A Guerra da Centelha - O que trás para o Pauper
 A Guerra da Centelha - O que trás para o Pauper
gelcila

Esquilo
0 Referências
Posts: 2024
Registro: 28/10/07
Recife - PE

Postado em: 24/04/19 23:33
Opa galera. Tudo tranquilo com vocês?

Vou fazer uma breve análise dos melhores cards comuns da nova edição que está chegando, War of the Spark. Em português, A Guerra da Centelha.
Podemos dizer que é uma edição bem "Planináutica", mas não foi dessa vez que tivemos Planeswalkers comuns, infelizmente. Quem sabe algum dia...
Usando meu conhecimento no metagame Pauper vou tentar apontar as melhores comuns e em que decks elas podem ver jogo no futuro.
Aqui você pode conferir o spoiler de A Guerra da Centelha.

É importante frisar que eu sou bastante otimista e que provavelmente muitas das que eu vou citar aqui não apareçam em listas do MTGO (ou pelo menos não tão cedo), mas não deixam de ser cards bons que mereçam ser testados.
Então vamos lá. :)

Edit: Pessoal, pelo menos aqui as imagens dos cards não estão aparecendo. Então para saber o que faz cada card basta clicar no nome abaixo das imagens que não aparecem.

*** BRANCO ***




Gigante Baluarte

É um card razoável e eu só penso em um deck que ele possa entrar. Em alguma versão do Tron que também use Ghostly Flicker. O achei interessante por ter uma resistência bem alta fazendo com que seja complicado lidar com ele, e seu alto custo não é problema para o Tron.
O Artifact Tron, que é praticamente o RUG Tron modificado, ganha bastante vida com o Fangren Marauder e seus artefatos, mas essa versão não usa Ghostly Flicker.
Na versão com Ghostly Flicker que está sendo chamada atualmente de Rainbow Tron, ele poderia ser uma adição bastante interessante, até mesmo no side.




Golpe Desafiador

É um reprint de um card usado em algumas versões do Mono White Heroic. Gostei bastante dessa arte.




Sacrifício de Gideon

Esse card pode ser uma boa arma para decks brancos, como o Mono White Heroic e o White Weenie, contra outros aggros e combos.
É um ótimo side se formos analisar. White Weenie não é um dos aggros mais fortes no Pauper. Por esse motivo ele entra e sai do meta constantemente. Ele não tem criaturas tão robustas por um custo tão baixo e não consegue aumentar tanto o poder delas, além de não ter a velocidade de outros aggros mais consolidados no formato.
Sacrifício de Gideon é um tipo de Fog branco, mas que também puxa o dano de mágicas e habilidades.
Ela é boa contra combos, como Izzet Blitz e Inside Out. É boa contra Elfos, Fractius, Goblins, Bogles, Affinity e todos os outros decks rápidos.
É claro que esse card é mas forte ainda no Mono White Heroic, onde você pode dar proteção para a criatura da cor do seu oponente e com isso a criatura não morre. Jogando ela contra um Burn na manutenção você "mata" todos os feitiços do oponente e pode ganhar um turno, que pode ser o suficiente para a vitória.
É um card interessante que pode ver jogo e quem sabe até rodar em outros decks que não sejam mono, como o Bogles, o Acid Trip que sofre contra alguns decks rápidos, dentre outros.

Edit: Agora é que caiu a ficha aqui. Esse card salva suas criaturas de Electrickery.
Isso transforma esse card em um dos melhores da edição para o Pauper.




Mártir da Causa

Esse é mais um chute. A ótima habilidade de proliferar voltou e temos mais opções agora. Algum deck com essa temática ou usando algumas peças que dão proliferar pode surgir. É difícil uma edição T2 trazer algo que revolucione o formato, isso era mais comum nas edições "Masters" e seus downgrades de raridade, mas vamos torcer para que algum (ou alguns) deck possa ser beneficiado pelo proliferar.
Talvez num Aristocrats com branco, quem sabe.




Levante Popular

Já temos algumas criaturas que ganham marcadores +1/+1 se alguma outra criatura morrer ou for sacrificada.
Combinado com o Unruly Mob e o Mortician Beetle (que caiu de raridade recentemente) e usado em sinergia com o Falkenrath Noble (que também caiu de raridade a pouco tempo), creio que possa ver jogo.
Isso tudo somado ao Mártir da Causa já fica mais fácil de imaginar um BW Aristocrats ou GW Aristocrats aparecendo.

O branco está bem mediano para o Pauper nessa edição. Apenas com cards legais e nada de impressionante. O grande destaque para mim é o Sacrifício de Gideon, que realmente pode ver jogo no side de alguns decks. O resto fica mais pra achismo e meu otimismo de sempre.


*** AZUL ***




Áugure de Nicol Bolas

Mais um relançamento. Dessa vez voltando a ser incomum. Essa arte está de cair o queixo.




Demissão Impiedosa

Esse card só está aqui por causa do vídeo de André, que me ajudou bastante a fazer esse tópico. Assistam por favor a ótima análise dos melhores cards comuns dessa nova edição que ele fez:
Top 5 Cards Pauper de Guerra da Centelha
Pode ser interessante no Pieces of the Puzzle, no UW Tireless Tribe (versão que usa quase nenhuma criatura) e no Izzet Blitz para fugir de sacrifícios e ganhar tempo. Já que Stormbound Geist é custo 3 e ainda é uma criatura. Pelo menos ela ainda pumpa as criaturas do Izzet Blitz por ser um feitiço. Só é uma pena ela não ser instantânea.




Plano Polêmico

Agora estamos numa cor em que o proliferar pode fazer alguma diferença, pelo menos no Pauper.
Vocês conhecem o deck Simic Evolve? Quem sabe agora ele possa ficar mais forte a ponto de aparecer no meta. Já temos o Steady Progress e agora uma opção mais barata pode alavancar o deck.
Eu também pensei aqui como poderia ser o Plano Polêmico num deck de Infect, logicamente em sua versão UG. Junto com algum card que coloca marcadores nas criaturas pode fazer um bom estrago. Ainda mais pelo fato dos marcadores de veneno também aumentarem com o proliferar.
É esperar para ver, mas não só esperar. Creio que todos nós temos a capacidade para criar algo novo que possa se sair bem no meta.
Eu mesmo vou fazer uns testes bem loucos por aqui.




Transmutação de Kasmina

Esse card pode resolver muitos problemas para o Mono Blue Delver e semelhantes (leia-se UR Skred).
Talvez até tire o slot do Curse of Chains de side. Mesmo que Curse of Chains seja muito boa contra o Guardian of the Guildpact, é pensar num benefício apenas sobre um só card de todo o meta. Por exemplo, contra Elfos o Curse of Chains pode ser bem pior já que existe uma forma alternativa de desvirar as criaturas pela habilidade do Quirion Ranger. Vejo a Transmutação de Kasmina sendo melhor contra MBC também. E ainda pode ser usada em conjunto com Serrated Arrows que está presente em algumas listas.




Rompedor de Barragens de Kiora

[Achismo Mode On] É claro que uma criatura com uma habilidade estática dessas não poderia ser barata de custo. E é claro que um card com um custo desses só vem um deck a mente. Mais uma vez o Tron. Quem sabe alguma versão de Tron em que a habilidade de proliferar possa ser uma de suas armas, possa surgir? [Achismo Mode Off]




Sem Escapatória

Acho que quase todos os jogadores quando se deparam com esse card tem o pensamento dele ser apenas uma versão piorada de Exclude.
Temos apenas uma vidência aqui para compensar a falta do draw, por outro lado exilar uma criatura pode ser algo extraordinário contra alguns decks. Principalmente se levarmos em conta que é um card de uma cor que não costuma exilar. Pelo menos não com eficiência.
Existem outros cards com o mesmo custo que anulam e exilam, mas eles não tem nenhum outro benefício como draw ou vidência.
Quem sabe possa rodar uma cópia em algum UR Control, ou até mesmo num Mono Blue Control.




Strix do Palco Celeste

Um card interessante, apesar de termos um bem melhor que é o Elusive Spellfist e que não é usado em nenhum deck atual do meta. Só lembro dele ser usado em algumas versões do UR Thermo Delver e talvez UW Tireless Tribe.
Se fosse uma fada entraria facilmente no Mono Blue Delver.




Bizarro Guarda-magia

Meu amigo Marcone aposta que esse card possa ver jogo. Ele realmente tem potencial (me refiro ao card... e Marcone também :P). Um bom custo e uma boa resistência. Não vejo em que deck poderia entrar e o seu ponto fraco é que você só usa a sua habilidade uma vez. Pelo menos não deixa de ser um card para se ter o set guardado, só esperando aparecer em alguma lista ou alguma boa ideia de deck surgir em nossas mentes.
Enquanto revisava o tópico para finalmente postá-lo eu pensei que esse card poderia entrar no UR Puzzle, mas não tenho certeza, pois não tenho experiência com o deck.




Missão Furtiva

Olhando de primeira para esse card você pode pensar que ele é ruim. E ele realmente não é tão bom se formos analisá-lo isoladamente.
Mas eu já citei o deck de Infect aqui antes. É o segundo card azul que pode ser uma boa opção para esse tipo de deck, combinando perfeitamente com o Plano Polêmico. O deck ganha muito com o Azul, apesar da versão Mono Green Infect ser mais rápida. O fato de ser custo 3 pode não ser tão atrativo, mas vale o teste e pode dar mais certo do que podemos imaginar.




Epifania de Tamiyo

É apenas uma cópia de Foresee com um nome diferente.
Dificilmente algum deck usará as duas, já que os poucos decks que usavam Foresee só costumavam usar uma cópia. De toda forma é bom ter um card com o mesmo efeito de um card bom. Quanto mais opções, melhor.
A exemplo de Foresee, ela pode ver jogo em algum Tron ou em algum UR, UB ou Mono Blue Control.




Distorção Temporal de Teferi

É um card excelente. Pode salvar uma permanente sua ou triggar alguma habilidade importante para a sua estratégia.
O Acid Trip agradece. É simplesmente perfeita para esse deck. Então talvez seja hora de remontá-lo.




Barreira de Runas

Tem um deck que me veio a mente que esse card pode ser muito roubado.
Falo do Familiar. Pode ajudar bastante a buscar o que falta pra fechar o combo. Posso estar falando besteira já que não conheço muito a fundo o deck, mas na minha visão parece funcional.

Nos primeiros cards analisados já deu pra ver que o azul se saiu bem melhor que o branco.
Tem muitos destaques aqui. O melhor na minha opinião é o Plano Polêmico, mesmo sendo apenas uma aposta.


*** PRETO ***




Sabujo Maldito

Um card muito bom. Só faltou ser de uma tribo mais relevante. Talvez entre numa versão de MBC (sem a Cuombajj Witches) para suprir a perda de vida causada pelos draws, talvez num Suicide Black... Ou talvez seja apenas mais um card bom que não seja usado mesmo.
É interessante ter um card tão bom, mas que não combine com nada que está no meta atual.




Despojador de Lazotep

Boa adição ao deck de Zumbis. Colocar duas criaturas por 2 de mana nesse deck vai ser relevante.
Faz uma boa dupla com o Emissário Sultai.




Crueldade de Ob Nixilis

Esse card é muito forte. Pode resolver seus problemas com Flicker decks de uma vez por todas. Além de lidar muito bem com criaturas com habilidade de imortal e semelhantes ou qualquer coisa que tenha efeito quando vai para o cemitério.
Ela só não entra no Mono Black Devotion (ou nenhuma outra versão de Mono Black) por quê já temos o excelente Unmake como opção.




Colheita das Centelhas

Um Bone Splinters mais forte. Seu custo adicional alternativo pode fazer a diferença. Boa arma para o BG Aristocrats.




Oportunista Vampira

Se tiver alguma forma de um deck com preto fazer um combo de mana infinita (ou suficiente), esse card vai ser absurdo.




Finalizadora de Vraska

Esse card pode ser fortíssimo no Mono Black Devotion. Ele combinado com a Cuombajj Witches, que pode entrar no turno anterior, é o aumento da potência do controle de campo que o deck precisava.
Obs: Estou chamando o MBC de Devotion por que atualmente existe um Mono Black Control que só usa Gurmag Angler e Thorn of the Black Rose de criaturas.

Tem algumas coisas muito boas aqui no preto, apesar de menos que no azul.
O destaque fica por conta da Finalizadora de Vraska que dá pra ter uma quase certeza que entrará nas listas de Mono Black Devotion.


*** VERMELHO ***




Profeta Incandescente

É um card muito bom para um Mono Red Heroic. Se não me engano apareceu um no meta a pouco tempo atrás. Esse card pode corrigir muita coisa por deixar o deck menos propício a draws ruins.
Não a vejo jogando num Burn, mas pode ser uma boa opção para algum UR como o Thermo Delver.




Fogo Interior

Simplesmente A B S U R D A.
Infelizmente não é um card que vamos ver entrando no Burn tradicional, e eu não consigo imaginar agora que deck poderia usá-lo com certeza, mas não deixa de ser um card roubado. Talvez num Zoo ou em algum Burn mais voltado para criaturas.




Litolâminas de Nahiri

Talvez mais um card a ser testado no Mono Red Heroic.




Kronch Enfurecido

Red Deck Wins?!?. Se bem que 3 de resistência pode ser ruim. Se fosse 3/4 seria melhor. Bem que ela poderia ter mais alguma habilidade ou efeito.




Bizarro Devora-magia

Uma criatura muito boa que também pode ver jogo no Mono Red Heroic.
Também vale o teste em algum UR.

O vermelho é o segundo mais fraco até agora em quantidade de cartas boas e na média de destaques também.
A grande bomba pra mim é o Fogo Interior. Eu tenho certeza que vai usar em algum deck do meta rapidinho. Se não usarem é falta de vacilo.


*** VERDE ***




Herbívoro Arbóreo

Que tal o Tron fechado no segundo turno? Pelo menos meu amigo Marcone aposta nisso.
É um card forte, mas deve ser usado no máximo em algum Tron como o Mono Green Tron, ou talvez no UG LD em conjunto com Ghostly Flicker.




Brutamontes Florescente

Custo alto pra um bom card. Não vejo onde jogaria, mas merece ser citado pela habilidade, que combina muito com o verde que gera mana com facilidade e costuma ter criaturas com marcadores.




Coragem na Crise

Mais um card interessante com proliferar. Quem sabe seja boa num BG Aristocrats ou algum deck semelhante.




Druida do Pólen Brilhante

Outro bom card com proliferar que pode entrar em qualquer um dos decks com verde que eu já citei aqui.
Não me espantaria se surgissem novos decks com essa temática de proliferar.
Até temos como colocar bastante marcadores no Stompy, seja com Young Wolf, Skarrgan Pit-Skulk ou Hunger of the Howlpack. Tá aí uma alternativa interessante de deck para esse card.




Retorno à Natureza

Uma versão melhorada de Naturalize. Por ser um card bem versátil deve entrar no side de Mono Greens e outros decks que também usem verde.




Urso Pardo de Vivien

É uma alternativa fortíssima para o deck de Elfos, mesmo com seus outros draws, mas por poder usar mais de uma vez a sua habilidade eu aposto que as listas começarão a testá-lo em breve.
Quem sabe veja jogo no UG LD que também gera muita mana.

O verde tem cards legais e alguns bons com a temática "nova" de proliferar, mas o grande destaque aqui foi o Urso Pardo de Vivien.
Eu realmente estou apostando alto nesse card e já estou quebrando a cabeça para saber como encaixá-lo no deck de Elfos.


*** FINALIZANDO ***

Até que para uma edição T2 temos muitas surpresas que podem entrar no meta Pauper, o que é surpreendente e muito saudável para o formato.
A volta do proliferar pode dar uma sacudida legal no meta e alguns dos cards que destaquei podem realmente ver jogo em algum tier 1 do formato.
Boas opções de side também surgiram e isso me faz pensar como a Wizards está cuidando do ambiente competitivo do Pauper para deixá-lo cada vez mais diversificado e equilibrado. Mesmo que isso implique apenas numa visão voltada para o Magic Online, acaba sendo a mesma coisa para quem joga IRL com as regras do MOL.

É isso aí pessoal. Espero que tenham gostado dessa análise. Se você tem algo a acrescentar ou corrigir deixe um comentário aqui para debatermos sobre o assunto.
Valeu! :).

Editada em: 25-04-19 12:09:08 por gelcila.
 
surfe

Esquilo
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 325
Registro: 27/04/16
Araucária - PR

Postado em: 13/05/19 10:47
Urso Pardo de Vivien não poderia jogar em algum mono G tron?
No Elfo eu acho bom pós side quando geralmente sai os spot removal e entra eletrotruque, Edecay.