Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Controle, Enjôo e Alvos - Preferência por Juiz
 Controle, Enjôo e Alvos - Preferência por Juiz
Mutrol

Esquilo
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 771
Registro: 08/05/12

Postado em: 13/06/16 09:23
Bom dia a todos,

Prezados, eu tive algumas dúvidas em um mesão de commander que tivemos nesse final de semana. Eu tenho minha opinião/conhecimento sobre isso e outro jogador tem outra. Então vou colocar aqui e gostaria de saber qual está certo. Não vou dizer se sou o jogador 1 ou o 2 para não colocar tendências.

Problema 1: Enjôo de invocação e controle

O jogador 1 usa @Controle da Mente sobre uma criatura do adversário. A criatura não está enjoada, pois já tinha passado uma rodada sob controle de seu dono. O jogador 1 tenta atacar, mas o jogador 2 disse que não é possível porque a criatura ficou enjoada novamente porque trocou de controle e, segundo ele, é preciso que a criatura passe pelo menos uma manutenção sob controle do jogador 1.

Problema 2: Encantamentos e hexproof

O jogador 1 utiliza @Auxílio do Obzedat para trazer @Controle da Mente de seu cemitério e ganhar controle do @Geist de Santo Traft do jogador 2. Ele explica que, como @Controle da Mente entre em campo como permanente e não foi casteado, então ele não é magia e não dá alvo. Por isso, o hexproof do @Geist de Santo Traftnão se aplica nesse caso, pois os alvos das auras só são checados durante o cast, ou seja, quando a Aura é magia e está na pilha. Como já era permanente, o alvo não era checado. O jogador 2 discorda, alegando que hexproof protegeria sua criatura contra @Controle da Mente do jogador 1 de qualquer maneira.

Alguém que entende muito de magic ou juiz poderia nos ajudar, por favor?
 
wilkinsondarolt

Esquilo
0 Referências
Posts: 57
Registro: 19/11/15

Postado em: 13/06/16 09:56
Olá, pesquisei um pouco sobre as regras para te responder, vamos lá.

1. A regra de summoning sickness se aplica a esse caso, sim. Algumas cartas permitem você ter o controle da criatura e bater quando a regra da carta dizer que a mesma ganha ímpeto (Ver Ato de traição).

2. O Geist pode ser alvo. A mágica somente dá alvo quando estiver sendo castada ou no stack, fora isso, ela pode sim ser vinculada a uma criatura com Hexproof.
 
KaeZar

Esquilo
0 Referências
Posts: 389
Registro: 12/04/10

Postado em: 13/06/16 10:02
Problema 1:
302.6. A creature’s activated ability with the tap symbol or the untap symbol in its activation cost can’t be activated unless the creature has been under its controller’s control continuously since his or her most recent turn began. A creature can’t attack unless it has been under its controller’s control continuously since his or her most recent turn began. This rule is informally called the "summoning sickness" rule.

Perceba q a criatura precisa estar continuamente sob o controle do jogador desde o inicio do seu ultimo turno. Se alguém tomar o controle de uma criatura - independente de estar enjoada ou não - sob o novo controle ela estará enjoada.

Problema 2:
303.4f If an Aura is entering the battlefield under a player’s control by any means other than by resolving as an Aura spell, and the effect putting it onto the battlefield doesn’t specify the object or player the Aura will enchant, that player chooses what it will enchant as the Aura enters the battlefield. The player must choose a legal object or player according to the Aura’s enchant ability and any other applicable effects.

Perceba q a aura q entra no campo de batalha sem ser castada não da alvo, mas precisa respeitar as restrições da aura, no caso qualquer aura q encante criatura pode encantar o Geist.
 
Mutrol

Esquilo
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 771
Registro: 08/05/12

Postado em: 13/06/16 12:42
Muito obrigado