Olá, tudo bem?
Liguem seus motores, porque Kaladesh acelerou o Standard!
E não, isso não é apenas um trocadilho bem ruim com a nova edição. No primeiro grande torneio após a rotação, o SCG Open em Indianápolis, os aggros voltaram a ser protagonistas no Standard, e quando digo aggro, é o clássico mana, bicho, mana, bicho, bicho.
O campeão foi o RW, do Chris VanMeter:
[DECK 431458 NOT FOUND]
O baralho segue o clássico Boros, criaturas rápidas e boas remoções para que nada atrapalhe o plano do deck.
O grande motivo para você usar branco no seu baralho agressivo é o Selfless Spirit, sem Languish no formato esse 2/1 ganhou grande valor e é uma das cartas que coloca em xeque remoções como Kozilek's Return e Radiant Flames.
Outro baralho que foi muito bem nesse Open é o RB Aggro, a lista é do quarto colocado, Jacob Hagen:
[DECK 431459 NOT FOUND]
O plano é parecido com o Boros, mas conta com algumas variações, como Key to the City e Unlicensed Disintegration.
O que fez esses dois baralhos dominarem o Open e abocanharem mais de metade do top16? Essas três cartas.
Inventor's Apprentice aka Kird Ape ajuda muito a colocar pressão no jogo, graças a ele fica fácil ir curvando suas ameaças, no primeiro turno a Aprendiz, no próximo um Veículo e assim por diante, colocando cada vez mais pressão no adverário.
Smuggler's Copter é a melhor carta, até agora, em Kaladesh, 4 de cada em cada deck do top8. Cóptero é um Veículo com Voar, então é uma pseudo criatura chata de lidar sem remoção instant speed e que tem uma evasão que está muito bem no formato. Sua segunda habilidade, um loot, ajuda o aggro a se livrar de draws mortos, além de tornar Fiery Temper mais interessante.
Fleetwheel Cruiser é a carta que pune jogadas lentas do adversário. Remoção global feitiço? Toma o 5/3. Carta de baixo impacto ficando full tapped? Toma o 5/3. Esse cara selou vários jogos durante o torneio.
O top8 não foi feito apenas desses dois baralhos, tivemos também outras duas estratégias:
[DECK 431462 NOT FOUND]
[DECK 431465 NOT FOUND]
As duas estratégias são relativamente conhecidas pelos jogadores do formato, mas destaco para mostrar como o Smuggler's Copter joga em vário decks diferentes. Nessas dois a opção de loot dele agrada muito, já que ambos os baralhos tem interesse que determinadas cartas estejam no cemitério. Essa função antes era do Jace, Vryn's Prodigy e do Noose Constrictor, mas uma criatura com evasão parece agradar mais.
Outras duas listas que eu queria destacar desse Open antes das conclusões finais:
[DECK 431466 NOT FOUND]
[DECK 431467 NOT FOUND]
A primeira é para você que ficou orfão de Collected Company, sim ainda existe vida para esse arquétipo. Nessa lista do Todd Stevens o deck fica mais justo, mas ainda conta com cartas importantes, como Tireless Tracker e Reflector Mage.
A segunda é uma das apostas para deck injusto do T2, um combo altamente consistente que mostra que Ulamog, the Ceaseless Hunger turno 4 não é algo legal. Eu gosto dessa lista porque, com Woodweaver's Puzzleknot e Harnessed Lightning no maindeck ela segura muito bem os aggros do formato e consegue, com Glassblower's Puzzleknot, achar com facilidade as cartas do combo. Uma boa opção para quem curte algo diferente.
Conclusão
Na primeira semana é comum o ambiente ser mais agressivo, são decks mais claros e que dependem menos de ações metacall. Entretanto, esse Open nos dá um material bom sobre o ambiente Kaladehs:
- Ele terá aggros mais agressivos, mesmo quando estabilizar. já que temos mais opções para esse tipo de deck.
- As remoções já tem uma regra, precisam ser instant speed e causar três de dano, vulgo, tem que matar Smuggler's Copter. Nem todas as suas remoções precisam ser assim, mas algumas precisam. No momento, a maioria.
- Selfless Spirit deixou a vida de quem dependia apenas de Kozilek's Return bem mais chata, matar uma criatura é mais fácil do que matar todas.
- Smuggler's Copter é bom ofensivamente e defensivamente.
- Os aggros são os alvos, semana que vem devemos ter mais midranges tunados para vencê-los.
- Após um aumento dos midranges aggros devem usar mais cartas resistentes, como Scrapheap Scrounger. Além da volta de decks como o UB Zombies, tradicionalmente bom em ambientes de remoção e não em ambientes de race.
- Se você quiser continuuar de aggro saiba que enfrentará mais decks preparados para vencê-lo, incluindo outros aggros, usando, por exemplo, Weaver of Lightning.
Esse foi o primeiro Torneio e confesso que estou animado para como esse formato vai se desenvolver, lembrando que em 11 dias teos o Pro Tour Kaladesh.
Até mais!
Ruda.
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1532516485_1359.jpg)