Ætherling + Etapa Final
 Ætherling + Etapa Final
Bussoli

Esquilo
0 Referências
Posts: 336
Registro: 02/03/12
Santos - SP

Postado em: 16/10/15 11:03
No meu turno, meu adversário conjura um Doom Blade dando alvo no meu Ætherling para evitar que eu o ataque. Eu uso a habilidade do Ætherling como resposta, exilando-o e devolvendo-o ao campo de batalha no início da minha etapa final. Então meu adversário conjura outro Doom Blade dando alvo novamente no Ætherling. Se eu usar a habilidade novamente como resposta, o Ætherling volta ao campo de batalha nesse mesmo turno ou somente no início da etapa final do meu oponente?
 
turim

Rebelde
0 Referências
Posts: 1677
Registro: 01/10/06
Sumaré - SP

Postado em: 16/10/15 11:24
Somente na proxima. Até pq a criatura volta no início e essa etapa final já está no fim, que é onde o adversário tem prioridade.

Se hoje, pra ilustrar, eu disser pra VC próxima sexta feira, tu entende como hoje ou semana que vem? É a mesma coisa pra habilidade.

Editada em: 16-10-15 11:25:41 por turim.
 
Bussoli

Esquilo
0 Referências
Posts: 336
Registro: 02/03/12
Santos - SP

Postado em: 16/10/15 11:52
Obrigado.

Acho que o problema principal nesses casos é a palavra "início" e não "próximo"... Hoje eu já entendi que início, é quando a fase inicia, depois disso tu já era... Nesse caso, início da etapa final é exatamente a hora em que acontece a etapa final, depois disso seria como o "meio/final" da etapa final, certo?
 
TdSJimmy

Esquilo
0 Referências
Posts: 1259
Registro: 14/03/12
Vila Velha - ES

Postado em: 16/10/15 13:54
"Início" de qualquer etapa é quando os efeitos desencadeados nesta etapa são empilhados, para só então os jogadores receberem a prioridade e interagirem com a pilha e depois realizar suas ações da etapa em questão. Ou seja, depois que todos os efeitos desencadeados no início de uma etapa vão para a pilha, o jogador ativo recebe a prioridade e já não é mais "início" desta etapa.

Uma coisa que não ficou clara pra mim neste seu exemplo. O oponente conjurou a segunda Doom Blade em resposta à sua ativação do blink da sua criatura ou em resposta à ela voltar ao jogo sob seu controle?
Se for o segundo caso, então é isso que o turim falou mesmo. Se for o primeiro caso, somente o último blink dele que foi para a pilha é que vai resolver de fato, então ele voltaria no mesmo turno (final, claro). Isso porque quando o primeiro blink que você empilhou ia resolver, sua criatura não estava mais em jogo, então a habilidade é anulada.

Segue regra:
Ætherling's first ability will return it to the battlefield only if that ability also exiled it. If Ætherling left the battlefield in response to that ability, it won't return, even if it was exiled by another spell or ability.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17754
Registro: 14/11/05
São Paulo - SP

Postado em: 16/10/15 23:33
Confirmando.


Alguns cards têm habilidades que são desencadeadas "no início da etapa final". Essas habilidades são desencadeadas num momento muito tardio do turno -- mas que ainda não é o final. Os cards mais antigos diziam que a habilidade era desencadeada "no final do turno", o que não era exato.

Durante o seu turno, após a sua fase de combate, há a segunda fase principal. Após essa, vem a fase final. A fase final tem duas partes: a etapa final (quando os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades) vem primeiro, seguida pela etapa de limpeza (quando você descarta cards até atingir o número máximo de cards em sua mão), o dano é removido de todas as criaturas e os efeitos do tipo "até o final do turno" terminam.

As habilidades que são desencadeadas "no início da etapa final" são desencadeadas, obviamente, quando a etapa final se inicia. Os jogadores podem conjurar mágicas e ativar habilidades depois disso. Se uma habilidade que é desencadeada "no início da etapa final" é criada durante uma etapa final, ela aguarda para ser desencadeada no início da próxima etapa final.

Segue a regra:

513. End Step
513.3. If a permanent with an ability that triggers "at the beginning of the end step" enters the battlefield during this step, that ability won’t trigger until the next turn’s end step. Likewise, if a delayed triggered ability that triggers "at the beginning of the next end step" is created during this step, that ability won’t trigger until the next turn’s end step. In other words, the step doesn’t "back up" so those abilities can go on the stack. This rule applies only to triggered abilities; it doesn’t apply to continuous effects whose durations say "until end of turn" or "this turn." (See rule 514, "Cleanup Step.")

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules