Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Referência de preços - SCG x Menor da Liga x TCG
 Referência de preços - SCG x Menor da Liga x TCG
iangalvao

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2372
Registro: 15/04/18

Postado em: 19/02/20 02:06
Olá, queria compartilhar meus pensamentos sobre diferentes bases para definir o preço das cartas. As principais referências são:
- menor preço das lojas da liga
- preço da scg

Vejo players usando ambas como referência para trocas, vendas e comentários sobre preços e spikes. Isso, de saída já dá uma confusão porque uma é em reais e a outra em dólar, e o dolar está a loucura que está. Além disso os mercados variam muito, temos cartas que estão bem mais baratas do que lá fora e outras que estão bem mais caras aqui. E pior, a scg é uma loja que não necessariamente é uma boa amostra para o mercado de lá, pode ser que haja alguma diferença em certas cartas do que se costuma pagar na gringa, é uma medida arbitrária.

Uma coisa que ajudaria seria uma base para preços como o tcg market price - no site da tcg ( em qualquer carta ) tem um link para entender melhor o que é feito. Eles usam dados de vendas para determinar qual o "valor real de mercado" da carta, ou seja, quanto as pessoas estão efetivamente pagando.
Isso ajuda tanto em spikes (principalmente buy outs) quanto em cartas como oko, que ninguém compra mas o menor valor da liga não desce.

Já me parece muito melhor do que usar a scg, que muitas vezes nem tem a carta em estoque. Acho que a tcg está muito à frente da ligamagic ao colocar não só o market price, mas usar a mediana em vez do mínimo, mostrando que a análise lá é mais séria e usa mais os conceitos de estatística.

Acho muito ruim como aqui a galera se baseia em menor da liga ou preço da scg, que são medidas super voláteis e manipuláveis, acho que muito do que se reclama de preço têm a ver com isso. Precisava de um indicador melhor para o preço no mercado brasileiro, até para ficar claro quando tá caro. Com relação ao mercado americano, o market price parece bem melhor e menos volátil que o valor da StarCity.

No entanto, para criar uma ferramenta como o market price para o mercado brasileiro, é necessário ter acesso aos dados de venda das lojas, coisa que a ligamagic têm e poderia fazer. Ou os lojistas poderiam disponibilizar a quantidade e preço das cartas vendidas, para que as pessoas façam e compartilhem.

Agradeço à quem puder ajudar ou quiser colaborar com seus pensamentos sobre o tema. Valeu!!