[Primer] - BW Warriors
 [Primer] - BW Warriors
Snoopy

Esquilo
0 Referências
Posts: 8607
Registro: 22/07/03
Barbacena - MG

Postado em: 15/03/15 17:08
Há muito tempo não víamos um Standard tão dinâmico e plural como o que temos hoje. Apesar de haver estratégias consolidadas e arquétipos recorrentes, a cada duas semanas um novo deck surge, ou é completamente rearranjado, alterando consideravelmente a paisagem do formato. Se, quando KTK surgiu o Jeskai Tempo de Mantis Rider foi o deck a ser batido, hoje ele não costuma mais ocupar as primeiras posições dos campeonatos. Decks que não existiam, como o RW, Sultai Control, Red Deck Wins ou Heroic, começaram a surgir nos Top8 ou ganhar torneios importantes. E a estratégia mais constante de toda a temporada, o Junk ou Abzan, surgiu como um Mid-range clássico, tornou-se aggro e agora é control, alternando inúmeras listas e propostas de jogo. E alguns baralhos desapareceram (a exemplo do Jeskai Combo). No atual e turbulento Standard, o lançamento de cada edição pode fazer surgir um deck novo e uma única carta pode revitalizar uma estratégia que caíra em desuso. Foi assim com a aparição de Outpost Siege, Mastery of the Unseen, Whisperwood Elemental, Tarsigur ou Soulfire Grandmaster - para ficar com alguns nomes.

Dragons of Tarkir promete atacar a face atual do Standard assim como Fate Reforged o fez. Quero falar agora sobre a perspectiva de novos decks agressivos, aproveitando o cenário de muitos terrenos que entram em jogo virados e de decks que começam a jogar no turno 3, como ocorre com alguns controles e algumas mãos de mid-ranges. O aparecimento de decks como Heroic e Red Deck Wins foi impulsionado justamente pela dificuldade que alguns jogadores têm em responder uma ameaça rápida na mesa, por focar seu baralho em cartas extremamente poderosas mas que começam a serem jogadas a partir do terceiro ou quarto turno. Imaginando que esta situação se mantenha, haverá espaço para novas propostas semelhantes. A primeira delas foi demonstrada por um dos maiores jogadores da história, Tomuharo Saito, com sua lista agressiva de \"Black Humans\". BW Warriors remete diretamente à ideia do Humanas, porém guarda algumas diferenças. Este deck é para quem gosta de jogar o bom e velho Magic agressivo, estilo Weenie, sem buscar o goldfish do Heroic ou ficar contando os pontos de burn para jogar na cara do oponente como o RDW.

A ideia inicial é lançar mão de um grande número de drops pequenos e com poder alto, ao mesmo tempo em que se aproveita o benefício para Guerreiros que muitas cartas oferecem. Anteriormente a Dragons of Tarkir, tínhamos cartas como Chief of the Edge, Chief of the Scale, Raider Spoils e Obelisk of Urd como principais incentivos para colocar uns tantos Guerreiros nos sleeves e enviá-los à red zone. Com Dragons of Tarkir, temos agora duas adições extremamente fortes: Arashin Foremost e Blood-Chin Rager. O primeiro assegura Golpe Duplo assim que entra na mesa, praticamente cortando pela metade o clock em que seu oponente se encontra: se ele tinha 3-4 turnos para sobreviver, agora tem 2 a não ser que remova o Arashin. O Rager, por outro lado, confere uma pseudoevasão às suas criaturas, dificultando os bloqueios do adversário. Ele tem apenas uma criatura na mesa? Não pode bloquear. Isto ajuda sobremaneira a passar por cima de decks como Abzan, que nos primeiros 2-3 turnos, onde você já está na ofensiva, costumam ter apenas 1 criatura na mesa. Vamos ignorar aquela Courser of Cruphix e continuar batendo com nossos guerreiros.

Lembrando que, como nenhum deck existe em um ambiente vazio, ao montar o seu BW Warriors, leve em consideração o que você espera ver pela frente. A versão que eu criei, e que segue abaixo, é bastante genérica, porque a nossa proposta aqui é introduzir um arquétipo e incentivar seu desenvolvimento, ao invés de tentar desde já apresentar uma versão final. O sideboard está imperfeito e deve ser adaptado para o estágio em que o metagame se encontrar. Assim, por exemplo, é possível colocar algum número de Thoughseizes no main deck, assim como é possível cortar praticamente qualquer carta do SB em favor de outras.

[DECK 123440 NOT FOUND]
[deckname=]
[deckcriador=Snoopy]
4 Cartas ...
[side]
4 Cartas ...
[/side]
[/deck]

Algumas observações:

1- O principal plano, como qualquer um é capaz de perceber, é seguir uma boa curva, iniciando com algum dos 11 1-drops, algum dos 10 drops de custo 2, depois fazendo ou Arashin, remoção+criaturas, obelisco e qualquer coisa do tipo. O deck é hiper-agressivo e, apesar de eventualmente se defender durante uma race, ele rende muito mais quando suas criaturas estão "de lado".

2- O deck possui 17 fontes de mana branca e 17 de mana preta. Como 4 de cada entram em jogo viradas, isto faz com que você possa jogar o 1 drop branco em cerca de 70-5% dos jogos no primeiro, um pouco abaixo do ideal. Contudo, a estatística é a mesma para o drop de custo 1 preto e, analisando ambas juntas, em cerca de 85% dos jogos você deve ser capaz de jogar uma criatura de custo 1 no primeiro turno. É absurdamente mais fácil ganhar o jogo fazendo uma criatura no primeiro turno. Portanto, a não ser que sua mão seja espetacular, se não tiver o que fazer no primeiro turno, mulligue.

3- Chief of the Scale é pouco agressivo para estar no Main deck (embora possa disputar posição com Battle Brawler). Mas é uma das melhores soluções para enfrentar Drown in Sorrow. Por isto, contra os decks que possuem esse sweeper nos sideboards, Chief entra, tornando mais difícil para o UB Control e o Abzan te darem um 2 ou 3 por 1.

4- A principal carta do deck é o Arashin. Fazer uma criatura no primeiro turno, Chief of the Scale no segundo e Arashin no terceiro é um grande passo dado rumo à vitória contra decks que demoram mais para começar a jogar. Contra muitos outros, você obriga o adversário a começar a dar chump blocks logo no início do jogo, o que é muito relevante.

5- O "plano B", frequentemente utilizado, é na realidade um avanço no plano A. Se não for possível atropelar o oponente no início do jogo e ele começar a estabilizar com criaturas maiores e algumas remoções, Obelisk of Urd, Secure the Wastes e as criaturas de custo 3 entram em ação.
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 15/03/15 19:50
Gosto do BW Warriors e estou montando um. Só faltam os cards da coleção DTK.

Mas acho que o deck que você fez, não tem gás suficiente pra ganhar o jogo no começo e, no final, ele acaba não desenvolvendo o suficiente. Segue abaixo minha lista, ve o que você acha dela:

[DECK 123453 NOT FOUND]

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
-coiote-

Esquilo
4 Referências (100.00% positivas)
Posts: 89
Registro: 01/10/10
Itapetininga - SP

Postado em: 15/03/15 22:46
Estou tentando jogar com um deck warriors e vou acompanhar este post para aprender um pouco mais sobre o deck, pelo que vi é unânime que a combinação de cores tem que ser BW, isso descarta a possibilidade de vermos um mardu Warriors, ou será que ainda existe chances de vermos jogo?

 
Gui_Paludo

Esquilo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 99
Registro: 07/04/14
Guaporé - RS

Postado em: 15/03/15 23:24

No começo usava mardu, com Alesha e fim Crepitante, mas ficou bem melhor só duas cores, bem mais Aggro e não zica mana

 
W1tch_Bayonetta

Esquilo
0 Referências
Posts: 3
Registro: 01/02/15
Gama - DF

Postado em: 15/03/15 23:42
Estou montando esse deck! Simplesmente estou apaixonada por ele e não vejo a hora das cartas do Dragons of Tarkir serem lançadas para dar um up no deck.... aí sim vai ser foda!

Editada em: 15-03-15 23:43:28 por W1tch_Bayonetta.
 
Dequion

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 06/02/12
Duque de Caxias - RJ

Postado em: 15/03/15 23:44
Maneiro os decks... Eu tenho um deck BW e jogo FNM, não e um deck ruim, mas não e competitivo. Já fiz top 1, top 2, e top 4 com o meu deck. Mas eu jogo com 4 brutal de main e 2 sorin... E uma carta que e muito forte que acabei colocando 2 de main e mas já pensei em por 4 dela de main e o cerco a cidadela... Essa carta e muito forte... Mas agora com Dtk vindo estou pensando em fazer abzan de Warrior... Colocar aquela ver que e instant olha 6 e coloca em jogo 2 criaturas com custo 3 ou menos. E isso ficarei de olho aqui também e um deck que me agrada e acho legal jogar com ele.

Abraços
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 16/03/15 00:15

Tem totais chances amigo, bem como o Abzan citado acima pelo nosso amigo, que pode funcionar com DTK.

A questão toda é que o BW fica mais simples com relação as manas e é mais objetivo. Coloca uma terceira cor torna a construção do deck mais dificil e precisa de mais testes. O BW já foi mais testado. Faça seu Mardu e teste, tem muita coisa vermelha e verde boa pro deck!

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!

 
Dequion

Esquilo
0 Referências
Posts: 26
Registro: 06/02/12
Duque de Caxias - RJ

Postado em: 16/03/15 00:22
Maneiro os decks... Eu tenho um deck BW e jogo FNM, não e um deck ruim, mas não e competitivo. Já fiz top 1, top 2, e top 4 com o meu deck. Mas eu jogo com 4 brutal de main e 2 sorin... E uma carta que e muito forte que acabei colocando 2 de main e mas já pensei em por 4 dela de main e o cerco a cidadela... Essa carta e muito forte... Mas agora com Dtk vindo estou pensando em fazer abzan de Warrior... Colocar aquela ver que e instant olha 6 e coloca em jogo 2 criaturas com custo 3 ou menos. E isso ficarei de olho aqui também e um deck que me agrada e acho legal jogar com ele.

Abraços
 
LuisFelipe

Esquilo
0 Referências
Posts: 141
Registro: 17/07/14
Hortolândia - SP

Postado em: 16/03/15 05:51
Eu já prefiro partir pra uma postura bem agressiva desde o começo, mas como qualquer deck com cariátide ou centaura ou leão vai nos atrasar, lotar a mesa de bixos é um bom plano de ataque. Sendo assim, abuso das criaturas que entram e colocam tokens de guerreiro, e o "super trunfo" do deck é Eidolon das Batalhas Incontáveis. Ele é simplesmente demais. Numa mesa com 3 criaturas mais ele, ele torna qualquer ataque seu praticamente letal. Ainda não adicionei as cartas de DTK, mas logo elas entrarão pra minha lista de teste no Xmage.

O que jogo está muito parecido com isso aqui:
[DECK 123640 NOT FOUND]
 
Pegasuss

Esquilo
0 Referências
Posts: 21
Registro: 14/08/14
Belém - PA

Postado em: 16/03/15 09:12
tenho um deck no caso BR warriors, ja consegui bons resultados com ele e recentemente testei com proxies de DOT e se mostrou bastante agressivo, creio que o white dê mais sustância pro deck de warriors e o red mais agressividade

[DECK 122811 NOT FOUND]
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 16/03/15 10:10

Amigo, tem uma coisa que não faz sentido no seu deck com relação à postura agressiva que você disse. O Chief of the Scale. Ele ocupa espaço atoa, pois não acrescenta muito ao deck. O seu ideal é bater muito, mesmo que isso custe perder uma ou outra criaturas e, convenhamos, +0/+1 não vai significar nenhuma prevenção de perda de criatura. O bonus é inconsistente com a estrategia. É melhor tirar ele e usar estes slots para colocar alguma remoção. Quanto ao Mardu Hordechief, ele não é de todo ruim, mas também não é relevante na curva 3. É melhor você trocar ele por 2 Mogis's Marauder que é estúpido e te faz ganhar boas partidas. Além disso, 2 Battle Brawler cairiam bem. É uma criatura forte nesse deck.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!

 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 16/03/15 10:17

O Rakdos (Ou BR), é uma ideia que eu tava trabalhando também. Mas acredito que você pode trabalhar melhor esse deck fora do conceito tribal e dar uma cara mais "dash" a ele. Agora com a adição do Warbringer e do Ambuscade Shaman, você pode fazer uma estratégia bem bacana. Fica forte e consistente. Pra fechar, a Alesha vai dar muito potencial com eles, uma vez que o Ambuscade Shaman funciona muito bem com ela. Outro colega que fica forte no deck é o Mogis's Marauder. A parte boa é que esse deck não precisa ser rápido pra ganhar o jogo. Você pode facilmente explodir o adversário no turno 7 ou 8 em uma tacada só. Kolaghan Stormsinger e Lightning berseker acabaram sendo grande adição nesse sentido. Outpost Siege é outra carta que vai dar muita dor de cabeça pro adversario.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!

 
Pegasuss

Esquilo
0 Referências
Posts: 21
Registro: 14/08/14
Belém - PA

Postado em: 16/03/15 10:40

opa valew pela ideia, vou testar fora da caixa de warriors e deixar mais perigoso o deck late-game
vlw! o/

 
LuisFelipe

Esquilo
0 Referências
Posts: 141
Registro: 17/07/14
Hortolândia - SP

Postado em: 16/03/15 11:54
Ian, o que mais gosto no BW é o tanto de ferramentas que a gente tem. Onde jogo e no Xmage também, vejo predominância de decks baseados em criaturas (não necessariamente agro). O chief torna todos os meus bixos mais dificeis de trocar. Testei outrad coisas no lugar mas esse foi meu preferido. Com a chegada do blood chin ele vai perder espaço mesmo, a evasão é o melhor e mais interessante caminho.
 
Genisson

Esquilo
0 Referências
Posts: 171
Registro: 05/07/13
Curitiba - PR

Postado em: 16/03/15 20:30
Ainda acho que da para fazer um deck tribal com as cores do Abzan.

Guardiao da 1° Arvore faria um estrago, porque na 1° vez que transformamos ele, ele se torna guerreiro, depois pega lifelink e trample (senao me engano) e depois 5 counter + 1/ + 1... fora outro guerreiro de DTK verde como Surrak, the Hunt Caller e Heir of the Wilds também é muito bom!!!


Vou até montar uma lista assim a depender do que eu ver na pratica no pre-release.
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 16/03/15 21:55
O Heir e o Warden of the First tree sao muito bons. Já o Surrak, é um tanto fraco. Tem coisa melhor na curva 4 pra adicionar.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Snoopy

Esquilo
0 Referências
Posts: 8607
Registro: 22/07/03
Barbacena - MG

Postado em: 16/03/15 22:05

A melhor carta verde para o deck é a instant de custo 4 que coloca dois bichos em jogo.

O problema da terceira cor é a base de mana que, não apenas ficará muito dolorida (8 pain lands, 4 Mana Confluence) como também deverá desacelerar o deck, com terrenos que entram em jogo virados...

O Warden eu não gosto muito porque o deck tem bichos que batem 2 na curva 1 e gastar 2 manas para transformar ele é algo que deve demorar a acontecer, porque é muito mais importante ir fazendo criaturas para bater enquanto você tiver fôlego.

 
Alchemist

Clérigo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1932
Registro: 08/09/05
São João de Meriti - RJ

Postado em: 17/03/15 00:15
Segue uma lista de abzonho Warriors, eu basicamente peguei lista do Ian e mudei algumas coisas colocando verde.

[DECK 123948 NOT FOUND]

Eu gostei bastante, vou pegar as cartas nesse fds e ver se testo no próximo friday com ela. Falta pensar em um side...
 
IanMackrodt

Lenda
0 Referências
Posts: 1382
Registro: 16/04/14
Niterói - RJ

Postado em: 17/03/15 09:41
Ficou bacana, mas não tenho certeza da eficiencia do Warden of the first Tree.
Com 3 manas, ele é um guerreiro 3/3. Por 3 manas você pode baixar Arashin, Mardu Strike Leader, Mogis's Marauder... Cartas com muito mais força. Temos que explorar melhor as opções da cor verde. Mas essa magica é muito forte mesmo.

Precisa de alguma coisa? Clique aqui e confira o meu bazar!
 
Alchemist

Clérigo
11 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1932
Registro: 08/09/05
São João de Meriti - RJ

Postado em: 17/03/15 11:47
eu acho que o warden é um drop um justo para o verde. enquanto que o preto volta e o branco da vida, ele pode ficar gigante.
Uma outra coisa, é que vc pode contar com ele como blefe, atacandO E decidindo conformE a escolha. Do oponente oq fazer.