Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Modern][Primer]Stompy
 [Modern][Primer]Stompy
fernandorichter

Esquilo
0 Referências
Posts: 289
Registro: 14/04/13

Postado em: 05/06/15 01:44
Fala galera!
Após quase três anos de jogador de modern e mais de um de jogador devoto do Stompy/Mono Green Stompy resolvi criar vergonha da cara e trazer a discussão sobre esse deck para as páginas do Brasil.

Primeiramente, vamos ao início:
Na epoca, em meio a decks tier1, como os famosos Tarmo Twin, Affinité e Birthing Pod, assim como decks que costumavam fazer top4/top8, como Hatebear e Scapeshift, no dia 03/05/14 surgiu em um top8 um deck um pouco desconhecido. Entitulado como Stompy !, por Hans Christian Ljungquist, um deck formado apenas de 22 florestas, criaturas sem mistérios e complexidades, alguns buffs e ainda na época um Planeswalker.
Três meses após esse aparecimento, alguns top8 em daily modern, e algumas transformações na lista, no dia 24/08/14, por Benjamin Van Koekenbeek, o deck finalizou o PTQ Khans of Tharkir (Lille, France) em primeiro lugar.

Bom, após esta breve introdução vamos falar do deck.
O deck Stompy foi criado com um propósito: \"criaturas pequenas que causam um grande dano\". Além disso, na época e ainda hoje, o deck é extremamente barato, com menos de 450,00 reais você monta um baralho que pode surpreender e incomodar muitos tier1.
O deck tem uma curva de mana baixa, com muitas criaturas com o mesmo custo de mana, o que necessitará do controlador do deck algum nível de habilidade para tomar decisões corretas: Qual criatura baixar primeiro, buffs, hates e tricks.
Por isso, Stompy é uma excelente opção de deck para quem quer entrar no modern competitivo, para quem não tem muito dinheiro para montar um deck ou para os jogadores que gostam de surpreender com listas diferentes do usual.

Este primer se baseia em muita discussão que acompanhei e participei em mtgsalvation (MTG Salvation Forums The Game Modern Developing Competitive (Modern) Stompy. O primer irá se limitar na versão monoGreen, porém você pode encontrar na primeira página do Stompy da mtgsalvation a sessão para splash, que trará as versões GW de tsinkkoriitta e a versão GB, criada por mim mesmo, que utilizei por alguns meses e apresentei alguns resultados para os criadores do Tópico na gringa.


Bom, muito bonito tudo isso, mas vamos ao que interessa.
Discutindo as peças do deck

1.Criaturas
1.1 Criaturas must have
Experimento Um : Nosso melhor drop1. Dificilmente não ficará 3/3 nos próximos dois turnos, com potencial para ficar até 5/5, além de regenerar e incrementar o Avatar.
Strangleroot Geist : Não tem outro drop2? Baixe este, buffe o E1 e bata 4. Como a maioria dos outros cards, tem uma excelente devoção, além de ser rápido e ser uma carta que necessita em 90% dos casos duas cartas do oponente para se livrar dele.
Kalonian Tusker : Não é exatamente a melhor criatura do deck, porém ainda resiste a maioria das criaturas do formato, tem boa devoção e resiste a algumas remoções.
Avatar of the Resolute: Este card trouxe gás novamente ao deck. Quando foi visto em spoil já se tornou um must have. Na verdade era o que faltava ao deck. Uma criatura verde que se enquadra na ideia do deck, interage com E1, Strangleroot, atropela, e tem a habilidade que faltava: alcance. Graças a este card pode-se contornar muitos games que antes eram difíceis de ganhar (affinity com seus voar, abzan e BW com seus tokens).
Leatherback Baloth : A reação sempre é a mesma: \"O que este card faz?\" -nada, só é 4/5. \"O que?! deixa eu ver isso\". É isso mesmo, 3 de devoção, evolui E1 até 5 e se entra contra UR delver e burn, vão precisar de no mínimo dois cards para tirar de jogo. Coloque um rancor nele e veja o desespero do oponente.
1.2 Criaturas com potencial
Dryad Militant : Enfraquece goyf, hate de japacaster, corta no meio lingering souls. Ah, evolui E1 e bate 2 e é drop1. Precisa dizer mais?
Young Wolf : O único motivo pelo o qual eu não coloquei a dryad em must have. o lobo e nossa militante competem fortemente pelo espaço no deck, não consigo concluir até hoje qual é melhor. É questão de meta game. Este lobo não evolui o E1 logo quando entra, ponto negativo, mas evolui quando volta. Falando em voltar, este card pode parecer fraco, mas é o pesadelo do burn e ur aggro, além da sinergia com o Avatar.
Scavenging Ooze : Este não é novidade para ninguém, faz a festa contra Abzan e aggros, além de ser o único card que nos provê vida de maindeck. Porém, em algumas partidas pode não brilhar muito, além de não ter a melhor devoção
Dungrove Elder : Muitas listas ainda o usam, hexproof e que cresce com os lands. Dependendo do meta decide jogo
Thrun, the Last Troll : Este está um pouco em baixa no main, mas aparece em alguns SB. Na época em que o Treasure Cruise era o piloto do URdelver, nosso Troll muitas vezes era a única maneira de ganhar. Coloque um Rancor nele e não demorará muito para o próximo jogo.

2.Buffs
Vines of Vastwood : Obrigatório ter no deck, obrigatório 4 cópias. Este card faz tanta coisa. Buffa nossas criaturas, protege elas e para combos. Isso mesmo, é nossa proteção contra UR twin, por exemplo, que torna o alvo inválido para a aura. Assim como pode ser usado contra affinity (ensoul artifact, e até mesmo contra o modular do arcbound ravager!), além de muitas outras techs.
Rancor : Must have 4. Dispensa comentários
Aspect of Hydra : Win condition em late game, pode buffar mais de 10 dependendo, a maioria dos decks usam de 2 a 3 cópias deste card, além de ser possível fechar o set no sideboard, se precisa de velocidade para acabar com o jogo.
2.1Buffs que merecem ser citados
Giant Growth : Muitas vezes vai fazer o mesmo ou o pior que Aspect of Hydra, porém contra burns e decks hate tem melhor função, porque muitas vezes você nao vai ter mais do que duas permanentes em campo.
Mutagenic Growth : Um pouco em fora de uso, mas pode surpreender, muitas vezes, e ser usado para block ou até mesmo anti-hate.

3.Hates
Para hates, temos 3 cards, e essa discussão já rendeu algumas páginas em foruns na gringa.
Prey Upon: Muitas vezes tem a mesma função que um raio, ou até mesmo um path to exile. Imagine a situação: Ganho no dado e começo com E1. Oponente baixa Noble Hierarch ou Birds e passa. Você já sabe o que fazer, prey upon nele! com o outro land você guarda a vines para proteção ou baixa a dryad/lobo, e começa a bater.
Dismember: Quem joga modern sabe que dismember tem espaço em qualquer deck, seja de main ou de SB. É a remoção incolor universal.
Beast Within : Hoje está meio sumida. Mas esse card é demais. Um pouco pesado para a ideia do deck, mas também tem suas tricks. Além de ter sua função obvia de se livrar de qualquer permanente do oponente, imagine a situação: oponente ataca, você usa beast within na própria floresta, cria token, bloqueia e muda a situação do jogo. Outra situação: Use ela no Strangleroot Geist no passe, evolua-o, crie a token e bata 6 na volta.

4.Sideboard
Aqui, pela minha experiência com o deck, arriscarei criar um SB must have e um SB com outros cards. Baseado em torneios que joguei e que sempre constaram alguns mesmos cards, alterando outros pela questão do meta e bans hammer etc
4.1 SB must
Choke : Dificilmente você encontrará alguma lista que não utiliza duas cópias deste encantamento. Choke sempre foi SB do stompy, e em certa época quando surgiu o TC, virou sideboard de qualquer deck que utilizava verde. É um ótimo SB contra os (sumidos) UWR, URaggro e UTron.
Deglamer / Unreavel the Aether: Falando em Tron, este card é o único que realmente salva nossa pele contra aquele tão odiado vorme máquina ganhador de vida. Certamente uma das piores matches do stompy é contra o Tron, mais precisamente o GRtron, sendo o Utron uma match um pouco mais fácil. Além disso dá conta de auras e affinity.
Kitchen Finks / Feed the Clan / Obstinated Baloth: Jogar contra burn nunca foi difícil com o stompy, os dois decks são extremamentes rápidos em bater. Porém o burn, não raramente, pode vir com uma mão extremamente aggro, e se não tivermos uma resposta rápida morreremos antes do burn perder o gás. Se você estiver jogando contra burn, e já teve 4 ou mais manutenções, muito provavelmente esse jogo já é seu.
Dismember : Se você não usa Dismember de maindeck, você terá pelo menos uma cópia no side.
4.2 SB meta
Creeping Corrosion : Eu sempre corri com pelo menos uma cópia desta mágica no SB, affinity é um deck extremamente rápido e difícil de lidar, porém se você conseguir castar este card, é win condition.
Back to Nature : Tem auras no meta? Use um
Spellskite : O card do momento no stompy. Houve uma época em que não se cogitava Spellskite de maindeck, até um fulano de tal fazer resultado em um torneio grande usando de main há algumas semanas. Desde então, a comunidade está testando, e há alguns que já dizem \"se não roda de main, deve estar no SB). Por enquanto eu não testei ele de maindeck, mas sua eficiência de SB é indiscutível.
Gut shot : Excelente contra mana dork, bob e pyromancer.
Hunt the Hunter : Bom, estou quase movendo este para o \"must\": Sem dúvidas nosso deck mais difícil (não impossível) de ganhar é o Abzan, Podless Pod, Melira Company, Abzan Company ou como queiram chamar. Acaba com qualquer criatura verde.
Além destas, temos os outros SB que não são novidade para ninguém e sempre está presente por aí, seja no deck ou na parte da pasta dos \"esses eu não vendo nem troco\": Torpor Orb, Grafdigger\'s Cage, Relíquia de Progenitus


Bom, então vamos a dois exemplos:
[DECK 163721 NOT FOUND]
Este deck usa os clássicos 22 lands, sendo 3 não básicos, Horizon Canopy que evita flood e Treetop Village que muitas vezes auxilia no beatdown. Algumas listas estão surgindo com 3x Treetop Village e 2x Horizon Canopy, não sou contra o acréscimo no número de canopy (porém uma land dessas vale 25% do deck), mas considero um pouco arriscado a terceira treetop que na minha opinião não pode ser nosso primeiro nem segundo land a descer. Fora isso os cards acima já foram comentados

[DECK 163723 NOT FOUND]
Este deck também utiliza 22 terrenos, mas não pode abusar em non-basic porque utiliza Dungrove Elder. Além disso esta lista está usando Dismember de main, e não o Prey Upon. Considero uma questão de meta.

Algumas listas estão começando a utilizar 21 lands, eu mesmo estou usando 21, porque não estou rodando com dungrove nem com thrun.
Acho que no momento é isto.
Que este tópico seja utilizado para os donos de Stompy comentarem seus resultados, por aqueles que jogaram contra Stompy e queiram dar sua opinião da força do deck e para aqueles que tem dúvidas, críticas e conselhos para o deck.

Editada em: 05-06-15 01:45:34 por fernandorichter.

Editada em: 05-06-15 01:46:16 por fernandorichter.

Editada em: 05-06-15 01:50:48 por fernandorichter.

Editada em: 05-06-15 09:07:10 por fernandorichter.
 
Ricardo_R_JR

Esquilo
0 Referências
Posts: 2704
Registro: 10/02/14

Postado em: 05/06/15 01:51
Muito bom. Ficou bem melhor que o meu!
 
fernandorichter

Esquilo
0 Referências
Posts: 289
Registro: 14/04/13

Postado em: 05/06/15 01:55

Opa, amigão! Eu só vi o seu quando terminei de montar esse!
Obrigado pelo elogio! Espero que possamos dividir resultados e experiências, por sermos jogadores de stompy

Abração

 
raonijulian

Esquilo
0 Referências
Posts: 41
Registro: 13/10/14

Postado em: 05/06/15 02:07
Eu penso que Garruk, Caçador Primal / Garruk, Primal Hunter joga bonitamente no lugar de um Kalonian Tusker. Cospe ficha, compra card... vc sempre vai ter algo em campo.

Spellskite de main eu penso que depende muito do cenário.

Eu to melhorando o meu, mas pensando na possibilidade de revezar ele pra gw stompy (mid-range) de vez em quando.
 
melao83

Javali
0 Referências
Posts: 437
Registro: 21/12/13

Postado em: 05/06/15 08:14
posta a lista com preto ai pros cara sentir como funcionava a malandragem.
 
johngeist

Esquilo
0 Referências
Posts: 18
Registro: 01/04/15

Postado em: 05/06/15 08:18
Curti o post ein, PARABENS... estava pensando em variar um pouco mudar de deck e achei este com um valor interessante, se vc colocasse goyf, qual bixo tirar?
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 08:30
Esse deck não roda Goyf.
Primeiro porque você visa terminar o jogo rápido o suficiente de modo que o Goyf ainda estaria menor que os outros drop2.
Segundo porque a maioria das listas usa Dryad Militant, que capa o poder do Goyf.
Terceiro que você mesmo só usa spells praticamente na hora de finalizar o jogo, então seu Goyf seria totalmente dependente do que o oponente fizesse.

Eu tenho uma versão do deck, mas não cheguei a comprar Ooze e ainda não tenho os Avatars. Jogo com 21 lands só.
 
Baldim

Esquilo
43 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2156
Registro: 29/07/12

Postado em: 05/06/15 08:39
Pesquisei rapidinho aqui e achei essa lista Gw.

Achei bem interessante e gostaria de compartilhar.

Props: dromoka comand's deve jogar demais em.

[DECK 163851 NOT FOUND]

Só para agregar ao tópico... achei interessante pelo custo benefício.
 
Ricardo_R_JR

Esquilo
0 Referências
Posts: 2704
Registro: 10/02/14

Postado em: 05/06/15 08:59

Acho que a grande mudança é fazer o splash para preto para colocar abrupt decay, talvez no lugar de dismember.

 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 09:06
Eu não gosto de splash nesse deck.
Uma das grandes vantagens que ele tem é ser completamente imune a Blood Moon e não tomar nada de dano da base de mana.
O deck na versão monogreen é extremamente agressivo e foca fechar o jogo o mais rápido possível. Você não precisa ter resposta pra tudo, o oponente que precisa ter resposta contra você.
E pra sideboard, o verde tem umas cartas que são bem versáteis (como Beast Within) e ainda pode usar artefatos pra cobrir alguns "pontos cegos".
 
melao83

Javali
0 Referências
Posts: 437
Registro: 21/12/13

Postado em: 05/06/15 09:34
Ele usou splash preto pra abrupt decay, fico legal até, teve um campeonato que uso até 4 Bob de MD, hasuiehasiea.
Mas deixa ele explicar as techs, também acredito que a versão monogreen é a mais "perigosa" de todas.
 
Baldim

Esquilo
43 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2156
Registro: 29/07/12

Postado em: 05/06/15 09:51

Concordo em parte...

Postei a lista pois acho que ficaria mais agressivo e com maior grau de respota...

Bom,

É uma opinião, apesar de não ter testado, e não ter nenhuma conclusão sólida para o mesmo.

Criaturas que poderiam encaixar-se falando-se de Gw.

Flacemane Lion no lugar de que??

Loxodon Smiter no lugar do Baloth??

Voice of Ressurgence no lugar do Geist??

Mágicas que poderiam encaixar-se falando-se de Gw.

Como o baralho iria perder devoção o "Aspect of Hydra" tornaria-se irrelevante...

Poderíamos adicionar Armadillo Cloak (corrigido em posto abaixo por não se tratar de modern),

Ou até mesmo aumentaria um Dromoka's Command dando espaço para outra spell ou criatura no main deck.

Editada em: 05-06-15 11:46:03 por Baldim.

 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 10:07
Armadillo Cloack não é Modern, mas tem Unflinching Courage que é praticamente a mesma coisa.

Eu acho que ainda preferiria o Leatherback ao Loxodon pelo fato dele blockar/ser blockado por Tasigur/Goyf (em média) sem morrer.

Também nunca testei splash nesse deck e falo isso mais na teoria e por leituras que fiz sobre o arquétipo. Caso eu fosse fazer algum splash, pensaria só no vermelho pra fazer um RG Beats, com Burning Tree, Bolt, Kird Ape e coisas do tipo.
 
Baldim

Esquilo
43 Referências (100.00% positivas)
Posts: 2156
Registro: 29/07/12

Postado em: 05/06/15 10:44

Obrigado pela correção do Unflinching Courage, não lembrei o nome da mesma quando escrevi.

;)

 
cwnannwn

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1980
Registro: 02/05/10

Postado em: 05/06/15 10:49
Leãozito Monstruoso, Gavony, Avatar e Dromoka me parecem um late game tão bom, e sem perder nada no early e com impacto tão pequeno pra Blood Moon, que o único motivo que eu vejo pra rodar mono-g é "dual e fetch são caras aqui no morro".
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 11:10
Eu joguei umas 5 partidas usando a versão monogreen contra Burn e não cheguei nem perto de perder os jogos.
Com certeza se colocasse Fetch + Shock e tomasse 3 no primeiro turno pra acertar a mana os jogos teriam ficado mais apertados e talvez tivesse perdido.
Gavony nesse deck é ruim. Se você chegar no 5o land drop, você provavelmente perdeu do deck. Gavony roda em decks que tendem a chegar no mid/late game. Esse deck quer encerrar o deck no early game e todas as ferramentas que ele usa são exatamente com essa função. Você não quer land incolor, pois vai zoar de castar suas spells que, em grande maioria, pedem mana colorida.

E não, o motivo não é o preço das cartas.
 
Leozoppado

Esquilo
0 Referências
Posts: 8485
Registro: 02/06/12

Postado em: 05/06/15 11:16
Tá, mas se o objetivo é ser competitivo, a principio temos q pensar na melhor build independente do preço. Um splash pra branco, vermelho ou preto pode ser até melhor do que o classico monogreen. Lembrem-se de que podemos contar com noble hierarch ou até mesmo birds (de repente, usar 2 espadas maindeck ajudaria o bird a n ser dead draw). A questão é: o foco é ser aggro puro ou jogar como um midrange, ou um hibrido entre os dois?
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 11:24
O foco da versão monogreen é jogar aggro puro.
E não é porque é um deck monocolor que não é competitivo. Ele faz muito resultado no MOL (se olhar o primer da salvation, uma quantidade razoável de gente fazendo mini report de 3-1 e 4-0).

Se for pra adicionar cor no deck e mudar a identidade, melhor ir pra Naya e jogar de Zoo. Mas ai já é um deck completamente diferente.
Esse deck roda bem Monogreen, É competitivo sem splash e, se você for jogar num meta competitivo e ajustar o side direitinho pro que você espera enfrentar, dá pra ganhar torneios de boa.
 
cwnannwn

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1980
Registro: 02/05/10

Postado em: 05/06/15 11:25
" Eu joguei umas 5 partidas usando a versão monogreen contra Burn e não cheguei nem perto de perder os jogos.
Com certeza se colocasse Fetch + Shock e tomasse 3 no primeiro turno pra acertar a mana os jogos teriam ficado mais apertados e talvez tivesse perdido."

Se os 3 de dano que você ia levar pra corrigir fossem fazer a diferença entre ganhar e perder, então "não cheguei nem perto de perder os jogos." é uma mentira. Você chegou bem perto de perder, isso sim.

"Gavony nesse deck é ruim. Se você chegar no 5o land drop, você provavelmente perdeu do deck. "

Você provavelmente perdeu porque não tem nada pra fazer, mas se tiver o que fazer, você teria mais chances.

"Esse deck quer encerrar o deck no early game e todas as ferramentas que ele usa são exatamente com essa função."

Exceto a Treetop, que é justamente o contrário do que você tá falando, e possui a maioria das condicionantes que você critica na Gavony (entra virada, sendo problemática pro seu tempo e na geração de mana) e só tem utilidade em momentos aonde você "provavelmente já perdeu").

E pra mim o deck só ter ferramentas pra early game não é uma característica positiva dele, é um defeito.

Entre ter "somente ferramentas pra early" e "ferramentas pra tão early como mid, sem impactar negativamente o early" adivinha qual é melhor. E você pode sim aumentar a força desse deck em momentos mais avancados do jogo sem prejudicar o early.

Não existe motivo pra jogar com cartas piores se não o preço.

Leãozinho Javali
Dromoka Apresar


Ele joga bem sim mono-green, mas será que não pode jogar ainda melhor GW?

Editada em: 05-06-15 11:27:37 por cwnannwn.
 
r497

Esquilo
0 Referências
Posts: 2107
Registro: 21/01/14

Postado em: 05/06/15 11:33

Não cheguei perto de perder e sim, 3 de vida podem fazer diferença no game. Primeiro porque você não vai fazer só uma fetch no jogo. Os 3 de vida que citei seriam só os do primeiro turno pra garantir que suas cores estariam corretas no resto do jogo. Mas se você tiver outra shock na mão e precisar fazer ela em pé pra uma jogada no turno 2, já são 5 de dano. Se tiver outra fetch, mesmo buscando básico é mais um de dano. Tudo isso é vantagem pro Burn. E eu sei muito bem disso porque jogo de Zoo e mesmo buscando só uma shock, no decorrer do jogo uso outras fetchs pra básico e os jogos são BEM dificeis.

Sobre a questão da Gavony, primeiro que o deck roda com 21 lands. O 4o land drop já não é garantido ser no turno 4, quem dirá o quinto land drop. Portanto, se você fez 5 land drops nos 5 primeiros turnos, veio com poucas spells/criaturas e seu jogo tá bem atrás do que poderia estar.

Treetop entra virada? Entra. Por isso a maioria da galera usa 1 ou 2. E raramente ela cai no primeiro turno. Geralmente faz-se a Treetop no turno 3 quando você tem outra carta de 2 manas pra jogar, sem atrasar seu jogo. Ou no turno 2 quando você tem uma Dryad pra seguir um E1. Treetop é MUITO mais barata pra ativar do que Gavony, é um bicho 3/3 com Trample e faz total sentido no deck. Nem por isso usam 4, justamente por entrar virada e você não querer ver mais de uma no jogo. Treetop é uma carta agressiva por si só, Gavony é condicional.

Não acho que o deck ser voltado pro early é defeito. É o objetivo do deck, ele foi construído dessa forma e funciona. Se você quer mudar totalmente o modo como o deck opera, já vira outro deck.
O Stompy é um beatdown simples e direto, ponto. Quer deixar ele midrange? Fique a vontade. Só não vai ser o Stompy.

Editada em: 05-06-15 11:35:48 por r497.