Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Sobre subir Lealdade e tipos de PW
 Sobre subir Lealdade e tipos de PW
master_fos

Esquilo
0 Referências
Posts: 144
Registro: 18/05/16

Postado em: 22/01/20 17:12
Boa tarde, galerinha!

Pergunta 1) uma dúvida q pode parecer boba para a maioria, mas enfim: em casos como na carta Wrenn and Six, posso subir um marcador de lealdade sem ter nenhuma carta de terreno em meu cemitério para dar alvo? Perguntei sobre o Wrenn e Seis, mas vale para qualquer outro PW e q, para subir ou descer lealdade, é necessário dar alvo sem ter aquele alvo disponível.

Pergunta 2) O item 306.4 das Regras Abrangentes diz o seguinte:

"Antigamente, os planeswalkers estavam sujeitos à "regra de singularidade de planeswalkers" que impedia um jogador de de controlar dois planeswalkers do mesmo tipo de planeswalker. Essa regra foi removida e todos os planeswalkers impressos anteriormente à essa mudança tiveram uma errata na referência de cards Oracle para ter o supertipo Lendário. Assim como outras permanentes, eles estão sujeitos a "regra de Lendas" (consulte a regra 704.5j)."

Entendo daqui q posso ter, por exemplo, um Garruk, Cacador Amaldicoado e um Garruk, Convocador das Feras em campo ao mesmo tempo. Porém, o parágrafo seguinte das Regras Abrangentes diz:

"Se um jogador controlar dois ou mais planeswalkers que compartilham um tipo de planeswalker, aquele
jogador escolhe um deles e o restante é colocado nos cemitérios de seus donos. Esta é a chamada "regra de
singularidade de planeswalker". Consulte a regra 704."

No 1º parágrafo diz q a regra da singularidade foi removida. No 2º, diz q não foi removida. Pergunta: como ficou isso?


Agradeço a atenção e a disponibilidade para responder!

Um abraço!
 
Voltage

Esquilo
0 Referências
Posts: 1126
Registro: 27/02/18

Postado em: 22/01/20 17:42
1 -pode usar o +1mesmo sem terrenos. Normalmente as habilidades de pw (principalmente as que aumentam lealdade) falam pra vc achar "até" um alvo, então vc pode usar mesmo dando 0 alvos. Já a habilidade negativa do wren e seis (como muitas da chandra entre outros) precisa ter um alvo válido (normalmente uma habilidade como a do wrenn vai ter, já que é qualquer alvo, ele pode alvejar a si mesmo ou ao seu controlador...)

2 - A primeira regra explica que a singularidade dos pw foi substituída por tornar todos eles lendários e explica como funcionava a singularidade antes. Nas regras atualizadas os tópicos seguintes à regra 306.4 tratam dá lealdade (.5), que eles podem ser atacados (.6), da antiga regra de redirecionamento de dano (.7), de como o dano é causado a pw (.8) e que quando a lealdade chega a 0 o pw morre (.9).

Se a versão que vc consultou são regras atualizadas em português, talvez seja algum erro na tradução/falha em formatar adequadamente e valha a pena comunicar a wizard/algum juíz sobre isso.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 11240
Registro: 09/12/16

Postado em: 22/01/20 17:51
1- é possível, pois a habilidade da Wrenn diz "Return up to one target land card..." ("Devolva até um card de terreno alvo...")

"Up to N targets" significa "Até N alvos", que é o mesmo que "N alvos ou menos". É possível escolher 0 alvos quando o efeito é escrito dessa forma.

Essa forma de escrever é comum em habilidades + de planeswalkers, justamente para que você possa aumentar a lealdade dele mesmo sem ter um alvo disponível.

Se não fosse escrito assim, você só poderia ativar a habilidade se houvesse um alvo válido.



2- Eu não sei qual é a fonte das regras abrangentes que você está lendo. Essa segunda parte que você citou foi removida da regra oficial. Não existe mais.
 
master_fos

Esquilo
0 Referências
Posts: 144
Registro: 18/05/16

Postado em: 23/01/20 17:07
Voltage e Orlando29, muito obrigado pelas orientações!

Abraço!!!