As pheonix e os formatos
 As pheonix e os formatos
Systemtg22

Esquilo
0 Referências
Posts: 20
Registro: 19/04/18
Belo Horizonte - MG

Postado em: 11/04/19 07:30
Bom dia a todos, sou relativamente novo em magic, mas me interessei muito por uma carta específica e queria fazer um deck ao redor dela.
A carta é a Rekindling Phoenix ou Fênix Reavivante, mas eu estou com umas dúvidas que são as seguintes:
Ela vai sair do Standard no final do ano? Se sim, vai abaixar o preço naturalmente?
Como é a eficácia de um deck girando em torno dela em diferentes formatos? Sendo esse deck RB Aggro.
 
FetusinFetu

Esquilo
24 Referências (100.00% positivas)
Posts: 75
Registro: 04/04/17
São Paulo - SP

Postado em: 11/04/19 08:51
Essa fenix qndo sair do standard, a tendência dela é cair bastante. Há algum tempo, ela estava na faixa dos 100 reais, pois era uma das melhores opçoes vermelhas para a curva 4! Mas ela é muito lenta para modern, por alguns motivos, cito os principais. CMC 4 com corpo fraco e sem haste, e o condicional para voltar é ruim. Enfim, existem diversas opções melhores para modern, como a própria 'arghlight' phoenix, stormbreath dragon, coisas que entram batendo como goblin guide e monastery swiftspear e mesmo coisas mais recursivas como gravecrawler, bloodghast e vengevine. Existem muitas criaturas no modern com custo baixo que produzem impacto muito maior que esta fenix.Mas tudo isso q eu disse, só vale se vc estiver pensando em jogar competitivo. Caso não seja essa sua intenção, espera ela sair do standard compra um set e vai pra cima kkkkk
 
Juan_Cruz_

Esquilo
0 Referências
Posts: 403
Registro: 21/06/10
Curitiba - PR

Postado em: 12/04/19 11:38
Quando sair do Standard essa carta baixar bastante sim, pois ela não é nada forte no Modern competitivo. O único formato onde é possível fazer um deck com ela é o Commander.

No Modern, por exemplo:

Ter apenas 3 de Resistência torna-a fraca. Raio é uma carta comum em diversos decks e que qualquer jogador tem acesso, competitivo ou não. Logo, quando você conseguir juntar 4 manas para fazer a Fênix, o seu oponente lidará com ela por apenas 1 mana, sobrando manas para ele fazer mais mágicas e criaturas, te deixando ainda mais para trás no jogo.
Depender da carta estar no cemitério também é uma fraqueza no Modern, já que outra remoção muito comum é o Caminho para Exílio.

Para o Modern, recomendaria dar uma olhada no deck BR Hollow One, onde é utilizada a FlameWake Phoenix e o Oco.
Link aqui





Editada em: 12-04-19 13:18:17 por Juan_Cruz_.
 
Systemtg22

Esquilo
0 Referências
Posts: 20
Registro: 19/04/18
Belo Horizonte - MG

Postado em: 12/04/19 13:16

Cara, gostei absurdamente desse deck! Muito bom e essa phoenix é linda também. O problema é que esse deck sem as lands ja tá nos 600 reais em uma loja aqui perto..
O que me leva a uma outra dúvida, como funciona essa rotação de formatos? Digamos que eu fosse comprando as cartas bem devagar, tenho receio de que a rotação as faça perder o sentido e eu gaste dinheiro atoa.



 
Juan_Cruz_

Esquilo
0 Referências
Posts: 403
Registro: 21/06/10
Curitiba - PR

Postado em: 12/04/19 13:51

É verdade, a carta Goblin Lore anda cara ultimamente. Uma dica seria trocar ela por Reunião Catártica e/ou Brutalidade Coletiva.

Existe também uma versão um pouco mais em conta do deck: aqui, usando só vermelho na base de mana.
O mais importante, antes de investir muito dinheiro em um deck, é testar o deck com amigos montando ele com proxies das cartas mais caras ou em ferramentas como XMage, Cockatrice e MagicWorkstation. Assim você tem certeza que gosta do deck e que ele "funciona".

Sobre a rotação, no Standard só ficam as edições mais recentes, como descrito aqui. Vão sair Ixalan, Dominaria e 2019.
Já Modern e Legacy são formatos "eternos" onde não há rotação. No máximo, quando alguma carta se destaca demais e oprime outros decks/cartas, ela é banida/proibida pela própria Wizard.
A lista do Modern pode ser vista aqui.

 
FetusinFetu

Esquilo
24 Referências (100.00% positivas)
Posts: 75
Registro: 04/04/17
São Paulo - SP

Postado em: 13/04/19 09:32

No modern, não há rotação. O que pode fazer você perder dinheiro são reprints, o deck sair do meta, ou banimentos. No caso do hollow one, a carta goblin lore é uma que quando reprintarem, vai desvalorizar bastante, pois ela é incomum, só vai em um deck, e só é cara pq as edicões em que saiu tiveram baixa tiragem. Sobre banimento, faithless looting é uma carta que está sempre no radar, estando presente em 3 tiers 1 do formato (1 set em fenix e dredge e 1-2 of no grixis ds). Se um dia banirem loothing, hollow one vai sofrer. Dito isso o hollow one não está no seu auge, mas creio que sempre vá ser no mínimo tier 2. É um deck que tem muita, muita, muita explosão. Mas não é tão consistente. É relativamente barato p os padrões do modern. As lands que deixam caro (principalmente as fast rb!!!!), mas todo deck modern tem a base de land cara.

 
Systemtg22

Esquilo
0 Referências
Posts: 20
Registro: 19/04/18
Belo Horizonte - MG

Postado em: 13/04/19 10:59

Esse hollow one budget é bem interessante também, mas não consegui decifrar completamente a sua estratégia, vamos lá.
Como que conjura a Street Wraith uma vez que ela não volta do cemitério, precisa de mana preta e as lands são só montanhas?

 
Systemtg22

Esquilo
0 Referências
Posts: 20
Registro: 19/04/18
Belo Horizonte - MG

Postado em: 13/04/19 11:22

Outra coisa, descobri que o pessoal aqui perto de casa só joga T2 e legacy.. se eu entendi bem, o deck vai sair do t2 daqui a pouco e pro legacy ele é fraco. É isso mesmo? Pepe hands

 
Juan_Cruz_

Esquilo
0 Referências
Posts: 403
Registro: 21/06/10
Curitiba - PR

Postado em: 13/04/19 17:42

Sobre sua dúvida do Street Wraith, você simplesmente só usa o reciclar dele, mesmo na versão com preto, o deck costuma ter poucos terrenos no campo, visto que você descarta muitas cartas.

Acerca dos formatos, o deck de Hollow One já pertence ao Modern (pois tem algumas cartas que já não pertencem ao Standard) e sim, a estratégia é fraca para o nível do Legacy. E quem está saindo do Standard daqui a pouco é Fênix Reavivante que, por sua vez é fraca para o Modern.

As estratégias principais que funcionam no Modern e no Legacy, que compartilham boa parte das mesmas cartas, para você pesquisar seriam: Burn, Infect e Reanimator.

 
FetusinFetu

Esquilo
24 Referências (100.00% positivas)
Posts: 75
Registro: 04/04/17
São Paulo - SP

Postado em: 13/04/19 19:15

Duas coisas. 1)A aparição da estrada nunca é conjurada, ela está no deck p ser ciclada. 2)Entre t2 e legacy existe uma diferença enorme de power level e de orçamento e sim, um deck de standard não tem chance contra um de legacy. Para ser honesto, standard apanha p decks de pauper kkkk