Como funciona a anulação e o que pode ser anulado
 Como funciona a anulação e o que pode ser anulado
rodrigord007

Esquilo
0 Referências
Posts: 23
Registro: 21/12/18
Itaguaí - RJ

Postado em: 20/04/19 12:01
Boa tarde gostaria de saber como funciona a anulação e counter etc , tipo ex do que pode ser anulado e tal.
 
MMAMetal

Esquilo
0 Referências
Posts: 619
Registro: 09/07/16
Guarulhos - SP

Postado em: 20/04/19 13:20
Tudo o que pode ser conjurado como mágica e não contenha a inscrição "não pode ser anulado" ou "can't be countered" (em inglês) é passível de anulação. Dentre os tipos de cartas, apenas os terrenos não podem ser anulados, porque eles não são conjurados como mágicas. Mas criaturas, mágicas instantâneas, feitiços, artefatos e planeswalkers entram na conta podendo ser anulados.

Quando usar? Sempre que alguém conjurar uma mágica que você não queira em campo, ou que vá atrapalhar seu jogo, ou anule por pura diversão.

Exemplo para ficar bem claro:

Turno do oponente, você tem uma barreira 0/7 defensor, duas manas azuis em pé e um Counterspell na mão - e ele tem uma criatura 5/3 com atropelar e uma mana verde em pé. Ele declara a 5/3 atacante, você defende com a 0/7. Ele vira o terreno que gera mana verde, conjura um Giant Growth e dá alvo na criatura 5/3 dele. Caso você não faça nada, a sua 0/7 morrerá e você tomará um de dano.
Porém, quando o oponente conjura uma mágica, você pode conjurar outra mágica em resposta. Nesse caso, você pode virar seus dois terrenos ou criaturas para gerar duas manas azuis e conjurar o counterspell dando alvo no giant growth, e assim o giant growth não surtirá efeito. Com isso, a criatura dá 5 de dano na sua barreira que ainda fica com 2, as criaturas não morrem e você não toma dano.

Outro exemplo, começo do seu turno, você comprou a carta e desceu um terreno, ficando com 8 terrenos em pé (podendo gerar um total de 13 manas) e você conjura uma remoção global pesada como In Garruk's Wake. O oponente não quer ver suas criaturas e planeswalkers destruídas enquanto você tem o seu lado da mesa cheio e conjura Dismiss. Em resposta ao counter dele, você vira os terrenos para gerar duas manas azuis e duas de quaisquer outras cores e conjura Rewind. Com isso a sua remoção global ainda funciona e você pode desvirar de um a quatro terrenos, enquanto o oponente fica sem criaturas e sem planeswalkers e ainda não compra o card adicional que o Dismiss permitiria.

Assim, detalhei a explicação mas isso é o básico do básico. Mais pra frente você acaba aprendendo sobre prioridade, pilha e coisas do tipo.
 
rodrigord007

Esquilo
0 Referências
Posts: 23
Registro: 21/12/18
Itaguaí - RJ

Postado em: 20/04/19 14:38
Ok outra dúvida dá pra anular habilidades de criatura que precisa ser paga antes de usar , ou anular a invocação de criaturas?
 
MMAMetal

Esquilo
0 Referências
Posts: 619
Registro: 09/07/16
Guarulhos - SP

Postado em: 20/04/19 14:59
Não, habilidade tem que ser anulada com cartas que dizem "anule a habilidade alvo" ou "counter target ability", como por exemplo Stifle. As habilidades de quando se aumenta a lealdade dos planeswalkers se enquadram nisso.