Duvidas - Riptide mangler
 Duvidas - Riptide mangler
RyuuOgi

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 04/11/15

Postado em: 04/02/16 10:02
Eae pessoal, tenho varias duvidas a respeito da habilidade do Riptide Mangler, pelo que eu entendi, troca a BASE dele pelo PODER total da criatura alvo em questão, então vou por em ordem para facilitar:

1- Estou com o Riptide em campo e encanto ele com Rancor, no caso ele agora estaria uma 2/3 trample. Beleza, agora eu pago 1u e uso a habilidade dele com ele sendo o alvo. A base dele é 0/3 + 2/0, após a habilidade resolver, ele agora teria como base 2/3, mas o rancor ainda está lá, ele continua dando o bonus após a base do riptide alterar e ele se torna uma 4/3?!

2- A segunda duvida é parecida só que com uma criatura do oponente. Caso o oponente tenha um Elfos de Llanowar encantado com rancor, ele seria um 3/1 trample e meu riptide 0/3. Usando a habilidade do riptide tendo como alvo llanowar iria ficar a base como riptide 3/3 e os llanowar 0/1 trample, só que o rancor que ainda está 'agindo' com o trample, também age dando +2/+0?! ainda deixando ele 2/1 ?! (porque seria a base 0 do riptide +2 do rancor).

3 -Outra duvida parecida só que com contadores, 0/3 riptide usando habilidade num Arcbound Worker (que entra com contador já), resulta num riptide 1/3 e em um worker oque?/1 com contador?!

4- E com encantamentos globais como Honor of the Pure no campo do oponente e eu usar numa Aven Skirmisher?!

5- Equipamentos?! ex: Bonesplitter no riptide, usando habilidade dele, nele. E bonesplitter em outra criatura usando habilidade dele nela.

Enfim, achei a habilidade dele interessante de começo, mas depois fui pensando em algumas combinações pra ele e comecei achar bem complicado. Se alguém puder me esclarecer mais sobre, ficarei agradecido. ;)
 
TdSJimmy

Esquilo
0 Referências
Posts: 1259
Registro: 14/03/12

Postado em: 04/02/16 10:21
1 - Acredito que sim, cada vez que você ativasse a habilidade dele nele mesmo ele ganharia de fato 2 no poder.

2 - A habilidade dele troca o poder apenas dele, não troca o poder dele com o de outra criatura, então o Llanowar continuaria 3/1.
1U: Change Riptide Mangler's base power to target creature's power. (This effect lasts indefinitely.)
Note o to que eu marquei, não é with.

3 - Novamente, ele ficaria sim 1/3, e a criatura alvo ficaria da mesma forma, ela não é afetada em seu poder.

4 - Encantamentos globais continuam afetando normalmente o Riptide pela questão das layers diferentes. Basicamente a habilidade altera a base de poder, e Honor of the Pure continua conferindo bônus por cima dessa base.

5 - Mesmo caso dos encantamentos, são layers diferentes e, portanto, não se interferem.

Aguarde confirmação.
 
RyuuOgi

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 04/11/15

Postado em: 04/02/16 11:46
A resposta da 1 me gerou outras duvidas.
Então no caso eu conjure um crescimento desenfreado no riptide com ele 0/3, ele fica um 3/6 até o final do turno, mas se eu usar a habilidade dele nele, ele fica um 3/3 quando eu passar o turno ?!
E se eu juntar a duvida 1 com essa nova, então temos inicialmente um riptide 0/3, conjuro rancor nele, então ele fica um 2/3, após isso conjuro um crescimento desenfreado, ele fica 5/6 (+3/+3), uso a habilidade dele nele, ele fica 7/6 (+2/+0 do rancor que pegou da habilidade + +3/+0 do crescimento que ele pegou da habilidade e +2/+0 do rancor encantado ?! ) até o final do turno e 7/3 indefinidamente?!


EDIT * a 2 sanou boa parte delas, eu achei que trocava COM mesmo. fazia a criatura ficar com 0 e o riptide com o novo poder.

Obrigado e espero confirmações.

Editada em: 04-02-16 11:48:05 por RyuuOgi.
 
TdSJimmy

Esquilo
0 Referências
Posts: 1259
Registro: 14/03/12

Postado em: 04/02/16 12:29
Isso aí.
Funciona dessa forma com ele pois sua habilidade envolve dois valores diferentes.
Poder base é, por padrão, o escrito na carta, e quando se diz apenas "poder", se refere ao valor atual da criatura. Ou seja, ele afetado por um Crescimento Desenfreado continua tendo "poder base" 0, mas seu "poder" é 3. Então, se ativar sua habilidade dando alvo em si mesmo, ele trocaria esse 0 pelo 3, e o +3/+3 continua valendo até o fim do turno: 6/6 até o fim do turno, 3/3 permanente.
 
JFFank

Esquilo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 4768
Registro: 29/12/13

Postado em: 04/02/16 13:22

1 - Correto.

2 - Só o poder do Riptide muda.

3 - Só o poder do Riptide muda.

4 - Só o poder do Riptide muda.

5 - Funciona como no caso 1.


Correto! Ele vai crescendo e crescendo.

 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 07/02/16 13:05
Confirmando.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules