Olá amigos! Estou aqui para falar um pouquinho deste jogo que nos une. Sou Felipe Ferreira, sou do Rio de Janeiro e já fiz muitas amizades graças a este jogo que amamos. Estou trazendo meu primeiro artigo e espero que gostem. Conto com a ajuda de todos para tentar evoluir.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
O ambiente Standard ainda deixa dúvidas para quem decidiu jogar de Control pós rotação; isso porque no Pro Tour Kaladesh vimos uma final entre dois decks deste estilo. Eram listas bem elaboradas e pilotadas por ótimos jogadores. Os decks eram um Jeskai e um Grixis. Porém eu escolhi o Esper pra falar hoje. Mas antes de qualquer coisa, vamos dar uma olhada nas listas da final.
[DECK 440119 NOT FOUND]
[DECK 440120 NOT FOUND]
E nessa batalha por tentar montar o Esper, encontro duas listas que me possibilitam a tentativa de tirar o melhor de cada uma, e montar uma lista usando a parte UW do Jeskai e a parte UB do Grixis. Assim cheguei até à seguinte lista:
[DECK 455429 NOT FOUND]
E por que usar uma nova lista em vez de escolher entre uma das duas da final do Pro Tour?
A idéia foi tentar extrair o melhor de cada lista, e ao mesmo tempo evitar jogar com um deck que seu oponente conhece e provavelmente já estudou e adaptou uma forma de ganhá-lo. Em comparação com o Jeskai e o Grixis, com o Esper sua maior perda é o vermelho, que tem Radiant Flames, porém, você ganha jogadas muito fortes.
Criaturas
Nas criaturas você tem acesso à Archangel Avacyn, que normalmente causa problemas aos seus oponentes, e pode lhe ajudar a resolver um planeswalker, e também o Torrential Gearhulk, que dispensa apresentações e sempre consegue te oferecer um 2 para 1.
Mágicas
Nas mágicas você tem acesso a remoções bastantes fortes e rápidas como Grasp of Darkness , Immolating Glare e Anguished Unmaking, seno que a última pode resolver quase todos os seus problemas assim como, Murder e Fumigate, que limpam a mesa caso a situação comece a fugir do seu controle. Nas draws você tem acesso ao Anticipate, que pode resolver um possível problema com terrenos no início do jogo, ou achar um bom recurso no meio ou final, e Glimmer of Genius, que, além do card advantage, ainda recarrega suas energias para continuar usando sua Aether Hub tranquilamente.
Você ainda tem acesso à descarte com Transgress the Mind que joga muito bem vs midranges,como o BG Delirium. Nos counters você tem Negate e Void Shatter, sendo que uso mais cópias de “Negate, pois as cartas que você terá mais dificuldade em lidar não serão criaturas, e muitas vezes você vai precisar anular na curva 2, caso esteja na draw. Cartas como Fevered Visions, Liliana, the Last Hope e até mesmo Smuggler's Copter são chatas de lidar, e Negate lida bem com elas.Como único planeswalker da lista você encontra Liliana, the Last Hope, que além de ser uma forte ameaça ao oponente, ainda ajuda muito contra o UW e aggros pequenos, além de ser linda com o Torrential Gearhulk.
Sideboard
No side você tem cartas como Spell Queller, que é muito bom quando pensamso nele como um conuter que não toma Negate ou Dispel, além de ser eficiente contra outros decks rápidos, oferecendo um counter e até mesmo um bloqueio surpresa eventualmente. Kalitas, Traitor of Ghet pode te dar tempo ou até mesmo a vitória contra muitos decks que utilizem o cemitério com freqüência, além de seu lifelink ajudar muito contra aggros. Lost Legacy pode tirar cartas fundamentais de alguns decks, te deixando mais distante de um combo, por exemplo. O sideboard também conta com mais uma cópia de Transgress the Mind e Invasive Surgery, o primeiro ajuda a te proteger de algumas ameaças, e ajuda muito versus outros controles. Invasive Surgery evita o Transgress the Mind alheio, que quebra sua partida.
Com um metagame bastante diversificado, eu separei alguns decks que são vistos mais comumente para falar um pouco como tem se mostrado essas partidas.
BG delirium
Deck muito forte, e tem se mostrado bastante eficiente, porém não se assuste, percebi nos treinos que suas chances são melhores do que parecem. No primeiro game Fumigate se apresenta como sua melhor carta, uma vez que ele tem acesso a poucos descartes antes do sideboard e não tem nada que ele consiga fazer para lidar com um cólera. Se você conseguir encaixar após uma Ishkanah, Grafwidow ganhará fôlego suficiente e tempo para alcançar a vitória. O primeiro game costuma ser seu, até pela dificuldade dele de lidar com o Torrential Gearhulk . Mas tome cuidado com Emrakul, the Promised End e Liliana, the Last Hope.
No segundo game a coisa começa a apertar, pois você vai precisar lidar com descartes, e isto pode lhe atrapalhar bastante, porém ainda é contornável. Você vai ter acesso a mais countesr para tentar equilibrar esta equação e se manter no jogo.
Side Out: 2 Archangel Avacyn, 1 Glimmer of Genius, 2 Liliana, the Last Hope
Side In: 2 Summary Dismissal, 2 Invasive Surgery, 1 Transgress the Mind
UW Flash
Esse deck usa Gideon, Ally of Zendikar como a maior ameaça. Portanto, evite se fechar. Quanto às criaturas, você tem acesso à respostas suficientes para lidar com elas. Nos treinos mostrou-se uma partida favorável, com um ótimo percentual de vitórias do Esper. Pós side não se assuste em tirar Fumigate, pois a tendência natural é o oponente retirar criaturas para entrar com mais mágicas, além dele não povoar a mesa, já esperando seu Fumigate, e ser arriscado se fechar e levar um counter ou até mesmo um Selfless Spirit ignorando sua remoção.
Side out: 2 Glimmer of Genius , 3 Fumigate
Side in: 3 Spell Queller, 2 Kalitas, Traitor of Ghet
RG Energy
Essa é uma partida onde você não encontrará maiores dificuldades devido ao grande número de remoções que você possui. Cuidado com o combo, não se feche e tudo correrá tranquilamente.
Side out: 2 Transgress the Mind, 2 Void Shatter, 1 Glimmer of Genius
Side in: 3 Spell Queller, 2 Kalitas, Traitor of Ghet
BR/UB/UR/Grixis Zombies
Essa é uma partida onde você vai encontrar muita dificuldade no primeiro game, perdendo a maior parte, pois vai precisar matar diversas vezes a mesma criatura. No segundo game melhora bastante, porém ainda não é uma partida fácil. Você vai precisar fazer bem suas escolhas, pois qualquer deslize pode te custar o jogo.
Side out: 2 Transgress the Mind, 2 Void Shatter, 1 Glimmer of Genius
Side in: 2 Kalitas, Traitor of Ghet, 2 Flaying Tendrils, 1 Lost Legacy
Aetherworks Marvel
Como todo deck de combo, você vai precisar jogar em volta da carta principal, Aetherworks Marvel. Não costuma ser uma partida difícil, porém, uma vez que este artefato cair na mesa pode ser o fim desta partida para você. O game um você tem bastante remoção “inútil” e precisa encontrar seus counters para se salvar, mas se encontra-los a vitória inevitavelmente será sua, pois o oponente não consegue lidar com counters main deck.
Side out: 3 Grasp of Darkness , 3 Immolating Glare, 1 Murder
Side in: 3 Spell Queller, 2 Summary Dismissal, 1 Transgress the Mind, 1 Lost Legacy
RW/Mardu Veículos
Como todo deck aggro, não costuma ser difícil. Durante os treinos, o aproveitamento foi bom.
Side out: 2 Transgress the Mind, 2 Void Shatter
Side in: 2 Kalitas, Traitor of Ghet, 2 Flaying Tendrils
UR Fevered Visions
Essa vai ser sua pior partida. Lidar com os “Burns”, aliados com “Fevered Visions, é realmente difícil para você.
Side out: 3 Immolating Glare, 3 Fumigate, 2 Transgress the Mind, 1 Glimmer of Genius
Side in: 3 Spell Queller, 2 Kalitas, Traitor of Ghet, 2 Invasive Surgery, 2 Gideon, Ally of Zendikar
Jeskai/Grixis Control
A mirror de Control costuma ser tranquila para você, já que tem acesso a todas as boas respostas que um deck control pode te oferecer.
Side out: 3 Grasp of Darkness, 3 Fumigate, 2 Immolating Glare
Side in: 3 Spell Queller, 2 Summary Dismissal, 2 Gideon, Ally of Zendikar, 1 Transgress the Mind
Então é isso meninos e meninas! Essa foi a lista final que cheguei. Talvez não seja a melhor lista de Esper, mas é bastante competitiva e mostrou bons resultados nos testes, você certamente vai se divertir bastante com este deck.
Não deixem de ler os outros artigos da ligamagic e tentem sempre se divertir e fazer amizades com este jogo que nos une.
Até a próxima!
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/no-picture.png)
1) tem que encaixar uns horribly arry pra poder lidar com os br
2) tbm tentei usar 2 anguish, mas 6 de vida é tenso
3) dovin baan é uma máquina contra aggro
4) blessed aliance de md pra não perder pra hydra do gruul energy
5) Quarantine field de md tem que ter. é um coringa sem perder vida contra coisas que vc não tenha como retiar como marvel, tower e dynavolt
eu tiraria
-1 anguish
-2 negate
-1 transgress
-1 antecipate
-1 liliana
colocaria
+2 horribly
+1 quarantine field
+2 blessed aliance
+1 dovin baan
Considerei sim, até testei, porém senti falta de outras cartas no side, e criaturas não é a maior dificuldade do main deck. Então tirei.
Verdade. Mas msm assim ainda acho 3 negate no main muito, mas ai vai do gosto de cada um. Considerou o descarte preto de uma mana q acerta criatura? Vou testar o esper esse FNM e ver como se sai