Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
SOS Circuito LigaMagic - Modern Players United.
 SOS Circuito LigaMagic - Modern Players United.
gabriell86

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 269
Registro: 24/09/13

Postado em: 22/02/16 02:57
Olá pessoal, me chamo Gabriel e me qualifiquei para a final do circuito através do Modern(que era bem legal, até que tudo mudou quando a Nação Eldrazi atacou), e eu, como muitos de vocês, foi obrigado a migrar de formato para jogar a final.
Passei as últimas semanas tentando aprender sobre o formato e o que vou escrever aqui está longe de uma visão afiada como o pessoal que posta semanalmente aqui na liga. É mais um miniguia para ajudar aqueles que estão/estavam perdidos como eu. Espero que nos comentários vocês possam postar suas próprias experiências, críticas, dicas, nudes, entre outros.
De antemão já peço desculpas por não estar no formato artigo maneiro que o pessoal faz, pois é a primeira vez que escrevo aqui então provavelmente vai ficar estranho. Vivendo e aprendendo.

vamos lá!


Pilares do formato

Me Baseando no Mtggoldfish e nos últimos eventos da Starcitygames, arrisco dizer que os pilares atuais que você deve estar pronto para jogar contra são:
4Colors Rally, Bant company(que por sinal fizeram um artigo essa semana), Mardu Green, Abzan aggro( menos agora do que antes) e BR dragons.

4c Rally -Lista desatualizada( antes de oath, pilotada por Reid Duke)
[DECK 274703 NOT FOUND]

Um deck extremamente poderoso, porém de difícil pilotagem. Com Oath ganhou uma arma muito poderosa na forma de reflector mage para combater os maiores hates para o deck. Ganhou também outra arma pra melhorar a consistência do deck no quesito sacrifício na forma da Ayli, Eternal Pilgrim.
Melhores maneiras de bater o deck: Anafenza e Kalitas para impedir as zoeiras do grave (ficaram mais fracos com a chegada do reflector mage). No sideboard cartas utilizadas contra o deck: descartes, hallowed moonlight e obliteração infinita ( geralmente visando o nantuko Husk para impedir o sacrifício. Ficou mais fraco com a chegada da Ayli).

Força do deck: consegue aguentar muito bem matchs de atrito e consegue fazer miséria com rally.
Fraqueza do deck: Tem muitas criaturas que sozinhas são fracas e algumas vezes não conectam direito. Um piloto ruim pode fazer o deck parecer um deck selado mal construído.

Bant Company (decklist roubada do RoxWeek, leia o artigo dele sobre o deck, vale muito a pena! http://ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=6123)
[DECK 296174 NOT FOUND]

Um deck que chegou faz pouco tempo no cenário e tem feito ótimos resultados. O deck consegue grindar bem contra a maioria dos decks e tem incríveis PowerHouses em Deathmist Raptor (pensa num bicho chato), Den Protector(eternal witness do formato), e Colected company ( acredito que o pessoal do modern já deve estar familiarizado com essa ).
O deck consegue bater de frente contra qualquer deck que tem como linha de jogo destruir suas criaturas. O payoff das cartas fica muito forte ao longo do jogo.

Força: tem um ótimo jogo contra a maior parte dos decks do formato e consegue grindar até o late e ganhar muita vantagem.
Fraqueza: as vezes o company falha. ¯ \\\\\\\\\\\\\\\\ _ (ツ) _ / ¯ .
Piadas a parte o deck pode ter problemas contra anafenza e kalitas (Os reflector mage aqui, diferente do rally tem menos impacto, pois o deck não tem um turno que vai tentar combar).

Como combater: Kalitas e Anafenza são lindos matadores de lagartos. Hallowed moonlight é ótimo pra parar companies. você também pode fazer o nosso amigo Tronzistico Ugin e exilar as putaria todas. Um -3 é o suficiente para parar o jogo (protip cuidado ao fazer seu Ugin pimposo com o cara com manas abertas. Ele vai fazer um company e vai matar seu Planeswalker). Cartas de exílio como Silkwarp são medidas paliativas, lembre-se de dromokas command.

Mardu Green
http://sales.starcitygames.com//deckdatabase/displaydeck.php?DeckID=98952

(Preguiça de escrever essa lista aqui na liga :p abram aí e vejam)

Mardu green acho que é o deck que talvez o pessoal do modern mais vai se identificar( pelo menos foi assim comigo). O deck tem siege rhino (abzan), o deck tem Kolaghans command(Jund, Grixis), C$%#@lho o deck tem até um \\\\\\\\\\\\\\\"snapcaster\\\\\\\\\\\\\\\" na forma de Goblins Dark-Dwellers! além da nossa amiga eternal witness pós esteroides (Den protector). O deck acaba tendo familiaridade com várias cartas modern como deu pra notar, e é bem intuitivo de jogar***.

Força: O deck tem 4 cores então a quantidade de opções é enorme. Você não sabe o quão legal é fazer um comando de kolaghan pra pegar o rhino de volta pra mão. E quando o rhino morrer de novo, você usa o Goblin D&D para reutilizar o comando e fazer o rhino de novo. sério é muito divertido fazer isso. Além disso permite você utilizar kalitas MD e Anafenza no Side que como vimos anteriormente podem ser ótimos contra decks muito fortes do formato. E pra coroar o deck tem compra em Painful Truths e no abzan charm e consegue ganhar vida com o rhino, kalitas e soulfire. Eu gosto de acreditar que esse deck é a um Abzan + Jund do modern carinhosamente apelidado de ABUND entre meus amigos.

Fraqueza: O deck é Muito Mana intensive. MUITO. Não preciso fingir por um segundo que eu amei o deck de cara. Mas a quantidade de problemas que se tem com mana é inacreditável. Aqueles asteriscos no \\\\\\\\\\\\\\\"intuitivo de jogar\\\\\\\\\\\\\\\" existem por causa exatamente da base de mana. Você sabe que cartas quer usar no turno, mas nem sempre será capaz de fazer isso sem se prejudicar. Inúmeras, vezes você vai querer puxar a basica no turno 2~3 para castar alguma carta mas se fizer isso vai prejudicar sua play do próximo turno. é um deck que quer ter mana vermelha no começo, depois quer ter o trio abzan para um rhino e depois ter duas vermelhas pro Goblin D&D. então sim, muitos problemas com a base de mana.

Jogando contra o deck: ele joga muito como o jund do modern gastando removals 1 pra 1 e tentando ganhar vantagem com criaturas poderosas e draws. criaturas como Raptor são um pé no saco do deck se ele não conseguir fazer rápido o kalitas. Bem como collected company e rally são chatos. Conseguir inibir draws dele (com counters e descartes) muitas vezes pode travar o deck.


Abzan aggro( O antes deck to beat do formato começa uma era de queda, mas não se engane achando que o deck deve ser subestimado)- A Decklist que eu peguei é pré oath. Mas a maior mudança foi mudar o drop2 para Sylvan Advocate)
[DECK 264375 NOT FOUND]

O deck é muito forte, com criaturas grandes que vão bater sem piedade, um planeswalker estupidamente agressivo e magicas incrivelmente versáteis, Abzan charm e dromokas comand.
Além de permitirem várias variações! Confira: http://ligamagic.com.br/?view=blog/viewPost&fid=6131

Força: muitas vezes tem inícios brutais que punem demais os decks que atrasarem causando algumas freewins. Usa Rhino e Roca que são cartas muito fortes, além das 4 anafenzas MD que são fortes contra decks vistos acima ( Reflector mage existe pra lidar com ela na maioria das vezes. Raramente o cara vai querer te devolver o rhino pra mão :p )

Fraqueza: como por muito tempo foi o deck mais jogado do formato, os outros decks evoluíram para vencê-lo. Reflector mage para as anafenzas, Roasts e crackling doom para acabar com as criaturas enormes, etc. E o Raptor Maldito que tem DT vai te deixar com muita tristeza na hora de atacar.

Ao jogar com o deck, curvar e aproveitar de começos lentos dos oponentes são essenciais para a utilização ótima do deck. Jogando contra o deck, tentar sobreviver aos primeiros turnos matando as criaturas dele e sempre ficar acima de 3 de vida ( é incrível como os Rhinos aparecem do topo quando você está abaixo disso)

BR dragons(Muitos não consideram um pilar do formato, mas acredito ser um deck para estar de olho)
[DECK 274708 NOT FOUND]

Muitos tokens, criaturas relâmpagos (estou de olho em você Kolaghan). Para os desavisados esse deck pode pegar de surpresa e faz estrago.

Força: quebra toda matemática de decks que pensam na troca 1 pra 1 como o ABUND. Pode bater quantidades incríveis de dano com uma kolaghan surpresa. Por ter apenas 2 cores num T2 em que a maioria dos decks tem 3~4 cores consegue aproveitar dos atrasos de mana dos oponentes.

Fraqueza: Muitas vezes o deck não consegue ser o melhor. simples assim. O rally e o Bant conseguem ser superior nas trocas e se manter com vidas saudáveis. O mardu consegue parar bem os tokens com as criaturas maiores ( que são dificeis de matar pro BR) e economizar os removals para as criaturas que importam.
Além de ter uma SilverBullet MUITO forte em Praga virulenta que quebra bem o deck.

Acredito que esses são os Pilares do Formato. Você deve ter um plano pronto para jogar contra cada um desses decks.
Agora vou falar um pouco sobre os Outside runners. Que são basicamente decks que não estão nos pilares mas são decks muito fortes que é importante conhecer.
São eles: Jeskai Black ( ex-queridinho do T2), AtarkaRed, RG ramp, Esper Dragons.

Jeskai Black(o deck que antes junto do abzan era o mais poderoso do T2)
[DECK 252764 NOT FOUND]

um deck como o mardugreen recheado com removals 1 pra 1 mas trocando as criaturas enormes por counters e Jace!
Meu amigo, como esse deck compra carta. É F0#$- tem DIG, tem CRUISE, tem Painful! Algumas listas ainda usam magma Insight!. É bem complicado tentar acompanhar as cartas da mão do oponente. O deck te desgasta até ganhar com alguma line ( na lista está o Dragonmaster, mas atualmente acredito ser mais comum o mentor do monastério junto com Kalitas e Goblin D&D)

Força: Tem resposta pra tudo. Tem removal, tem counter, compra carta, e por aí vai.
Fraqueza: algumas vezes os removals não alinham. as vezes ele é muito devagar, e por isso é punido. mas em geral é um deck bem poderoso. O maior problema acredito ser o fato de ter 4 cores ( menos mana intensive que o mardu green e as compras ajudam a contornar isso) e muitos pilotos despreparados. é necessário ter sangue frio com o deck. Usar um removal em tempo errado pode prejudicar bastante.

AtarkaRed( ou ATARKARREGA, como é conhecido entre o pessoal.)
[DECK 274705 NOT FOUND]

Um deck rápido que pune agressivamente começos lentos e se beneficia da perda de vida causada pelo grande número de Fetchs do formato. Existem games que serão vencidos sem o oponente conseguir fazer uma criatura. Muitas vezes um jogador sem conhecimento do formato ganha de vários jogadores melhores pelo simples fato de ser agressivo demais.

Força: deck estupidamente rápido que vai ter Freewins principalmente em game 1. Sem falar na zoeira do combo Temur Battlerage+become imense.
Fraqueza: é um deck que perde o gás rápido. Se o oponente consegue levar para o midlate com vida saudável o deck fica muito fraco. Sem falar que é um deck manjado, então muitos sideboards terão planos de contingência forte contra o deck.

Acredito ser uma boa pedida para o campeonato pelo simples motivo de terem muitas rodadas. um deck rápido assim te dá tempo para descansar entre partidas. sem falar que é simples de treinar de ultima hora.
E você que não vai jogar com Atarka, tenha um plano de side contra esse deck.

RG RAMP (Você curte fazer Criaturas grandes? achou seu deck- o irmão T2 do Eldrazi modern, bem menos opressivo)
[DECK 252758 NOT FOUND]
lista atualizada
http://sales.starcitygames.com//deckdatabase/displaydeck.php?DeckID=98949

O deck é o sonho de todo jogador iniciante, fazer criaturas enormes e destruir seus oponentes com elas. Um Ugin e uma chandra para ajudar e uns ramps para acelerar a zoeira e é isso temos um deck feito.

Força: contra decks midranges, todas suas cartas do late são muito poderosas. Ugin é o Monstrão e Ugin vai exilar muitos de seus problemas
Fraqueza: Pena contra decks rápidos. Kozileks return está aí para combater isso, mas nem sempre será sua salvação. Contra o abzan aggro, por exemplo, a primeira jogada não vai matar nada relevante na mesa. Apenas na volta para ser útil.

Esper Dragons( Outro que outrora dominava top8\'s e agora anda mais fraco)
[DECK 274711 NOT FOUND]

Deck controle com criaturas muito poderosas. O único deck do formato que tem acesso a um counterspell. Na mão de um jogador habilidoso, chega a ser estúpido.

Força: tem counter, tem draw, tem criaturas que permitem mais card advantage ( seja dando um antecipate, roubando permanentes ou então virando um planeswalkercaster).
fraqueza: como todo controle demanda muito conhecimento de field. counterar a carta errada, mal utilizar os pontos de vida ou então ficar atrás em tempo podem ser jogadas que vão te fazer perder o jogo.

Jogando com ele: ter noção que existem cartas que vão te derrotar como um rally bem encaixado ou então um rhino solitário que você não conseguir responder. Portanto conhecer todos os decks é essencial e cometer o menor número de erros possíveis( eu sei que isso se aplica a qualquer deck, mas esse pune de uma maneira especial missplays)
Jogando contra: descartes são top de linha. lembrar que o sacrificio dele não é crackling doom, então ter outra criatura em campo além da sua mais poderosa é muito forte e sempre tomar cuidado com o jace.

Acho que é isso que eu tinha para escrever, peço desculpas de novo se estiver uma B05T4!
O pessoal que puder e quiser contribuir escreva aqui o que pensa sobre o T2 novo, decks que tem testado entre outros!
Fiquem a vontade para criticar o que eu escrevi, posso ter dito muita coisa errada(voltei ao formato a menos de um mês), e qualquer correção será benéfica para mim e para outros jogadores. Enfim acho que é isso!
Vejo vocês domingo!

"Não riam.Funciona."
-Patrulheiro de Yavimaya
 
jadsonwy

Raposa
13 Referências (100.00% positivas)
Posts: 825
Registro: 30/06/10

Postado em: 22/02/16 08:48
Pelo título do tópico e o início do seu texto eu achei que fosse pedido de final Modern do CLM.

Hahaahahh
 
kazelink

Cavaleiro
0 Referências
Posts: 152
Registro: 09/02/10

Postado em: 22/02/16 09:13

O que seria beeeem honesto! hahaha

 
gabriell86

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 269
Registro: 24/09/13

Postado em: 22/02/16 10:34
Vou ser bem sincero... Eu iria preferir muito hahahaha mas acho que da maneira que o modern ta atualmente, T2 vai ser mais divertido hahaha

"Não riam.Funciona."
-Patrulheiro de Yavimaya
 
Victor_PE

Esquilo
0 Referências
Posts: 44
Registro: 15/02/16

Postado em: 22/02/16 10:37
Se eu fosse você jogava de Esper Dragons, acho um deck super divertido é bem justo.

=)
 
gabriell86

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 269
Registro: 24/09/13

Postado em: 22/02/16 10:41
Pensei muito em jogar de esper, mas acho que tem que estar muito afiado no T2 pra se dar bem com ele. O RPTQ teve 2 espers no top4 se nao me engano. Mas foram nas mãos de jogares muito dedicados. Então fica aquele medo basico.
E também tem o menino prodigio na lista que tá caro que dói hahaha

"Não riam.Funciona."
-Patrulheiro de Yavimaya
 
Ruda

Kobold
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3311
Registro: 22/09/09

Postado em: 22/02/16 10:44
Ótimo texto. :D
 
gabriell86

Ancião
2 Referências (100.00% positivas)
Posts: 269
Registro: 24/09/13

Postado em: 22/02/16 10:47

Ouvir isso de você dá vontade de escrever mais!
Obrigado :)


"Não riam.Funciona."
-Patrulheiro de Yavimaya

 
Ruda

Kobold
6 Referências (100.00% positivas)
Posts: 3311
Registro: 22/09/09

Postado em: 22/02/16 10:49

Escreva, seja sobre Modern ou T2, escreva.


PS: Bem-vindo à home :D

 
Thallen

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1179
Registro: 24/05/12

Postado em: 22/02/16 12:29
Gosto muito da lista BW Control, do Jeff Hoogland. Acho uma excelente pedida, implementando alguns kalitas de MD.

Inclusive é meu deck no formato, e garantiu um 4 lugar no primeiro RPTQ jogado.

Abx