Home Cards of Paradise
 Home > Fórum > Dúvidas de Magic > Dúvidas sobre commander
Dúvidas sobre commander
 Dúvidas sobre commander
ElBlond

Esquilo
0 referências
Posts: 6
Registro: 16/11/15
São Paulo - SP

Postado em: 24/11/17 10:56
Olá! Tudo bem?
Pessoal estou voltando a jogar após alguns anos que eu parei, e um colega me apresentou o modo commander e me apaixonei pelo estilo de jogo.... mas enquanto jogamos surgiram algumas dúvidas, e estive pesquisando sobre elas, mas existem várias respostas e textos antigos (e as versões diferentes da regra da italia, frança e sei lá mais oq)....

Então desculpem se alguma das perguntas já foi respondida, mas eu realmente me perdi no meio de tanta informação.


=====
=====

1) Commander saindo de jogo - Vi que tem a regra de que o comandante custa 2 manas a mais pra cada vez que ele foi conjurado pela zona de comando, e que posso colocar ele na zona de comando quando ele vai pro cemitério ou é removido de jogo, mas em outras situações como fica?

- Indo para o cemitério - Pode
- Exilar a carta - Pode
- Devolver pra mão - ?
- embaralhar no grimório - ?
- Sair de fase - ?
- Quando ele é anulado - ?
- Oponente ganha o controle do comandante - não pode


=====
=====

1.5) Commander no cemitério - Tenho um deck de revival, então pra mim vale a pena deixar o comandante ir pro cemitério ao invés de devolver ele pra zona de comando, mas se ele estiver no cemitério e o oponente tentar remover ele de jogo (tipo um remove criatura alvo do cemitério) eu posso colocar ele na zona de comando nessa situação?


=====
=====


2) Terrenos duplos - Existem alguns terrenos que são "Pantano Montanha", eles não são terrenos básicos certo?
Só pode ter um de cada no deck, e se uma carta faz buscar terreno básico, eu não posso pegar eles....correto?


=====
=====

3) Planeswalkers - Eles podem ser utilizados normalmente no deck ? Não sendo o comandante....


=====
=====

4) Existem tipos de decks? Eu tava querendo montar um deck commander 100% Ixalam.... mas ele vai ficar em desvantagem com os decks que vi até o momento (que misturam um milhão de edições), existe algum tipo de T1/T2 Commander?

Obrigado :)


 
Orlando29

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 2844
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 24/11/17 11:20
1) A regra diz que, se o comandante for ser movido para uma das seguintes zonas, seu dono pode mover ele para a zona de comando: mão, cemitério, grimório, exílio.
Então:
- Devolver pra mão - sim
- embaralhar no grimório - sim
- Sair de fase - não (não é mudança de zona)
- Quando ele é anulado - sim (pois iria da pilha para o cemitério)


1.5) Sim, se a zona de destino for umas quatro listadas acima. Não importa a origem.
("Remover do jogo" significa exilar)

2) não são básicos. Eles tem subtipos que são chamados de "tipos de terreno básico", mas é só o nome que se dá a esse subtipo. Não torna o terreno básico.
Eles seguem a restrição normal de 1 por deck em Commander, e não podem ser buscados por efeitos de pegar terreno básico.

3) Claro que podem, porque não poderiam?

4) Não existe essa separação. Commander aceita praticamente todas as edições.
Mas sendo um formato casual, você pode ser capaz de encontrar grupos que usam apenas cards válidos em certos formatos, mas eu nunca encontrei algo assim.
 
ElBlond

Esquilo
0 referências
Posts: 6
Registro: 16/11/15
São Paulo - SP

Postado em: 24/11/17 11:58
Boa Valeu!

3) Eu tava conversando sobre commander em uma loja quando fui comprar meu deck e um rapaz me falou isso..... como planeswalker tem umas regras bem diferentes (ainda nem me acostumei com eles) acreditei...mas não ouvi mais nenhum comentário sobre isso e achei estranho

4) Bem.....vou tentar montar um grupinho assim só pela diversão


Obrigado mais uma vez!


 
Orlando29

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 2844
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 24/11/17 12:42
3) disseram o quê, exatamente? Não entendi qual seria a restrição que te disseram, exatamente.
 
ElBlond

Esquilo
0 referências
Posts: 6
Registro: 16/11/15
São Paulo - SP

Postado em: 28/11/17 11:45
Mal a demora pra responder.... naoconsegui me logar no celular.


Então eu tava vendo os deck commanders e conversando con uns caras q tava jogando commander do lado do balcão.... sobre as diferenças do modo de jogo aí um deles iniciou um dialogo que segiu essa linha:

"-O único que não gosto é que não posso colocar meus planeswalkers no deck
- Mas como comandante ou não pode nem colocar no deck mesmo?
- Nem no deck
- putz..."
 
JFFank

Esquilo
14 referências (100.00% positivas)
Posts: 4377
Registro: 29/12/13
Santa Maria - RS

Postado em: 28/11/17 22:55

É, pelas regras oficiais do formato, não há nenhuma restrição a ter planeswalkers no deck (eles só não podem ser comandantes). Nada impede que um determinado grupo de jogo convencione alguma coisa diferente.

 
Oetker

Esquilo
14 referências (100.00% positivas)
Posts: 29
Registro: 08/12/15
Iracemápolis - SP

Postado em: 29/11/17 08:58
Vou aproveitar o tópico, e adicionar uma dúvida minha.. um dos meus decks de commander é do Skullbriar, the walking grave.
O qual diz, que só perde marcadores, quando vai pra mão do dono, ou pro grimório, e já ouve uma situação em que usaram Cyclonic Rift, e uns disseram que meu comandante iria pra zona de comando, outros pra minha mão, e outros que iria pra zona de comando, porém ia trigar como se ele tivesse entrado na minha mão antes de ir pra zona de comando.
Já não sei mais no que me baseio..hehe
 
trodsen

Esquilo
6 referências (100.00% positivas)
Posts: 1340
Registro: 06/12/14
Canoas - RS

Postado em: 29/11/17 09:26
o cyclonic rift devolveria o skullbriar pra tua mão, no entanto quando ele fosse ser colocado na tua mão tu pode escolher que ao invés disso ele seja colocado na zona de comando. Se tu escolher colocar na zona de comando ele vai manter os marcadores, senão ele vai pra tua mão e perde os marcadores. E é importante notar que não tem nenhum trigger envolvido, a habilidade do skullbriar é estatica, e a escolha de colocar o comandante na zona de comando é um efeito de substituição

Editada em: 29-11-17 09:28:35 por trodsen.
 
Orlando29

Esquilo
1 referências (100.00% positivas)
Posts: 2844
Registro: 09/12/16
Recife - PE

Postado em: 29/11/17 09:30

Você tem a opção de colocar o teu Skullbriar na zona de comando, ao invés da mão. Colocar na zona de comando é sempre uma escolha que o dono do comandante faz no momento em que ele iria pra mão (ou pro cemitério, grimório, ou exílio), não algo automático.

Se você escolher colocar o Skullbriar na zona de comando, isso substitui a ida dele pra mão. Ele não chega a passar pela mão, e não perde os marcadores.

 


App da LigaMagic

UG Card Shop




 
UG Card Shop
Ligamagic | Home
@ Copyrighted por Wizards of the Coast Inc.   |   Política de Privacidade   |   Aviso Legal   |   Condições de uso
Ligamagic | Youtube   Ligamagic | Facebook   Ligamagic | Twitter