Fala rapaziada boa! Tudo bem?
Hoje vamos falar novamente sobre o Standard, e como não é novidade para alguns, o ambiente deu uma sacudida nas últimas semanas. O Mardu veículos, que estava sumido nos primeiros torneios após o lançamento de Aether Revolt, ressurgiu com força total após o Pro Tour desta mesma edição. E o que antes era dominado por BG, e tornava a vida do Jeskai mais fácil, agora apresenta um convidado indigesto, que oferece uma partida bastante difícil, e consegue um aproveitamento excelente contra o Jeskai. E este será
nosso tema de hoje, como adaptar o deck para enfrentar o Mardu, sem perder força contra outros decks.
Seria o fim do Jeskai? Terei que desmontar meu deck? É o fim do combo?
Calma! Este atropelo visto no Pro tour, muito se deve também pelo fato dos jogadores não esperarem um deck tão agressivo quanto o Mardu. Muitos se prepararam para enfrentar BG e 4 Color, que eram os decks mais vistos. E por isto, não tinham uma lista que conseguisse segurar o ímpeto de um deck tão agressivo. Com isso, se tornaram presas fáceis para a velocidade do Mardu, e nem mesmo tiveram tempo para combar, ou tentavam na base do desespero com a derrota iminente, e eram frustrados, perdendo em seguida. Quando olhavam para o side, não encontravam cartas tão eficientes para conseguir equilibrar a partida, e pouco podiam fazer. Mas não existe motivo para desespero. Para nossa felicidade, o ambiente oferece muitas opções de cartas que nos permite tentar corrigir isto e, conseguir uma partida mais honesta contra o Mardu. Mas antes, vamos primeiro tentar entender o motivo da partida ser tão ruim para a lista do Jeskai como era; de acordo com a lista abaixo do Pro tour.
Não é difícil perceber que esta lista possui poucas remoções pontuais e rápidas para conseguir segurar o ímpeto de um deck como o Mardu. Com apenas 5 remoções na curva 2, e mais nenhuma remoção pontual, esta lista parece uma presa muito fácil. Cartas como Disallow e Jace, Unraveler of Secrets, parecem muito ruins, e não vão te ajudar muito ao estarem em sua mão ou sendo compradas durante a partida. Quando olhamos o sideboard, encontramos Blessed Alliance e Gisela, the Broken Blade como cartas que realmente possam ser interessantes, ainda que não pareça difícil para o Mardu encontrar uma remoção para Gisela. Temos ainda uma cópia de Fumigate, que apesar de lento, acaba entrando pela falta de opções melhores no sideboard.
Após isto, parece que precisamos adaptar nossa lista para remoções mais rápidas, e cartas que sejam mais útil num possível “top deck”. Mas também não podemos nos preparar para o Mardu e nos esquecer de outros decks, por isto não tiramos todas as cópias de Disallow. Com este intuito, chegamos até a lista abaixo:
A primeira mudança que percebemos é que a lista fica mais “draw go”. Não utilizamos mais encantamentos e diminuímos o número de planeswalker, ficando com apenas 3 cópias de Saheeli Rai. Felidar Guardian encontra nela e em Torrential Gearhulk seus melhores alvos. Aumentei as quantidades do titã, a fim de aproveitar o aumento do número de instants. Uma mudança que pode melhorar sua partida contra decks mais agressivos é que de apenas 5 remoções de turno 2, agora temos 8, tendo no Blessed Alliance a possibilidade de também ganhar vida e tempo. Além disso, agora temos 2 cópias de Radiant Flames, que após remover um Heart of Kiran, pode conseguir limpar a mesa nos primeiros turnos, além de melhorar nossa partida contra o 4 collor, possibilitando matar Servant of the Conduit, Rogue Refiner e Whirler Virtuoso.
Contra o BG nossa partida continua honesta, ainda temos o Fumigate, que “corrige” quando as coisas estão fugindo do controle, e as remoções rápidas que foram adicionadas para melhorar contra o Mardu, também são úteis contra o BG, como Immolating Glare e Blessed Alliance. Temostambém uma cópia de Decommission, já que não temos mais a Nahiri, the Harbinger para lidar com encantamentos ou artefatos, além de todos os decks do meta te oferecerem alvos para ele, seja um veículo, um gearhulk, Aetherworks Marvel, Key to the City, ou encantamentos, como Fevered Visions ou Stasis Snare.
Quando olhamos para o nosso Sideboard agora nos sentimos mais confortáveis. Temos mais opções para tentar melhorar nossa partida, com outra cópia de Radiant Flames; temos ainda Linvala, the Preserver, Thing in the Ice e, se você estiver com muito medo, pode usar até o Shock; que estava ali para mirror; nos permitindo jogar com o plano control mesmo. Sem os Fatal Push, que provavelmente vão sair, sua Thing in the Ice, aliada com seus gearhulk e Linvala, the Preserver, conseguem fechar a partida para você, te permitindo não jogar para o combo, uma vez que seu oponente vai entrar com cartas contra ele.
Pronto! Você está preparado para lidar com a velocidade, sem precisar deixar de jogar com o que você gosta e mantendo-se competitivo contra outros decks. A partida ficou fácil? Não! Mas agora ela fica justa. Você não será mais o “passageiro da agonia” como era antes, quando apenas observava a partida sem conseguir fazer muito. A partida contra o BG continua favorável, mas lembre-se que assim como você, ele também pode adaptar a lista dele para enfrentá-lo, então esteja sempre atento. Perdemos força contra a mirror, porém agora será mais difícil encontrar mirror, por razão do próprio Mardu desanimar quem ainda pensa em jogar de Jeskai, e caso encontre, o sideboard oferece boas opções como Dispel, Negate, e até mesmo Thing in the Ice, que consegue ser interessante em um jogo “draw go”.
Então é isso pessoal! Acredito que assim nossa partida contra o Mardu melhorou. Em breve aparecerá outro problema, e estaremos aqui novamente para enfrentá-lo.
Muita sorte para nós e, vamos aos jogos!
A Nahiri está longe de ser uma opção ruim. Porém, a ideia é interagir mais com os titãs, e também não se fechar na curva 4. Contra o mardu vc pode ver um gideon ou chandra que vc não quer, e contra o bg vc pode ver um tita verde que vai te causar problemas. Eu não acho uma carta ruim, mas considero mal posicionada para um meta tão agressivo.
É simples: Com a Saheeli em campo, você conjura o Felidar Guardian. Assim que ele entrar em campo, você pode exilar uma permanente que você controle (neste caso a Saheeli) e retorná-la ao campo de batalha. Com a habilidade -2 da Saheeli, você poderá criar uma ficha por vez do Felidar, fazendo com que toda vez que ele entre em campo ele (Felidar) exile a permanente que você controla (Saheeli). Assim que a Saheeli retornar ao campo de batalha, ela retorna com os 3 marcadores de lealdade, podendo utilizar a habilidade -2 novamente, criando mais uma ficha do Felidar Guardian. É só ficar repetindo infinitamente e ser feliz.
No mais, excelente artigo e espero ler mais artigos tão bons quanto este escritos pelo senhor! Hahahaha