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Legacy - Life.dec (Competitivo???)
 Legacy - Life.dec (Competitivo???)
ronnepa

Esquilo
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Posts: 357
Registro: 22/04/15

Postado em: 22/08/15 18:08
Olá pessoal!

Estou voltando ao jogo depois de cerca de 10 anos distante (faculdade, (muito) trabalho, casamento, filhos....) e recentemente alguns colegas da antiga voltaram ao jogo e eu também. Em nossa cidade temos o legacy como formato preferido (acesso um pouco mais restrito a aquisição de produtos, número restrito de players) e desde o retorno me atualizei no formato com algumas opções de deck viáveis competitivamente (Miracles, UR Delver), mas tem um deck que particularmente gosto muito e me remete lá atrás ao tempo em que jogava o nosso antigo Extended!

Era final de 2004, e no formato de nossa época, com decks de Madness, Affinity, Psychatog, Scepter Control, me aparece um japa com um deck com uma tech para mim bem diferente do que eu havia visto até então. Era Ryuichi Arita com seu life.dec.

Sempre gostei de jogar de control, mas o combo daquele deck para mim era muito insano. Vamos à decklist:

Ryuichi Arita
 
22/08/2015
R$ 1.615,85
R$ 7.493,96
R$ 61.808,59
 
22/08/2015
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
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Criaturas (16)
3   Nômades en-Kor  0,95
3   Espiritualista de Daru   0,21
4   Xamã en-Kor   2,03
4   Força Tarefa   0,10
1   Testemunha Eterna    2,49
1   Reitor da Academia   175,50
Mágicas (15)
4   Causa Justa (Worthy Cause)  0,57
3   Tutor Esclarecido  82,99
4   Chamado de Eladamri   30,00
4   Desejo Vivo   1,76
Encantamentos (6)
1   Bosque Esterlino   12,02
1   Selo da Purificação   0,09
1   Cemitério de Animais   0,23
1   Regra de Lei   0,51
1   Onda de Paralaxe    43,40
1   Teste de Resistência    19,20
Terrenos (23)
4   Cidade de Bronze 35,91
2   Floresta 0,00
4   Macegal 17,00
6   Planície 0,00
3   Santuário à Luz das Estrelas 0,25
4   Urzal Ventoso 58,90
60 cards total

Sideboard (15)
1   Santuário à Luz das Estrelas 0,25
4   Canto de Orim  59,00
1   Nômades en-Kor  0,95
1   Cetro Isócrono  38,25
1   Espiritualista de Daru   0,21
1   Selo da Purificação   0,09
1   Fluxo de Energia   0,50
1   Ponte Traicoeira  67,99
1   Praga Fabricada   0,90
1   Testemunha Eterna    2,49
1   Reitor da Academia   175,50
1   Gênese   1,00


A idéia é simples: Há três blocos de cartas para viabilizar o combo:
1- Há os Kor (Nomads, Shaman) que tem a habilidade de redirecionar a próxima fonte de dano a ser causado a eles para outra criatura que você controle.
2- Há as criaturas que aumentam a resistência quando são alvo de mágica ou habilidade (Daru Spiritualist, Task Force)
3- Há os mecanismos de ganho de vida através da resistência de criaturas sacrificadas (Starlit Sanctum, Animal Boneyard, Worthy Cause)

e voilá!! 1 + 2 = Daru ou Task Force com uma resistência obscena, sendo que o número depende diretamente da sua criatividade.
(1 + 2) + 3 = Seus pontos de vida passam a ser um número ilegível.

Bom, o problema é o que vinha depois, afinal a vida "infinita" ainda não ganha o jogo (apesar de uns 77,8% dos meus oponentes na época recolherem o deck após o combo). O Arita tinha o Test of Endurance no deck para a vitória, além de sempre ter a opção de ir batendo em doses homeopáticas.

Rapaz, quando montei este deck saí lambendo tudo que era torneio em Cataguases (minha cidade) e Teresópolis (onde trabalhava), tendo sempre que ter o Oracle rule do meu lado para provar que o combo era legal...
Sem dúvida era meu deck preferido.


Bom, uns 10 anos depois, o Extended acabou e agora temos o Legacy como formato eterno (não venham com Modern, pelo amor de Deus...). Mexe aqui, mexe ali, muita leitura para se atualizar do que é o formato hoje, tentei "atualizar" o deck.

Hoje ele está da seguinte forma:

[DECK 174971 NOT FOUND]

Algumas adições do deck já eram "da minha época", como o Frasco do Éter.
A essência do combo continua a original, mas acho que o backup do deck melhorou, com criaturas como a Madre das Runas, para proteção do combo, assim como o Abolidor-Mor e o Silenciador Irritante.
As win-conditions também melhoraram, com a Formação de Ataque, o Doran e o Soberano Felidar.

O deck tem algumas proteções adicionais no side, tutoráveis com o Living Wish, como o True Believer, o Espírito do Labirinto, o Mago do Bando Qasali e a Testemunha Eterna. Isso além das Fera Interior, que dão um suporte grande contra planinautas mais enjoados (ei Jace, tudo bom?).

MATCHES:

Bom, o deck se sai bem contra aggros em geral (Delvers, Burn, D&T, tribais como Goblins, Merfolk... exceto Infect). Entrando o combo (e quase sempre entra rápido), o jogo vira mera formalidade. A race favorece o life.dec na grande maioria das situações.

No segmento Control, Miracles é um problema. O deck tende a ignorar o combo de vida e segura o jogo para o ponto de millar o Life.dec.
Outros decks de controle, com disruption e creature kills também geram bastante trabalho, atrasando ou impedindo o combo de forma a produzir tempo para eles liquidarem o jogo.

Por fim, combos são uma correria pura. E o life.dec tem desvantagem porque comba normalmente no terceiro turno, ou seja, lento para outros combo do ambiente.


Agora, explicada a estratégia e o funcionamento do deck, além de minhas percepções sobre os matches, gostaria da opinião de vocês da viabilidade do deck para o formato, assim como eventuais melhorias para o mesmo (não me venham com nada de reserved list, como duals, por exemplo, porque o deck, por motivos óbvios, simplesmente não precisa).

Abraço!

Editada em: 22-08-15 18:09:36 por ronnepa.

Editada em: 22-08-15 18:09:57 por ronnepa.
 
Leandros

Esquilo
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Postado em: 22/08/15 23:22
Gosto muito de Decks com a temática Life Gain, mas creio que no Legacy nenhum deles tem muito sucesso se olharmos as listas dos últimos grandes torneios. Caso monte o deck e dispute algum campeonato com ele, não esqueça de fazer um report!

Quanto à lista em si, infelizmente não tenho muito a contribuir, pois também estou voltando agora depois de mais de uma década sem brincar! hahah
 
Kenedy

Esquilo
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Postado em: 22/08/15 23:48
Muito interessante.

Acho que uma carta como "Transmutation" seria muito bom, podendo finalizar o jogo com um ataque ou usando a terceira habilidade de "Starlit Sanctum" pra tirar a vida do oponente.
 
ronnepa

Esquilo
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Postado em: 23/08/15 17:07

Não conhecia Transmutation. Acho que dá para testar sim, já fiz splash vermelho pra colocar Meia-Volta, Volver.
Vou testar online e já procurar algumas cópias da carta para o deck.
Obrigado.

 
BlindDefender

Esquilo
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Postado em: 24/08/15 23:34
Eu me recordo desse deck
Eu tenho a maioria das cartas pro combo, menos o Xamã =/
E como era pobrezinho, so tinha um tutor e quando conseguia combrar, n vinha o teste de resistencia e vencer no tapa era muito dificil.
Enfim, até hoje explicar esse combo é complicado devido ao texto de algumas criaturas.
 
blau

Esquilo
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Postado em: 25/08/15 17:31
Gosto da versão que usa grevas ou shuko, pois tendo dois bichos na mesa você não precisa de dano de combate é só equipar eternamente e GG.
Cotra control use no side cards pretos como denegeração abrupta, inquisição de kozilek, ...
Enfim o side varia de como é o ambiente onde você joga ou pretende jogar.
 
ronnepa

Esquilo
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Registro: 22/04/15

Postado em: 07/09/15 00:06
Joguei hoje com o deck e o resultado foi o seguinte:

Rodada 1 – vs Jund Depths – 1x2 – 0-1 – Combo rápido no G1 e o Brunão recolhe. No G2, o combo não vem e o Marit Lage me destroça. No G3, mulliguei e faltou uma fonte verde para tutorar um en-kor para fechar o combo.

Rodada 2 – vs UR Delver – 2x1 – 1-1 – Joguei muito mal no G1 e mereci perder. Podia fechar o combo e não o fiz por não usar as manas corretamente. No G2 e G3 o combo entrou rápido e o UR Delver não tinha resposta.

Rodada 3 – vs Merfolk – 2x1 – 2-1 – Combo rápido no G1 e o Murilo recolhe. No G2, ele anulou minhas tentativas de colocar o Daru ou o Task Force na mesa, tentei ainda segurar um pouco com Madres e En-kor, mas inútil. No G3 consigo colocar o combo na mesa e o Daru bateu pesado ajudado por uma Madre e o Doran.

Rodada 4 – vs 12-post – 2x0 – 3-1 – Combei rápido no G1 e o teste de resistência entrou na sequencia. No G2, novamente, mas dei uma sorte danada de comprar o Teste imediatamente após o Thomaz descer um Mindslaver, se volta o turno eu perdia jogo com o combinho do Mindslaver+ Ruína da Academia.