Ensaio sobre um TABU na LigaMagic: O que fazer sobre a desonestidade?
 Ensaio sobre um TABU na LigaMagic: O que fazer sobre a desonestidade?
VIP OURO DonnieDarko

Coelho
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Lorena - SP

Postado em: 20/01/16 00:17
Janeiro, 2016

Olá a todos!

Este texto não é uma revisão sobre ética e moralidade do seu pensador favorito. Tampouco uma provocação jocosa e sem propósito. Trata-se de um convite para você, eu e todos os leitores tirarmos alguns minutos para refletir sobre a problemática a seguir. Antes de atirar pedras em mim, parem e reflitam sobre o assunto. Não falar sobre alguma coisa não a resolve, apenas irá torná-la um tabu. Bem, então vamos lá: mente aberta e boa leitura!

"O tabu costuma expressar um sentimento coletivo sobre um dado comportamento ou assunto que divide um ambiente entre "amigos" de um lado e "inimigos" do outro lado."

* * *

Foi recente: um usuário criou um tópico na seção "Discussão de Magic" do Fórum pedindo opiniões sobre uma determinada loja que comercializa as nossas tão estimadas (e às vezes detestadas) cartinhas. O justificado questionamento, assim como sua crítica, era compartilhado, em maior ou menor grau, por outros usuários que também diziam ter sido lesados pela referida loja em diferentes situações envolvendo compras, vendas e prazos.

Por um momento pensei comigo: Que evolução! A LigaMagic não costumava permitir um espaço para tal finalidade, tendo bloqueado muitos tópicos nos últimos anos e assim se resguardar de qualquer responsabilidade jurídica para com o estabelecimento apontado em caso de o mesmo se sentir prejudicado pelas acusações – que, sim, poderiam ser falsas, fruto da competição desleal que existe.

Contudo, para minha insatisfação, mal passou da terceira página de questionamentos e explicações insuficientes por parte do lojista responsável, o tópico sumiu! Puft! Tomou um "Vindicar" sem qualquer explicação para os participantes ou demais leitores (exceto para seu criador). Quando por mim questionada sobre a atitude frente ao ocorrido a LigaMagic apresentou a resposta abaixo:

"A LigaMagic não eh um site de reclamações, porem caso o user tenha tido problemas, como ter pago e não recebido o produto, pode enviar seu problema explicando a situação para: (email), que perante a sua necessidades iremos lhe ajuda-lo"

OBS: Grifo nosso; e e-mail removido.

A LigaMagic consolidou-se como um grande portal para os jogadores, colecionadores, negociantes e entusiastas do MTG e RPG no Brasil e exterior. Baralhos, spoilers, estratégias, histórias, mercados, esportes, cinema, humor, dentre outros assuntos, este é um espaço de convívio e aprendizado para todos os que daqui usufruem – um grande facilitador pra o MTG brasileiro e que possui uma equipe dedicada que acredita em seu trabalho...

...e é aqui que o Goyf pega! Até onde cada um aqui, e você também leitor, está disposto a ir para se sentir realizado em seu ambiente de trabalho? A sua satisfação vale a insatisfação do outro? De um só não tem problema? E de dez? De cem? Não agir de má fé não o isenta por ser omisso. Quando alguém permite que um usuário ou um lojista leve vantagem indevida sobre qualquer pessoa, esse alguém corrobora com esta prática nociva? Ele também tem culpa?

Ora "Nicol" Bolas, por que isso? Simplesmente porque ou as pessoas se baseiam em princípios ou não se baseiam em nada, certo? Ummm. Quando o assunto é dinheiro, não há camaradagem – mas não implica em haver desonestidade! Se da primeira vez que uma loja tivesse sido denunciada e a postagem não tivesse sido apagada, quantos teriam sido poupados? Você (ou vocês) aí pode ser responsabilizado por um pedacinho desse prejuízo de cada um?

De semelhante forma ao Sistema de Referências que a todos alerta sobre a idoneidade (ou falta dela) dos usuários, situações como a central deste ensaio poderiam a todos ajudar onde melhor gastar seu $$ – afinal, ninguém são quer perder dinheiro (o que é diferente de ganhá-lo desonestamente). Um momento! Essa é uma noção de conduta tão simples, por que então está em questão? Por que sempre há mais interesses do que se sabe...

...e geralmente são eles que ditam até onde vai a nossa tranquilidade quando deitamos a cabeça no travesseiro. Penso que ninguém crê que trapacear seja certo. Então, por que aceitar que essa prática continue a se repetir ao longo de tantos anos? Por que abafar as denúncias? De um só não tem problema? E de dez? De cem? Não agir de má fé não o isenta por ser omisso. Compensa manter o status quo deste jeito?

A LigaMagic é um site que vai muito além de meras reclamações. Ela é um norteador para milhares de usuários. Um Baloeiro faz concessões, fica marcado e aprende a lição (caso não, será mais difícil enganar os outros). Uma loja deveria procurar melhorar, trabalhar nos pontos falhos e promover uma melhora na competição. OK, só porque parece utópico não significa chutar o balde! Evitar discutir esse assunto vai ajudar a poucos e poderá prejudicar a muitos!

* * *

Quem faz uma, não necessariamente faz duas; mas quem faz dez, faz onze.

E a gente pára por aqui? Aceita isso numa boa e não faz nada? Não admite reclamações?

* * *

POR FAVOR, peço a todos que acharem que esta postagem merece o seu comentário para que NÃO mencionem qualquer nome de loja, lojista ou usuário da LM. Vamos pensar juntos...

Muito obrigado!

Editada em: 20-01-16 00:18:50 por DonnieDarko.


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HadesOverpower

Esquilo
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Postado em: 20/01/16 01:32
Excelente.
 
davidbaron

Esquilo
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Bauru - SP

Postado em: 20/01/16 06:40
Já faz algum tempo, tenho acompanhado alguns comentários de usuários sobre terem sido lesados das mais diversas formas por lojas e outros usuários. Logo, achei bem legal a iniciativa de criar um tópico como esse.

É um assunto complicado de se lidar. Atualmente, vivemos um momento de crise econômica, política, moral e ética no país, o que acaba afetando o jogo que todos (ou quase todos... rs) gostamos tanto. Muitos ficam revoltados com o aumento de preços repentino dos cards, mas, se você estuda economia, saberá encarar com naturalidade a situação. O mercado é assim mesmo, cruel. E todos sabemos que quando se trata de dinheiro, ninguém quer ficar no prejuízo. Porém, nada justifica algumas atitudes que são tomadas por alguns lojistas e usuários.

Acredito que a Liga Magic deve sim ser um lugar para reclamações também, desde que sejam muito bem fundamentadas. Como foi dito no post, se temos todo um esquema de avaliação para os usuários quando estes realizam negociações entre si, porque não termos um esquema de avaliação para as lojas também? Acredito que seja o mais correto.

No mais, espero que esse tópico não seja apagado e tampouco ignorado.
 
pedro-sjdr

Clérigo
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Varginha - MG

Postado em: 20/01/16 07:59
Parabéns pela postagem e quero aproveitar e dizer que fui prejudicado com o descaso de duas lojas super conhecidas aqui da Ligamagic. Eu já fiz mais de 200 negociações com users e sempre tenho a preocupação com a satisfação do cliente, mesmo tomando balão em uma ou outra, mas infelizmente sempre vão existir pessoas sem caráter. E concordo em ter uma avaliação das lojas, claro uma avaliação fundamentada para que outros usuários ou futuros jogadores possam ter a certeza de que, o lugar que estão comprando é de qualidade reconhecida.

"É fácil chegar no topo, o problema é se manter lá!"
 
Sonyote

Esquilo
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Postado em: 20/01/16 09:37
Não é a primeira vez que isso acontece de tirarem um topico sobre uma loja e etc. Acredito que deveria haver um topico sim para comentários sobre lojas, porem com o bom senso de alguns usuários! Exemplo

Loja do Nicol Bolao

Duvida
Alguem já comprou e recomenda?

Resposta (de bom senso)

Sim recomendo

Porém muitos respondem

ESSA LOJA ME FUDEO! O cara e desonesto e so pensa em lucro! Nao da Mais!! Não recomendo! Fui lesado, um amigo meu comprou la tbm e ae fudeo!

Não seria mais facil ter o topico sobre a tal loja com um moderador vendo as respostas para ser de uma forma simples?

Alguém já comprou na Nicol Bolado?

Sim, recomendo
Não, atrasa demais
Sim, super confiavel
Não cumpriu o prazo

Diferente de

Sim recomendo!!! A loja não cobra preços absurdos de caros e não e igual essas lojas fdps que pedem 100000 em um goy

NAO RECOMENDO E ABRA O OLHO AMIGO! COMPREI LA E NAO ENVIOU ATE HOJE E JA FAZ 2 MESES VENDEDOR DESONESTO!!

Talvez a liga podia implementar um sistema estilo o novo de qualificação, seria muito util.
 
Mestrao

Esquilo
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São Bernardo do Campo - SP

Postado em: 20/01/16 09:50
O pessoal do Magic (o brasileiro, de modo geral) precisa aprender o valor da palavra.

Se uma loja ou mesmo trader cancelou uma negociação previamente acordada por causa de um aumento de preços no mercado, faltou com a palavra, e isso é imperdoável.

A pergunta que todos devemos nos fazer é: "minha palavra vale mais que alguns reais?".

A minha vale. Já perdi dinheiro para honrar com a minha palavra. Lucrei bem menos do que poderia, mas durmo tranquilo a noite.
 
Ratomtg

Esquilo
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Aparecida - SP

Postado em: 20/01/16 10:05
Aires... Nesse caso em específico, penso tratar-se do seguinte:

A loja questionada no tópico em questão, é anunciante aqui no site da Ligamagic... Penso que deve haver uma proteção velada para que uma empresa que financia o site não tenha sua imagem arranhada (sem entrar no mérito de que isso seria cumplicidade com irregularidades de seu parceiro comercial)... E me parece que tal regra se estende aos lojistas que não anunciam no site, para simplesmente padronizar e não haver reclamações por parte de outras lojas que não anunciam na Liga...

O problema é que o Pato e o Dial já deixaram claro em diversas oportunidades que o site não é gratuito... Eles possuem gastos que são (parcialmente) cobertos pelo uso do espaço pelos lojistas e pelo plano VIP de alguns usuários...

Pode soar piegas, mas se o número de usuários VIP aumentasse, o site talvez não precisasse priorizar o relacionamento com lojas que são taxadas negativamente na comunidade de magic brasileira...

Mas como obter mais usuários VIP, sendo que ocorrem fatos como a reclamação em massa contra a forma de proceder de um anunciante da Ligamagic, e a administração do site simplesmente lava as sua mãos perante um caso que no mínimo deveria ser melhor apurado...

"Eu irei virar VIP de um portal que apoia lojas que lesam os seus clientes?"

A maioria dos usuários responderá negativamente...

Eu não tenho ilusões anti-capitalistas de que a Liga possa dar de ombros para o fato de usuários (VIP ou não)estarem reclamando de um de seus anunciantes...

Mas vejo que a medida arbitrária de não manter tópicos de reclamação, é tão absurda quanto:

"A LigaMagic não eh um site de reclamações"

A Ligamagic não é um fórum sobre futebol, e temos uma sessão inteira do fórum somente para discussões sobre o assunto...

E me parece óbvio que "reclamações sobre compras de magic" são mais relevantes para a comunidade do que ver "que Neymar fez outro gol no Barcelona"...

Quem entra aqui na Liga, e vê um anunciante, irá associar a imagem desse anunciante ao bom nome do maior portal de Magic the Gathering da América Latina, fortalecido ao longo dos anos... Quantas pessoas desistiram de ser ou de se tornar VIP's no site, por conta de atitudes como essa???
 
Ryryel_666

Anjo
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Postado em: 20/01/16 10:35
Excelente tópico. Eu parei de comprar de lojas nacionais simplesmente por esse e outros motivos clap

Quem não deve, não teme. Sobre a sua ligamagic proteger anunciantes, maldito seja o capitali$mo, mas é a verdade nua e crua.
 
a_cesar

Nomad
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Macapá - AP

Postado em: 20/01/16 10:49
Por que não estender o sistema de classificação de negociações pra lojas também? Além de anunciantes, algumas até mesmo têm perfis e bazares aqui na própria liga.

Ao invés de permitir criarem um tópico comum perguntando "A loja Y é confiável?", por que não fazer um modelo que tenha a estrutura recentemente adotada de conferir "smiles" pela satisfação com os serviços das várias lojas presentes no portal e consequente avaliação de 1-10? Assim se mantém a discussão limpa, objetiva e passível de melhorias nos níveis de avaliação para o usuário que perguntou e padroniza a avaliação tanto de lojas quanto de usuários. O site já conta com área de busca de lojas, então por que não?

 
MBonotto

Rebelde
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Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 20/01/16 10:52
Deveria mesmo haver uma ferramenta para que o usuário pudesse qualificar lojas aqui. Nem que fosse um tópico fixo, onde usuários pudessem expor suas negociações com lojas, para que outros pudessem avaliar se vale ou não a pena.

Enfim, já faz tempo que algo assim é pedido por aqui.
 
HadesOverpower

Esquilo
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Presidente Getúlio - SC

Postado em: 20/01/16 11:02
Será que os responsáveis por este site não vão gostar desse ensaio???

the bomb hs been planted. hhehehehe ^^
 
Dionts

Esquilo
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Postado em: 20/01/16 11:08
Olá. Acredito que o mencionado tópico removido foi o meu. Fiquei irritado com o banimento do meu tópico. Pois nem tive a chance de responder ao representante da loja naquepe tópico.

O motivo do banimento foi resumidamente isso: "Entramos em contato com o representante da loja e ele falou que está a par da situação. Nos de informações para para que possamos acompanhar se você recebeu suas cartas."

Acredito que o representante da loja entrou em contato con algum administrador do Ligamagic e meu tópico foi apagado. Pois é uma loja que já teve banners e propagandas aqui no site (acredito que pago, obviamente).

Só quero a entrega do meu produto.
 
Dionts

Esquilo
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Porto Alegre - RS

Postado em: 20/01/16 21:08
Mensagem do dia:

Bom dia, amigo

Tudo bem?

Nos desculpe pelo atraso em responder sua mensagem.

Tivemos um pequeno contra-tempo em nosso estoque/expedição nessa segunda-feira.

O carro que faz a coleta de nossos pacotes e leva para a agência dos Correios sofreu um assalto e perdemos parte de nosso material. Por isso, tivemos esse atraso em atualizar os códigos de rastreamento em nosso sistema.

No seu caso, pode ficar tranquilo, pois já conseguimos todos os itens de seu pedido e faremos um segundo envio de seus cards.

Contamos com sua compreensão diante desta situação pontual.

Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato conosco. Estamos a disposição para resolver qualquer desconforto.


Já estou receoso e desconfiado. E o status do pedio segue "Em separação" ¬¬
 
Sonyote

Esquilo
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Postado em: 20/01/16 21:29

Pelo menos deu satisfação, imprevistos acontecem

 
Dionts

Esquilo
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Postado em: 20/01/16 22:00

Sei não. Estou com pé atrás. Eu tinha aberto um tópico para saber da qualidade da tal loja e outros usuários relataram este mesmo fato de que a loja demorava, e quando pediam satisfações eles diziam que tinham sido roubados e bla bla bla. Estou com medo já de eles estarem de implicância comigo. Gastei uma quantia alta para algumas cartas que comprei deles e estou começando a ficar preocupado.

Quinta é meu último dia de férias. Acreditei que poderia aproveitar as novas cartas no meu deck essa semana e tomei no c*. Sabe. Eu confiei neles, por isso escolhi comprar deles, olhei em várias lojas e simplesmente escolhi eles. E me fodi!

 
MBonotto

Rebelde
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Rio de Janeiro - RJ

Postado em: 20/01/16 22:22
Essa é mais uma razão para haver um sistema de qualificação para as lojas.

O user faz a compra, paga, e espera. Demora mais que o esperado, o user entra em contato e dizem pra ele: "o cachorro comeu as minhas cartas. Vou te mandar outras."

Blz, acontece. Todo mundo está sujeito a imprevistos. MAS, como saber que isso não está acontecendo com outros clientes?
 
planestepper

Esquilo
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Piracicaba - SP

Postado em: 20/01/16 22:55
E se o pessoal envolvido nesses rolos decidisse usar um portal de reclamações, tipo aquele tão conhecido pelos brasileiros? Uma, essa prática pode se espalhar pelas lojas físicas onde o pessoal joga, e depois um tempo (chuto aí um ano), se a coisa tomar vulto a prática de pesquisar a loja no google vai acabar trazendo trocentos resultados com o nome da loja primeiro (naquele site tão amado pelos brasileiros).

Pessoalmente nunca tive problemas com lojas, mas dado os vários relatos que vi com problemas, só tem uma que eu me arrisco a usar.
 
VIP STAFF Tutuzim_na_FITA

Demônio
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Registro: 18/10/03
Juiz de Fora - MG

Postado em: 20/01/16 22:58

Eu acredito que o maior problema de deixar um tópico "aberto e livre" para todo mundo passar e elogiar/reclamar à vontade seja jurídico. A enorme maioria dos consumidores Brasileiros não conhecem os seus direitos, muito menos os seus deveres, e se largar o tópico aberto, a chance da reclamação passar para difamação, é gigantesca.

A idéia não é ruim, o problema é a incompatibilidade dela com o usuário padrão (já que colocar alguém para supervisionar o tópico 24h é completamente fora de propósito).

...
 
Dionts

Esquilo
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Registro: 29/12/15
Porto Alegre - RS

Postado em: 20/01/16 23:08
desanimado afu com o jogo. Amanhã é meu último dia de férias, pensei que ia usar um pouco minhas cartas que completariam meu deck. Faz parte.
 
DonCalavera

Pirata
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Registro: 03/03/13
Itaqui - RS

Postado em: 20/01/16 23:45
Acho muito importante haver algum tipo de avaliação e "registro de reputação" de lojas de Magic, pois isto ajuda a proteger a comunidade de jogadores e isto no Magic é tudo pois sem comunidade não tem torneios, por mais informais que sejam, nem circulação de cartas entre players. E são exatamente esses dois elementos que fazem o MtG crescer aqui no Brasil.

Mas acredito também que isso não precisa ser feito exclusivamente pela Liga, já existem sites especializados no assunto, bastaria a Liga facilitar o acesso a essas ferramentas. Algo como fixar um tópico em algum lugar com links desses sites (ReclameAqui, p. ex.) juntamente com um link para o CDC e algumas orientações gerais sobre o assunto já bastariam.

A medida que a comunidade passasse a usar estas ferramentas, seja apenas consultando seja abrindo uma reclamação de fato, acredito que o numero de pessoas enroladas com lojas seria reduzido, as lojas "sérias" teriam que aumentar a qualidade do serviço para se manter no páreo e aquele camarada que registra um CNPJ, compra uma dúzia de box legalmente e outras 2 via muamba, poe um site no ar e ainda se considera "lojista" sem sequer ter vendido um pedaço de pão na rua será colocado de lado.

Mas para isso tudo funcionar é preciso o envolvimento da LigaMagic (divulgação, orientação, etc...) e da comunidade (avaliação e reclamação).

Eu já passei por problemas com loja, senti na pele o que o descaso e a falta de respeito com o cliente. Se na época eu tivesse atinado de conferir os antecedentes da loja em questão tenho certeza que poderia ter evitado essa dor de cabeça.

A Liga já nos protege de vendedores ruins, agora precisa ajudar a nos proteger de lojas ruins, pois atualmente tem muitas por ai.