Olá, tudo bem?
Desde o banimento de Gemea Estilhacadora o arquétipo combo-control perdeu um grande representante, atualmente o UWR Nahiri é o principal baralho nessa linha, mas, para quem tem boa memória, deve lembrar dos decks de Metapaisagem em versões mais control, que eram tiers do formato..
A lista de hoje é do Artur D. Rizzotti, da Toca do Urso - Card Shop, de Arapongas/PR.
[DECK 440737 NOT FOUND]
Como todo deck de Metapaisagem, o plano é rampar e combar para letal, de preferência com 7 manas. A diferença desa versão para a RG é que ela tem outros planos além de só acelerar mana. O deck tem todos os elementos de controle, counters e remoções, para segurar o jogo enquanto ele calmamente vai chegando á curva correta de mana.
Trazer a Luz aqui pode ser apenas mais cópias de Metapaisagem, mas em um baralho com Comando Criptico, Danacao e outras boas cartas, as possibilidades são controladas apenas pelos eu deckbuild.
O grande problema da versão 5c do deck é a mana, principalmente, você tem poucas montanhas e Valakut, the Molten Pinnacle. Isso torna seu combo bem mais limitado e, em casos que compra mais montanhas do que devia, matar o oponente se torna mais complicado. Pensando nisso, Regioes de Caca é bem interessante, ela ainda garante que você terá uma kill condition mesmo se comprar muitas fontes vermelhas e/ou seu oponente ganhar muita vida.
A questão de metagame sempre me atrai no Modern, e no caso de um 5c, você sempre fica pensando quais as opções ele aproveitará de cada cor. Em metas com mais Infects, por exemplo, já vi algumas listas usando Caminho para o Exilio, enquanto que nessa, que aparentemente enfrenta mais aggros, temos mais cóleras e remoções.
Vou ficando por aqui, até amanhã!
Ruda