Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Play e Draw
 Play e Draw
cenyam

Esquilo
0 Referências
Posts: 21
Registro: 11/04/18

Postado em: 08/11/18 14:58
Ola a todos.
Gostaria de entender melhor o conceito de Play e Draw o pouco que sei é que Play é quem começa e Draw é o jogador seguinte. esse informação procede? e Como cada uma das condições afeta as tomadas de decisão,se é quem influencia, ao longo de uma partida?
Mesmo que seja algum informação genérica ou link de vídeo ou artigo ficaria mto agradecido por qualquer ajuda.
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 08/11/18 15:58
Quando uma partida de magic normal começa os jogadores utilizam algum meio randomico para decidir quem vai escolher se quer ficar no play ou no draw.

Em geral se rola um dado ou um conjunto de dados e quem consegue o resultado maior escolhe quem começa.

A escolha de se tu começa ou compra é feita antes de comprar a mão inicial. Em geral todos os decks preferem começar. O jogador que começa normalmente acaba ditando o ritmo de jogo pois ele sempre vai jogar a land dele primeiro e possivelmente vai jogar também mágicas primeiro.

Para decks aggro ou combo começar é em geral a coisa mais valiosa para o deck pois como tu vai jogar tuas mágicas e tuas lands antes do oponente ter o mesmo numero de manas que tu. Em geral tu poderá fazer mais agressão ou tera a oportunidade de combar com o oponente sem terrenos ou com poucos terrenos no campo dessa forma tendo menos oportunidade de responder a tuas jogadas.

No caso de decks control começar até não seria tão importante, mas como a chance do jogo ser um mirror de control é bem pequena em geral tu prefere começar não por ser melhor para o teu deck mas porque não começar é pior para o outro deck.

Isso é chamado de play ou draw porque o jogador que começa não compra um card no inicio do turno dele. O jogador que não começou compra.

Nesse link tu tem uma explicação mais aprofundada(mas está em ingles como a grande maioria do material para mtg disponivel na internet): https://magic.wizards.com/en/articles/archive/level-one/play-or-draw-2015-03-16

Editada em: 08-11-18 16:03:22 por trodsen.
 
master_fos

Esquilo
0 Referências
Posts: 144
Registro: 18/05/16

Postado em: 08/11/18 16:13
Boa tarde!

Tenho certeza de q daqui a pouco algum juiz ou alguém vai poder te passar as fontes mais confiáveis.

Da minha parte, superficialmente posso te dizer q Play é jogar. Se uma carta diz que um Player PLAY a card, significa q ele joga/conjura aquela carta.

Draw é, simplesmente, comprar uma carta no teu grimório. Salvo situações em q alguma carta te orienta a fazer isso, o draw é feito na etapa de COMPRA, após a etapa de Manutenção, antes da 1ª Fase Principal.

O turno consiste de 5 fases:

Início: aqui se subdivide em Desvirar, Manutenção e Compra;
1ª Fase Principal;
Combate;
2ª Fase Principal;
Fase Final.

Sobre as tomadas de decisão, elas são feitas por PRIORIDADES de cada jogador. Alguém vai poder explicar melhor sobre isso, pois é um tema q sempre causa dúvidas. Basicamente, o jogador do turno tem a prioridade. Feito o q quis fazer, a prioridade passa para o próximo jogador, q pode responder ou não, e assim vai indo até q nenhum jogador resolva fazer mais qualquer coisa. Tudo isso entrou na pilha q, nesse momento, começará então a resolver de cima pra baixo. De forma simplória: último efeito a entrar na pilha será o primeiro a ser resolvido.

De forma bem resumida é isso. Espero q algum outro jogador possa, talvez, ser mais didático.

Como boa fonte (bem detalhada e às vezes complexa) vc pode consultar o livro de Regras Abrangentes.

Espero q possa ter ajudado em alguma coisa.