Cascate buscando Bond of Agony? Funciona?
 Cascate buscando Bond of Agony? Funciona?
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18107
Registro: 04/02/08
Belo Horizonte - MG

Postado em: 01/06/09 20:15
Bond of Agony (XB)
Como custo adicional pague X de vida
Cada outro jogador perde X de vida

Eu consigo pagar qualquer X de vida pra jogar, ou a magica fica com custo X=0?


Editada em: 02-06-09 13:58:40 por Other.
 
Gavazzi

Esquilo
0 Referências
Posts: 141
Registro: 04/08/08
São Paulo - SP

Postado em: 01/06/09 20:25
X=0

sendo assim você não consegue pagar mais que 0 em pontos de vida, pois o valor pago em vida deve ser igual ao pago em mana.
 
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18107
Registro: 04/02/08
Belo Horizonte - MG

Postado em: 01/06/09 20:27
Achei que fosse isso mesmo, fiquei na dúvida quando um cara jogou com um deck estranho contra mim no MWS que consistia em fazer cascade pra pegar isso, pagar X de vida e me matar.
 
Gavazzi

Esquilo
0 Referências
Posts: 141
Registro: 04/08/08
São Paulo - SP

Postado em: 01/06/09 20:32
se pudesse fazer isso, não teria necessidade do X no custo de mana, ou usaria outra incognita na carta além do X, como a fireball antiga...
 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05
Camboriú - SC

Postado em: 01/06/09 20:57
Segundo o cara na salvation, sim, funciona...
Segundo ele, o valor de X, quando não definido em nenhum lugar, ao se jogar uma magica por custo alternativo, é zero... isso funciona para os shoals, no qual, você joga por custo altenativo, e a habilidade de jogar por esse custo alternativo, seta o valor de X.
Partindo por essa regra, jogar um Bond of Agony por cascade (ou algum método alternativo) permite que você defina o valor de X pela habilidade de pagar vida como custo adicional.

Vide que estou apenas repassando o que eu li na net, estou verificando a veracidade da informação, sendo verdade, tentarei um deck com isso... parece ser divertido...

 
antonio_bsb

Esquilo
0 Referências
Posts: 1653
Registro: 11/05/09
Lago Norte - DF

Postado em: 01/06/09 21:53

Não, não funciona assim neste caso, pois o X de vida que você perde quando joga Bond of Agony não é um custo ALTERNATIVO, e sim um custo ADICIONAL:

"Como custo adicional para jogar Elo de Agonia, pague X pontos de vida.
Cada um dos outros jogadores perde X pontos de vida."

Link do Gatherer

Portanto, quando você joga um Bond of Agony por meio do cascade, "X" é definido como zero, afetando assim todas as instâncias de "X" na mágica.

 
Musco

Esquilo
0 Referências
Posts: 959
Registro: 24/02/07
Florianópolis - SC

Postado em: 01/06/09 22:32
Ele pode pagar sim. NESSE caso pode.
 
aprosch84

Esquilo
0 Referências
Posts: 256
Registro: 04/06/07
Cariacica - ES

Postado em: 01/06/09 23:23
podendo ou não, não teria que pagar "X" manas além dos X de vida? que diabo de 'combo' é esse?
 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05
Camboriú - SC

Postado em: 01/06/09 23:25
Infelizmente o link no gatherer não tem aquelas coisinhas embaixo, explicando possiveis interações.
Acabei de ler na salvation a discussão, 2 juizes de lá tem opiniões diferentes, então, resolvi perguntar no magic online, para os orcs e os representantes oficiais.
Segundo eles, como o bond of agony é jogado com custo alternativo, um custo que não identifica o X (diferentes dos shoals), então o X é zero, e você é obrigado a pagar zero de vida como custo adicional... (ou seja, não paga vida), e você faz os outros jogadores perderem zero de vida (ou seja, ninguém perde vida). Essa é a resposta oficial do pessoal do magic online, que inclusive, apontaram essa regra (em inglês)

If you're playing a spell that has X in its mana cost, the value of X isn't defined by the text of that spell, and an effect lets you play that spell without paying any cost that includes X, then the only legal choice for X is 0. This doesn't apply to effects that only reduce a cost, even if they reduce it to zero. See rule 409, "Playing Spells and Activated Abilities."

Em resumo: Se você está jogando uma magica com X no custo de mana, e esse X não é definido no texto do card, e algum efeito faz você jogar por um custo alternativo que não define o X, o unico valor valido para X é zero.
Seguindo o bond of agony sendo jogado via cascade:
Jogando magica com custo que tem X: confere...
X não é definido no texto do card: O custo adicional de bond of agony não força o X a ser seus pontos de vida, força? nem diz que é obrigado ao X ser 1, 2, 3... então confere...
Cascade não define X: confere...
X é zero, o resto do card tratará X como zero!

Eu sinceramente acho essa opção mais correta, embora GOSTARIA TOTALMENTE que a outra funcionasse...
 
felixbr

Esquilo
0 Referências
Posts: 1348
Registro: 15/06/08
Florianópolis - SC

Postado em: 01/06/09 23:32
Imagino que seja bem como o HarryPitfall disse ali em cima. Vou só dizer mais do mesmo, falando de outro modo.

Uma coisa é certa: nas mágicas com custo X, o X vale zero, em qualquer lugar que não seja a pilha. Na pilha, o X vale a quantidade de mana que foi paga para o X ao se jogar a mágica.

Então, com a carta dentro do deck, o X vale zero e o CC do Bond of Agony é apenas 1 e pode ser jogado com a cascade adequada.

Entretanto, toda vez que você joga uma mágica com X por um efeito que permite a você jogá-la sem pagar o custo normal, você não paga mana para o X, e ele vai ser zero na pilha do mesmo modo.

Conclusão: sim, você joga a mágica. Mas como se tivesse jogado ela pagando zero para X. Então, vai pagar zero de vida e causar a perda de zero de vida, tendo um resultado final de zero coisas legais.
 
Zuljin

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 28/03/09
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 02/06/09 00:29
If you’re playing a spell that has X in its mana cost, the value of X isn’t defined by the text of that spell, and an effect lets you play that spell without paying any cost that includes X, then the only legal choice for X is 0. This doesn’t apply to effects that only reduce a cost, even if they reduce it to zero. See rule 409, "Playing Spells and Activated Abilities."
If a spell or activated ability has a cost with an "X" in it, and the value of X is defined by the text of that spell or ability, then that’s the value of X while that spell or ability is on the stack. The controller of that spell or ability doesn’t get to choose the value.

Questão aqui é saber quem teria prioridade para determinar o valor de X, o custo adicional de pague X Life ou a regra que diz que para efeitos que deixam você jogar mágicas sem pagar qualquer custo, valor legal de X é zero.

Pela se a prioridade fosse pela ordem do texto da regra, seria verificado primeiro o texto da carta, com o pague X life como custo adicional.
Após o valor ter sido definido pelo custo adicional é que o valor do X do custo de mana seria verificado e como já havia sido definido não seria zero e sim o valor definido pelo custo adicional.

Se for válido, tá ai um channel+fireball dá pra fazer baralhos bacanas unmask, fow, sheltered valley, rift bolt simian e elvish guides e os cascades.

Editada em: 02-06-09 11:31:40 por Zuljin.
 
leloX

Orc
0 Referências
Posts: 468
Registro: 11/10/03
Itapira - SP

Postado em: 02/06/09 10:41
um moderador podia responder isso, cada um fala uma coisa.
 
carlosgmv2005

Avatar
0 Referências
Posts: 547
Registro: 24/12/08
Itumbiara - GO

Postado em: 02/06/09 11:01
Retirado do FAQ da Wizards:
http://www.wizards.com/magic/tcg/resources.aspx?x=magic/rules/faqs
Regras sobre cascata:

* Se você jogar um card "sem pagar seu custo de mana", não poderá pagar custos alternativos, como evocar ou o custo alternativo fornecido pela habilidade de metamorfose.
Se tiver X em seu custo de mana, X deverá ser igual a 0.
Porém, você pode pagar custos adicionais opcionais, como o de conspirar, e ainda deverá pagar os custos obrigatórios adicionais, como o de Defensor de Prado Dourado.

Me corrijam se eu estiver errado...

Editada em: 02-06-09 11:02:24 por carlosgmv2005.

Editada em: 02-06-09 11:02:44 por carlosgmv2005.
 
NhoqueSP

Dragão
0 Referências
Posts: 4356
Registro: 07/10/04
São Paulo - SP

Postado em: 02/06/09 11:32
Nossa, 4 manas elgo perde 17 de vida causa 17 de dano e bate... HAuhaUa só pode ser bom HUahuA...
Mais acho que naum funciona, o x que vc perder de vida tem que ser igual ao x do custo.... se o x é zero vc vai pagar zero de vida...
Pq se pudesse vc poderia simplesmente fazer montanha mogg mox com preto paga B e perde 19 de vida dá 19 no cara e sacrifica o mogg
 
l_fraga

Esquilo
0 Referências
Posts: 1365
Registro: 12/04/09
Contagem - MG

Postado em: 02/06/09 11:37

Extraído do MagicCompRules:

Many cards use the letter X as a placeholder for a number that needs to be determined. All instances of X on an object have the same value.
If you’re playing a spell that has X in its mana cost, the value of X isn’t defined by the text of that spell, and an effect lets you play that spell without paying any cost that includes X, then the only legal choice for X is 0.

 
Zuljin

Esquilo
0 Referências
Posts: 35
Registro: 28/03/09
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 02/06/09 12:19
É claro que os valores de X têm que ser iguais, o problema todo aqui é quem tem a prioriadade em definir X, o custo adicional ou a regra que diz que o valor de X do custo é zero, quando o custo não é pago.

Caso 1 - Custo adicional tem prioridade.

If you’re playing a spell that has X in its mana cost, the value of X isn’t defined by the text of that spell, and an effect lets you play that spell without paying any cost that includes X, then the only legal choice for X is 0.

Resolvo pagar 19 pontos de vida, X = 19.

Custo da mágica passa a ser B19, cc 20.
Normalmente X seria considerado zero, porém ele já havia sido definido e como os valores de X tem que ser iguais, X do custo passa a ser 19.
Note que não faz diferença X=0 ou X=19, o custo não será pago graças ao cascade.

*The value of X, IN THIS CASE, IS defined by the text of that spell, when you choose to pay X life points.*

Caso 2 - Custo de Mana tem prioridade, sobre o custo alternativo.

If you’re playing a spell that has X in its mana cost, the value of X isn’t defined by the text of that spell, and an effect lets you play that spell without paying any cost that includes X, then the only legal choice for X is 0.

A mágica é jogada, verifica-se o X do custo, como o custo de mana não está sendo pago, X=0. E em seguida do X do custo adicional, tem que também ser igual a zero.

A regra ao menos pra mim, não é suficientemente clara para dizer qual deve ser checado primeiro. Precisaria melhorar a regra para definir se cairia no caso 1 ou no caso 2.
Se a prioridade for definida pela ordem que aparecem as condições na regra, seria o caso 1.
No mais fico no aguardo pra ver como que acaba isso.
 
antonio_bsb

Esquilo
0 Referências
Posts: 1653
Registro: 11/05/09
Lago Norte - DF

Postado em: 02/06/09 12:41
Parece, afinal, que é um caso de duas regras entrando em conflito.
Uma diz que a instância de "X" deve ser a mesma, e assim o X=0 da mágica jogada por cascade "prende" os demais X na mágica.
Por outro lado, há uma regra em cascade que mantém o pagamento de custos adicionais da mágica jogada pela habilidade independente do pagamento do custo, ainda que contenha um "X".

Enquanto não houver uma resposta oficial, só nos resta mesmo especular, a menos que exista uma "hierarquia" entre as regras de Magic que nos diga qual é a "mais válida". =p
 
NhoqueSP

Dragão
0 Referências
Posts: 4356
Registro: 07/10/04
São Paulo - SP

Postado em: 02/06/09 12:49
Alguem faz o teste no mol e posta aqui... a menos que o mol esteja bugado vai dar pra saber se funciona ou naum.
 
Forking

Esquilo
0 Referências
Posts: 563
Registro: 26/10/07
Natividade - RJ

Postado em: 02/06/09 13:54
Quando esse tipo de coisa acontece, me dá uma saudade de revised...
 
Other

Fênix
0 Referências
Posts: 18107
Registro: 04/02/08
Belo Horizonte - MG

Postado em: 02/06/09 13:55
A dúvida toda veio da Salvation, que parece que há divergência sobre a validade dessa jogada.


Se for possível, terá mais um deck muito interessante que talvez jogue no legacy.

Sei lá.