Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
O que é um Jogador Tóxico no magic?
 O que é um Jogador Tóxico no magic?
Arunamo

Esquilo
0 Referências
Posts: 48
Registro: 22/12/19

Postado em: 25/12/20 16:13
Procurei o tópico e não encontrei então por passar por situações de constrangimento gostaria de orientação dos mais experientes.

E se tem alguma regra oficial que dite como deve ser a conduta dos jogadores numa partida de normal ou de mesão de magic.

 
Tyr

Esquilo
0 Referências
Posts: 188
Registro: 21/12/17

Postado em: 25/12/20 16:57

Opa! Então... Existe regra de comportamento sim entre jogadores de magic...
Eu simplesmente parei de ir a torneios por causa de players tóxicos, que davam chilique quando perdiam pra mim... Teve um que na primeira rodada perdeu pra mim, deu ataque estilo "eu perdi pra esse cara??? Sério mesmo? O deck dele nem é tier 1..." e dropou do torneio... Hahahahhahahhahahha... Teve outro que também me subestimou e ainda colocou o amigo dele pra olhar minha mão e ordenar as jogadas dele... Tomei como desafio e venci o 2x1... O cara também pistolou tipo "vc só me venceu pq fiz a land errada, vc joga mal"... Hahahahhahahahhaha... Tipo, essa atitude no início me dava certo prazer, pq era como se eu estivesse humilhando o oponente e destruindo a mente dele... Mas depois foi enchendo o saco e antes de sair batendo em geral, tomar processo e ser banido, parei de ir...

 
igor_faria

Atogue
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 383
Registro: 15/08/09

Postado em: 25/12/20 19:47
Para partidas oficiais, o quinto capítulo do Regulamento de Torneios fala sobre conduta antidesportiva. Aqui o link (em inglês)

Comportamentos agressivos, violentos, abusivos e assédio (físico ou verbal) não são tolerados sob nenhuma circunstância. Quem os pratica deve ser removido do evento ou mesmo do local, se o organizador julgar necessário. Mais detalhes aqui, na seção "Serious Problems".

Por mais que trate apenas de eventos, as regras acima são o básico para uma boa experiência de jogo. Todos na comunidade deveriam aplicá-las e coibir qualquer comportamento inadequado.

 
Dvaiper97

Esquilo
0 Referências
Posts: 85
Registro: 02/07/19

Postado em: 25/12/20 19:56
Sabe aquele cara que não aceita perder, que joga para ganhar a todo custo, sem nenhum discernimento? Esse é o cara que jogadores devem evitar, para mim são os lixo do jogo, pois mesmo no competitivo, você ganha ou perde por suas qualidades e sorte,as acima de tudo respeita o adversário, transformando o jogo em algo divertido.
Agora em mesão do amor, cara que só foca em vencer, sem pensar em diversão, tá bem longe de compreender o que é diversão.
 
apcs

Ooze
0 Referências
Posts: 768
Registro: 03/07/19

Postado em: 25/12/20 20:20
Tanto em lojas quanto em torneios competitivos, comportamentos que possam ser abusivos (com ou sem intenção) não são bem vindos! (Aqui é importante diferenciar os comportamentos das pessoas!)

Nessas situações, recomendo chamar um juiz, caso houver, ou o organizador do torneio / dono da loja e explicar o que ocorreu ou está ocorrendo!

Os juízes também têm conhecimento para mediação de conflitos, tanto para evitar que contextos conflituosos possam escalar para violências mais difíceis de lidar, quanto para ajudar na mediação e regulação de conflitos, visando uma melhor saúde das comunidades locais!!

Uma observação:
É importante diferenciar quando está havendo um conflito e alguém pode ajudar a mediar, de quando está ocorrendo algo mais sério, como assédio! Dependendo do que houver, não é mais um código de conduta de jogadores ou de lojas que vai ser levado em conta, mas o nosso código penal!
 
magicbrasil1

Esquilo
0 Referências
Posts: 410
Registro: 25/02/19

Postado em: 28/12/20 13:56
É aquele jogador que tem a intenção de praticar assédio moral e física de qualquer natureza. O fato do seu comportamento ser abusivo e totalmente desrespeitoso diante de outros jogadores já é um indício claro que medidas devem adotadas para banir esse tipos de pessoas de torneios e das lojas.

Humilhar e constranger outras pessoas é um problema eminente e crônico da sociedade como podemos notar em corporações e áreas da jurisdição.

Mas, eu me pergunto:

1. E quando o juiz e/ou dono da loja aprecia praticar assédio moral ou físico diante de outras pessoas. O que devemos fazer?

2. E quando o dono da loja tenta de alguma forma "abafar" o caso de assédio moral e física na loja. O que devemos fazer?



 
apcs

Ooze
0 Referências
Posts: 768
Registro: 03/07/19

Postado em: 28/12/20 15:13

Na minha opinião, o que é chamado de tóxico não se restringe somente a assédio..!
Inclui vários comportamentos antiesportivos (como os listados nos documentos de regras de torneios) e comportamentos que excluem ou afastam grupos de pessoas, como comportamentos homofóbicos, misóginos, racistas entre outros!

Quanto às perguntas que fizestes, vejo aí dois pontos importantes:

1) Assédio é crime. E julgar alguém que não cometeu assédio de assediador é igualmente um crime (calúnia/difamação). No caso de assédio, as autoridades competentes devem ser acionadas..!

2) Quanto ocorrem situações de conflito (não me refiro aqui a assédio), a própria WoC recomenda reportar o ocorrido ao organizador do torneio ou ao dono da loja, ou então ao juiz (se houver algum). Caso o dono da loja não consiga resolver, o juiz tem condições de buscar apoio junto a outros juízes, visando uma melhoria da saúde de sua comunidade local.
Caso essas duas instâncias não conseguirem resolver ou se for algo que envolva diretamente donos de loja ou juízes, a WoC recebe diretamente denúncias e faz uma investigação própria com as evidências que foram enviadas. Isso tanto para produtos que foram vendidos adiantados demais, promos que estão sendo utilizadas indevidamente, torneios irregulares etc, quanto para casos de quebra no código de conduta que a loja deve seguir, juntamente com seus funcionários (aqui incluso o que pontuastes nas perguntas 1 e 2). Desta forma, as lojas correm o risco de não poderem mais comercializar produtos da WoC.

Gostaria de reiterar que casos de assédio e outros tipos de violência psicológica, emocional e física não cabem tanto à loja ou a juízes resolverem..

Sobre a saúde das comunidades locais, gostaria de compartilhar uma palestra que dei sobre regulação de conflitos em comunidades locais. A palestra é voltada para juízes em formação, mas serve também àqueles(as) que por ventura queiram ter uma atuação de liderança na manutenção de suas comunidades de Magic!
O foco dessa palestra é vermos os conflitos como parte das relações que queremos manter e trazer algumas estratégias para a mediação de conflitos, ao invés de julgarmos e excluirmos pessoas do nosso convívio!

Afinal de contas, o Magic nos diverte, mas é o Gathering que nos une!!

 
magicbrasil1

Esquilo
0 Referências
Posts: 410
Registro: 25/02/19

Postado em: 28/12/20 15:39

Antes de tudo, muito obrigado pelas informações compartilhadas, Ariel!

Tive uma experiência parecida com o que o jogador Tyr relatou entre 2004 e 2005 em uma loja localizada em uma galeria no bairro da Liberdade - São Paulo/SP. No final não reportei a ninguém da loja, pois era um jogo casual e também nem sabia à quem reportar/recorrer em situações como essas.

Vejo que o assédio moral e físico e comportamentos antiesportivos na comunidade Magic não é frequente. Embora quando ocorram e até mesmo voce presencia ou é vítima desse crime chega a ser imperdoável deixar que isso fique impune.

Verei sua palestra e espero mesmo que a Wizards of the Coast (WoC) tenha um papel atuante de liderança na manutenção de suas comunidades de Magic.

 
apcs

Ooze
0 Referências
Posts: 768
Registro: 03/07/19

Postado em: 28/12/20 15:57

Sinto muito pela experiência ruim que tivestes..!
Assédio é ainda mais complicado pois, na maioria das vezes, os que presenciam sofrem tanto quanto o assediado..

No geral, vejo que hoje em dia está bem mais tranquilo jogar Magic do que nos anos 90 e 2000..!

Eu joguei entre 1998 e 2002 e as minhas memórias não são muito boas.. fiz várias trocas de cartas que fui saber depois que não eram justas (não havia uma base comum de preços de cartas compartilhadas entre todos, então abusos do tipo eram mais fáceis de acontecer); tive várias cartas roubadas (um truque que caí várias vezes até perceber, era quando pediam para ver o meu cemitério durante uma partida); era comum um clima de que um jogador bom de Magic era um jogador que tirava vantagem, distraía o oponente ou até traduzia errado as suas próprias cartas para se beneficiar (traduzir um drawback de perder vida por ganhar vida, por exemplo!)...
Nessa época, é como se ter essas habilidades fosse um pré-requisito para conseguir jogar..!

Hoje, essas situações são todas passivas de serem reportadas a juizes ou organizadores de torneios!
E praticamente não vejo isso acontecendo mais! (Voltei a jogar no meio de 2019)

Antigamente, a WoC acabava valorizando e premiando os jogadores que hoje seriam vistos como tóxicos, como o Mike Long (o Fazendo Nerdice tem um video muito bom sobre ele!)
Mas vejo hoje que a WoC tem se esforçado mais em testar as habilidades do jogo em um campeonato (foco, concentração, lógica etc) além do conhecimento individual de regras, interações e metagame...!


Editada em: 28-12-20 15:58:46 por apcs.

 
magicbrasil1

Esquilo
0 Referências
Posts: 410
Registro: 25/02/19

Postado em: 28/12/20 16:24

Nos anos de 1990 e 2000, a impressão que um atributo ou "habilidade" indispensável que os jogadores deveriam ter é como consigo sacanear ou lesar os outros que fazem parte do mesmo grupo de jogo que pertenço para ter uma vantagem diante deles. É exatamente o que voce disse! Concordo com voce!

Veja tem um tópico "Qualidade/estado dos cards anunciados nas lojas." criado pelo jogador Francys, através do link https://www.ligamagic.com.br/?view=forum/mensagem&id=163467, em que destaco negociações que nem sempre eram justas. Por não termos, uma base de dados efetiva e prática em 1994 e 2004.

Retornei a jogar Magic em fevereiro de 2019 como voce pôde verificar em registro no site e vejo que comportamentos não adequados são raros de serem presenciados ou até mesmo relatados por outros jogadores na Ligamagic. Podemos perceber que isso é muito bom.

Graças aos fóruns e jogadores ativos pude aprender um pouco do novo Magic. Têm muitas habilidades e ações de pilhas que me confundo ainda.

Muito obrigado por despender do seu tempo para nos ajudar!

 
Manaratan

Rebelde
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 698
Registro: 18/05/20

Postado em: 28/12/20 17:39

É bem isso mesmo. Joguei nessa época Pré-Modern (+ Mirrodin e Kamigawa) e tenho essa mesma impressão, de que a lei de Gérson era prevalente. Voltei agora durante a pandemia e por isso ainda não pude jogar de novo presencial, mas espero que tenha mesmo mudado.
Talvez um ponto relevante seja a diferença de valores entre hoje e então. Posso estar falando bobagem, mas na época era caro, hoje parece muito mais.

 
apcs

Ooze
0 Referências
Posts: 768
Registro: 03/07/19

Postado em: 28/12/20 17:41

Fico feliz em poder ajudar com o que sei!! :)
E sempre aprendo muito tirando dúvidas nos fóruns aqui da Liga!

Também me lembro de uma revista que vendia nas bancas, com os preços de cartas! (E do que havia das regras na época, um mini manual que vinha junto com os starter decks!)
A revista era algo que só alguns jogadores tinham, mas na maioria das trocas que fiz, essa revista não estava presente..!

Quando voltei a jogar, achei muito interessante termos uma plataforma que centraliza a oferta de cartas pelas lojas em todo Brasil! E a política de vender/trocar pelo mínimo da Liga também!

 
magicbrasil1

Esquilo
0 Referências
Posts: 410
Registro: 25/02/19

Postado em: 28/12/20 18:12

A loja da qual me refiro é a Shinozaki Japan localizada no endereço R. Galvão Bueno, 40 - Loja 233 - Liberdade, São Paulo - SP, CEP 01506-000, onde jogava Magic com o pessoal e gostava muito de frequentar esse local geek com foco direto ao mundo nerd. Não mudou nada, a loja foca os produtos para os jovens e adultos que amam conviver nessa imaginação. Embora, em 2007 e 2009, a loja decidiu parar definitivamente de vender os produtos Magic na loja e foi nesse momento que parei de jogar Magic. Até então, antes dessa data, comprava muitos cards avulsos de sétima e os blocos de invasão e odisséia; oitava edição e os blocos de mirrodin e kamigawa; nova edição e os blocos de ravnica, era do gelo e tempo espiral e por fim a décima edição com o bloco Lowryn e Alara. Os preços sugeridos eram bem caros na loja, porém adquiria, era o único lugar que conhecia. Não é sua impressão e voce não está falando bobagem em notar que os os preços dos cards tiveram uma inflacionada geral. Apesar da gigantesca demanda de cards, alguns cards que jogam específicos formatos continuam com seus preços demasiadamente altos.

 
ginecologista

Esquilo
0 Referências
Posts: 67
Registro: 06/10/10

Postado em: 29/12/20 07:44
aquele seu amigo que joga de combo e não quer interagir, só quer farmar creditos na loja =D