Load or Cast
Dúvida Etapa de Combate
 Dúvida Etapa de Combate
Hikawa

Esquilo
0 Referências
Posts: 998
Registro: 19/02/11

Postado em: 09/02/17 11:01
Eu tenho uma dúvida quanto as regras 509.2 e 510.1.

509.2 Second, for each attacking creature that’s become blocked, the active player announces that creature’s damage assignment order, which consists of the creatures blocking it in an order of that player’s choice. (During the combat damage step, an attacking creature can’t assign combat damage to a creature that’s blocking it unless each creature ahead of that blocking creature in its order is assigned lethal damage.) This turn-based action doesn’t use the stack.

510.1 First, the active player announces how each attacking creature assigns its combat damage, then the defending player announces how each blocking creature assigns its combat damage. This turn-based action doesn’t use the stack. A player assigns a creature’s combat damage according to the following rules:

porque esse "Assimilar dano" é citado em duas etapas diferentes?

-------
Levando em conta o cenário

Eu, jogador A, sou o atacante: e
tenho uma criatura 4/4 e uma criatura 1/1 atacando.

O meu adversário, o jogador B, tem 3 criaturas
Yahenni, Guerrilheiro Imortal 2/2, uma criatura genérica 2/2 e uma criatura genérica 1/1

ele bloqueia minha 4/4 com Yahenni, Guerrilheiro Imortal e uma criatura genérica 2/2
e não bloqueia a outra criatura.

Pelo que eu entendi
Depois dele anunciar os bloqueadores eu devo escolher uma ordem para o Dano
então anuncio Yahenni, Guerrilheiro Imortal e depois criatura genérica 2/2.

Então há uma prioridade e eu não faço nada
Neste momento meu adversário mata a minha criatura genérica atacante 1/1 disparando a habilidade de Yahenni, Guerrilheiro Imortal, fazendo com que o último receba um marcador +1/+1.

Depois disso ele resolve sacrificar a criatura genérica 1/1 dele para ativar a habilidade de Yahenni, Guerrilheiro Imortal e deixá-lo indestrutível.


Então

Eu, jogador A, sou o atacante: e
tenho uma criatura 4/4 atacando.

Que está bloqueada por:
Yahenni, Guerrilheiro Imortal 3/3 indestrutível, uma criatura genérica 2/2


Na etapa de dano
Eu tenho que assimilar o dano letal em Yahenni, Guerrilheiro Imortal primeiro porque eu tenho que seguir a intenção declarada na etapa bloqueio, correto? Ou é permitido mudar a assimilação aqui?

O que ocasionaria em Yahenni, Guerrilheiro Imortal recebendo 3 de dano e depois criatura genérica 2/2 recebendo 1 de dano. E eu perdendo minha criatura genérica 4/4 sem matar nenhuma das duas.
----------------------


Essa é a minha dúvida é sobre as regras 509.2 e 510.1 que falam sobre assimilação de dano (explicação acima), gostaria que me ajudassem a entender essa parte que gerou uma dúvida devido à forma como está escrita a regra.
 
renatobibiano

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 35
Registro: 19/10/16

Postado em: 09/02/17 11:16
Como sua criatura é 4/4 e ele bloqueou com duas 2/2, você pode escolher causar 2 de dano em cada uma, ele até pode sacrificar a outra criatura para usar a habilidade do Yahenni, neste caso o Yahenni não vai morrer, mas a outra criatura vai morrer sim. Quem escolhe o dano é você.

A única forma do defensor escolher o dano é se a outra criatura 2/2 dele tiver a habilidade de formar bando, neste caso o defensor escolhe a divisão e poderia manter as duas criaturas dele vivas.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 8079
Registro: 09/12/16

Postado em: 09/02/17 11:18
"porque esse "Assimilar dano" é citado em duas etapas diferentes?"
Uma é uma declaração de ordem: minha criatura irá atribuir dano primeiro essa bloqueadora, depois essa, depois essa.

A segunda é distribuição da quantidade de dano, seguindo a ordem: X de dano na primeira, Y na segunda, etc. Você deve seguir a ordem definida anteriormente, atribuindo um mínimo de 'dano letal' na primeira antes de poder atribuir algum dano à segunda, e assim por diante.


Isso existe justamente para que o jogador defensor tenha a chance de prevenir dano na criatura certa. Se o atacante pudesse atribuir dano livremente, esses efeitos seriam muito mais fracos do que já são.

---

Sua descrição da jogada e ordem das ações está correta.

"Eu tenho que assimilar o dano letal em Yahenni, Guerrilheiro Imortal primeiro porque eu tenho que seguir a intenção declarada na etapa bloqueio, correto? Ou é permitido mudar a assimilação aqui?"
Não é possível alterar a ordem. (Se fosse, nem faria sentido ter uma ordem definida antes desse ponto).

"O que ocasionaria em Yahenni, Guerrilheiro Imortal recebendo 3 de dano e depois criatura genérica 2/2 recebendo 1 de dano. E eu perdendo minha criatura genérica 4/4 sem matar nenhuma das duas."
Sim. Outra opção (só para constar) seria atribuir 4 de dano em Yahenni e nenhum da 2/2.


Analisando o seu cenário: você, sabendo da habilidade de Yahenni, deveria ter colocado a 2/2 como primeira na ordem, e Yahenni em segundo lugar. Ou talvez simplesmente não ter atacado nesse turno, pois a defesa do adversário estava boa demais para isso.

Editada em: 09-02-17 11:23:53 por Orlando29.
 
Orlando29

Esquilo
0 Referências
Posts: 8079
Registro: 09/12/16

Postado em: 09/02/17 11:34

Incorreto, Renato. Favor ler a regras que o Hikawa colocou no início do post dele.

Etapa de Declaração de Bloqueio
Quando o jogador defensor bloqueia com várias criaturas, o que o atacante deve fazer é anunciar uma ordem em que as bloqueadoras terão dano atribuído a elas. Nesse momento nenhuma quantidade de dano é anunciada ainda.

A próxima etapa do combate só começará depois que os jogadores tiverem passado prioridade. Ao invés de passar, o defensor usa algum efeito para matar a 1/1 do atacante, e também ativa a habilidade de Yahenni ficar indestrutível. Só depois desses efeitos resolverem é que os jogadores passam e o combate prossegue.

Etapa de Dano de Combate
A quantidade de dano que pode ser atribuída nas bloqueadoras é definida aqui, usando a resistência que as bloqueadoras tem naquele momento e seguindo a ordem definida na etapa de bloqueio. Se a primeira na ordem é Yahenni, que é 3/3 nesse momento, então o atacante tem que atribuir ao menos 3 de dano nela, não 2.

 
renatobibiano

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 35
Registro: 19/10/16

Postado em: 09/02/17 12:10

Entendi Orlando, obrigado pelo esclarecimento