Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Ajuda: Cartas de sidedeck para lidar contra decks de controle
 Ajuda: Cartas de sidedeck para lidar contra decks de controle
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 03/01/17 19:10
Fala galera, beleza?

Seguinte. Eu e o pessoal daqui da cidade jogamos MAGIC há vários anos, mas nunca nos importamos muito com definir formatos para jogar. Pra gente, o importante era reunir a galera e jogar um 4Fun mesmo. Acontece que uma cidade vizinha começou a organizar alguns torneio Modern e a gente resolveu adequar nossos decks (a maioria rogues) ao formato.

Eu montei um deck baseado em Aliados, Branco e Vermelho. O deck é aggro e roda em torno de causar boas quantidades de dano no começo do jogo enquanto as criaturas crescem e terminam a partida. A lista é essa:

[DECK 382280 NOT FOUND]

Normalmente meu deck não tem muitos problemas contra os outros decks da região, fazendo partidas equilibradas cotra boa parte deles. Contudo, meu deck tem tido dificuldades em vencer um deck de controle com uma lista muito parecida com essa:

[DECK 436042 NOT FOUND]

Tenho tido vários problemas para tirar o Sun Titan da mesa, além de não ter formas de lidar com os Planeswalkers do deck dele ( Gideon Jura, Elspeth, Sun's Champion e no side dele, um Venser, the Sojourner) e, por fim , o Supreme Verdict destrói toda a minha vantagem de um Early forte.

Gostaria da ajuda de vocês para me recomendar cartas Modern com preços acessíveis (tipo, a Blood Moonseria perfeita contra ele, mas pagar R$ 170,00 em uma carta pra ficar no side é complicado.... Cartas de até R$ 50,00 são consideráveis) para lidar com esses problemas.

Agradeço a todos pela ajuda e aguardo resposta!!!

Att,



Editada em: 03-01-17 21:51:25 por Marcos36.
 
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 03/01/17 19:34
Dae achei legal o deck, gosto de tribais.
Suas criaturas estão com curva 2 e 3, se vc conseguir baixar e colocar mais curva 1 vai aumentar a velocidade. Enviada da expedição é a carta.

No side tenta colocar aliança abençoada. mata o titã, te da vida, ou faz o cara gastar um counter.
Intimidar pode ser interessante tbm, se entrar pode dar uma boa vantagem.

Muligar uma mão agressiva tbm pode fazer a diferença.
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 03/01/17 21:50
Eu andei estudando várias possibilidades, mas ainda não defini quais são as melhores estratégias. Por exemplo:

1- Acredito que substituir as 4x Cloudshift por 4x Emerge Unscathed contra esse deck seria mais vantajoso, uma vez que a carta funciona como um 2 pra 1. Eu salvo uma criatura minha no turno dele e, de quebra, bato no meu turno sem ser bloqueado. (existe um bom motivo para o Cludshift no deck, e por isso eu não troco ele de vez pela proteção).

2- Pensei em retirar algumas criaturas do deck (como os Talus Paladin e/ ou os Highland Berserker) para colocar 4x Lightning Helix no lugar. Apesar de ser uma carta cara, que estou evitando comprar, essa carta deixaria o deck mais voltado pro burn, uma vez que ele tem poucas formas de anular mágicas que não sejam de criatura. O problema é que provavelmente ele poderia voltar com 4x Dispel no jogo 3 e complicar minha vida. (Uma continuação dessa estratégia seria usar 2x Skullcrack para aumentar o dano e impedir curas.

3- Tenho 3x Thorn of Amethyst guardados aqui. Talvez uma forma de aumentar os custos das mágicas de não criatura dificulte a vida do meu oponente, mesmo que a minha também fique um pouco mais difícil.

4- A carta Glare of Heresy me agrada bastante: Por duas manas, ela me livra do Gideon, da Elspeh e do Titã, além de não poder ser anulada pelo Delir. O problema é ela ser feitiço, mas os benefícios dela (além do preço) fazem dela uma ótima pedida.

5- Pensei em retirar do deck os 3x Highland Berserker e colocar no lugar mais 1x Reckless Bushwhacker e 2x Firemantle Mage. Essa configuração deixaria o deck mais agressivo, mas ainda me deixaria muito dependente do começo de jogo, ficando vulnerável ao Veredito Supremo. Assim, eu precisaria de outras formas de me proteger.

6- Tenho 1x Akroma, Angel of Fury. É pesada, é difícil colocar em campo, mas se der certo, pode fazer uma diferença enorme no fim de jogo.

7- Também tenho 1x Gideon, Ally of Zendikar guardado. Ele era pra minha coleção de Aliados e eu não pretendia utilizá-lo, mas é aquele ditado: Tempos de desespero......

8- Eu tinha pensado em utilizar a carta Nevermore para neutralizar a ameaça do Veredito Supremo, mas a Esfera de Detenção resolve isso pra ele. E 3 manas é um turno sem eu colocar algum tipo de pressão no jogo e que pode ser fácilmente anulado.

Então galera, vocês conhecem outras cartas que possam me ajudar? Quais dessas opções eu deveria seguir contra o deck de controle????

Aguardo resposta!!!!
 
dottobrotto

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 04/04/15

Postado em: 03/01/17 23:50
Cara, assim de primeira eu tenho duas grandes adições ao seu deck, uma um pouco mais barata e uma um pouco mais cara...

Pra mim a carta que você tá procurando é Boros charm (http://www.ligamagic.com.br/?view=cards%2Fsearch&card=Boros+Charm)
Ela vai ter duas utilidades no seu deck:
1) Dar alcance (quando você bateu muito com seus bichos, uma dele e um raio garantem aquele final de jogo)
2) Mandar o supreme veredict do cara pra casa do chapéu... Imagina ele usando aquele supreme... nada pode counterar, e aí nada pode ser destruído também. Eu acho a carta ideal pra um deck boros agro com base em criaturas.


A mais cara é o path to exile... Sério, essa carta é demais... vai exilar aquele titan do amiguinho, vai exilar qualquer bicho que te atrapalhe muito e em casos extremos pode até te trazer aquela mana que tá faltando pra você jogar fluído (só usar em um dos seus bichinhos.)


outra carta que eu adoro no meu deck de aliados é essa ó:
http://magiccards.info/query?q=ct%3Apersistir+t%3A%22instant%22+f%3Amodern&v=card&s=cname
Você pode usar elas se tiver dó de gastar nos boros charm por enquanto... perde a utilidade do dano e nem todas as suas criaturas aguentam um marcador -1/-1, mas pelo menos algumas vão voltar pro campo de batalha quando cair aquele veredito...

A dica do amigo ali de cima, de diminuir o custo das suas criaturas é uma boa mesmo, e a enviada da expedição é linda pra deck agro de aliados...

Espero ter ajudado um pouco, mas se o seu deck não está fazendo feio na sua região, acredito que as duas cartas que citei no começo o farão brilhar :v hahahah
 
Hollow

Esquilo
0 Referências
Posts: 4610
Registro: 14/01/15

Postado em: 04/01/17 08:21
Sideboard pra vencer decks Control, habitualmente você procura usar cartas ruins de responder. O ruim é que assim de cabeça não tô me lembrando nenhum bicho branco e/ou vermelho que sirva bem. O ideal são bichos com Hexproof, proteções, que não podem ser anulados... o mais próximo disso que me vem à cabeça de primeira assim é o Purphoros, God of the Forge, que não é exatamente o que eu tinha em mente, mas parece uma opção até razoável. Difícil de remover, e sempre que um bichinho entrar dá 2 de dano. O embaçado é que no turno 4, você provavelmente já terá descido a maior parte dos seus bichos.

Outra boa opção é usar cartas que dêem disrupt nos counters dele. Uma boa opção para o vermelho é Ricochet Trap.

Pra fugir dos Vereditos, além do Boros Charm que o colega comentou acima (e que é excelente opção, de fato), você pode puxar uns Eerie Interlude. Essa ainda tem o benefício de te dar novamente vários triggers dos seus aliados. Se o problema for mais spot removal, Brave the Elements é bacana também.

E por fim, normalmente, os decks Control vencem com Card Advantage. Você pode tentar usar cartas boas no atrito, como Outpost Siege, Chandra, Pyromaster, Chandra, Torch of Defiance ou qualquer outro PW que te gere vantagens no campo ou na mão. Aqui tem que se tomar um cuidado. Como seu deck é Aggro e tem uma curva baixa, é altamente recomendável que você não use cartas pesadas demais contra ele. Eu apostaria aqui no máximo em drops 4.
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 04/01/17 10:17
Fala galera, beleza?

Primeiramente, gostaria de agradecer a vocês pela ajuda e peço que continuem mandando ideias para eu conseguir lidar contra esses decks. Valeu, galera!!!!

Com relação ao Boros Charm, meu deck já utiliza 4 dele e tem me ajudado bastante contra o Veredito. Mas é aquela história, né? Não é sempre que sai.... Por isso eu estava tentando encontrar outras cartas com efeitos parecidos que me ajudassem a lidar com o Veredito.

Com relação às mágicas instantâneas que ele usa, andei pensando e Defense Grid parece uma opção viável para evitar que eu receba anulas ou Paths (ou mesmo aquele "Pensar duas Vezes" maroto no fim do meu turno).

Gostaria que vocês continuassem me mandando ideias e dicas, além de avaliarem as cartas que eu citei no meu post acima.

Agradeço a todos pela ajuda e aguardo resposta!!!!

Att,
 
dottobrotto

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 04/04/15

Postado em: 04/01/17 11:29
My bad, como eu não vi ela ali no seu deck? ahhahaha
então, além do Eerie interlude que o amigo falou, temos make a stand também... Se for só contra remoções globais, ele faz bem o trabalho e ainda pode ajudar com o dano...
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 04/01/17 11:45

Tranquilo, amigo! Peço desculpas se pareci grosseiro...

Dei uma olhada na Make Stand e realmente me pareceu uma boa opção, mas também acho que estou me preocupando de mais com o Veredito e esquecendo as condições de vitória do meu oponente: Planeswalkers e o Titã do Sol.

Então, como devo lidar com essas ameaças?

Se tiverem outras alternativas para lidar com o Veredito (apesar de eu acreditar que essas já são boas o bastante), eu agradeço!!!!

 
Hollow

Esquilo
0 Referências
Posts: 4610
Registro: 14/01/15

Postado em: 04/01/17 12:10

Então cara... vou te dar uma dica, que acredito se aplicar nesse seu caso. Nesse jogo, a inevitabilidade é do oponente. Quanto mais o jogo se arrastar, maiores as chances dele vencer. Então, eu acho que provavelmente é mais recomendável que, ao invés de você procurar soluções para as Win Conditions dele, você tente vencê-lo antes das Win Conditions dele entrarem. Normalmente é assim que um deck full Aggro se comporta.

Se você fizer muita questão de tentar solucionar as Win Conditions dele, eu provavelmente recomendaria pra você usar alguns Paths pros Titans. Pra Elspeth não sei qual a melhor solução num RW leve.

 
dottobrotto

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 04/04/15

Postado em: 04/01/17 14:40
Como o amigo disse, nesse caso você deveria tentar matar ele antes dele conseguir voltar pro jogo... nesse caso o skullcrack na partida ajuda mais do que algumas cartas... o make a stand e boros charm ajudam nos dois sentidos... pra elspeth que complica, pois as soluções seriam usar burn nela (raio ou boros charm) ou usar cartas mais específicas como oblivion ring, banishing light ou ainda glare of heresy, as quais eu não usaria nenhuma nesse deck (eu né hahah)
 
surfe

Esquilo
0 Referências
Posts: 714
Registro: 27/04/16

Postado em: 04/01/17 14:53
Po vc tem gideon aliado e não colocou no deck de aliados?? Cara eu tenho 3 e te falo, ele é muito muito forte. Não é atoa q custa 100 mangos.

Coloca o gideon e + 3 ou 4 always watching + 4 enviada da expedição e vai pro agrrro. Se o cara dropar uma bomba ou um PW, vc tem q fazer as contas com o q vc tem na mesa e na mão.

Se quer mais proteção sugiro selfless spirit e opor resistência
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 04/01/17 14:55
Pra essa solução que vocês estão sugerindo, eu pensei nas seguintes mudanças no deck:

1- Retirar os 3x Highland Berserker. Eles são criaturas muito boas, que me ajudam bastante. Em outras situações. No caso deles, eu teria 3 novos slots. Pensei em completar o set dos Reckless Bushwhacker, o que me daria uma criatura com ímpeto e uma forma de dar ímpeto pra outras criaturas minhas (por exemplo, no T3 eu poderia fazer um Hada e o Recklesse e teria um potencial de 5 de dao em vez dos2 que eu causaria atacando com o Berserker).

2- Os outros 2 slots eu pensei em colocar 2x Firemantle Mage, que funcionaria como uma forma adicional de passar das defesas dele (normalmente ele usa poucas criaturas, mas com defesas altas. Isso dificulta causar dano nele no começo do jogo). Assim, no t3, se eu atacasse com duas criaturas, uma delas provavelmente causaria dano nele.

3- Acredito que substituir as 4x Cloudshift por 4x Emerge Unscathed contra esse deck seria mais vantajoso, uma vez que a carta funciona como um 2 pra 1. Eu salvo uma criatura minha no turno dele e, de quebra, bato no meu turno sem ser bloqueado.

4- Por fim, tirar um dos Talus Paladin do deck para colocar meu primeiro e único Gideon, Ally of Zendikar pode ser uma forma de deixá-lo mais rápido e, ao mesmo tempo, ter um plano caso ele consiga usar o Veredito. De cara, o Gideon consegue colocar uma criatura 2/2 que pode dar muito trabalho a ele. Ele também vira uma criatura muito forte que pode ser conveniente depois que o Veredito bater na mesa (levando as criaturas dele também e deixando o campo limpo pra mim) e, por fim, pode ser sacrificado para dar um emblema que me ajude a levar meu oponente pro saco.

Então, o que vocês acham? Será que eu aumento minhas chaces com essas cartas?

Desde já, agradeço!

Att,
 
RenanNeves

Esquilo
0 Referências
Posts: 10
Registro: 20/03/16

Postado em: 04/01/17 18:09
Faaaaaala meninão! Rapaz, você é a esperança que me faltava. Você é o destino me dizendo "Renan, você não é o único tonto que quer jogar de aliado e fazer funcionar.". Seguinte mano, tenho problema com todo control. Tron e burn é só jogar mais 3x Ondu Cleric e 2 Batedor De Lanterna que é só sucesso. Fora os interlúdio espectral, que se conseguir fazer na hora certa, tipo um final de combate, é um salvador pra Veredito Supremo e qualquer outra remoção global. Já fiz 144 de vida em um PASSE com o deck. Problema do deck? Precisa ser RÁPIDO. Mas não rapidinho, R-Á-P-I-D-O. Tomou Iona? Um abraço. Voar? Um abraço. Pegou control? Um abraço. Melira combo? Helix e corta. Scapeshift? Segura com muita sorte. Se começar a ganhar vida, é só risada. Uma ideia é fazer Splash pro verde, colocar Druida De Harabaz e Collected Company. SE você fizer um collected e sairem dois, ou que seja um Cantor De Batalha De Akoum é praticamente GG. O aliado que dá proteção também. Quanto ao Highland Berserker, troquei por Kor Bladewhirl, faz a mesma coisa, mas é 2/2 ao invés de 2/1. O side foi o melhor que achei. Exceto pelo Shatterstorm, que tem coisa melhor tipo Stony Silence, mas é caro. Caverna Das Almas te salva de control completamente. Maaaaaas, tá mais de 200 reais cada uma.

Em suma, é isso. Abaixo vai a lista do meu pra você dar uma olhada. Os bushwhacker são sucesso também. Com 5 manas você casta um Expedition Envoy e dois deles por custo de surto, os triggers são lindos. Aquele abraço brother.

http://ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=471775
 
leandrolessabsb

Esquilo
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 142
Registro: 24/07/12

Postado em: 05/01/17 02:31
Opa eu comparei os dois decks e tenho duas coisas a dizer:

1 ele tem ganhado de você pq ele tem muito card advantage 12 a 13 no total.
2 As criaturas dele tem resistência alta e as suas criaturas não tem evasão.

o que eu acho que você pode trazer para o side
1 tuktuk scrapper apenas uma cópia, mas é uma ótima maneira de lidar com mortapod que praticamente controla o jogo para ele, dependendo vc consegue tirar um bloqueador e ainda dá um dano considerável.
3 relic of progenitus card advantage para vc e ainda zoa contra gifts e tira essa festa na floresta de ficar voltando carta o tempo todo com o titan. Tirando que no meta atual grave hate é necessário contra dredges e afins

Outras coisas
Usaria com certeza de 2 a 3 cópias de Ally Encampment no main deck. Essa carta além de salvar de um efeito de lipar a mesa permite vc trigger rally mais uma vez.

Tava esquecendo de falar que existem side mais específicos contra control grand abolisher ; Thalia, guardian of thraben - eu sei que vc thorn, mas thalia ainda bate, tem tbm spirit of labyrinth, Thalia, Heretic Cathar que atrapalham a vida do controle.

Não sei se alguma sugestão encaixa no seu deck, eu tbm n jogo de aliados, mas espero ter ajudado.

Editada em: 05-01-17 02:54:47 por leandrolessabsb.

Editada em: 05-01-17 02:56:20 por leandrolessabsb.
 
Marcos36

Soldado
3 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1359
Registro: 28/03/14

Postado em: 05/01/17 16:27

Fala Renan, beleza? Cara, pra começo de conversa, essas suas palavras foram muito motivadoras pra mim e também mef az ter esperanças no MAGIC. Sempre que vejo os posts, os spoilers, os decks, e as ideias (mesmo que pra 4Fun), sempre vejo uma galera escrevendo que o deck não roda no Modern, que o deck tem que ter as cartas tops de cada formato e coisas do tipo e fico com a impressão de que os decks estão cada vez mais engessados e os jogadores estão se tornando menos propensos a arriscar novos decks.... Ver um irmão que resolveu montar um deck de Aliados é muito gratificante pra mim!

Agora que eu já falei o que tinha que falar sobre você ser meu irmão de tribo, tenho que agradecer pelas suas dicas. Tenho algumas ideias que podem ser úteis a você nesse seu deck de Aliados e gostaria de compartilhá-las contigo. Mas não neste post. Se tiver interesse, adiciona lá no Face que a gente conversa mais especificamente sobre cartas, jogadas, etc. Beleza?

Segue o link do meu Face:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002920954465

Mano, você acha mesmo que os terrenos vão me ajudar? Tenho medo de deixá-los em pé pra voltar um Aliado pra mão e vez de deixar um terreno dual e perder a oportunidade de responder uma mágica do oponente. Os terrenos Aliados são inegavelmente fortes (tenho um deck de 5 cores de Aliados que consegue gerar sem quase nenhum problema com a curva - repito: 5 cores - graças aos terrenos). Eles são bem interessantes e bem pensáveis, mas ainda tenho essa ressalva. Outro terreno que parece ser bom ,as fico com um pé atrás é o Mutavault. Ele é o terreno que pode bater quando eu tomar um mass removal e ainda ganha algumas das habilidades dos meu Aliados, mas gera manda incolor, o que me deixa receoso.

Também pensei na possibilidade de substituir o Slayers' Stronghold por Hanweir Battlements. Esse terreno consegue dar impeto para as minhas criaturas apenas com a mana vermelha, me poupando uma mana branca para responder as jogadas do meu oponente. Contudo, o +2/+0 e a vigilância sempre me ajudaram nas vezes que venci o deck dele. Não sei se a troca compensa....

No mais, vou dar uma olhada nas outras cartas. Agradeço pela ajuda e caso tenham mais ideias, podem me mandar!!!

Valeu, galera e até a próxima!!!!