Tomar controle
 Tomar controle
Issei

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 50
Registro: 01/02/18

Postado em: 18/12/19 06:30
Saudações a todos. Estava jogando com uns colegas um mesão de modern "for fan", e aconteceu a seguinte jogada:
Tomei controle de "avacyn anjo da esperança" com "agente da traição", mas ele não gostou muito e fez parceiragem com os outros do mesão e me mataram.

Agora vem a dúvida:

O que acontece com Avacyn?
Volta para o controle dele?
Vai para o cemitério?
Deixa de existir na partida?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4067
Registro: 06/12/14

Postado em: 18/12/19 08:58
A avacyn volta ao controle dele. Segue a regra referente:

800.4a When a player leaves the game, all objects (see rule 109) owned by that player leave the game and any effects which give that player control of any objects or players end. Then, if that player controlled any objects on the stack not represented by cards, those objects cease to exist. Then, if there are any objects still controlled by that player, those objects are exiled. This is not a state-based action. It happens as soon as the player leaves the game. If the player who left the game had priority at the time they left, priority passes to the next player in turn order who’s still in the game.
Example: Alex casts Mind Control, an Aura that reads, "You control enchanted creature," on Bianca’s Assault Griffin. If Alex leaves the game, so does Mind Control, and Assault Griffin reverts to Bianca’s control. If, instead, Bianca leaves the game, so does Assault Griffin, and Mind Control is put into Alex’s graveyard.
 
Issei

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 50
Registro: 01/02/18

Postado em: 18/12/19 16:58
Obrigado pela resposta. E no caso da carta Reanimar?O monstro voltaria para o cemitério de meu oponente?
 
Telepata

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 78
Registro: 02/05/16

Postado em: 18/12/19 17:34
Reanimate é um feitiço. Depois que ele resolve, a criatura está no campo de batalha. Se você deixar a mesa, não importa como ela veio (do exílio, do lado dele, ou do grave) ela volta pro controle do dono, em jogo mesmo.

Se fosse uma criatura reanimada com Diabolic Servitude, ela seria exilada.

Se a criatura do oponente está em campo devido a um Animate Dead que você conjurou, ela vai para o cemitério.

Cada card é um caso...
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4067
Registro: 06/12/14

Postado em: 18/12/19 17:48
as cartas das quais tu é dono nunca vão para a mão, grimório ou cemitério de outro jogador então:

1 quando uma criatura sob o teu controle morrer ela vai para o cemitério do dono dela.
2 quando uma craitura sob o teu controle for colocada em um grimório, ela vai para o grimório do dono dela
3 quando uma criatura sob o teu controle é devolvida para a mão, ela vai para a mão do dono dela.
 
Issei

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 50
Registro: 01/02/18

Postado em: 19/12/19 14:48
Só para finalizar o tópico. se eu tivesse em um sezão e morresse 2 rodadas após jogar Semeador do Oblívio, os terrenos que estou controlando vão para o controle de seus donos assim como aconteceu com agente da traição?
 
Telepata

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 78
Registro: 02/05/16

Postado em: 19/12/19 15:04
Semador diz que você PODE colocar os terrenos em campo sob o seu controle.

1) Se assim você o fizer, quando você perder o jogo, os terrenos permanecem em campo sob o controle do DONO, no caso, o oponente que foi alvo da habilidade.

2) Se você optou por não colocar nenhum terreno em campo sob seu controle, eles permanecem exilados mesmo se você perder o jogo ou se o Semeador deixar o campo de batalha por qualquer motivo.
 
Voltage

Esquilo
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 960
Registro: 27/02/18

Postado em: 19/12/19 15:20
Telepata, você se enganou aí. É sóler a regra que o trodsen teve o trabalho de copiar para entender o que acontece.

Se você colocou os terrenos do oponente no campo, se você deixar o jogo esses terrenos são exilados, conforme segue:

800.4a, if a player leaves the game, a nontoken permanent that entered the battlefield under that player's control but is owned by another player will be exiled, as long as no player still in the game has ever controlled that permanent.

Mas essa informação está contida na regra postada pelo trodsen, é só seguir a regra:

When a player leaves the game, all objects (see rule 109) owned by that player leave the game and any effects which give that player control of any objects or players end.

Then, if there are any objects still controlled by that player, those objects are exiled

O oblivion sower não "ganha o controle" de nada, ele exila e deixa vc colocar no campo (vê que não tem a frase "ganha o controle"?) o mesmo vale para qualquer habilidade como a dothief of sanity ou coisa similar.

Edit: inclusive, a habilidade do oblivion sower não tem nada a ver com ele estar no campo, até pq quando ela resolver o oblivion sower ainda estará na pilha. vc pode fazer o que quiser com o oblivion sower (inclusive anular ele) que se ele pegou terreno, os terrenos vão ficar com o conjurador do eldrazi.

Realmente, eu detesto falar isso, mas devemos evitar dar palpites na sessão de dúvidas. Se você não leu o comprehensive rules, nem se dê o trabalho de responder uma coisa mais complicada assim.

Editada em: 19-12-19 15:30:05 por Voltage.

Editada em: 19-12-19 15:40:58 por Voltage.
 
Telepata

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 78
Registro: 02/05/16

Postado em: 21/12/19 02:14
Entendi. Bem...

1) Não sei se onde vc copiou esse texto da regra que você postou, mas está diferente do que o Trodsen postou e diferente do que tenho aqui (MTG familiar), portanto:

2) quando EU LI a regra que ele postou, fazia sentido, afinal, vc mesmo disse, o efeito do Oblivion não 'muda o controlador', só te permite jogar o card. Assumi que essa regra não era pra ele. A primeira frase diz que objetos 'owned' pelo jogador... também não seria o caso dos terrenos ( cartas de outro jogador), por isso não vejo onde aplicar essa regra aqui.


 
Voltage

Esquilo
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 960
Registro: 27/02/18

Postado em: 21/12/19 11:09
Colega, vamos por partes, que talvez vc ebtebda melhor o que está sendo dito e evite criar confusões desnecessárias.

1 - Ganhar o controle é uma habilidade específica do magic. Ela é facilmente identicicada pelo efeito sempre explicitar o "ganhe o controle de/da".

2 - A regra que o trodsen mostrou trata de como devemos proceder em um jogo multiplayer quando um jogador deixa o jogo:

Primeiro, exilamos todos os objetos dos quais o jogador é dono que estejam em qualquer lugar. Isso significa cartas, tokens etc.

Depois, todos os efeitos que esse jogador controlava que tomavam o controle de permanentes (como da imperatriz gallina) acabam. As permanentes voltam para o controle de seus donos.

Em terceiro lugar, tudo que não é carta que esteja na pilha (basicamente habilidades) tenha sido originado pelo jogador que está deixando o jogo é exilado também.

Por fim, se algo ainda estivesse sob o controle do jogador que está deixando o jogo, exile o que sobrou.

Os efeitos de cartas como thief of sanity e oblivion sower não são efeitos de ganhar o controle, como acho que já esta bem claro. Os terrenos e etc que foram jogados/colocados em campo a partir do exílio de um oponente vão estar nessa última categoria e portanto vão ser exilados.

É só ler e não tentar palpitar ou se fazer de bobo.
 
Telepata

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 78
Registro: 02/05/16

Postado em: 25/12/19 19:48
Nossa, velho... vc tá mto nervoso.
Me processa logo...
Flw vlw.

Issei, desculpe pelo nível a que levaram o seu tópico. Segue o que o rapaz falou aí que tá certo. Abs