Cards manifestados trigam habilidades ao baterem no grave
 Cards manifestados trigam habilidades ao baterem no grave
lucianomhf

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 10/05/16
Cachoeirinha - RS

Postado em: 30/10/19 22:34
Ilustrando minha dúvida:

se eu MANIFESTAR um card como o Fonte_do_Micossintetizador por exemplo.
Enquanto estiver em jogo é uma criatura. Supondo que seja destruído em combate e vá para o grave, a habilidade de buscar terreno vai trigar?
 
Raphaeltorres

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 255
Registro: 13/07/17
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 31/10/19 01:53

Não, pois ao chegar no cemitério, é checado o último estado da carta (que é uma criatura 2/2 etc).

 
lepatoman

Esquilo
36 Referências (100.00% positivas)
Posts: 69
Registro: 16/11/17
Maceió - AL

Postado em: 31/10/19 20:47

A explicação correta e que essas habilidades não trigam pq o objeto em campo não tinha a habilidade.

 
Raphaeltorres

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 255
Registro: 13/07/17
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 01/11/19 00:36

Você é maluco? Só repetiu o que eu disse.

 
lepatoman

Esquilo
36 Referências (100.00% positivas)
Posts: 69
Registro: 16/11/17
Maceió - AL

Postado em: 01/11/19 04:24

Tu pode até saber a regrana tua cabeça, mas explicar tunão sabe. Tua explicação não fala nada com nada.

 
ludanto2

Esquilo
0 Referências
Posts: 14
Registro: 10/01/16
São Gonçalo - RJ

Postado em: 01/11/19 07:40
Calma galera,
Vocês falaram a mesma coisa, de formas diferentes. Quanto mais contribuição melhor.

PAZ
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 6995
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 01/11/19 08:28
Nesse caso específico não desencadeia, mas é bom saber em quais casos é assim e em quais casos não é.

Se a habilidade se importa com a permanente saindo do campo, ela se baseia nas características da permanente no momento imediatamente anterior a ela sair do campo.

Se a habilidade se importa com um card entrando no cemitério "vindo de qualquer lugar", ela vai se basear nas características do card imediatamente após entrar no cemitério.

Isso vale tanto para habilidades do próprio card, quanto de outros cards.

Mas estamos falando de habilidades desencadeadas ("when", "whenever" / "quando", "toda vez que"). Habilidades estáticas com efeito de substituição ("if A, B instead" / "se A, em vez disso B") se importam com a permanente antes de sair do campo, independente do texto.

Exemplos:

- O próprio card virado para baixo não tem habilidades em campo. Se ele tem alguma habilidade que diz "quando NOME morre" ou "quando NOME vai para o cemitério vindo do campo de batalha" , a habilidade não vai desencadear, pois ela tecnicamente não existia no momento em que ele estava em campo. É o caso do primeiro post.

- Porém, se o card manifestado tem alguma habilidade que diz "quando NOME é colocado no cemitério vindo de qualquer lugar", essa habilidade irá desencadear, pois ela já existe no momento em que ele já está no cemitério. Exemplo: Worldspine Wurm que morreu manifestado é embaralhado no cemitério.

- Da mesma forma, voltando ao exemplo inicial: uma habilidade que desencadeia quando uma permanente de tal tipo vai para o cemitério vindo do campo (ou morre) vai ver que o card manifestado era uma criatura. Uma habilidade que desencadeia quando um card de tal tipo é colocado no cemitério vindo de qualquer lugar vai ver o card manifestado pelo seu tipo original.
Ex: Lazav, Dimir Mastermind checa o tipo no cemitério, então não pode copiar a Fonte do Micossintetizador. Deathgreeter e Disciple of the Vault checam o tipo que ele tinha no campo, então Deathgreeter funciona mas Disciple não.

- Efeitos de substituição sempre funcionam pelo o que o card era em campo. Tanto Anafenza, the Foremost quanto Rayami, First of the Fallen veriam ele como criatura e fariam ele ser exilado.
 
lucianomhf

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 10/05/16
Cachoeirinha - RS

Postado em: 04/11/19 06:12
Obrigado pessoal!