The Rath and Storm – A Saga da Tripulação do Bons ventos
O Plano de Rath.
23/01/2017 01:00 - 3.242 visualizações - 3 comentários

 

Antes de começarmos a falar como sucedeu a viagem de Gerrard e Cia. A procura de Sisay, vamos conhecer um pouco sobre que local aguardava nossa tripulação e que raças habitavam por aqui.

 

 

Em todas as minhas transplanagens (para quem não sabe a Wizard traduziu o verbo ‘planeswalk’ como transplanar) o plano de Rath está entre um dos piores. É quase inconcebível a ideia de vida natural por aqui, ainda mais a presença de elfos e tritões, isso tudo pelo fato de que Rath é um lugar sombrio com um clima tenebroso e tempestuoso. Os céus de Rath são redemoinhos de energia que podem mudar sua elevação ao ponto de quase tocarem o solo ou se erguerem a qualquer momento. Qualquer um que for pego entre essa barreira de energia será lançado para o lugar das Sombras, o vazio dimensional que existe entre Rath e Dominaria. Ninguém ao certo sabe como surgiu o plano de Rath – lembrando que nessa época, antes da Emenda, planinautas possuíam o poder de criar planos, então é provável que algum planinauta sem nome possa ter realizado essa façanha.


De acordo com a Contagem Argiviana, Rath foi criado no ano de 3900 AR, mas a Contagem diz que ele foi feito por Phyrexianos, o que eu acho pouco provável, uma vez que, Yawgmoth nunca conseguiu seus poderes de planinauta, é mais fácil creditar a criação do plano a outro ser. 
 

Porém, segundo os tomos mais antigos, Yawgmoth conseguiu criar Rath após o evento conhecido com The Shard. Acredito já ter mencionado sobre isso em alguma outra narrativa, mas é sempre bom lembrar. Também conhecido como ‘The Shard of the Twelve Worlds’, esse evento ocorreu durante a Era Glacial. Após a explosão do Sylex pelas mãos de Urza, doze planos ficaram presos dentro do Nexus de Dominaria. Essa onda de energia aprisionou diversos planinautas antigos dentro desses planos, mas com a passagem de Shandalar, o plano andarilho, os planinautas conseguiram escapar de Dominaria. Isso também permitiu que Freyalise conjurasse a Mágica Universal – tradução da Wizard para World Spell - acabando com a Era Glacial e rompendo com a Shard.
 

Caso queiram conferir a Contagem Argiviana, aqui está o link.

Quando o plano foi criado, Davvol foi o primeiro Evincar que governou sob as ordens de Phyrexia. 

 

 

É fato que talvez nunca venhamos a descobrir quem realmente criou esse lugar, mas é certo que sabemos sua finalidade. Rath, assim como demais planos artificiais, foi criado com um propósito e nesse caso o plano tinha a finalidade de servir como base Phyrexiana com intuito de preparar tropas para a Invasão Phyrexiana em Dominaria. 


Uma das curiosidades sobre o lugar é que, sua matéria prima é a rochafluente. A rochafluente é uma espécie de rocha ou magma – visto que ela tem sua forma derretida – com vida própria. Ela se expandia, crescia e retrocedia conforme a vontade do Evincar de Rath.

 

 

Essa coisa grotesca que vocês vêem ai em cima era responsável pelo crescimento e desenvolvimento do plano. Na época de Davvol, ele recebia ajuda de Croag, mas após os eventos contra os Keldonianos, Davvol se autoproclamou Evincar de Rath, porém suas maquinações tiveram um fim pelas mãos de Croag.


Caso queiram relembrar isso, confiram o artigo de Destino de Urza.
 

A etimologia da palavra Evincar pode ter vindo do Latim  ēvincēre que significa subjugar, conquistar, prevalecer.


A Rochafluente era o que fazia o plano crescer e ganhar massa e uma de suas funções era impedir que o plano entrasse em colapse por se aproximar dos limites de outros planos. Quanto mais ele crescia, mais ele dragava habitantes de outros lugares para dentro de si. Não se sabe de onde vieram a maioria dos habitantes do lugar, mas a grande maioria acredita que vieram de Dominaria. Sendo Rath uma base de operações para se estocar tropas, qualquer ser vivo que viesse de fora serviria a causa de Phyrexia. Era comum que o Evincar utilizasse a ciência Phyrexiana para tentar criar formas aperfeiçoadas.

 

 

Mas não era porque Rath era artificial que ele não possuísse um centro de poder. E o que sustentava o plano era uma massiva máquina chamada de Hub. Não sei dizer em que local especificamente, esse dispositivo ficava – eu acreditava que ele estava acoplado na Fortaleza – mas essa máquina era responsável por vomitar rochafluente permitindo sua expansão. O plano de invasão consistia em que, Rath se expandisse até obter a mesma massa de Dominaria e assim aconteceria a Sobreposição Planar. Talvez esse dispositivo fosse o centro do plano de acordo com sua criação, mas em matéria de poder e grandiosidade, nada superava a Fortaleza.

 


A planta de uma das maiores criações Phyrexianas

 

 

Eu juro que até hoje não sei se a carta está de cabeça para baixo.

 

Contemplem a semente da maldade de um mundo!

 

A Fortaleza tinha mais de 1 km e meio de altura e seu cone vulcânico que o abrigava elevava-se a uma altura de mais de 2 km acima da superfície de Rath. O pico do cone tocava o turbilhão de energia que eram os céus de Rath. A ponta do pico era onde a energia se aglutinava e era sugada pela Fortaleza para alimentar a criação da rochafluente - Se vocês olharem a planta do local, bem naquela saída embaixo com nome de Lava Flow, aquilo para mim devia ser o Hub, a máquina que jorrava rochafluente em Rath. 


Suas diferentes áreas possuíam propósitos diferentes. Em sua larga carapaça estava às docas para o Predador e os viveiros para os Moggs, havia os aposentos para os soldados humanos. As salas privadas para o Evincar eram os Salões Oníricos e a Map Room. Os calabouços e câmaras de tortura eram interligados por uma rede de túneis. Flanqueando as docas na carapaça estavam os jardins – que foram colocados por algum Evincar que se importava com a fauna - Estes jardins era o lar de criaturas e plantas oriundas de Dominaria e que sofreram mutações.


A Map Room era uma câmara cavernosa com um dispositivo no centro. Dentro desse mecanismo estava um poço de um líquido branco cristalino com o que parecia ser veias azuis. Ao que tudo indica, parece que o líquido foi “ensinado” a criar o mapa de Dominaria.

 

 

Para conferirem esses locais que mencionei, olhem a planta da Fortaleza mais de perto.

 


Somente lugares pitorescos

 

Embaixo da Fortaleza se localizava a Cidade dos Traidores. Local de habitação dos  Il-Kor, Il-Vec e Il-Dal. A partícula Il significa traidor.

 

 

Eu mencionei ali em cima que havia o viveiro dos Mogg, bem para quem não se lembra deles, esses eram os goblins mais selvagens e robustos que já presenciamos. Foram criados pelo Evincar e possuíam a habilidade farejar artefatos – especialmente o Legado – e dentro todas as raças de goblins eles foram os com menos inteligência.

 


Agora que já vimos o poderio do Evincar veremos algumas raças que viviam em Rath.

 

Elfos de Skyshroud VS Tritões de Rootwater 

 

 

É dito que antes de irem para Rath, elfos e tritões coexistiam em uma vida pacífica. Os lares desses elfos flutuavam sobre o mar e por isso permitia a vida pacífica entre essas raças distintas – lembrando que aqui se faz a menção entre a oposição da cor azul e da verde - mas quando ambos foram dragados pelo portal de Rath, o portal também trouxe uma larga parte de água junto com esses povos. Após serem transportados, quando os elfos despertaram, perceberam que já não estavam em sua terra natal.


O conflito logo se iniciou... a ampla porção de água que veio com eles não era suficiente para que ambos os povos pudessem sobreviver.As antigas alianças foram desfeitas e os conflitos eclodiram. Os elfos perceberam que estavam em desvantagem numérica e, para resolver isso, construíram seu novo lar com magia. Em poucos meses uma nova floresta surgiu e eles a batizaram de Skyshroud.

 

 

Na base dessa floresta, as raízes das árvores se emaranharam e praticamente criaram um solo de plantas vivas. Esse ‘solo’’ flutuava sobre a água. Após séculos vivendo com a pouca – praticamente nenhuma – luz solar, águas turvas e com a ajuda das experiências do Evincar, os tritões de Rootwater se tornaram bestiais e carnívoros.

 

 

As raízes criaram um labirinto sob a água fazendo com que os tritões amaldiçoassem os elfos. Por isso nomearam seu novo oceano de Rootwater. A ausência de luz era por causa das copas das árvores que eram muito espessas e impediam que a luz alcançasse a água. Com o crescer da floresta e passar dos anos, a floresta de Skyshroud se tornou habitada por humanos, druidas e membros da tribo Vec.

 

Tribos de Rath

 

 

Kor


Como já sabemos, os Kor são oriundos de Zendikar. É bem provável que os portais de Rath tenham trazidos membros do povo de lá. Possuem a pele em tons de azul e branco, esguios. Algo que se perdeu com o advento de Zendikar foi a habilidade que eles possuíam de compartilhar a dor – redirecionar o dano – entre eles.

 

En-Dal
 

Uma tribo de guerreiros e magos e a única que vive em assentamentos. O resto das tribos são nômades. Mas seus assentamentos são constantemente destruídos pela rochafluente. Uma característica dos Dal é que ambos os sexos possuem cabelo longo com tranças em tons de marrom ou marrom avermelhado.

 

En-Vec
 

Os En-Vec foram uma tribo seminômade vivendo em pequenas cidades nas planícies. Possuíam cabelo negro e muitas vezes usavam roupas soltas e turbantes. Dentre as três tribos, eram os mais espirituais e devotos com uma cultura voltada para o sacerdócio e seus oráculos. Reverenciavam os mortos construindo tumbas para eles. Seu poderio militar vinha do fervor religioso e seus soldados carregavam uma lâmina curvada presa em uma corrente, que era chamada de toten-vec ou lashknife. Para os mais habilidosos com essa arma, eles recebiam o título Liin, que significa “striking viper”.

 


Não se sabem por quanto tempo os Vec viveram em Rath, mas foi tempo suficiente para criarem seus mitos e lendas sobre Rath.

 

A Sobreposição Planar
 

Apesar de eu já estar adiantando assunto aqui, só o farei para que saibam o que aconteceu com o plano. A sobreposição era a segunda etapa da Invasãoe  necessitava que Rath tomasse Dominaria sobrepondo-se a ela para levar todas as tropas residentes nele para Dominaria. A Sobreposição ou Conjunção fundiria Rath a Dominaria. Durante a Invasão Phyrexiana esse evento deu-se início e isso extinguiu com Rath, pois agora ele havia se fundido com Dominaria, mas por causa do Éter, houve algumas complicações e aqueles que ficaram presos entre os dois mundos se tornaram sombras. Durante a sobreposição, a cidade dos traidores não conseguiu se fundir e assim, aprisionou seus habitantes entre ambos os mundos.

 

 

Locais de Rath

 

Leandro Dantes ( Arconte)
Leandro conheceu o Magic em 1998 e, desde então, se apaixonou pelo Lore do jogo. Após retornar a jogar em 2008, se interessou por lendas, o que resultou por despertar a paixão pela escrita. Sempre foi mais colecionador do que jogador e sua graduação em Pedagogia pela Ufscar cooperou para que ele aprimorasse e desenvolvesse um estilo próprio. Autor de alguns contos, todos relacionados ao Magic, já traduziu o livro de Invasão e criou sua própria saga com seu personagem, conhecido como Arconte.
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 24/01/2017 12:14:35
Ótimo artigo.
Ah, essas cartas trazem lembranças...
(Quote)
- 23/01/2017 11:00:15
Fantástico! Obrigado! [2]
(Quote)
- 23/01/2017 02:44:46
Fantástico! Obrigado!
Últimos artigos de Leandro Dantes
Os Caminhos Para o Exílio
As duas maiores vertentes que existem no Commander
2.135 views
Os Caminhos Para o Exílio
As duas maiores vertentes que existem no Commander
2.135 views
Há 3 dias — Por Leandro Dantes
Quando devemos parar de jogar Magic?
Um artigo destinado a jogadores casuais de Magic
7.678 views
Quando devemos parar de jogar Magic?
Um artigo destinado a jogadores casuais de Magic
7.678 views
20/10/2024 10:05 — Por Leandro Dantes
Magic e FOMO
O medo de ficar de fora!
8.185 views
Magic e FOMO
O medo de ficar de fora!
8.185 views
02/08/2024 10:05 — Por Leandro Dantes
Não Rogue ao Espelho
.Já parou para pensar que, em sua vida ou carreira, você apenas se tornou um morfolóide?
4.644 views
Não Rogue ao Espelho
.Já parou para pensar que, em sua vida ou carreira, você apenas se tornou um morfolóide?
4.644 views
17/05/2024 10:05 — Por Leandro Dantes
Quem Mexeu no Meu Mana?
Um assunto muito comum entre os jogadores, porém, através do Multiverso, ele desapareceu: O mana.
3.311 views
Quem Mexeu no Meu Mana?
Um assunto muito comum entre os jogadores, porém, através do Multiverso, ele desapareceu: O mana.
3.311 views
29/02/2024 10:05 — Por Leandro Dantes