Nettle Sentinel e Gorilla Shaman
 Nettle Sentinel e Gorilla Shaman
AdrianoTT

Zumbi
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1406
Registro: 30/10/17
Fortaleza - CE

Postado em: 07/02/18 10:33
Olá pessoal,

1o. pergunta: alguém sabe me dizer qual é a importância tão grande do Nettle Sentinel para os decks verdes, como Elves ou Stompy? Porque eu ainda não descobri qual seria a vantagem dela, tendo a desvantagem de continuar tapada, ao invés de desvirar como as demais [sim, eu sei que ela desvira, quando entra alguma magia verde e isso acontece normalmente, em todos os turnos, mas as vezes não]. Ontem joguei contra um Elves e eu fiquei meio "tonto" com a quantidade de criaturas que ele colocou em campo, porém me pareceu que o Nettle Sentinel estava virando para gerar mana verde. Isso é possível com o apoio de outra carta? Pois no texto dela não fala nada disso.

P.S.: Por sinal, o cara já estava com mais de 130 de vida!!! E com bem umas 50 criaturas em campo, ai entrou o meu Crypt Rats no campo e o eu virei 2 pântanos para "limpar" quase todo o campo e ele desistiu na hora! Foi muito lindo! :P

2o. Sobre o Gorilla, alguém sabe me dizer como se usa? Porque na carta, pelo que entendi [vide texto abaixo pra quem não conhece], ela serve para destruir qualquer coisa que não seja "criatura artefato" [algo bem raro no Pauper, eu só jogo pauper, lembro só do Vault Skirge pelo nome, mas acho que no Affinity tem algumas também]. A pergunta é porque nunca vi essa carta sendo usada, mas já vi muito em sides, como sendo uma carta importante. Por isso comprei 2 pra usar no MOL e não consegui ainda, pois quando eu tento dar mana para ela destruir alguma coisa, não aparece a opção pra gente fazer isso, logo, certamente, estou fazendo algo errado. Ou ela não serve para destruir tanta coisa, como entendi que ela servia.

Texto dela: XX1: Destroy target noncreature artifact with converted mana cost X.
Esse XX é outra coisa que nunca vi. Por exemplo, para destruir [usando só mana vermelha, porque meu deck com ela é Mono Red] uma criatura de CMC 2, eu teria que pagar 5 manas [2+2+1]? Ou seriam "apenas" 3 manas?

Obrigado pela ajuda!



 
Xoraum

Lenda
61 Referências (100.00% positivas)
Posts: 678
Registro: 20/02/03
Criciúma - SC

Postado em: 07/02/18 11:04

Sim. A outra carta se chama Birchlore Rangers, que permite que vc vire dois elfos desvirados para adicionar um mana de qualquer cor. Como a maior parte dos elfos custa 1 mana, e a cada vez que vc joga um deles vc tem o Nettle Sentinel desvirado novamente para produzir mais um mana, isso faz com que cada elfo seja virtualmente conjurado de graça. Além disso, por ser uma criatura 2/2 custando apenas G, e com a possibilidade de desvirá-la durante o turno do oponente ou mesmo durante o combate (com a ajuda de mágicas instantâneas), o Nettle Sentinel é sim extremamente importante tanto para o Stompy quanto para o Elves.

Não, o Gorilla Shaman não destrói criaturas, independente do CMC delas. Mas, no caso de um artefato não criatura de CMC 2, o custo para destruí-lo seria efetivamente 5 manas (X+X+1, onde X é 2). Mas o mais interessante do Gorilla Shaman é poder destruir as lands artefato do oponente ao custo de apenas 1 mana.

De nada camarada.

 
AdrianoTT

Zumbi
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1406
Registro: 30/10/17
Fortaleza - CE

Postado em: 07/02/18 17:05

Obrigado, Xoraum!

Finalmente, alguém me explicou a utilidade real do Nettle Sentinel, porém, continuo achando que para o Stompy, ele não é tão importante, a não ser que a pessoa faça ele de "fazedor de mana", usando essa outra carta.

Pela questão dele ser 2/2 com apenas 1 mana verde, a gente pode usar Pouncing Jaguar [no turno seguinte voce paga so mais 1 de mana verde e ele nao ira ficar dependendo de magia para desvirar] ou, melhor ainda, usar a Burning-Tree Emissary [ela tem custo 2, mas gera mais 1 mana verde ao entrar, ai é quase como se o custo fosse apenas 1 verde].

Sobre o Gorilla Shaman, surpreendente essa sua resposta! Pois para "matar" artefato na cor vermelha, tenho outra: Ancient Grudge! Se servir só para isso, além de ser uma criatura [1/1, muito fácil de se matar], ai fiquei sem entender a grande utilidade dela e esse texto na carta, pois se é pra destruir apenas artefato, então deveria ter apenas "destroy target artifact". Por exemplo, no Negate tem escrito "counter target noncreature spell", ou seja, o que não seja mágica de criatura, ele anula.

Eu usei o mesmo raciocínio desta para entender [e não consegui] o funcionamento do Gorilla, além do mais, pelo custo que você falou, ainda é algo caro, para destruir 1 Artefato de CMC de 1, a gente vai ter que pagar 3? Em um Mono Red, isso é muita coisa!

A única vantagem que vejo é que, se ele não for morto logo [algo bem provável, por ele ser apenas 1 e tem muitos decks com remoção em quantidade para remover algo com esse poder], é poder fazer isso várias vezes, mas contra um Affinity, que tem muitos artefatos e poderia ser muito útil, ele não fica em campo muito tempo não, já que lá tem o Galvanic Blast para removê-lo em pouco tempo ou imediatamente, isso se ele não for anulado por um Metallic Rebuke ao tentar entrar no campo.


 
FeehAlmeida

Esquilo
15 Referências (100.00% positivas)
Posts: 8
Registro: 18/08/15
Abaetetuba - PA

Postado em: 07/02/18 20:00
com o gorilla você consegue destruir os terrenos artefatos, pagando somente 1 mana pra cada terreno(podendo fazer isso mais de uma vez) e isso colega acaba fu*** com alguns decks (como o affinity), por isso o seu uso
 
AdrianoTT

Zumbi
9 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1406
Registro: 30/10/17
Fortaleza - CE

Postado em: 07/02/18 21:29

Provavelmente, essa a principal utilidade dele então, isso enquanto não levar um Galvanic Blast na cara! :P Só tem uma boa utilidade, quando a pessoa estiver jogando contra um Affinity, muito bom saber isso, eu tinha até colocado um deles no meu main deck, depois dessa vou colocar só no side mesmo!

Nisso faz sentido, afinal, os terrenos não tem CMC, então basta pagar uma mana de qq cor.

Obrigado, FeehAlmeida, por reforçar esse ponto, já falado pelo Xoraum!