CMD/Mesão - Batalha pela custódia + Deuses + equipamentos + controlador = NumSei
 CMD/Mesão - Batalha pela custódia + Deuses + equipamentos + controlador = NumSei
BoruEX

Esquilo
0 Referências
Posts: 15
Registro: 31/07/15

Postado em: 07/11/15 19:31
Olá camaradas, sou jogador de Commander (atualmente meu formato favorito), e tem vezes que as dúvidas ultrapassam os 8000.

Resumindo a história, eramos 4 jogadores,

Jogador1 Encanta Custody Battle em uma Nylea, God of the Hunt (Comandante) equipada com Bonesplitter e Bladed Pinions de seu oponente (Jogador2).
Jogador2 Controlador da Nileia, decide não sacrificar um terreno e ceder a Nileia para o Jogador 3.

dúvida 1: De acordo com o J2, o J3 não poderia usar a a Nileia pq ele (J3) não tinha devoção suficiente, isto esta Correto?
Em todo caso o jogo seguiu pq o J3 desceu uma criatura que deu devoção suficiente para a Nileia. e o Jogo seguiu

Jogador 3: Em seu turno Atacou o J1 (Dono do Custody Battle), ele morreu, o encantamento saiu (correto?).

dúvida 2: Encantamento saiu (seu controlador morreu), Nileia ficou sobre o controle do J3?

E continua...

Jogador4 (eu): Fui atacado pela Nileya sobre controle do J3, consegui derrotar a Nileia com marcadores -1/-1.

dúvida 3: Nileia, comander do J2 que estava sobre controle do J3, morreu, quem decide se ela vai para o cemitério ou não? o J2 ou J3? por que ela poderia voltar para a Zona de comando.

no momento decidimos que o J2, dono dela, poderia escolher se ela ia para a zona de Commando, e oq.

maaaaaaas...
dúvida 4 Quem fica com o controle dos equipamentos que estavam nela? o J3 poderia equipa-los em sua criatura?

meodeos, hj foi tenso.

 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 07/11/15 20:06
Essas jogadas foram totalmente irregulares.

Se o jogador que tomar o controle do Deus encantado por Custody Battle não tiver devoção o suficiente para mantê-lo como criatura, o Deus deixará de ser uma criatura imediatamente. Não haverá tempo pro jogador descer uma criatura pra atingir a devoção antes da aura cair.

Como Custody Battle é uma aura de criaturas, ela será desanexada e colocada no cemitério de seu dono. Quando a aura sai do Deus ele volta imediatamente para o controle de seu verdadeiro dono. Quando o Deus deixar de ser criatura, os equipamentos anexados a ele também serão desanexados, mas diferente da aura, os equipamentos continuarão no campo de batalha sob o controle de seu verdadeiro dono após serem desanexados.

Quanto ao controle da permanente depois que o controlador sair de jogo:
Numa partida Multiplayer, se um jogador sair do jogo, todos os objetos que pertencem aquele jogador também deixam o jogo, todas as mágicas ou habilidades controladas por aquele jogador q estavam na pilha deixam de existir, e qualquer efeito de troca de controle que dava aquele jogador o controle de algum objeto termina imediatamente. Então se ainda houver algum objeto sob controle deste jogador q saiu (algum emblema, por exemplo), esses objetos serão exilados. Esta não é uma ação baseada no estado e, portanto não usa a pilha. Isso acontece assim que o jogador sair do jogo. Se o jogador que saiu do jogo tinha prioridade no momento em que saiu, a prioridade passa para o próximo jogador na ordem dos turnos que ainda estiver em jogo. Segue a regra que comprova:


800.4. Unlike two-player games, multiplayer games can continue after one or more players have left the game.

800.4a
When a player leaves the game, all objects owned by that player leave the game and any effects which give that player control of any objects or players end. Then, if that player controlled any objects on the stack not represented by cards, those objects cease to exist. Then, if there are any objects still controlled by that player, those objects are exiled. This is not a state-based action. It happens as soon as the player leaves the game. If the player who left the game had priority at the time he or she left, priority passes to the next player in turn order who's still in the game.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
BoruEX

Esquilo
0 Referências
Posts: 15
Registro: 31/07/15

Postado em: 07/11/15 20:13
Obrigado Pela resposta, e pela paciência.

Entendi a parte q vc citou, sobre a Nileya deixar de ser criatura, aura desanexar e voltar para o controle.

e quanto aos equipamentos que estavam nela? Quem controla?


Quanto mais confusa a jogada mais erros são cometidos por nós, no meu mesão.
 
rapha_seraph

Anjo
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 969
Registro: 13/11/10

Postado em: 07/11/15 21:21
Quando você toma o controle de uma permanente (Nileia), as permanentes anexadas a ela continuam anexadas mas você não passa a ser o controlador delas. As habilidades ativadas dessas permanente anexadas, como a habilidade de equipar, ainda só podem ser ativadas pelo controlador. Enquanto o controlador não desanexar os equipamentos (equipando em outra criatura por exemplo) a Nileia continua com os bonus.

Claro que se você não tiver devoção e tomar o controle dela, ela perde o tipo criatura e o que não puder se manter anexado nela por conta disso será removido.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05

Postado em: 07/11/15 22:46

Confirmando.

O controlador de um Equipamento e o controlador da criatura equipada não precisam ser necessariamente o mesmo. Mudar o controle da criatura não muda o controle do Equipamento e vice-versa. Apenas o controlador do Equipamento pode usar suas habilidades. Todavia, se o Equipamento adicionar uma habilidade à criatura equipada (com as palavras "ganha" ou "tem"), o controlador da criatura equipada é o único que pode usar essa habilidade.


Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules