Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Como lidar com determinadas situações de combate no Pauper!
 Como lidar com determinadas situações de combate no Pauper!
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 18/01/18 12:07
Pessoal,

Não encontrei nada sobre isso aqui, se alguém souber, por favor me indique.

Tem algumas situações que não encontro solução, não sei se por falta de conhecimento mesmo ou simplesmente porque estão na minha cara, mas eu não consigo "ver".

Vamos lá a algumas dessas situações:

1a. Situação: Como destruir uma criatura "grande", tipo o Ulamog [8/8], você jogando com um deck Mono Red, onde você só tem remoções de, no máximo 4 de dano [e olhe que nem tenho isso no meu deck, nem no meu side, porém eu tenho tal carta para outros decks que não são "mono"], com o Flame Slash, poderia então passá-la também para o side, mas não 4 delas, por exemplo?

Lembrando que o Ulamog exige que você destrua 2 permanentes suas e num deck mono, normalmente, você não tem muitos terrenos e quase nenhuma ou nenhuma criatura, normalmente, a gente vai ter que sacrificar os poucos terrenos que temos, ficando sem ter o que fazer, depois de 2 ou até mesmo 1 turno apenas.

Além do mais, tem deck que consegue entrar com o Ulamog no 2o. ou 3o. turnos, impressionante a velocidade, trazendo ele do cemitério [vamos supor que você não tenha Relic of Progenitus, apesar de ter no sideoboard e tê-la colocado, para o 2o. jogo da partida, mas não tirou na mão inicial e nem nos primeiros turnos] e, dificilmente, você terá como dar 3 raios [ou algo similar] em 1 turno numa criatura dessas, além do mais o cara não possui apenas 1 Ulamog, na verdade, tem uns 4 deles e mais uns 4 Gurmag Angler [5/5] que é mais fácil de lidar, mas não é fácil não, no mínimo, 2 raios pra matar, por exemplo.

Sem esquecer também, se você ficar dando "alvo" nas criaturas grandes e não no adversário, você vai acabar com seus feitiços e mágicas instantâneas e vai acabar sem ter como matar logo o seu adversário, ou vai ficar podendo dar apenas 3 de dano por turno, isso, com sorte, dando tempo ao seu adversário de te matar antes e uma das vantagens do Mono Red é matar o adversário o mais rápido possível, senão perde o fôlego e normalmente perde a partida.

2a. situação:

Ainda com um deck Mono Red, como lidar com uma criatura cheia de encantamentos que de um momento para o outro sai de 1/1 [e você não conseguiu matá-la assim que ela entrou em campo, pois o adversário tem muitas delas] e se tornou uma 10/10 só usando encantamentos?

Se, só com vermelho [eu não encontrei], você não tem nenhuma carta que destrua encantamentos [e claro destrua/exija o sacrifício de criaturas, como tem em decks pretos] e dificilmente teria em quantidade suficiente contra um deck que o cara tem uns 20 cartas de encantamentos [5x 4 diferentes] no deck?
Isso vale até para o caso dá pessoa estar jogando contra um Affinity, que não tem encantamentos, mas o cara entra com um Atog lá para o 6o. turno com já uns 7 ou 8 artefatos em campo e você dá um raio nele, ele sacrifica um artefato e ganha +2/+2, você dá outro raio, ele de novo sacrifica 2 artefatos e ganha +4/+4, dessa forma, "escapa" da morte, no turno seguinte, sacrifica o restante dos artefatos e vira uma criatura 11/12 e te finaliza. Algo que é comum também em outros decks black que sacrificam criaturas para crescer ou em decks verdes que fazem o mesmo através de mágicas instantâneas e feitiços.

Tem alguma solução para algum dos casos ou, simplesmente, são "casos perdidos", são simples desvantagens que o deck possui para "balancear" o metagame ou algo do tipo?

Desde já grato pelas dicas. :)





 
Phynderblast

Dragão
51 Referências (98.04% positivas)
Posts: 1351
Registro: 16/04/06

Postado em: 18/01/18 13:00

Mate o cara antes disso. Afinal, pra isso que existe o mono red. =P

Mas sério agora: se vc não está matando o cara BEM ANTES dele resolver um crusher, tem algo esquisito aí. O que você pode usar (no side) são efeitos que roubam a criatura por um turno, mas ainda assim é meio meh... O vermelho não consegue lidar com criaturas grande nem encantamentos (cop red manda um abraço!) por isso que a solução é simplesmente ser BEM MAIS RÁPIDO que os oponentes.

 
salxmage

Esquilo
0 Referências
Posts: 6
Registro: 05/07/15

Postado em: 18/01/18 14:01
Pensando em mono Red fica difícil,cada arquétipo tem sua vantagem e desvantagem.
Jogo de branco e resolvo essas situações com Celestial Flare.
No caso especifico de auras e um boggles ou alguma criatura de hexproof isso todos os decks tem dificuldade e devem matar antes de encantar, sugestão red: Eletro-truque! da sobrecarga e da 1 em cada criatura, assim ela não é alvo e roda. pode completa com flamejar o combo dando 2 de dano em cada criatura que tomou dano esse turno fazendo uma mass removal de 3
Caso do ulamog, ato de traição + dano colateral. Você pega a criatura 8/8 ataca e depois causa 3 de dano sacrificando uma criatura sob o seu controle! Infernal Plunge Tb tem efeito de sacrificar uma criatura custo 1 e te da 3 mana na pool!
 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 18/01/18 15:32

Ontem, joguei com um cara que jogou um Ulamog no 2o. turno na 1a. partida e no 3o. turno da 2a. partida, eu já tinha dado uns 9 de dano nele, mas depois dele entrar com o Ulamog tão cedo, não deu tempo, de fazer mais nada.

Mas pelo que você está dizendo, então é "matar logo", as criaturas menores, ou morrer na certa. Mas contra alguém que consegue fazer o Ulamog tão cedo e, teve um turno, que ele ainda entrou com o Ulamog com ímpeto, atráves de uma carta chamada Dragons Breath, ai não tem jeito mesmo.

Joguei 5 partidas ontem na Liga Pauper do MOL e só desse cara do Ulamog, não consegui fazer nada e tomei de 2x0 rapidinho. As outras partidas ganhei 2 e perdi 2 todas de 2x1 com o meu Mono Red, mas só joguei contra adversários cheios de recursos [tinham soluções para quase todos os problemas que "eu dava pra eles resolverem"] e nas 2 que perdi, eu ainda tive problemas com "excesso" ou "falta" de terrenos básicos. Teve uma vez que fiz mulligan até ficar só com 3 cartas na mão, porque não saia a quantidade de terrenos que eu precisava. Acabei ficando só com 1 terreno mesmo e pronto e isso me atrasou demais. Às vezes, só 1 terreno, no Mono Red "segura" a partida por alguns turnos, mas, outras vezes, dependendo da mão, é necessário ter pelo menos 2. Teve uma mão que tirei 5 terrenos, isso é demais, tive que faar o mulligan!!! Teve outra que não tirei 1 sequer, falo mão inicial! Isso, exatamente, nas partidas que perdi por 2x1, foram clássicas "zicadas".

Só ganhei de um Mono Blue Delver e outro Mono Black Control. Exatamente, decks que eu também possuo, logo os conheço bem e já previa o que o adversário faria comigo na sequência do jogo e isso me ajudou muito.

 
Reds

Esquilo
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 345
Registro: 29/01/17

Postado em: 18/01/18 16:33
Ulamog turno 2? Entao o deck era bem inconsistente e deu sorte
 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 18/01/18 18:45

Essa carta que você citou, Flamejar, nunca tinha ouvido falar dela e nunca vi ninguém usando. Parece que ela é similar ao Needle Drop, só que não compra carta e causa 2 de dano, ao invés de 1 da Needle, pois ambas só causam dano, se a criatura já tiver sofrido dano no turno, não é isso? Por isso, ela só pode usada, depois da Electrickery, correto? O problema, e pode ser esse motivo dela ser tão pouco usada, é serem necessários 3 terrenos para gerarem a mana necessária em apenas 1 turno, só no 3o. turno, com sorte, você consegue isso.

Gostei muito da sua solução para o Ulamog, nunca tinha visto algo em ação, nem quando joguei "com" um Ulamog, ninguém fez isso contra mim. Esse Ato de Traição parecer ser igual ao Hijack [Sequestrar], essa eu conhecia, mas nunca vejo ninguém usá-la. Mas a ideia de "sequestrar" a carta do adversário e depois sacrificá-la e ainda dar dano no adversário é sensacional! Obrigado! O problema é que isso só pode ser feito lá para o 4o. ou 5o. turno, com sorte, pois são necessárias 4 de mana para conseguir ativar essas 2 cartas, no caso que eu citei não dava nem tempo, pois o Ulamog entrou no 2o. turno e na outra partida no 3o. turno, já com ímpeto! Em ambos casos, eu só tinha 2 terrenos em campo! Não dava pra usar o Ato de Traição e nem o Sequestrar. Mesmo assim uma ótima solução, a ser usada em turno, a partir do 5o ou 6o. turno.

 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 18/01/18 19:08

Na 1o. jogo, no 2o. turno e no 2o. jogo, ele colocou no 3o. turno.

Era um deck preto e vermelho, ai ele usava uma carta, Faithless Looting, ai já jogava o Ulamog no cemitério em um turno e, no turno seguinte, já vinha com um Exhumer para "puxá-lo" do cemitério pro campo de batalha. Da vez que ele trouxe "só" no 3o. turno, ele veio com o Dragon Breath que dá ímpeto a criatura que vem do cemitério, ou seja, no 3o. turno nos 2 casos, o Ulamog já estava me atacando e eu tendo que sacrificar 2 das minhas permanentes que eram apenas 3: 2 terrenos e 1 criatura.

Simplesmente, acabou com o jogo rapidinho. Não sei se foi muita sorte dele ou é o "normal" daquele deck. Eu já tinha visto alguns similares, mas não tão rápido, eu não sei o nome daquele deck.

 
laern

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 666
Registro: 29/04/12

Postado em: 18/01/18 19:42
reanimate no pauper é uma estrategia arriscada, pq vc tem q mulligar ate vir com exhume na mão, se nao falha... o cara deu um pouco de sorte sim, nesse caso, jogando de monored, nao tem mto o que fazer...

contra auras, tente electrickery no sideboard, e se possivel segure e use em resposta a primeira aura que ele castar
 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 18/01/18 20:08

Pois é, ele veio com o Exhume na 1a. mão no 1o. jogo e só mulligou 1a. vez no 2o. jogo. Pelo jeito, deu sorte mesmo. Na verdade, tinha uma coisa possível de fazer, era trazer as minhas 2 Relic of Progenitus e explodir uma delas no 2o. turno, antes dele usar o Exhumer, mas eu esqueci totalmente de colocá-la no 2o. jogo e isso foi o meu maior erro, e quando ele trouxesse outro Ulamog pra dentro do Cemitério teria novamente que estar com uma Relic of Progenitus para explodi-la ou já estar em campo para eu ficar "virando" e forçando ele exilar as cartas do cemitério dele turno a turno. Mas pra garantir tinha que ter mulligado até ter pelo menos uma delas na mão e como só tenho 2 no side poderia não ter dado certo. Além do mais, essa estratégia, provavelmente, atrapalharia todo o restante do meu jogo, porque o deck perderia a velocidade.

Sim, eu tenho Electrickery no side, mas na partida contra o deck de auras, eu não a coloquei no 2o. jogo, pois no 1o. jogo, o cara entrou com uma criatura 0/4 e encheu ela de auras e me venceu rapidamente, logo eu pensei que aquele fosse o tipo de criatura que ele usava para encher de auras. No 2o. turno, foi que vi que ele tinha algumas criaturas 1/1, mas tinha 2/2 também. Ou seja, só a Electrickery não teria facilidade para matar todas as criaturas dele.

Pelo visto, o problema é que esses decks que citei são "badmatch" contra o Mono Red, ai não tem muito para onde correr, vai ser bem difícil de vencê-los mesmos, usando o Mono Red.

Obrigado pelas dicas.



 
luisaohtb

Esquilo
0 Referências
Posts: 77
Registro: 19/12/11

Postado em: 18/01/18 22:12
Contra o GW Auras é legal usar Martyr of Ashes. As vezes ele coloca uma Ethereal Armor/Cartouche muito rápido e Electrickery não funciona mais... O Martyr consegue levar relativamente bem criaturas de até 3 de resistência.
 
Zion-

Esquilo
0 Referências
Posts: 67
Registro: 23/07/16

Postado em: 18/01/18 23:48
Adriano, no canal Magic Competitivo do youtube o conteudo tem um grande foco no pauper. Lhe convido para conhecer o canal, com certeza vai gostar! Para os inscritos ainda podes entrar no grupo de whatsapp aonde o pessoal conversa bastante sobre meta, cards, dao dicas. Te encontro la! abracos
 
sandoiche_13

Urso
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2363
Registro: 25/10/03

Postado em: 19/01/18 00:05
O melhor é usar Traitorous Instinct, Hijack, cartas assim pra lidar com o Crusher. Contra Boggles não tem muito o que fazer além do Electrickery, ou ser rápido e eficiente torcendo pra ele não comprar life gain. Mas essa é uma fraqueza do Mono Red em todos os formatos, sem splashar outra cor sempre vai ser vulnerável principalmente para encantamentos e bichos hexproof/defesa alta.

 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 19/01/18 00:42

Não era o GW Auras, era um Mono White, acho que o "Heroic", tinham pelo menos algumas criaturas com essa habilidade. Mas 2 das auras que ele colocou foram exatamente essas 2 que voce citou.

Martyr of Ashes? Conheço não. Vou ver.

Obrigado pela dica, Luisaohtb!

 
Reds

Esquilo
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 345
Registro: 29/01/17

Postado em: 19/01/18 01:10
O reanimate você acabou dando muito azar, tanto é que essas listas não vão bem em campeonatos
 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 19/01/18 01:22

Já sou inscrito no canal! :)

 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 19/01/18 01:33

Obrigado Sandoiche_13! Você confirmou o que o salxmage tinha falado antes. :)

Esse "reanimate" parece ser realmente algo raro de se ver no Metagame, nunca vi nenhum deck tech com esse nome e nem gameplay, acho que vou ver se não enfrento mais nenhum pelo meio do caminho, se aparecer mais algum pelo meu caminho, ai coloco de vez. Agora, está muito cheio desses deck com auras, hoje joguei de novo contra outro Mono White Heroic [eu acho que esse é o nome que já vi]. Porém, joguei com um deck mono green stompy, ai agora eu tinha remoção de auras, porém cometi uns erros e ele colocou váriar criaturas de diversos tamanhos que ganhava +1/+1, quando a pessoa descia alguma mágica ou feitiço, ai complicou...

 
RafaelLionheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 48
Registro: 18/10/13

Postado em: 19/01/18 11:34
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
Clique aqui para ver o motivo dele estar nesta lista.

Rapaz, não li todos os comentários (mas li boa parte rsss), então se alguém já falou dessas opções...

Contra ulamog no inicio, vc enfrentou reanimate, ou seja um gravehate resolve (Magibomba Niilista / Nihil Spellbomb você desce no primeiro turno, e fica só aguardando ele usar o Exhumer para ativar em resposta e limpar o cemitério, as vezes vale a pena muligar para começar com ela na mão)
Outra opção, que eu uso no meu izzet é o Pira da Colheita / Harvest Pyre que você pode causar X de dano sendo X cartas q você remove do seu cemitério, essa opção vc vai usar mais em decks midrange

contra auras, não tem muita opção Eletrotruque / Electrickery, e tem mais algumas opções que causam dano a todas as criaturas como Salva Incandescente / Blazing Volley, mas vc tem que conseguir usar no inicio (Eletrotruque apartir do game2 q vc sabe q o oponente da com auras, muliga até vir com ele na mão e usa em resposta a ele encantar, que já manda o encantamento pro cemitério também)

Mas no geral, monoRed não tem muita resposta pra certas ocasiões, e tentar matar o oponente antes dele conseguir fazer o jogo dele.
 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 19/01/18 13:56

Obrigado, RafaelLionHeart! :)
Eu tenho as 2 cartas que você citou para matar as criaturas pequenas do deck de auras: a Electrickery e o Blazing Volley, 2 de cada. Uma para usar no meu turno se necessário o Blazing Volley que só possui custo 1 vermelho, ou a Electrickery, caso seja necessário causar dano já no turno do adversário, só que com custo maior 2 manas, no meu caso, 2 manas vermelhas.

Basicamente, a gente já chegou a algumas certezas:

Contra o Reanimate, por exemplo, tem 3 saídas [com sua dica da Harvest Pyre], ou usa uma carta para exilar o cemitério [a Nihil ou a Relic - eu tenho as 2, mas para o Mono Red, creio que é melhor a Relic, pois a Nihil é ideal em deck que gerem mana preta, Relic não precisa "explodir" pode ficar virando e exilando 1 carta por turno do cemitério do oponente], ou "sequestra" o Ulamog e depois mata ele na sequência com a dica dada pelo salxmage [com o Dano Colateral].

Contra o deck de Auras, ou mata logo, antes da criatura crescer com as auras, ou "já era".

Editada em: 19-01-18 14:05:28 por AdrianoTT.

 
sandoiche_13

Urso
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2363
Registro: 25/10/03

Postado em: 19/01/18 19:18

O lance é que apesar de ser muito forte quando dá certo, não é consistente o bastante. E todo mundo usa Nihil Spellbomb, Relic of Progenitus, Bojuka Bog, etc. o que faz o deck sempre esbarrar no hate.

Eu tenho jogado de Mono Black. Da mesma forma que você não consegue responder esses bichões e auras, eu também sofro contra alguns decks como o Auras Control (que usa encantamentos que ganham vida e impedem criaturas de atacar, para matar com a Curse azul) ou mesmo Tron, que faz coisas absurdas rápido com muito mais consistência que os Reanimates.

 
AdrianoTT

Zumbi
0 Referências
Posts: 1652
Registro: 30/10/17

Postado em: 19/01/18 19:43

Jogando de Mono Black, já perdi muito para decks que tem os terrenos de Urza, quando "fecha o Tron", fica complicado de jogar contra eles, e como o Mono Black é lento, ai complica mais ainda. Joguei contra um deck que ganhava muita vida, usando auras também, não sabia desse nome Auras Control e não consegui localizar decks de Pauper que se encaixem na descrição que você fez com esse nome "Auras Control", encontrei outros decks cheios de Auras com esse nome, mas não que as auras ganhassem vida.

Quando você fala de impedir de atacar, são aquelas auras que dizem "esta criatura não pode atacar e nem bloquear"? Da muita raiva jogar contra esses decks... :P