Colocar criatura
 Colocar criatura
Lord_Careca

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 94
Registro: 18/07/17
Piracicaba - SP

Postado em: 04/11/19 13:53
Se eu baixar Escudeiro de Elgaud usando a habilidade do Capitao Preeminente, no momento em que a habilidade do capitão ativar, automaticamente a habilidade do escudeiro ativará e os dois terão hexproof?
 
Raphaeltorres

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 255
Registro: 13/07/17
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 04/11/19 14:27

Correto. Quando "Escudeiro de Elgaud" entra em campo, você emparelha com o "Capitao Preeminente" e ambos terão hexproof.

 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6995
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 04/11/19 14:28
A habilidade Elo Espiritual é desencadeada e usa a pilha.

Quando a habilidade do Capitão resolve, o Escudeiro entra em campo. O Elo Espiritual do Escudeiro desencadeia e vai para a pilha. Nenhum dos dois tem Hexproof ainda, e o oponente pode responder à habilidade.
 
Lust

Esquilo
17 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10
Registro: 11/05/17
Niterói - RJ

Postado em: 04/11/19 14:29
Quando você declarar o capitão como atacante, algumas coisas acontecem em ordem:
1-A habilidade dele vai pra pilha. Jogadores podem responder a esse trigger.
2-Ao resolver, você coloca o escudeiro direto em campo.
3-Ao entrar em campo, a habilidade do escudeiro vai para a pilha, dando alvo no capitão. Jogadores podem responder a esse trigger.
4-Ao resolver, se o capitão e o escudeiro ainda estiverem em campo e forem alvos legais, aí sim ambos ganham hexproof.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6995
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 04/11/19 14:42

Só um detalhe, a habilidade Elo Espiritual não dá alvo.

Você não escolhe previamente qual criatura será emparelhada com o Escudeiro, você só define isso no momento em que a habilidade resolve. Nesse caso seria possível emparelhar ele com qualquer outra criatura que você controle.

 
Lust

Esquilo
17 Referências (100.00% positivas)
Posts: 10
Registro: 11/05/17
Niterói - RJ

Postado em: 04/11/19 16:01
[quote=Orlando29=quote] [quote=Lust=quote]
Só um detalhe, a habilidade Elo Espiritual não dá alvo.

Você não escolhe previamente qual criatura será emparelhada com o Escudeiro, você só define isso no momento em que a habilidade resolve. Nesse caso seria possível emparelhar ele com qualquer outra criatura que você controle. [/quote]

Sim, Orlando, bem pontuado.
Não dando alvo, você pode parear com qualquer criatura que você controle, até mesmo com Shroud, desde que não esteja pareada.
Obrigado pela correção.
 
Lord_Careca

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 94
Registro: 18/07/17
Piracicaba - SP

Postado em: 05/11/19 08:16
Agradeço a todos que responderam.

Mas pelo que eu entendi, o fato de eu baixar o escudeiro usando a habilidade do capitão, não necessariamente dá hexproof para os dois imediatamente. Ainda assim o capitão poderia ser alvo de alguma mágica, e também o escudeiro não entraria em campo.

Estou correto nisso?
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6995
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 05/11/19 09:20

Ele pode responder, mas o Escudeiro ainda entra.

A ordem das ações e eventos é essa:

1- você declara Capitão como atacante.

2- A habilidade do Capitão dispara e vai para a pilha. (Você não anuncia qual criatura irá baixar ainda).

3- Oponente pode responder à habilidade. Nesse ponto ainda não está definido qual criatura você vai baixar. Mesmo se ele remover o Capitão agora, a habilidade dele continua na pilha.

4- A habilidade do Capitão resolve. Você escolhe colocar o Escudeiro em campo.

5- A habilidade do Escudeiro desencadeia e vai para a pilha. (Você não anuncia com qual criatura ele irá se emparelhar ainda).

6- Oponente pode responder à habilidade. Nesse ponto ainda não está definido com qual criatura o Escudeiro irá se emparelhar, e nenhuma criatura tem Hexproof ainda. Remover o Escudeiro impede que ele se emparelhe.

7- A habilidade do Escudeiro resolve. Se ele não foi removido em resposta, você escolhe com qual de suas criaturas ele se torna emparelhado, e ambas passam a ter Hexproof.

 
Lord_Careca

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 94
Registro: 18/07/17
Piracicaba - SP

Postado em: 05/11/19 09:48
Wow. Isso é sério?

Então depois de declarado o ataque com o capitão. Mesmo que ele seja removido, ainda assim poderei baixar a criatura?

Então, se ele for destruído ou exilado no momento do ataque, mesmo assim, ainda consigo baixar a criatura com a habilidade dele?

Todos confirmam isso?
 
Hael333

Esquilo
0 Referências
Posts: 3557
Registro: 25/12/09
São Paulo - SP

Postado em: 05/11/19 10:15
É isso mesmo man, depois que a habilidade vai pra pilha ela resolve independente do que acontecer com a fonte.

Segue regra:

603.3. Once an ability has triggered, its controller puts it on the stack as an object that’s not a card the next time a player would receive priority. See rule 116, "Timing and Priority." The ability becomes the topmost object on the stack. It has the text of the ability that created it, and no other characteristics. It remains on the stack until it’s countered, it resolves, a rule causes it to be removed from the stack, or an effect moves it elsewhere.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3451
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 05/11/19 10:17
A unica forma de impedir que a habilidade do capitão desencadeie é destruindo ele antes que ele possa atacar. Depois que ele atacou a habilidade ja desencadeou e apenas um efeito que anule habilidades desencadeadas como Fim do Conto, pode impedir que a habilidade resolva.
 
Hollow

Esquilo
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2085
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 05/11/19 11:22
Destruir, exilar ou remover de qualquer forma uma fonte de uma habilidade não a anula. As únicas formas de anular uma habilidade são anulando-a (dã) com mágicas ou habilidades que o façam, como Squelch ou Stifle, ou invalidando seu(s) alvo(s), se esta habilidade tiver alvos.

Se eu ativar um Grim Lavamancer, por exemplo, tentando causar 2 de dano numa criatura, e meu oponente responde dando Hexproof ou Proteção contra o Vermelho para a criatura, a habilidade do Lavamancer é anulada, pois o alvo dela se tornou inválido. Vale ressaltar que nesta eventualidade a habilidade é anulada, porém eu ainda arco com os custos de ativação da habilidade. Meu Lavamancer ainda estará virado, eu terei pago R e exilado dois cards do meu cemitério. Anular a habilidade não restitui os custos.

Se meu oponente tentar remover o Lavamante com uma Doom Blade em resposta, porém, a habilidade do Lavamante não será afetada. Meu Lavamante vai morrer, mas a habilidade dele ainda vai causar 2 de dano no alvo.

No caso do capitão, a habilidade dele nem tem alvo, então esse método de anular habilidade não funciona com ele. No caso dele, as chances seriam removê-lo/virá-lo antes de ele atacar. Uma vez que tenha atacado, só será possível anular a habilidade dele com alguma mágica ou habilidade que anule mágicas ou habilidades.

Editada em: 05-11-19 11:26:28 por Hollow.
 
Lord_Careca

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 94
Registro: 18/07/17
Piracicaba - SP

Postado em: 06/11/19 08:58
Mais uma dúvida que surgiu quanto ao uso da carta @Capitão Preeminente. Caso eu baixe a carta @fortress cyclops usando a habilidade do capitão, a primeira habilidade do ciclope ativará automaticamente?
 
Hollow

Esquilo
20 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2085
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 06/11/19 09:45

Não funciona. A habilidade do cíclope é desencadeada quando ele ataca, o que no Magic é literalmente "ser declarado atacante na fase de declaração de atacantes". Como a habilidade do Capitão o coloca no campo de batalha já virado e atacando, o evento que desencadeia a habilidade do cíclope nunca ocorre e a habilidade não desencadeia.

É semelhante à Kaalia of the Vast. Ela já coloca a criatura em campo, virada e atacando. Sendo assim, a habilidade da Aurelia, the Warleader, por exemplo, não funciona.

 
Lord_Careca

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 94
Registro: 18/07/17
Piracicaba - SP

Postado em: 06/11/19 09:46

Valeu, agradeço muito. Todos aqui me ajudaram a compreender um pouco do meu deck. Agradeço pela ajuda de todos.