagame Padrão competitivo desde o lançamento de Amonkhet, não foi um deck extremamente dominante - suas porcentagens de vitória contra outros decks no metagame não pintam a imagem do domínio verdadeiro (Apesar de algumas opiniões prevalecentes).
De acordo com a compilação de dados nas últimas semanas das Ligas Padrão Competitivas do Magic Online, quase 30% dos decks foram Aetherworks Marvel - o que é um número comum aos decks Tier 1 - Mas a porcentagem de vitória contra todos os decks é bem mediana e uniforme.
A WOTC reconhece que os números mudam quando o jogo se move para 'níveis mais altos' como Grand Prix, StarCity Opens e Pro Tours, e geralmente ficam a favor do Marvel, pois ele é o deck com mais 'consistência' no metagame.
Mas a taxa de vitórias e o metagame não é tudo o que eles consideram para o Ban.
Conversas sobre o ban surgiram, com uma variedade de jogadores de Standard surgiram nas últimas semanas, desde profissionais até locais, em uma pesquisa da WOTC, e houve um consenso: o card Aetherworks Marvel não é saudável ou divertido Para o padrão.
A WOTC sabe que mais um Ban torna ainda mais sensível o estado do Standard, que têm passado por tempos turbulentos ultimamente: primeiro Coptero do Contrabandista, Emrakul, o Fim Prometido, Reflector Mage e então Felidar Guardian.
Eles estavam preocupados em tirar outro deck das mãos dos jogadores, sendo que o objetivo é permitir que as pessoas joguem com as cartas que eles possuem.
Eles estudaram diversas maneiras para Banir as cartas - inclusive o ban de outras cartas - mas o mesmo não surtiria o efeito que eles queriam.
Quando você pensa sobre os decks, como as cartas funcionam e sua jogabilidade, a existência deste deck é mais uma prova de que o Aetherworks Marvel é uma parte insalubre do metagame. Como foi o combo da Saheeli Rai/Felidar Guardian antes dele, Aetherworks Marvel/Ulamog, a Fome Interminavel foi um combo que só trouxe melhorias para um deck que já era tier 1.
A WOTC está consciente do preço que esses bans causam para os jogadores. De acordo com os mesmos, eles não teriam feito esse movimento se não acreditassem que fosse melhorar o ambiente à longo prazo para o jogo.
Agora, trabalhando em equipe junto com o lançamento das edições, a Wizards possui uma equipe de Play Design, que promete acabar com essas inconsistências de cards OverPower. (Leia mais sobre a equipe aqui, e aqui).
A Wizards e todos os jogadores esperam o lançamento de Hour of Devastation ansiosos, e com ele, a mudança do Standard para melhor.
Fonte 1.
Fonte 2.
Dá para printar um hate chamado "The Offspring"! Um land/artifact/creature/grave/hand/deck hate, que tal? E o nome nem é tão ruim!
Parabéns têdoizeros! Bora jogar mais $ fora até a próxima ban!
Enquanto a WotC não mudar essa política noob-friendly para o standard de não printar hate minimamente jogável, o formato vai ser essa idiotice.
Qualquer carta um pouco mais forte dominará o formato.
Mas enfim, quem curtir essa palhaçada de ban de 3 em 3 meses, de cartas que mal saíram, que jogue T2!
Quanto ao banimento, zero surpresa. Se banissem a Ulamog, sinto que os jogadores iriam simplesmente substituir com Nicol Bolas ou Kozilek.
O bom do banimento é que os preços ambos do Marvel quanto da Ulamog caem. Claro, é só suposição... Se pá até os valores do Nicol Bolas serão afetados, visto que não acho que ele verá jogo sem o Marvel para puxar ele.