À três anos atrás, Mark Rosewater escrevia um artigo intitulado "Metamorfose ", onde explicava uma grande mudança que o jogo estava passando. Vendo que esta coluna é intitulada "Metamorphosis 2.0", talvez você tenha alguma idéia de onde Mark está indo com isso.
A mudança para o Modelo de dois blocos (dois blocos por ano, cada um com uma edição grande e uma pequena) teve alguns sucessos e criou alguns desafios. A coluna que ele escreveu hoje, irá examinar o que aprendemos com esse formato de Sets e depois discutir o que fizeram para criar o próximo ciclo interativo. Mark discorre sobre as épocas do ano quando os conjuntos são liberados, mas primeiro examina o sucesso do 'novo' modelo de dois blocos:
Sucesso nº1- Mais mundos por ano
Há 3 pontos importantes nisso: Uma mudança mais rápida, seja para novos planos, ou visitando planos já conhecidos, é sempre uma mudança excitante; o segundo é que nem todo plano/mundo é pra cada jogador. As mecânicas nem sempre são bem vindas, mas é menos tempo até que elas mudem nesse caso; e o terceiro é que experimentar coisas novas é sempre legal. Com dois mundos por ano, trazer coisas novas/revisar antigas se tornou mais dinâmico. Há mais mecanicas, mais flavors, e todos ficam felizes com isso - Tanto os jogadores, quanto a equipe da Wizards.
Sucesso nº2 - Mais ambientes de draft com coleções grandes
Do que os jogadores de draft mais gostam? A resposta, com margem considerável, é draftar com 3 boosters da mesma coleção grande. Bom, Há mais disso agora.
Sucesso nº3 - Histórias mais ágeis
Era um grande problema em ter um mundo por ano, o ritmo do desenvolvimento da história era lento.
As tramas criadas em um bloco costumavam levar anos para serem concluídas. A mudança para o Modelo de dois blocos literalmente dobrou a velocidade das histórias. Isso criou uma explosão do envolvimento do público com a história, paulaltinamente um envolvimento com a comunidade muito maior, inclusive gerando hypes nunca antes vistos nas redes sociais.
Sucesso nº 4 - Decks de Planeswalker
Os Decks de Planeswalker ficaram bem populares. A criação deles foi devido a protagonização dos personagens nas histórias, e isso tornou os decks pré-construídos com planeswalkers uma combinação potente.
Parte da mudança para o Modelo de dois blocos envolveu criar esse novo caminho introdutório para jogadores novos.
Agora, vamos falar sobre alguns dos desafios:
Desafio nº1 - Rotação a cada dois anos
A mudança foi no Standard: em vez de usar coleções dos últimos dois anos, passar a usar as dos últimos 18 meses e rotacionar duas vezes por ano.
NÃO DEU CERTO.
O fato dos cards passarem a ter 6 meses a menos de vida útil e dos decks terem mais oportunidades de deixarem de ser válidos no formato não agradou aos jogadores.
Desafio nº2 - Coleções pequenas
As coleções pequenas sempre foram um problema. No modelo de 3 blocos, era sempre a última que saía 'torta' e com muita reclamação.
Com o modelo de dois blocos, mesmo acabando com a terceira edição, o foco agora recaiu sobre a segunda.
Adicionar variedade suficiente para que as pessoas não se cansem do mundo, fazer com que ela jogue bem sozinha e em conjunto com a primeira edição, criar uma consistência ao draftar. São muitos tropeços.
Há uma fadiga que alcança qualquer bloco e qualquer edição pequena.
Desafio nº3 - Sem Coleção Básica
Só aprendemos a dar valor ao que temos quando o perdemos. A ausência da Coleção Básica ensinou algumas coisas importantes:
Primeiro, ela permitia reimpressões de quaisquer card para o formato Padrão.
Segundo, as Coleções Básicas permitiam fazer cards relevantes em uma coleção de fora dos mundos onde elas faziam sentido. A falta de temática permitia maior flexibilidade para criar os cards que o formato Padrão precisava.
Terceiro, tínhamos uma transição fluida para os novos jogadores entrarem no Magic.
Quarto, ela evitava a fadiga da coleção principal de cada ano. Quem já estivesse cansado das três coleções principais, não era obrigado a se importar com a coleção básica.
Desafio nº4 - Foco excessivo nas Sentinelas
Por exemplo, jogadores gostavam de ver as Sentinelas em cards de Planeswalker, mas não em tantas versões.
Agora TEM SENTINELA PRA DAR E VENDER! =/
Desafio nº5 - A Série Masterpiece.
Funciona assim: você projeta um card. Ele é incrível! Tão incrível que na verdade você queria poder fazer mais de um deles com o mesmo design. E se fizer um ciclo? Olha, legal. Daí você faz o segundo card. É bem bom. Não tão incrível quanto o primeiro, mas ainda muito bom. Daí você faz o terceiro. Não é tão bom quanto o segundo, mas se fosse visto no vácuo sem comparação com os outros dois, é um design digno. Daí você faz o quarto. É... ok. É funcional. Daí você faz o quinto.
Ele tá no limite. A maior justificativa para imprimir é que ele é parte de um ciclo. Um dos cards é incrível, e o resto vai do bom ao passável.
Agora pense na aceitação das Masterpieces - Foi exatamente isso que aconteceu: Expeditions, Inventions, e agora Invocations. Chega né?! =/
É importante saber lidar com sucesso, e com desafios.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2.0
Depois de debater todos os modelos possíveis e imagináveis de modelos de lançamento de edições, a WOTC chegaram em um modelo novíssimo que se chama Modelo 3-e-1.
Esse sistema novo começará com a coleção de codinome "Soup", a ser lançada (març~junho de 2018). Tanto o bloco Amonkhet quanto Ixalan seguirão o modelo atual, com uma coleção grande e uma pequena.
Mudança nº1 - As coleções de primavera, verão e outono (no hemisfério sul) serão todas coleções grandes que serão draftadas sozinhas.
Todas as expansões principais válidas no formato Padrão serão grandes, e cada uma será draftada sozinha.
Do ponto de vista do design, cada uma terá sua própria identidade de mecânica, apesar de ter potencial para algumas interseções.
Mudança nº2 - A coleção de inverno - de junho~setembro (no hemisfério sul) - será uma Coleção Básica renovada!
As Coleções Básicas voltaram! ...Mais ou menos.
A coleção terá mais ou menos metade cards novos e metade reimpressões, e todos os cards serão válidos no formato Padrão.
Os cards novos buscarão ressonância (ou seja, coisas que jogadores novos poderão reconhecer por alguma familiaridade com fantasia já presente na cultura popular). A coleção terá alguma relevância na história, mas mais no sentido de "completar informações do passado sobre personagens relevantes", em vez de contar a história da narrativa "presente".
Mudança nº3 - Uma abordagem diferente para as Sentinelas
A partir da Hora da Devastação,eles vão diminuir significativamente a frequência com que as Sentinelas vão aparecer como cards de Planeswalker.
As Sentinelas ainda serão os protagonistas, mas os membros não vão mais aparecer em todos os blocos.
Mudança nº4 - A Série Obras-Primas vai aparecer em menos coleções
Resumindo, significa que não as farão com frequência, mas quando fizerem, será memorável.
As Masterpieces de Hora da Devastação serão lançadas normalmente.
Mudança nº5 - Vão mudar as coisas do lado de lá
A WOTC já mudou muitas coisas.
À pouco tempo houve a mudança da equipe de PlayDesign anunciada, essa agora dos formatos de lançamento de edição do padrão, dessa vez pelo artigo, dá pra saber que haverá mudanças também nos produtos - que serão anunciadas logo - ou seja: Estão mudando.
Ele descorre no texto sobre a mudança no departamento de Pesquisa & Desenvolvimento.
"A ideia por trás do Design de Jogo é ter um grupo de pessoas concentradas no ambiente de jogo" - Diz Mark, "Principalmente Padrão, Draft e Selado. O formato Padrão teve um ano difícil, e nós queremos descobrir como mudar as coisas para impedir que isso se repita."
Eles vão se dedicar aos testes de jogo, mas também estarão disponíveis desde o início até o final do processo, para garantir que as decisões tomadas em cada etapa leve em consideração o jogo em torneios competitivos.
Vocês gostaram das mudanças? Não gostaram? Ainda não sabem ao certo? Deixem seus comentários!
Quer mais informações?! Fonte
Eu parei de ler lore por causa do Gatewatch... me divertia muito mais quando era algo mais fechado do que essa novela de vai-e-não-vai.
Era muito bom ter aqueles 5min para ler uma história contida e ficar pensando se "koth está morto ou não?" ou ler algo sobre uma menina com poder de explodir pedras e descobrir que era a Kaalia.
Um pouco mais de atenção e corretores ortográficos não fariam mal.
O fato de voltar a ter mais edições válidas no Standard é bem atrativo. (só tem q parar de colocar mecânicas fixas, tal como energy, daí a variação de decks tende a aumentar, acho)