Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Iniciante no commander
 Iniciante no commander
aziszoo

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 192
Registro: 25/05/15

Postado em: 28/08/17 09:05
Pessoal estou iniciando no commander e jogo pauper, modern e legacy. A primeira coisa que me chamou atenção no formato foi o custo alto de mana convertido. Pq o formato permite isto? Pq alguém simplesmente não faz um deck de custo baixo (até 3 manas) e quebra o formato?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 28/08/17 11:19
porque é um formato multiplayer, num formato com 4 pessoas na mesa tu pode até ganhar o teu primeiro jogo jogando com um deck super eficiente mas no segundo tu já não vai conseguir jogar por que vai ser recursos de 3 players versus os teus de 1 player. Além disso tu tem diversos problemas com consistência devido ao requerimento dos decks serem singleton, e novamente é um formato multiplayer se o teu deck for super eficiente e chato de jogar comninguém vai querer jogar contigo.

Editada em: 28-08-17 11:22:04 por trodsen.
 
Skywalker13

Esquilo
0 Referências
Posts: 995
Registro: 27/07/14

Postado em: 28/08/17 11:59
O formato te permite isso justamente por ter jogos mais longos. Caso você for jogar Duel (x1) verá que decks aggros são desta maneira como vc descreveu: mágicas de custo baixo com boa eficácia. Mesmo assim te permitem jogar com algumas cartas de CMC maior que 3 por conta do formato ter mais life points e permitir apenas uma carta de cada (singleton). Vc não terá acesso a 4 raios, por exemplo, e tendo em vista as 99 cartas do deck, "faltam" opções. Com decks grandes a variedade de remoções tbm aumenta, tornando alguns decks um "canivete suíço" com diversas remoções para todos os tipos de permanentes. Com jogos mais demorados e com cartas apenas de custo baixo, existe a necessidade de compra maior com o intuito de não perder o "gás". Assim, permanentes de compra e alguns cards de custo mais alto passam a ser viáveis tendo em vista seu poder de virar um jogo ou ganhar uma partida. No multiplayer então, nem se fala. Com 40 pontos de vida e mais de um oponente pode até ser fácil tirar um da mesa, porém, enquanto vc estava gastando recursos pra "matar" um oponente, os demais se fortaleceram e montaram sua estratégia. Logo vc passa facilmente de agressor pra agredido e leva aquela "tabacada" do deck do seu amiguinho. Isso te "obriga" a adotar uma postura mais reativa e te permite a rodar cartas mais genéricas de main deck, como destruições de artefatos e encantamentos, visto que essas permanentes tem o seu verdadeiro poder alcançado facilmente numa partida de commander. Enfim, cartas que nunca viram seu espaço nos demais formatos, como Narset, mestra iluminada, que custa 6 de CMC por uma 3/2, podem vir a comandar decks e até fazer estrago.
Bem vindo a esse formato querido xD
 
aziszoo

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 192
Registro: 25/05/15

Postado em: 28/08/17 13:27
Muito obrigado pelo tempo dispendido comigo!