Olá, tudo bem?
E estamos de volta!
A 8ª temporada do CLM está à todo vapor e esse que vos fala volta a sua coluna diária, falando sobre decks de todo esse meu Brasil de Amaral e Vampeta.
Sem mais enrolação vou direto para o primeiro deck dessa temporada, porque o pessoal quer é deck, quer tech, quer novidade!
Lembrando que, falando em novidade, o "Decks da semana" agora pode te dar um kit do CLM!
O baralho de hoje é do Alan P. Brito, da 4 Fun MTG Store, de Macapá/AP.
[DECK 415304 NOT FOUND]
A lista tem três "bandeiras", ou seja, cartas que você pode construir em volta, são elas, Oculos da Piromante, Tutela da Esfinge e Coisa no Gelo. A primeira brilhou no GR Ramp, servindo de ramp e abusando das mágicas vermelhas, a segunda carta tinha um deck só seu, o UR Tutelage, baralho feito para controlar com diversas mágicas, e a última segue em listas em diversos formatos, também pedindo decks cheioss de mágicas e que ajudem no controle.
Podemos ver então três mágicas que se dão muito bem, já que pedem o mesmo tipo de carta para fazerem um bom jogo, sendo que Tutela e Coisa servem ainda de kill condition. O poder dessas três unidas é tão forte que apenas pensando nelas já fazemos boa parte da lista, burns e compras, todos tirando valor do trio. Chandra, Invocadora do Fogo e Visoes Febris são as únicas cartas não autoexplicativas da lista, a planesalker serve de kill condition, mas principalmente, em um ambiente de Bants, como remoção global no maindeck; e o encantamento, que tanto jogo viu em listas mais agressivas, tem uma bela sinergia com Tutela da Esfinge.
Então temos a base do UR thing in the Ice, que jogou no começo da temporada, mas com uma kill condition mais forte contra controles, que é Tutela da Esfinge, e o gás de Visoes Febris.
Pensando esse deck nesse fim de Standard, Tutela e Visões realmente vão garantir seu jogo contra os decks baseado em preto, ainda mais o BW e algumas variações. Contra Bant é que vejo o grande desafio, Oculos da Piromante é parte fundamental, gerando o card advntage para bater Companhia Agrupada e, feito com a velocidade certa, Coisa no Gelo também pode ajudar, mas é um jogo complicado. Contra os decks baseados em Emrakul, o Fim Prometido, o plano da Tutela pode ajudar, mas o de rushar uma Coisa no Gelo e anular tudo é o que mais gosto.
Pós rotação a estratégia perde Oculos da Piromante e Tutela da Esfinge, mas Coisa no Gelo e Visoes Febris permanecem, e já formam uma bela dupla no UR Burn, lista que perde quase nada após a rotação, e uma bela pedida com o fim do reinado do Comando de Dromoka.
Vou ficando por aqui, lembrandoq eu você já pode votar nos decks da próxima semana!
Até amanhã!