[Standard] Dano Letal x Habilidade Desencandeada
 [Standard] Dano Letal x Habilidade Desencandeada
Joseph_Haas

Esquilo
29 Referências (100.00% positivas)
Posts: 162
Registro: 17/03/04
Belém - PA

Postado em: 23/11/05 12:47
seguinte essa duvida eu axei cabulosa.

minha etapa de atake. ataco com 1 yukora e 1 xamã. dai oponente declara 1 svghotos 6/6 como block no yukora. dai eu do nijutsu na xama descendo ink-eyes, e do +1/+1 pro yukora.

duvida: jah q o yukora e o ink-eyes causam dano ao msm tempo, e antes q qualquer efeito vah pra pilha é checado o stated-based-effect, o yukora morre antes q a habilidade do ink-eyes desencandeie? sendo assim eu poderia mandar pra pilha a habilidade do yukora pra resolver antes da habilidade do ink-eyes?

PS: resumindo, nessa jogada tem como startar a habilidade do yukora, matar meus bixos, e a criatura q o ink-eyes pegou ficar viva?
 
Fildonius

Mago
0 Referências
Posts: 974
Registro: 29/11/04
Cachoeirinha - RS

Postado em: 23/11/05 13:07
Não sou o rei da razão, mas que eu saiba isso não é possível.
Você usa o ninjitsu qdo a criatura ataca e não é bloqueada. Isso é antes do DANO ir pra PILHA. Quando a INK EYES causa dano você pega a criatura do cemitério e coloca em jogo.
As criaturas que morrem (YUKORA e SVOGHTOS), vão pro cemitério depois do dano ir pra pilha, logo, não pode a criatura que entrou em jogo pela INk Eyes ficar na mesa, ela vai junto com o Yukora e a Ink Eyes pro cemitério!

Espero que tenha entendido...
 
indiesbc

Lenda
0 Referências
Posts: 17116
Registro: 26/08/03
São Bernardo do Campo - SP

Postado em: 23/11/05 13:20
Esperaí.
A habilidade da Ink-Eyes desencadeia qdo o dano RESOLVE, não qdo ele vai pra pilha.

Vamos por partes:

Ink-Eyes, Servant of Oni
4BB
Legendary Creature - Rat Ninja
5/4
Ninjutsu 3BB (3BB, Return an unblocked attacker you control to hand: Put this card into play from your hand tapped and attacking.)
Whenever Ink-Eyes, Servant of Oni deals combat damage to a player, you may put target creature card from that player’s graveyard into play under your control.
1B: Regenerate Ink-Eyes.

Yukora, the Prisoner
2BB
Legendary Creature - Demon Spirit
5/5
When Yukora, the Prisoner leaves play, sacrifice all non-Ogre creatures you control.

Portanto, o dano resolveu, e as habilidades dos 2 bichos vão pra pilha. Elas vão ao mesmo tempo, e vc controla ambos, portanto escolhe a ordem em q vão pra pilha.
DETALHE: a habilidade da Ink-Eyes tem ALVO, portanto vc deve escolher o alvo qdo ela vai pra pilha.

Vc pode fazer a habilidade do Yukora resolver antes da habilidade da Ink-Eyes, sim, e retornar um bicho depois, sem problemas.
 
Fildonius

Mago
0 Referências
Posts: 974
Registro: 29/11/04
Cachoeirinha - RS

Postado em: 23/11/05 13:45

Será que eu me confundi?

Seguinte: O YUKORA só LEAVES PLAY depois de causar e receber dano, e eu entendo que a criatura colocada em jogo pela Ink-Eyes já está ali após isso, logo morreria junto com todo o mundo!
Pode explicar melhor?

Desculpe minha ignorância!

obrigado.

 
indiesbc

Lenda
0 Referências
Posts: 17116
Registro: 26/08/03
São Bernardo do Campo - SP

Postado em: 23/11/05 13:51
O dano é causado. O jogo checa por SBE (State based effects) e vê q o Yukora e o Svogthos receberam dano letal. Eles vão para o cemitério.
O jogo checa por SBEs novamente. Não há mais nenhum, então tudo o q havia para desencadear vai para a pilha.
Nesse momento vão as habilidades do Yukora e da Ink pra pilha. Como ele controla ambas, ele escolhe a ordem em q elas vão pra pilha.
A habilidade da Ink-Eyes não resolve imediatamente após ela causar dano; ela vai pra pilha e espera para resolver, como qquer outra habilidade.
 
Fildonius

Mago
0 Referências
Posts: 974
Registro: 29/11/04
Cachoeirinha - RS

Postado em: 23/11/05 14:43
ok, esclareceu...