commander para estrategistas
 commander para estrategistas
tribebr

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 32
Registro: 25/09/18
Oliveira - MG

Postado em: 18/10/18 09:57
quem leu o que eu passei com magic e voltei a jogar esta logo abaixo , mas o post e sobre commander. pulem para a sessão 2

( rimeiramente bom dia a todos, minha historia com Magic vem desde 98 que jogava mas nunca tinha feito um deck bom
tinha conseguido algumas vitorias mas naquele tempo , desde entao muita coisa mudou ( muita mesmo ) habilidades, planewalkers , guildas e outros

ficava e sempre fiquei frustado a nao conseguir fazer um Deck bom do zero, e parei de jogar me achando insuficientemente bom, via os decks de campeonato ou bons de torneio de lojas e ficava me imaginando fazendo um daqueles. ( sei que e preciso experiencia e tempo )

hoje 17 anos depois voltei a jogar e u amigo me disse que conhecia vários que tinham essa frustração, e que hoje ninguém ria do zero a ideia vem de algum lugar ( dos sites ) e as pessoas copiam Deck, hoje estou copiando e vendo alguns Decks de algum lugar, e tentando criar sei que tem que conhecer as cartas e leva tempo pra ir melhorando o Deck )


sessão 2.

ontem joguei commander com um amigo ,pqp que loucura 1 carte de cada nossa. como fazer um deck de 100 cartas com 1 de cada e ser estrategista primeiramente tem que conhecer muitas cartas e a medida que se vai montando ir mudando pq a sinergia com outros formatos ( 60 a 4 de cada) ja e um pouco pra parar pra pensar

mas meu irmão que loucura 1 cart so de cada. num deck de 60 a chance de vir 1 que vc quer e media, mas 1 carta pode decidir o jogo e estar na penultima carta do grimorio.

gostaria de saber quem monta deck commander o que faz ?
primeiramente eu gostei de ter 1 comandante na mesa, eu vou comprar a Saheeli pra começar depois vou melhorando o deck, tenho grana pra gastar ( graças a Deus) rsrsr em um deck vamos dizer que de 300 a 400 pilas pra deixar ele foda
gosto de vermelho e azul.... então pessoal que monta commander

qual estrategia para 1 de cada carta?
como fazer a respeito da sinergia entre elas?
copiar ou monta um deck do zero? mesma duvida da resposta anterior

obrigado pelas respostas, vcs são foda em ajudar, também estou tentando responder aos outros....
 
Chuman

Esquilo
7 Referências (100.00% positivas)
Posts: 31
Registro: 30/09/13
São Bernardo do Campo - SP

Postado em: 18/10/18 10:09
Cara, depende do tamanho da sua pool. Eu, quando parei de jogar há alguns anos, vendi toda minha coleção. Voltei a jogar recentemente e quis investir em commander. Para mim, que não tinha mais nada de cartas, foi mais eficiente procurar listas no EDHREC e montar de acordo com minhas afinidades, já que comprei os decks do zero.
Agora, se você já tem uma pool grande ou tem que empreste cartas, talvez prefira testar sua deckbuilding e, entre erros e acertos, montar um deck na raça.
Quanto a sinergia, Commander é um formato de singles, então não tem como ter uma SUPER sinergia como o de decks Standard ou Modern.
Tem um canal no YouTube que dá boas dicas para quem está começando: Cozinha Offline. Talvez seja o caso de você dar uma olhada lá também.
 
tribebr

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 32
Registro: 25/09/18
Oliveira - MG

Postado em: 18/10/18 10:27
obrigado pelas dicas, amigo....
 
Maqui

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 19/08/15
São Paulo - SP

Postado em: 18/10/18 14:29
Olá, quanto as suas duvidas, use a pool que você conhece, sem duvida você conhece sinergias antigas e pode aplicá-las nos seus decks.

O primeiro passo é entender que existem cartas que funcionam de maneira similar a outras, se você conseguir uma grande quantidade dessas, você consegue montar um deck direcionado a um objetivo. Para tal, você pode buscar por palavras chave em sites e aplicativos.

Outro passo importante, é saber se seu deck vai rodar envolta de seu comandante, aonde ele obrigatoriamente deve estar em jogo o máximo possível, ou se ele é só um finisher que entra pra ganhar e que fornece as cores do deck.

Consultar sites pode ser útil para expandir seu conhecimento, sempre existe alguma carta que você não conhecia, assim como existem cartas que você sabe que entram no deck, mas não consta em nenhum outro deck que você pesquisou.

Existe, comandantes (o Ramos por exemplo) que permitem tantas estratégias, que chega a ser divertido a criatividade e deck building dos jogadores. Existem também comandantes que não oferecem muitas opções, esses infelizmente, por mais que você seja criativo, vai acabar montando algo muito similar ao criado por outros jogadores.

Caso queira se divertir com decks realmente genuínos, sugiro testar comandantes que não estão no foco da maioria, utilizando de seu conhecimento para montar o deck todo, você vai se sentir satisfeito com o resultado.

Espero ter ajudado
 
Hollow

Esquilo
16 Referências (93.75% positivas)
Posts: 2072
Registro: 14/01/15
São Paulo - SP

Postado em: 18/10/18 17:54
Existem uns guias bacaninhas. No Command Zone, se eu não me engano, eles dão uma listinha meio padrão pra começar. É até que razoável. X lands, X draw spells, X cards que interajam bem com o comandante, e por aí vai.

O melhor site que eu conheço é o EDHRec. Lá você acha qualquer Comandante possível, e quais cards as pessoas costumam usar neles. E a partir daí, você vai moldando seu deck.

Aí você vai vendo. A maioria dos decks Commander se enquadram em uma ou mais das três seguintes categorias:

1 - O Commander joga pro deck

Nesse caso aqui, o Commander é "só" uma ferramenta utility, que eventualmente te dá algumas pequenas vantagens no jogo, e que define as cores do seu deck. Muitas vezes quem joga dessa forma, nem se preocupa tanto em colocar cards sinérgicos com o comandante no deck, eventualmente põe um ou outro card que funcionam bem com ele, e normalmente o Commander é uma carta muito forte por si só, ou ele apenas te oferece alguma utility boa. Bons comandantes pra jogar assim: variadas combinações de Partners, Tasigur, Derevi, Oloro, Zacama, Sidisi (Monoblack), Erebos, etc.;

2 - O deck joga pro Commander

Aqui, o deck inteiro ou quase inteiro é voltado pra jogar em função do seu comandante. Quase todas as cartas terão o propósito de fazer o seu comandante funcionar melhor, ficar mais forte, ou vencer o jogo com ele, de alguma forma. Voltrons são praticamente todos nessa linha. Normalmente esses decks simplesmente não conseguem jogar sem o comandante. Por outro lado, eles são focados em fortalecer a única carta que com certeza você terá à disposição em todos os jogos em que jogar, e que teoricamente sempre estará disponível, independente de quantas vezes ele seja removido. Exemplos de comandantes bons pra esse tipo de estratégia: Rafiq, Uryl, Purphoros, Jhoira de Ghitu, Nekusar, Rosheen, Zada, Darien, Narset, Phenax, Hidetsugo, etc.;

3 - O Commander é parte do deck

Nesses casos, normalmente o comandante tem sinergia com a maior parte do deck, ele fortalece a estratégia, mas o deck funciona sem ele. Tribais normalmente se enquadram aqui. Aqui habitualmente entram comandantes com habilidades mais focadas em tipos específicos de estratégia. Ao invés do comandante "fazer várias coisas" ou ser muito bom sozinho, ele é apenas muito bom em algo específico. Bons comandantes para jogar assim: Krenko, Roon, Merien, Karador, Titania, Nahiri, Breya, Daretti, Ezuri, Kaalia, etc.;

Aí você vê mais ou menos como você quer jogar, e vai buscando. Pra mim, montar o deck é bastante divertido.

Qualquer coisa pergunta aí que eu tento te ajudar.

Abraço!

Editada em: 18-10-18 17:59:17 por Hollow.
 
WillTuner

Besta
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 803
Registro: 11/05/11
Cornélio Procópio - PR

Postado em: 20/10/18 09:17
tentando adicionar a discussao

gostaria de trazer o tema de politica que o EDH-commander possui, e em termos de estrategia, podendo ser extremamente amplo.

Nin, the pain artist, Zedruu the Greathearted sao exemplos de lideres de baralhos que possibilitam um grande apelo politico. Ainda, possibilitam montar um deck com cards extremamente baratos.

Karona, possibilita fazer um 5color good stuff com o que voce tiver em maos e se divertir com os oponentes se batendo com seu comandante enquanto voce acumula recursos e vai "comendo quieto"

 
jgranamyr

Esquilo
5 Referências (80.00% positivas)
Posts: 112
Registro: 19/02/18
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 20/10/18 14:51
https://www.youtube.com/watch?v=qzXM_rknYtY

Seu commander e uma farsa...
 
WillTuner

Besta
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 803
Registro: 11/05/11
Cornélio Procópio - PR

Postado em: 20/10/18 17:38

de certa forma.... entendo seu ponto. Tanto que faço o discernimento de commander (na tentativa de competitivo) e EDH.

mas bem....fazer o que...se a vibe do perfil da mesa na é agradavel, é só sair. tal qual qualquer outro hobby que vai guinando para competicao.

ademais...vou la jogar meu mesao com meu zedruu e 99 lands basicos :D

 
FelipeLousada

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 7
Registro: 14/05/17
Santos - SP

Postado em: 21/10/18 14:20
eu to nessa luta de montar meu primeiro commander tbm kkk to fazendo uma Queen Marchesa mais controle com várias remoções e meio político tbm. Meio difícil encontrar sinergia com 1 cópia de cada, mas dá pra fazer muita coisa..
 
tribebr

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 32
Registro: 25/09/18
Oliveira - MG

Postado em: 21/10/18 14:59
vc conhece o https://edhrec.com?
la da pra colocar seu comandante e ver a sinergia entre as cartas
 
Nessbc

Esquilo
0 Referências
Posts: 4
Registro: 12/08/17
São Bernardo do Campo - SP

Postado em: 22/10/18 14:39
Faz pouco tempo que eu voltei a joga Magic, mas o Commander Mesão foi o formato que mais me interessou (aprendi a jogar no bloco de Miragem). Acho que gosto mais porque no Mesao voce joga com o que voce quer. Um jogo de Mesão em media 13 turno (segundo o Commander zone no Youtube) sempre da tempo de achar aquele card ou fazer com que o engine funcione.

Como diz o pessoal daqui: commander é AMOR.
 
LeoKula

Esquilo
0 Referências
Posts: 838
Registro: 15/10/09
São Paulo - SP

Postado em: 26/10/18 11:13
Com o tempo você vai ver que o deck building de commander não é tão diferente assim, por que você acaba procurando cartas diferentes com efeito similar pra ter consistência.
 
layon021

Esquilo
0 Referências
Posts: 17
Registro: 23/05/17
Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 29/10/18 10:35
Se você gosta de jogar de aggro, indico a tribo dos guerreiro.
Tenho 12 decks CMD, tenho tribal de Elfo (Marwyn) um misto de myr e elfo com (Ezuri BG) entre outros decks bastante aggro. NUNCA me diverti tanto com um deck como com esse de guerreiro que montei a pouco tempo.

Segue a lista: https://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=1036110

leia a descrição do deck no final da lista.
 
Pedr0_velloso

Esquilo
0 Referências
Posts: 2
Registro: 05/02/18
Vargem Grande Paulista - SP

Postado em: 30/10/18 09:42
Cara, eu levei um ano jogando pra aprender a reposta pra esse deck.
Tenho um deck de Animar só de morphs e eldrazis que me dá muitas respostas possíveis e, pessoalmente, acho que um deck de commander bom, é aquele que te deixa livre para usufruir aqo máximo de seu comandante.

Eu escolhi uma mecânica só e fui de cabeça nela, dominando completamente a arte de não pagar CMC hahahaha, porém tenho decks que fazem um pouco de tudo, onde posso ver que o resultado não é o mesmo do que de decks dedicados a fazer seu comandante brilhar.

Minhas 99 cartas são pensadas para tirar máximo proveito de meu comandante, acho que essa é uma boa dica.
 
Sampanaldo

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 28/09/17
Angra Dos Reis - RJ

Postado em: 30/10/18 15:10
Se o seu foco for commander x1 recomendo site mtg top8. Lá eles dão estatísticas do magic online e talz. A outra dica q ia dar é q se for o formato mesão use comandante q não seja chato, os chatos sempre são visados primeiro.

Como de praxe tinha montado uma Anafenza budget pq não queria montar outro deck com U ($). Acabei arrumando ela depois kkkk
 
Sampanaldo

Esquilo
0 Referências
Posts: 88
Registro: 28/09/17
Angra Dos Reis - RJ

Postado em: 30/10/18 15:19
A e se não quiser gastar com terrenos (fetchs e afins) use um deck mono
 
tribebr

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 32
Registro: 25/09/18
Oliveira - MG

Postado em: 31/03/19 14:11
Gostei muito das dicas de todos, na verdade eu conhecço sim o HDREC mas e gosto dos cards do site ao montar um commander,

eu comprei o deck da Sahheli,( gostei muito dos artefatos ) eu jogo em oliveira que é uma cidade do interior de minas gerais....

O brigado a todos pelas dicas, gosto muito azul com vermelho.

Estou acompanhando alguns sites e artigos para aprendizagem, próxima meta e montar um zombies com sacrifício de criaturas