Dano de combate
 Dano de combate
Dardon

Esquilo
0 Referências
Posts: 18
Registro: 25/02/19
Juiz de Fora - MG

Postado em: 31/10/19 15:41
Boa tarde, tenho uma criatura 3/3 toque mortífero.
Declaro o ataque, o jogador defensor defende com 3 criaturas 2/2.

Posso dar um de dano em cada uma das criaturas?
Sendo assim todas morrem?
 
Guilhermercrinha

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 205
Registro: 24/05/10
São Paulo - SP

Postado em: 31/10/19 16:08
Se eu não me engano você escolhe a ordem dos blockers e creio que dará 2 na primeira, 1 na segunda e 0 na terceira, matando apenas as 2 primeiras.
 
RenanPenatti

Esquilo
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 144
Registro: 06/07/17
Balneário Camboriú - SC

Postado em: 31/10/19 16:16
você mata todas.
no dano de combate em multiplas criaturas, você escolhe a ordem que elas vão sofrer dano. se você causou dano letal na primeira, prossegue e pode causar dano restante na segunda, e assim consecutivamente.

por exemplo, você ataca com uma 5/5 e te bloqueiam com 3 criaturas 2/2
você causa 2 de dano na primeira, mata. sobra 3 de dano.
você causa 2 de dano na segunda, mata. sobra 1 de dano
você causa 1 de dano na terceira, não mata.

no seu caso, seu bicho 3/3 tem deathtouch. como é necessário somente 1 de dano pra ser dano letal, então fica assim:
você causa 1 de dano na primeira, mata. sobra 2 de dano.
você causa 1 de dano na segunda, mata. sobra 1 de dano.
você causa 1 de dano na terceira, mata. acabou o dano de combate.


Editada em: 31-10-19 16:24:15 por RenanPenatti.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 3521
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 31/10/19 16:17

A resposta acima está incorreta.
Você pode causar 1 de dano em cada uma das 3 bloqueadoras e matar todas. Toque mortifero modifica as regras para atribuição de dano letal.

702.2c Any nonzero amount of combat damage assigned to a creature by a source with deathtouch is considered to be lethal damage for the purposes of determining if a proposed combat damage assignment is valid, regardless of that creature’s toughness. See rules 510.1c–d.

 
Guilhermercrinha

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 205
Registro: 24/05/10
São Paulo - SP

Postado em: 02/11/19 01:51

Muito obrigado pela correção, realmente não sabia dessa regra exclusiva.