Nevermore x Lantern Control
 Nevermore x Lantern Control
Victorzumbano

Esquilo
0 Referências
Posts: 19
Registro: 13/08/17
Indaiatuba - SP

Postado em: 19/08/18 16:05
Fala galera, beleza?

Como jogador de Control que sou, estou em dúvida sobre a maior eficiência de "prison" do deck Nevermore e do Lantern Control. O Nevermore eu coloquei em minha lista, o Teferi, Hero of Dominaria e um par de Lyra, achei que ajudou muito no late game. Já o Lantern, eu adicionei um Ceucible pra não me preocupar mais com o self mill em busca de cartas chaves do lock. Enfim, gostaria da opinião de vocês sobre os dois decks, qual dos dois é mais "apto" para o cenário competitivo, no quesito de prison deck.

Valeu!
 
cwnannwn

Esquilo
8 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1442
Registro: 02/05/10
Chapecó - SC

Postado em: 20/08/18 08:09
Nenhum dos dois decks está bem colocado atualmente.

Nevermore por si só nunca foi um deck exatamente "funcional". Se a coisa não alinha direito, o deck da fold pra ele mesmo. E isso acontece numa frequência maior do que se espera de um deck em um ambiente de decks mais "tunados". Agora, se você costuma jogar bastante com pessoal que gosta de fazer bastante brew e jogar com decks mais casuais, ele é bem de boa. Uma coisa que não tem como argumentar é que ele sofre MUITO menos pra hate que o lantern.

O Lantern tá meio mal posicionado hoje em dia porque FINALMENTE as pessoas estão construindo decks melhores. A uns 18 meses atrás, todo deck era uma de duas coisas: 1) um pilha de criatura/magica que faz sempre a mesma coisa todo jogo e não interage ou 2) uma pilha de removal que só interage com criatura direito. Isso era perfeito pro Lanterna, que procura justamente explorar o fato que a interação com ele é pouca, e o lock da Lanterna + Shredder tirava as poucas coisas que importavam do deck. Hoje em dia os decks estão, no geral, mais generalistas. Você encontra uma gama maior de mágicas, planewalker e criaturas que conseguem interagir bem com o plano principal do Lanterna. Além disso, KCI tá rodando no formato; o que faz com que todo mundo tenha ainda mais hate que o normal contra artefato no sideboard. E falando em KCI, ele é um match praticamente perdido pro lanterna a menos que você comece a dedicar slots que você não tem de sobra pra lutar contra ele. E PRA COMPLETAR, Lantern é fold pra Tron (outro deck que tem um monte atualmente), e possui match muito próximo com Humans (geralmente um deck atropela o outro de algum modo logo no começo do jogo, e a chance disso acontecer pra qualquer um dos lados é semelhante).

Eu não sei qual versão do Lanterna vc tá rodando, mas Crucible dificilmente é funcional no deck na versão Whir devido a dificuldade de capitalizar bem nesse lista. Na versão GB você consegue fazer isso melhor pela maior numero de Inventors' Fair, Ghost Quarters e millrocks que o deck roda, além de ser mais facil de encaixar Surgical. Melhora muito o match contra tron e um pouco contra KCI, mas enfraquece contra os outros decks simplesmente pela build Whir ser muito melhor contra outros decks que a GB. Sinceramente, Crucible na build Whir é bem fraco. A carta não se paga com você só podendo voltar 1 ou 2 cartas de impacto do seu grave. Ela só se justifica com mais cartas de ação.

A coisa é que o Lanterna é MUITO mais funcional que o Nevermore a um nível básico, então mesmo com isso tudo eu particularmente jogaria de Lanterna (e continuo na real, sou teimoso assim). O core do deck ainda é forte, só está ficando progressivamente mais difícil de jogar com o deck. O numero de decks que você só "resolve uma ponte e ganha" está cada vez menor.

O que pra mim é algo bom pra ser sincero. Menos decks "mono soco" rodando, coisa que eu sempre achei chato bagarai jogar contra.

Editada em: 20-08-18 08:11:21 por cwnannwn.