Load or Cast
Custo vs. Resposta
 Custo vs. Resposta
jean_amann

Esquilo
39 Referências (100.00% positivas)
Posts: 110
Registro: 05/11/15

Postado em: 31/05/17 09:38
Pessoal,

Aconteceu a seguinte situação em um jogo Pauper, recentemente.

Eu joguei uma Great Furnace; após, gerei mana vermelha com a Fornalha, e conjurei um Kuldotha Rebirt, sacrificando a própria Great Furnace. Meu oponente ficou em dúvida, pois ele tinha em mãos um Smash to Smithereens.

Ele, de alguma forma, poderia ter usado o Smash na minha fornalha, antes de eu ter sacrificado ela como custo adicional para o Kuldotha Rebirth? Seria isso uma questão de "velocidade" da jogada, por exemplo, ele jogou mais rápido e conjurou a Smash antes de eu iniciar a minha mágica?

Obrigado!
 
ThiefSlayer

Esquilo
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1691
Registro: 01/07/13

Postado em: 31/05/17 09:42
Não, pois o sacrifício é custo e acontece na mesma hora. Baixar terreno não gera pilha, então vc pode baixar terreno e fazer o kuldotha rebirth sem passar a prioridade. Ou seja, entre tu baixar o terreno e conjurar o kuldotha, o oponente não tem como responder pois não terá prioridade em nenhum momento. Só se tu fizesse land, outra coisa que gera pilha, ou passasse a prioridade de alguma forma.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 8084
Registro: 09/12/16

Postado em: 31/05/17 09:45
Não existe velocidade em Magic. Esse não é um jogo de reflexos, de quem fala mais rápido. Se ele tivesse o direito de responder, poderia pedir pra você voltar atrás e deixar ele fazer a ação.

Note bem: se ele tivesse. Não é o caso aqui.

A ação de conjurar uma mágica inclui o momento de gerar mana, e então de pagar o custo total da mágica (incluindo custos adicionais).
Você diz que está jogando Kuldotha Rebirth, coloca o card da mão na pilha, vira o Great Furnace para mana, e então paga o custo gastando esse mana e sacrificando o terreno artefato. Tudo isso é considerado conjurar o card; nenhum jogador pode responder ou interromper isso. Não tem como dar Smash na Great Furnace.

Resumindo: não se pode responder a custos sendo pagos.
Também não se responde a terreno sendo jogado, ou o uso de habilidades de mana. Nada disso usa a pilha.

Editada em: 31-05-17 09:47:39 por Orlando29.
 
Margaroth

Esquilo
0 Referências
Posts: 105
Registro: 10/09/16

Postado em: 31/05/17 13:38
Então nesse caso se eu viro os terrenos para gerar mana e o adversário conjura o silêncio, mesmo assim a carta que eu coloquei na pilha com as manas geradas é conjurada e o silêncio só serve para as próximas ou o silêncio é resolvido primeiro e minha carta não pode ser conjurada? e nesse casa de não poder ser conjurada o que eu faço, desciro as manas e desfaço a ação ou minha carta que foi conjurada é anulada?
Anulada não acho que seria mas se puder me wesclarecer eu agradeço...
Abraços
 
kenedymt

Esquilo
0 Referências
Posts: 604
Registro: 18/08/15

Postado em: 31/05/17 14:16

Virar os terrenos não usa a pilha como já dito, Silence não afeta cartas na pilha.

A carta é conjurada no momento que você paga os custos de mana e adicionais e coloca na pilha. Depois que ela já está na pilha ela já foi conjurada, resta agora resolve-la.

Se você conjura uma carta qualquer e por cima dela seu oponente conjura Silence, você ainda pode conjurar instantâneas por cima do Silence. Depois que Silence resolve, ai você não pode conjurar mais mágicas, no entanto as mágicas na pilha podem resolver não são afetadas.

Pode acontecer de você conjurar Kari Zev's Expertise e então tomar um Silence, quando Kari Zev's resolver você ganhará o controle da criatura alvo, mas não poderá conjurar uma mágica de custo 2 ou menos.

 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 31/05/17 15:15

Fica mais fácil de solucionar essas dúvidas se tu entenderes que Magic usa um sistema de prioridade para saber quando os jogadores pode fazer qualquer coisa. Dá uma lida nesse artigo: LINK

Lido o artigo, vale notar que a prioridade é passada depois que a mágica ou habilidade foi colocada na pilha e seus custos pagos, não durante. Se tu tinhas a prioridade e começou a conjurar uma mágica, teu oponente só vai poder fazer alguma coisa quando receber a prioridade de volta, com a mágica na pilha, já conjurada.

 
Margaroth

Esquilo
0 Referências
Posts: 105
Registro: 10/09/16

Postado em: 31/05/17 16:37
Valew JFFank...valew por me indicar o link...eu vou ler....e valew por responder...já deu pra entender a prioridade com o que vc esclareceu...valew