Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
O MAGIC COMO DIVERSÃO: MUTAÇÃO OU EXTINÇÃO
 O MAGIC COMO DIVERSÃO: MUTAÇÃO OU EXTINÇÃO
GuilhermeUmemura

Esquilo
0 Referências
Posts: 97
Registro: 29/04/06

Postado em: 04/06/08 01:29
Um Ponto de vista de um simples jogador

Já me apresentei uma vez mas vou me apresentar de novo,
Sou Guilherme tenho 21 anos sou de Lavras MG

Agora vamos ao assunto real


Muitos podem perguntar o porquê desta dúvida, mas é que ultimamente venho me perguntado isso muitas vezes, e esta questão foi um dos motivos para uma súbita pausa de minha prática
Não estou aqui para condenar o Magic, ou qualquer outro tipo de jogo, mas sim estou fazendo uma pequena auto-crítica, pois ainda sou um jogador de magic.
Vamos a uma pequena autobiografia:

Conheci Magic aos 09 10 anos de idade, com meus primos levando umas figurinhas estranhas que pareciam os monstros da Caverna do Dragão, por sorte (ou por azar),neste momento ainda não tinha sido abduzido.
Após mudar para Minas Gerais e voltar para SP, conheci o jogo em si – com este mesmo primo - e daí em diante comecei a jogar.

Era lindo jogar nesta época, jogávamos de três, quatro, cinco ou seis participantes, batendo um no outro que nem loucos, claro que fugindo muito da regra de jogo padrão.
Muito bom a época de token, se divertia muito....
Até que um dia , meu primo conheceu um tal de Brainburst, assim como outros sites,
Que acabaram relacionando carta a preços e valorizando certos decks que "ganhavam de todos"

Ai chegou uma outra era do magic, a de investimento.
Não se comprava apenas cartas, mas se investia dinheiro( nem sempre bem investido, vida de noob é osso) em cartas tendo um possível "Lucro ou Prejuízo" o que acabara desfocando um pouco o caráter divertido do jogo.
Porem, ainda era divertido com a mesma essência, com a mesma atração de inicio de "carreira", até que chegou a era tecnicista do MTG

Essa era baseada por dar um ctrl+C ctrl+V nas listas de alguns decks bons (jogáveis) da internet acabando que um jogador, que tinha mais capital direcionado conseguisse ganhar dos demais. E com isso, aquele ambiente de vizzerdrix não é mais o ideal para ele, deve seguir seus próprios passos, procurando novos jogadores.

Ao caminhar para algum lugar maior para jogo (na minha época Devir), se vê em um novo mundo, com aqueles decks perfeitos que só tinha visto na internet nas mãos dos campeões.
Chegou uma nova era, após se destacar em um ambiente, agora ela este totalmente opaco, já que o "super deck" não assusta mais ninguém.
O que acontece? A nova era, metamorfose (sem pagar 3) ele deixa de ser uma pessoa que utiliza do magic para lazer, para virar jogador/negociador de Magic:
Acorda as seis da manha do sábado, vai para Mauá, vai para Devir, conta dinheiro pra almoço, vê o que conseguiu de novo o que vai usar quanto $$ ganhou, quanto perdeu. E dizem que crianças não trabalham...

Voltando à Lavras, MG. penso eu: voltei para o sossego. Conhecia uma meia dúzia de gente q jogava, montei um deckzim (t2 na época) forte e joguei durante um ano, sempre sendo um dos destaques da cidade, e logo depois parei.
Ao voltar a jogar nesse ano, voltei para a mesma realidade que fugi, A correria para montar deck, gente jogando com dredge no T4, com Belcher no t1.5 tarmogoyf no T todos, LandStill entre outros, e eu com meu deck já ultrapassado BG que demorava 8 turnos pra gg..

Enfim, agora acabo por assumir minha posição de jogador/investidor (local) e se pensar bem, divertir pouco, pois, não há como se divertir jogando e já pensando quanto vai ter que gastar para comprar tal coisa para jogar de tal jeito e etc...
E hoje em dia, este processo acaba acontecendo cada vez mais rápido.
O Magic como uma simples opção de lazer, está em extinção...

(off: minha intenção era talvez publicar na área de artigos, mas como não consegui orientação para tal, resolvi publicar aqui mesmo, mas o importante é que leiam, obrigado pela atenção)
 
Pit42

Dragão
0 Referências
Posts: 5271
Registro: 10/05/04

Postado em: 04/06/08 01:41
Esse tipo de topic já virou tradição por aqui...

"O Magic como uma simples opção de lazer, está em extinção..."

Nada te impede de juntar alguns amigos e jogar unicamente pelo lazer, sem investir muito, da mesma forma que faziamos antes.
 
GuilhermeUmemura

Esquilo
0 Referências
Posts: 97
Registro: 29/04/06

Postado em: 04/06/08 01:59
pois é, mas será que se desperta o mesmo interesse que antes??
Assim como um jogador profissional de futebol, será que ele tem o mesmo prazer de jogar por diversão assim como jogava quando ainda era jovem??

Por mais que se possa fazer alguma coisa, os valores se mutam, se transformam, por isso por mais que queira, é meio improvavel de realmente ter o mesmo prazer de antes jogando apenas 4 fun...

Claro que uma visão minha.

e relacionado com a repetição do assunto:
desculpe, falha minha de não ter lido ( ou encontrado algo semelhante para apenas comentar.)
 
xiko

Demônio
0 Referências
Posts: 3598
Registro: 24/09/01

Postado em: 04/06/08 02:13
tenho amigos que juntaram cartas que jogam para se divertir, em 2hg, pentagrama (cada um com uma cor), imperador e etc.
 
bandera

Fada
26 Referências (96.15% positivas)
Posts: 5702
Registro: 20/10/06

Postado em: 04/06/08 06:26
O exemplo do jogador de futebol profissional, é simplesmente perfeito!

Bom, MTG é um meio de lazer. Jogar com 10 pessoas ao mesmo tempo e com 1 rara no deck, é bem mais divertido. Porém, é bom jogar sério e até ganhar um dinheirinho =P
 
clonemaster

Esquilo
0 Referências
Posts: 464
Registro: 17/10/03

Postado em: 04/06/08 07:56
Outras formas de se jogar magic, como dito acima, acho que é a opção mais acertada para um jogo de magic por lazer. Campionatos (ou jogos) só com cartas comuns costumam ser bastante divertidos também, lembrando a tokenzice de anos atrás (esses que não voltam nunca mais, ró pra rimar)!
 
MatSegalla

Avatar
0 Referências
Posts: 3473
Registro: 03/03/06

Postado em: 04/06/08 08:07
Eu gosto de misturar o cotidiano de jogos "sérios", dos campeonatos e do ambiente competitivo, com alguns momentos de jogo ForFun, principalmente com CrapDecks (só comuns) ou jogando mesão, onde os topDecks não prevalecem com tanta diferença a decks medianos...

Tudo vai do grupo de amigos que você tem para jogar, o foco de cada um...

Aqui em Jaú temos algumas pessoas de grupo que só querem jogar competitivamente, que detestam quando falamos em campeonato de comuns... Também temos aqueles players eventuais, ou aqueles que só gostam de jogar ForFun, que não tem dinheiro para investir etc, esses só montam decks para brincar e odeiam o T2 (a versão "do capeta" do jogo).

E nesse meio termo vamos tentando levar a galera...
 
lody

Fênix
134 Referências (99.25% positivas)
Posts: 2487
Registro: 17/08/03

Postado em: 04/06/08 08:15
qtas locais de jogo vcs tem em jau??

As Flores de Plastico no morrem!!!!
 
Sol_Badguy

Dragão
458 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10668
Registro: 11/06/07

Postado em: 04/06/08 08:37
eu imprimi os cards de Vanguard pra jogar em casa com o pessoal de vez em qnd. É muito dahora! muda completamente o jogo, msm decks q normalmente ganhariam dos outros podem levar uma surra. Vamos até organizar um campeonatinho com esses cards (pena q não consigo arrumar a coleção completa de verdade =[ ), por pura diversão.


Esse negócio de não ter mais prazer jogando magic é td balela. Ainda tento montar decks fortes pra campeonatos, mas eu tb tenho varios decks pimps pra brincar.

No fim, depende da pessoa, né!

Dragon's Lair Pirassununga/SP
Magic Interior de São Paulo

 
ErtaiTheMage

Mago
0 Referências
Posts: 2166
Registro: 24/09/01

Postado em: 04/06/08 09:46
Gostei do texto e da sua mensagem. Até porque acredito q reflete em grande parte a historia de cada um de nós (jogadores competitivos).

Só acho que tu se esqueceu do aspecto que é "o q dá prazer".

Resumindo: a principio o prazer esta em brincar de magic e se divertir com os amigos, depois o prazer vai mudando e passa a ser o de ter as cartas mais caras para montar os decks mais competitivos, depois isso passa a ficar em um segundo plano e o que realmente passa a dar prazer é ganhar no ambiente competitivo. E no fin da história, bem no meio de toda a pressão e stresse do ambiente competitivo, acaba-se nostalgiando em retornar ao prazer de brincar de magic e se divertir com os amigos.


era isso? - Ertai, Mago Graduado.
 
HarryPitfall

Anjo
0 Referências
Posts: 789
Registro: 02/04/05

Postado em: 04/06/08 10:42
Para jogar por diversão, você sempre pode usar proxies, daquelas cartas mais estranhas e malucas que normalmente ninguém tem! :)
O lado competitivo do Magic, como qualquer coisa diretamente comandada por uma empresa, sempre será capitalista e tem o lucro como papel predominante e direto. É assim que sempre foi e sempre será. :) eh eh eh
 
maurih

Goblin
0 Referências
Posts: 7023
Registro: 15/01/08

Postado em: 04/06/08 11:27
eh estranho mesmo hj em dia o capitalismo que gira em torno do magic deixe o jogo as vezes meio frio, sem graça
vc ter de fazer um esforço pra comprar aquele goyf pro seu deck t2 e passa alguns meses ele jah eh mais t2 e vc tem de comprar mais cartas que estaum tentando a soh ficarem mais caras, jah se foi o tempo que jogava-se magic mesmo competitivamente com pouca grana e com muita diversão pois todo match era totalmente unik

humilde opnião saudosista!!!
 
junior-o-grande

Esquilo
33 Referências (100.00% positivas)
Posts: 611
Registro: 10/02/04

Postado em: 04/06/08 11:29
Gostaria de saber mais sobre o modo imperador do qual o Xico falou.

Quanto ao fator diversão e jogos bizarros eu acho que o T3 seria uma opção ao mesmo tempo competitiva e divertida, pois vc se vira com o que tem sem 4x de cada carta com era na época token, vc joga patidas emocionantes e não repetitivas como as atuais( Mana, Ancestral, vai. Mana, Bitterbloson, vai.) e dá pra sentir aquela emoção que havia no começo
 
MBC

Tritão
0 Referências
Posts: 23853
Registro: 14/06/03

Postado em: 04/06/08 11:45

baixa o comprehensive rules no site da wizards e vá na seção 609. Lá vc encontra as regras para as variantes Emperor e Gran melee.

addbuddy Sayid_the_Lost
@sayid_the_lost (twitter)
Felipe Madeira Alberto


 
The_Bardo

Soldado
0 Referências
Posts: 1369
Registro: 21/10/06

Postado em: 04/06/08 12:21
eu acho que tudo é questão de escolhas!...
se for pensar bem o magic é um jogo que é pra ser jogado competitivamente (pelo menos nos tempos atuais). Uma pessoa que vai se aprofundando no jogo vai sentindo a vontade de ter um deck bom, de ganhar campeonatos, de ter mais cartas e até mesmo fazer uma boa grana com isso. Agora o ponto é: ele pode escolher seguir esse caminho ou não.

Há pessoas que começam a correr atras de cartas, gastar dinheiro e então se transformam é players que jogam competitivo. Mas tambem há pessoas que não se apegam a isso e continuam a jogar apenas por diversão, pegando cartas que ficam melhor em seu deck sem mesmo se preocupar com o que tem no ambiente.

Acho que nos dois casos o nivel de divertimento é praticamente o mesmo. Muita gente comenta dos amigos que conheceu jogando magic e das coisas que fizeram junto. Acho que isso é a parte mais legal do jogo. Não só o jogo em si, mas sim as pessoas que vc conhece e os lugares que vc conhece.

é isso ai!! o
 
bandera

Fada
26 Referências (96.15% positivas)
Posts: 5702
Registro: 20/10/06

Postado em: 04/06/08 12:34
O ruim é contar histórias sobre partidas...

Existem diferenças do tipo:

"Ai eu joguei meu Vizzerdrix, o cara meteu 3 Chock nele, só que eu tinha 6 de vida!"

E as atuais:

"Ai eu ameacei com minha Treetop, ele deu comando azul, e no EOT eu meti um Teferi e GG"


;P
 
Takuma

Dragão
0 Referências
Posts: 1484
Registro: 23/08/04

Postado em: 04/06/08 13:03
Eu tenho uma teoria sobre um aspecto desse assunto:

O cara adorava joga magic ants, nesse estilo fun, pq o cara n conhecia direito as regras.

Vejo isso por um grupo d amigos meus, q n joga competitivamente, a galera sempre jogou na mesa da cozinha/sala. Nunca souberam muito sobre regras, portanto jogar errado em alguns aspectos para eles nao é jogar errado.
Eles se divertem. Esse é o ponto.
Comigo ja é diferente. Se eu sei q existe a regra, n consigo ignora-la. O mesmo acontece com cartas. Se eu sei q posso usar meu tarmogoyf, nao consigo jogar com vizzerdrix.
Existem muitas pessoas como meus citados amigos, outras q sao contrarias a mim, sabem as regras mas conseguem ignora-las, e pessoas como eu, q preferem a competição :D

Só uma questao d achar o grupo certo :D
 
Nuclear

Lenda
0 Referências
Posts: 5478
Registro: 30/09/04

Postado em: 04/06/08 13:10
Kra, é facil se divertir com magic, só não procure isso em um campeonato, mesmo q a premiação seja de um centavo pro primeiro lugar...
 
PeaceSoldier

Assassino
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 8653
Registro: 05/10/03

Postado em: 04/06/08 13:35
Esse tipo de topco ja enxeu o saco.
Mas bora la.
Como muitos ja disseram,vc pode optar por jogar competitivamente ou apenas brincar de mesao com os amigos.
Jogar competitivamente eh muito divertido,i descordo totalmente do autor do topco quando ele diz q naun se pode divertir jogando competitivamente.
Vc jogar torneios pensando em crescer o seu nivel de jogo a cada dia,eh uma coisa muito boa i da muito prazer.
Qual jogador q joga champs q naun sonha em jogar um Mundial?
Vc pode se divertir de varias maneiras,eh so escolher como.

Qual a diferenca?
Pq gastar 3 shock numa so criatura eh um 3 por 1.I naun vejo nada divertido nisso.


Na verdade eh pessimo.
Ou vc nunca viu jogador profissional jogar pelada na praia no fds? Ou as peladas de Fim de ano nas cidades natais?
Esse exemplo foi bem fraco.

Se quiser jogar apenas forfun vc pode.Reuna os amigos i jogue na casa de alguem.
Monte o baralho q quiser i seja feliz.

 
Sol_Badguy

Dragão
458 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10668
Registro: 11/06/07

Postado em: 04/06/08 13:48

A graça é q em jogos não profissionais, sempre ocorrem essas cagadas. Jogos de campeonatos são quase sempre a msm coisa! Vc vai jogar num regional e sempre ve jogadas muito parecidas.

Jogar fora de camps oficiais pra mim é sempre mais divertido, pq é td imprevisivel.



Dragon's Lair Pirassununga/SP
Magic Interior de São Paulo