Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Dissecando o U/W Approach
 Dissecando o U/W Approach
Denfaceupp

Esquilo
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 695
Registro: 22/08/17

Postado em: 26/05/18 14:07
"Quando o Segundo Sol Chegar..."


Saudações! Den aqui! Hoje irei tratar de um dos decks mais queridos/odiados da temporada, diria até um pouco sumido dada a onda de U/W control puro com Teferi e cia, mas que não deixa de ser uma sólida escolha para jogar seus torneios! Falo do 'combo' da Cássia Eller!!!





Resumidamente: Se você conjurar da sua mão o Approach pela segunda vez durante o jogo (e resolver, é claro!) você ganha o jogo! Não importa quantas vezes você já o tenha castado e não resolvido anteriormente, o importante é resolver um após ter castado o primeiro!!! Dito isso, pode ser que você acabe enfrentando jogadores menos experientes que no calor da batalha anulam o primeiro Approach, aí você terá que explicar como o feitiço funciona!!! Mas sem problemas, creio que nesta altura do Standard quase todo mundo já tenha ou jogado ou enfrentado algum deck com o Segundo Sol como uma das wincons!

A lista que trago é adaptada para um formato mais agressivo, mas sem esquecer da ascensão dos controles baseados em Gideon/Teferi!

Irei explicar card a card a função e o porquê da escolha dele em detrimento de outro possível candidato a usar o referido slot!





Primeiramente o uso de dois Torrential Gearhulk main deck





Temos 19 mágicas instantâneas que podem ser reaproveitadas com o grandão, além é claro de que um corpo 5/6 pode servir de wincon alternativa caso o plano linear de ganhar com o Segundo Sol não funcione.

Agora o conjunto de mágicas que irão garantir o tempo necessário para que a vitória se aproxime!!!







Três cópias de cada são mais do que suficientes para se lidar com as criaturas do oponente no early game, garantindo que você consiga tranquilamente fazer os land drops até conseguir conjurar um Assentar nos Destroços ou recapitular alguma mágica com o Torrencial! A dica é: sua mão tem anulas de criatura e Assentar? guarde os anulas para o midgame e agregue valor ao assentar! O mesmo sendo válido para o Selar!





Três hard counters para lidar com ameaças 'não-criaturas' do oponente, além de que anular habilidades é muito bem visto num ambiente lotado de planeswalkers como o de agora! Além é claro de serem alvo para o snap T2!





Este é o card da discórdia!! Muitos amigos e conhecidos que jogaram/jogam de approach questionaram o porquê de se utilizar Vontade Suprema ao invés de Cast Out no main deck, a resposta é: o ambiente está muito bem adaptado contra encantamentos, seja usando Commit ou o novo Piscar de Olhos, o que acabava fazendo Cast Out perder o valor no game 1; já Vontade Suprema ganha nos quesitos versatilidade, onde você poderá cavar uma carta (aquele land drop perdido? nós resolvemos) ou anular qualquer coisa que seu oponente possa castar no limite de manas! Oponente casta Teferi no limite pensando em guardar o anula para o desvirar de terrenos? Vontade Suprema! E não querendo ser repetitivo, é mais uma mágica para o grandalhão azul!!!





Três slots também são dedicados a este card que é sem sombra de dúvidas um dos mais fortes do deck! Desde seu lançamento em 2016 todo deck controle usa dele, chega ser absurdo no lategame castar Torrential e 'de brinde' comprar dois cards!!!
Além de que acelera a busca pelo segundo approach, virtualmente diminuindo em 4 turnos a compra dele (o primeiro que fora resolvido e posto na sétima posição de seu deck). O motivo de eu utilizar apenas três cópias é que a próxima carta pode ajudar muito no seu land drop no early, midgame, posto que contamos com apenas 25 terrenos!!!





O primo pobre do Glimmer está aqui mais pelo cycling do que pela compra, claro que comprar dois cards é bastante forte, mas como os Cast Out foram suprimidos em favor de Vontade Suprema, esse rapazinho aqui muitas vezes te ajudará a encontrar aquele quarto terreno para Assentar as criaturas do oponente nos Destroços no próximo turno! Cumpriu a função de Cycling? Beleza, no lategame o Titã te dará nova utilidade!!!





Agora sim! Aquele card cremoso que será o terror dos oponentes!!! Basta ver a cara de ' seu f***" quando você resolve um Assentar naquele ataque massivo de seu oponente; quatro cópias garantidas e sem discussão no deck!!!





Está sendo 'oprimido' por um Tirano da Carnificina? Seu oponente tem um exército furioso de goblins? A Shalai impede o Assentar? Cólera neles! Pode parecer bem sem sinergia usar cólera e Torrential no mesmo deck, mas acredite, você vai precisar desta sobrevida no mid-lategame! Três cópias são o suficiente!





Nossa principal wincon, e acredite, você vai precisar de quatro cópias: muitas vezes você está sofrendo pressão e não tem aquele tempo de cavar novamente pelo approach na sétima posição, ou tomou uma Field of Ruin ou outro efeito que faça com que embaralhe o deck... nestes momentos aquela segunda cópia do feitiço na mão garantirá a vitória já na volta! Pense bem quando for reduzir o número dele... é por sua conta em risco!





Combata fogo com fogo... ou mais 'anulas'... de tanto tomar Commit em meus Cast Outs, resolvi adotá-lo no deck, e não houve arrependimento, a sinergia com Regato Ipnu é absurda: coloque a ameaça de volta ao grimório do oponente e depois a veja indo pro brejo (grave)... simplesmente lindo... além do que se tudo der errado e seus approach acabarem no brejo, Memory dará aquele gás final... 'ah... mas o oponente também comprou sete..." sim... mas você certamente terá vantagem!
Ao meu ver uma carta bastante forte e bem posicionada no meta atual!





Quase sempre será seu drop 2! Card OBRIGATÓRIO para se jogar de Approach!!! Chega a ser bizarro o quanto a frente esse card te coloca em qualquer jogo, não perdendo valor mesmo no late game, onde ao ser flipado se torna naquele xerife que te permitirá combar a hora que quiser!!! Simplesmente fantástico!!! Fique atento ao flip do card, já que VOCÊ PODE flipá-lo na sua MANUTENÇÃO, ou seja: bobeou e comprou um card... já era... perdeu o trigger!!!





Falando em cartas fortes, essa aqui chega a ser absurda!!! Comprar 5,6,7 cards no passe!!! Uma cópia é o suficiente para garantir uma vantagem de mais de 8000 sobre o oponente!!!

Agora vamos falar de sideboard:





Optei por este encantamento em detrimento da Autoridade dos Cônsules pois o meta voltou a ter uma presença forte do Coração de Kiran e outros veículos que podem incomodar bastante no earlygame!





Três Negar para enfrentar com maior força os decks de controle/mirror.





Uma cópia de Derrota de Jace só para garantir mais um anula e claro, anular um Deus Escaravelho que possa aparecer!!!





Olha só: queria cast out? toma!! Brincadeiras a parte, além de lidar com praticamente qualquer permanente, possui o cycling salvador de zika!!!





Por que manter Caracal no side se já temos acesso a Lyra? A resposta é simples: pressão em campo!!! Três corpos são melhores do que um!!! E se conseguires encaixar um segundo gato... é quase gg!!! Bater 10 com lifelink creio ser muito melhor do que bater 5 voando com uma criatura lendária, que te impede de castar uma segunda dela por exemplo! Particularmente neste deck acredito que o Caracal extraia mais valor em fazer o que o deck se propõe!!!





Finalmente aquela criatura para ser usada contra o amiguinho chato de Teferi...ahsduhasudh com a capacidade de fechar o jogo rápido e que ainda se protege razoavelmente bem!!!

Esta é a lista que venho utilizando em torneios regulares e atingindo ótimos/bons resultados...

Futuramente posso trazer atualizações da mesma quanto a sua adaptabilidade ao metagame local e/ou participação em algum PPTQ... conto com o feedback de vocês!!!

Por hoje é só!
Forte abraço!!!

Editada em: 26-05-18 14:08:39 por Denfaceupp.
 
slaiter

Lenda
13 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3295
Registro: 19/01/03

Postado em: 27/05/18 11:05
Primeiramente parabéns pelo texto, eu gostei.
Mas nós conte pq não usar nem teferi e nem gideon.

E pq não cast out MD? Se teferi cair temos um problemão.

Editada em: 27-05-18 11:09:33 por slaiter.

Moderador das sessões: Decks e Discussão de Magic.
 
Denfaceupp

Esquilo
5 Referências (100.00% positivas)
Posts: 695
Registro: 22/08/17

Postado em: 27/05/18 13:53

Obrigado pelo apoio! Cast out MD expliquei no texto pq não uso. Gideon acho bastante lento e fraco no meta atual, já testei com 2 gideon MD e os resultados não foram satisfatórios. Teferi game 1 é um problema mesmo, mas game 2 e 3 temos acesso ao Cast out e a derrota de jace!