Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Virando cópia de criatura
 Virando cópia de criatura
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 02/02/20 16:59
Surgiu uma dúvida e pesquisei nas regras sobre cópias e não achei a resposta pra seguinte situação :

Scion of the ur-dragon em jogo, uso rogue's passage para dar imbloqueável nele até o fim do turno. Resolveu, tá imbloqueável. Depois eu uso a habilidade dele e transformo ele numa cópia de outro Dragão qualquer alí do deck.

A dúvida: essa nova "identidade" do scion mantem o imbloqueável que teve o scion of the ur-dragon como alvo? Ele não passa a ser um novo objeto, ao substituir seu nome, custo de mana, tipo, subtipo, supertipo, habilidades, etc, pelas características de uma outra carta?
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 03/02/20 07:26
Tipo, ele era scion, o alvo do rogue's passage era o scion. Depois ele passa a ser outra criatura, digamos, uma dragonlord dromoka. Ele ainda mantem a habilidade que foi dada ao scion mesmo que agora ele seja dragonlord dromoka e não mais scion?
 
FCino

Esquilo
0 Referências
Posts: 653
Registro: 27/12/15

Postado em: 03/02/20 08:41
sim, ele. mantém a habilidade adquirida.
inclusive, vamos supor que você transforme ele. em um dragão de shiv, ativa a habilidade de ganhas +1/+0, depois o transforme em outra criatura, ele mantém o bônus da mesma forma desde que não saia de jogo.
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 03/02/20 09:30
eu achei que isso de transformar duas vezes em sequência, dando algum buff na primeira transformação pra manter esse valor na segunda funcionasse somente porque utiliza a pilha, tipo, o buff fica na pilha e resolve depois. é aquele famoso combo do moltensteel dragon e atarka. porque se você transforma uma vez só, deixa resolver, ele vira outro dragão que não tem mais essa habilidade de virar cópia, daí já tendo esvaziado a pilha não da mais pra se transformar. teria que jogar duas habilidades de copiar dragão na pilha pra dar pra transformar 2 vezes seguidas.

é meio chatinho de entender esse combo, mas eu tinha entendido que era possível por conta de ordem de resolução na pilha.

já nesse exemplo que eu dei, o efeito do rogue's passage já resolveu, não tem nada na pilha e depois é transformado em outro dragão. por isso fiquei com essa dúvida.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 03/02/20 10:03
no caso dos combos com a habilidade do scion, o motivo de tu precisar manter tudo na pilha é que a partir do momento que ele efetivamente se torna uma cópia de outro dragão ele perde a habilidade de copiar, não porque as habilidades ativadas previamente não funcionariam.
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 03/02/20 10:19
sim, exatamente. mas depende sim da pilha né, para poder se transformar mais que uma vez em seguida.

mas continuo em dúvida, não achei nenhuma definição nas regras sobre copiar uma permanente que diga que ela mantem o efeito de algo que dava alvo nela até o final do turno mesmo se tornando outra coisa que não é a que tinha sido alvo da habilidade inicialmente.

aliás, se tivesse algo na regra que diz que ao se tornar uma cópia de outra permanente, ela passa a ser um novo objeto, isso resolveria a dúvida.

porque se eu dou alvo no SCION OF THE UR-DRAGON e o alvo resolve, ele ganha imbloqueável até o final do turno, e em seguida ele se torna DRAGONLORD DROMOKA (por exemplo), o efeito que tinha o SCION OF THE UR-DRAGON como alvo ainda vale pra essa nova "identidade"?

ao copiar a Dragonlord Dromoka o Scion assume o nome, custo de mana, poder, resistência, habilidades e todos os demais valores copiáveis. então supostamente ele passa a ser outro objeto totalmente novo, mas nada nas regras determina se isso tem algum efeito prático em relação a efeitos vigentes que tinham como alvo o "objeto original". e será que ele manteria o efeito que era dando alvo na antiga "identidade" dele?

se algo na regra mostrar que sim, ele continua sendo o mesmo objeto que foi alvo da habilidade do rogue's passage, porém com outro nome e demais características, okay.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 03/02/20 10:43
se a regra não diz que ele se torna um novo objeto então, é plausivel de dizer que não, ele não se torna um novo objeto, mas é possivel chegar nessa resposta utilizando as regras abaixo:

613.1. The values of an object’s characteristics are determined by starting with the actual object. For a
card, that means the values of the characteristics printed on that card. For a token or a copy of a
spell or card, that means the values of the characteristics defined by the effect that created it. Then
all applicable continuous effects are applied in a series of layers in the following order:
613.1a Layer 1: Copy effects are applied. See rule 706, "Copying Objects."
613.1b Layer 2: Control-changing effects are applied.
613.1c Layer 3: Text-changing effects are applied. See rule 612, "Text-Changing Effects."
613.1d Layer 4: Type-changing effects are applied. These include effects that change an object’s
card type, subtype, and/or supertype.
613.1e Layer 5: Color-changing effects are applied.
613.1f Layer 6: Ability-adding effects, ability-removing effects, and effects that say an object can’t
have an ability are applied.
613.1g Layer 7: Power- and/or toughness-changing effects are applied

veja, o primeiro tipo de efeito a ser aplicado a um objeto é o de cópia, se copiar fizesse com que ele se tornasse um novo objeto não faria sentido nós termos essa camada.

Editada em: 03-02-20 10:43:46 por trodsen.
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 03/02/20 10:49
sim, faz sentido.

apesar de ainda não ter uma definição OBJETIVA na regra sobre isso, pode sim nos levar a entender que continua sendo o mesmo objeto, somente com novas características copiadas.

é uma questão relativamente simples mas as regras não dizem nada objetivo sobre isso haha

muito obrigado!
 
Hael333

Esquilo
0 Referências
Posts: 3803
Registro: 25/12/09

Postado em: 03/02/20 15:26
Acho que a regra que tu ta procurando é essa aqui man.


706.4. Some effects cause a permanent that’s copying a permanent to copy a different object while remaining on the battlefield. The change doesn’t trigger enters-the-battlefield or leaves-thebattlefield abilities. This also doesn’t change any noncopy effects presently affecting the permanent.

Example: Unstable Shapeshifter reads, "Whenever a creature enters the battlefield, Unstable Shapeshifter becomes a copy of that creature and gains this ability." It’s affected by Giant Growth, which reads "Target creature gets +3/+3 until end of turn." If a creature enters the battlefield later this turn, Unstable Shapeshifter will become a copy of that creature, but it will still get +3/+3 from the Giant Growth.

Essa regra só reforça a interação dos efeitos contínuos que o trodsen postou ali. tem dois efeitos afetando o UR dragão nesse momento, um que diz que ele se torna uma copia e um que diz que ele é imbloqueável, ai a gente aplica as camadas,

613.1a Layer 1: Copy effects are applied. See rule 706, "Copying Objects." (efeito que faz ele virar uma copia)
...
613.1f Layer 6: Ability-adding effects, ability-removing effects, and effects that say an object can’t have an ability are applied.(efeito que da imbloqueável)
 
RenanPenatti

Zumbi
0 Referências
Posts: 1212
Registro: 06/07/17

Postado em: 03/02/20 15:59
PERFEITO.
era exatamente essa bendita frase que eu tava procurando: This also doesn’t change any noncopy effects presently affecting the permanent.

muito obrigado, pessoal! agora a dúvida está 100% sanada