Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Modern] Merfolks pós ban
 [Modern] Merfolks pós ban
Mop_Coldheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 360
Registro: 21/09/12

Postado em: 29/01/15 01:08

Olá usuários da LM, gostaria de abrir uma discussão sobre como os tritões serão afetados no modern depois que TC, POD e DTT foram banidos. Embora nenhuma das cartas jogasse no deck, o field mudará e isso pode influenciar muitíssimo a jogabilidade do baralho. Um bom exemplo é que o affinity deve reaparecer com força e isso é muito ruim pros peixes, já que é a nossa pior match. Os slots flexíveis também devem sofrer alterações, por exemplo: Tidebinder Mage estava sendo usado por muitos no MD por conta da swiftspear, agora deve devolver a vaga ao phantasmal image. BGx devem voltar com mais força já que IoK e Thoughtseize ganharam valor novamente. Postarei a lista que tenho usado atualmente e gostaria de uma discussão sobre como o deck deve se desenvolver para enfrentar o novo modern. Sem mais delongas :

// Lands
4 [MOR] Mutavault
10 [UNH] Island
2 [AVR] Cavern of Souls
4 [LRW] Wanderwine Hub

// Creatures
4 [LRW] Merrow Reejerey
4 [LRW] Silvergill Adept
4 [SHM] Cursecatcher
4 [M13] Master of the Pearl Trident
4 [TSB] Lord of Atlantis
3 [THS] Master of Waves
2 [MMA] Kira, Great Glass-Spinner
2 [M12] Phantasmal Image

// Spells
4 [ZEN] Spreading Seas
4 [DS] AEther Vial
3 [NPH] Vapor Snag
2 [ZEN] Spell Pierce

// Sideboard
SB: 2 [DS] Echoing Truth
SB: 2 [ALA] Relic of Progenitus
SB: 2 [10E] Hurkyl's Recall
SB: 3 [M14] Tidebinder Mage
SB: 3 [RTR] Pithing Needle*
SB: 1 [M13] Redirect *
SB: 2 [M11] Negate

Cortei os cálices do vácuo e pus as cartas que estão com *, redirect é lindo contra abrupt decay e pithing needle é bom contra affinity e explosivos fabricados, o motivo do set de central de vinherrante é ter um como escapar de choke. Bom, é isso, espero que surjam discussões interessantes sobre esse baralho.
 
cujosmd

Esquilo
0 Referências
Posts: 970
Registro: 24/07/12

Postado em: 29/01/15 02:55
Este usuário esta na lista de Baloeiros, recomendado não negociar com ele.
Clique aqui para ver o motivo dele estar nesta lista.

Bom dia, amigo!

Também estou montando um Merfolks, é muito interessante essa discussão pós-ban.

Minha lista está bem similar à sua, embora minha base de mana seja um pouco diferente:

4 Mutavault
4 Cavern of Souls
12 Island

No main deck, a única diferença é que eu uso 2 Tidebinder no lugar de 2 Kira.

Gostei da inclusão do Wanderwine Hub. Além de ser efetivo contra Choke, ainda permite um pequeno splash no side, como Stony Silence (contra Affinity) e Ghostly Prison (contra aggros e Splinter Twin).

Dependendo do meta da sua cidade, Meddling Mage e Rest in Peace também poderiam ser úteis, ou até mesmo Path to Exile.

Abraço, e bons jogos!
 
Mop_Coldheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 360
Registro: 21/09/12

Postado em: 29/01/15 03:18
Olá amigo!

Pra adicionar splash branco eu colocaria no mínimo + 4 seachrome coast no lugar de 4 ilhas. Além disso, se tomasse esse caminho eu usaria Kataki, ao invés de stony silence (mantém presença na mesa botando clock e atrapalha muito menos o aether vial, carta chave nessa partida dura). Quanto ao tidebinder no lugar do kira... Talvez eu faça essa mudança, com o Ur aggro saindo de cena pode ser que o Kira não seja mais tão necessário, tem que ver se decks como UWr control vão ressurgir ou outros controls serão viáveis no formato, caso eles não apareçam, Kira se torna algo um pouco acima de um wind drake.

Obrigado pela resposta, aguardo mais comentários!
 
GNemesis

Tritão
0 Referências
Posts: 2089
Registro: 24/09/13

Postado em: 29/01/15 06:45
Para auxiliar ao pessoal do Modern, esta página foi inteiramente dedicada ao Merfolk Modern após o banimento do Treasure Cruise.

http://www.ligamagic.com/?view=forum/mensagem&id=119338&page=9

 
JoViMd

Esquilo
0 Referências
Posts: 62
Registro: 29/10/14

Postado em: 29/01/15 08:41
OPA pessoal... tô com essa lista aqui, mais controle. O que vcs acham? Ainda não testei pra dizer se roda ou não, mas foi o que montei:

4 Drowner Initiate
3 Grimoire Thief
4 Ink Dissolver
4 Lord of Atlantis
2 Master of Waves
4 Master of the Pearl Trident
3 Merrow Reejerey
2 Kira, Great Glass-Spinner

4 Aether Vial
3 Aquitect's Will
1 Cryptic Command
2 Spell Snare
2 Spell Pierce

4 Mutavault
4 Cavern of Souls
14 Island 

Acham que fica ruim?
 
Mender

Esquilo
0 Referências
Posts: 397
Registro: 14/06/13

Postado em: 29/01/15 09:13
Bah, eu acho Merfolks um dos decks mais legais do Modern, pena que não consegui montar o meu ainda.

Tenho testado essa lista no Cockatrice:

http://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&id=104452

Sua lista do Main Deck é praticamente igual a minha, única diferença é que coloquei Oboro e Minamo para tentar esquivar do Choke (sem contar que elas possuem umas habilidadezinhas mais ou menos úteis).

O side deixei bem variado e com uma hate forte contra Affinity. Acredito que Choke seja um dos maiores problemas, negócio é segurar um counter na mão se souber que o deck do seu oponente pode baixar ele.
 
luisfl

Esquilo
0 Referências
Posts: 25
Registro: 23/01/15

Postado em: 29/01/15 09:48
Legal to bem empolgado com os merfolks tb a minha lista não é muito diferente das que foram citadas mudando uma carta ou outra.
Estou testando junto com o meu irmão para poder avaliar, mas estou gostando de ver as opções e pontos de vista em relação a este deck
 
GNemesis

Tritão
0 Referências
Posts: 2089
Registro: 24/09/13

Postado em: 29/01/15 10:11

Algumas listas utilizam de Oboro e Minamo para não passar raiva com Choke.

Eu por exemplo utilizo de 4 Cavern of Souls, 1 Minamo, 1 Oboro e 10 Ilhas, vale muito a pena.

 
vermelho

Esquilo
0 Referências
Posts: 531
Registro: 13/10/09

Postado em: 29/01/15 10:23
Sinceramente, não sei como ainda pode ter tanta gente querendo jogar esse formato. A lista de banidas é ridícula! TC e DTT estão entre as cartas mais interessantes dos últimos anos e logo que saem, já estão banidas. "Para não prejudicar o formato". Formato débil, a meu ver, que num deck agro não pode contar com jitte, que num combo não pode contar com "canção fervilhante", uma carta de custo três. Não entendo uma coisa: se o birthing pod torna determinados decks muito fortes, desbane canção e preordain. Pode desbanir sunrise também, e cloudpost e punishing fire! Ora, teremos novos decks no field. Esses banimentos são incapacidade da Wizards em criar novas performances que possam competir com esses decks?

Que formato chato!!! Não é a toa que uma carta crap como Serum visons custa 10 reais! Ela virou uma carta boa.
 
Mop_Coldheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 360
Registro: 21/09/12

Postado em: 29/01/15 10:30


Vermelho, bom dia.

Por favor, esse é um tópico de discussão sobre um deck, se você está insatisfeito com o formato tudo bem, é um direito seu. Só não vejo necessidade e nem a utilidade de vim aqui no tópico de discussão que está com a tag [Modern] SOMENTE pra falar mal do formato. Por favor, evite esse tipo de comentário desnecessário em tópicos que outros usuários vem para buscar informações e trocar ideias acerca do deck.

 
vermelho

Esquilo
0 Referências
Posts: 531
Registro: 13/10/09

Postado em: 29/01/15 14:09



Com todo respeito, Coldheart, tenho a ciência de que o tópico não se destinava a essa discussão, mas foi através dele que me informei sobre os banimentos referidos aqui. Embora não haja necessidade ou utilidade para um comentário, isso não deve inviabilizá-lo, pois nada pode ser tão desnecessário e inútil quanto os muitos posts incentivados pela Liga sobre "especulação de reprints". Agora, vc me pedir para evitar tipos de comentário como o que eu fiz é uma forma de censura. O que vc chama de "falar mal", eu entendo como crítica. Se ela não está em harmonia com as demais falas, o critério dos leitores é quem decidirá, sem a necessidade de censura, prática comum e repugnante em ambientes virtuais.

 
Leozoppado

Esquilo
0 Referências
Posts: 8485
Registro: 02/06/12

Postado em: 29/01/15 15:10
Um splash pra branco hoje se torna necessária ou monoU dá conta de tudo?
 
Mop_Coldheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 360
Registro: 21/09/12

Postado em: 29/01/15 21:00


[/quote] Com todo respeito, Coldheart, tenho a ciência de que o tópico não se destinava a essa discussão, mas foi através dele que me informei sobre os banimentos referidos aqui. Embora não haja necessidade ou utilidade para um comentário, isso não deve inviabilizá-lo, pois nada pode ser tão desnecessário e inútil quanto os muitos posts incentivados pela Liga sobre \"especulação de reprints\". Agora, vc me pedir para evitar tipos de comentário como o que eu fiz é uma forma de censura. O que vc chama de \"falar mal\", eu entendo como crítica. Se ela não está em harmonia com as demais falas, o critério dos leitores é quem decidirá, sem a necessidade de censura, prática comum e repugnante em ambientes virtuais. [/quote]


Meu caro, eu realmente fico sem entender seu intuito em entrar num tópico de discussão sobre um deck específico de um formato específico pra dar rage comment. Garanto que nenhum leitor entrou no tópico com a intenção de ler algo próximo ao que você escreveu. Me desculpe, mas no meu ver faltou bom senso no seu comentário. Eu acho mais inútil esse ''mimimi modern lixo'' do qualquer tópico que tenha especulação sobre reprints (Desde que estes sejam direcionados a esse próposito). Você não adicionou nada de relevante ao tema proposto, desvirtuou a conversa e não citou a palavra ''Merfolks'' uma única vez em seu comentário. Se você está insatisfeito, sugiro que crie um tópico com suas críticas e aguarde pessoas que estão interessadas no tema, e não trazer um comentário totalmente random para a conversa. Nada pessoal, espero que entenda as críticas.


ON topic

Joguei hoje de merfolks contra o junk e foi bem equilibrado (4 a 4). Choke ganhou 2 jogos pra ele, enquanto dismember e Master of waves fizeram a diferença a meu favor nas partidas que venci. Acho que vou adicionar mais 1 cópia de dismember no side. Preciso de swan song também, é bom contra um monte de coisa no field e tem o custo ideal pro deck. O que acham? O que pode sair pra entrada de swan song?
 
vermelho

Esquilo
0 Referências
Posts: 531
Registro: 13/10/09

Postado em: 30/01/15 16:16
Está entendido, sim e não envolvo pessoalidade nisso. De fato, não entendo nada sobre Merfolks nem de Modern. Só entrei para ver algo sobre banimentos, que eu nem estava sabendo, mas fico muuuuuuito pistola com esses banimentos. Sinceramente, quando se iniciou o Modern, eu, jogador de Legacy, fiquei muito esperançoso com uma possivel ressucitação do Eternal. Seria a solução perfeita da Wizards! Mas, a cada ano vejo cartas tão legais sendo banidas e os decks ficam cada vez menos interessantes. Só queria lamentar mesmo, incitar revolta, só isso. Fui
 
ltales

Esquilo
0 Referências
Posts: 19
Registro: 17/02/14

Postado em: 31/01/15 20:01
boa noite pessoal.

Não jogo de merfolk mas estou tentando montar um deck baseado em ilusões com uma ideia similar a do merfolk, estou usando lord of the unreal, vial, krovikan mist, phantasmal image, etc. Assim vou dar uma de enxerido nas discussões aqui com vocês.

Venho testando o deck no mol e estou tendo muita dificuldade contra uns decks UW que usam veredito supremo...existe algum jeito de contornar o veredito?

outra duvida...o merfolk é um deck de criaturas que crescem bastante então não seria viável utilizar Stubborn Denial no lugar de spell pierce?
 
muringo

Esquilo
0 Referências
Posts: 512
Registro: 30/07/11

Postado em: 31/01/15 20:57

A parte control do deck serve (ao meu ver) para proteger os tritões (pincipalmente enquanto estão pequenos).
É preferível counterar um raio direcionado a um lord do que um goyf, por exemplo.
Então spell pierce é melhor por defender a mesa no começo do jogo, quando seus peixes morrem mais fácil

 
muringo

Esquilo
0 Referências
Posts: 512
Registro: 30/07/11

Postado em: 31/01/15 21:06
E essa é minha lista. Não pensei no side. Essa parte requer mais estudos
[DECK 91568 NOT FOUND]
 
Mop_Coldheart

Esquilo
0 Referências
Posts: 360
Registro: 21/09/12

Postado em: 31/01/15 22:42
Olá colegas.


[quote=Leozoppado=quote]Um splash pra branco hoje se torna necessária ou monoU dá conta de tudo?[/quote]

Splash pra branco pode ser legal, na minha opinião o side melhora muito com a adição do branco e te dá as ferramentas necessárias pra jogar contra affinity.



[quote=l
A parte control do deck serve (ao meu ver) para proteger os tritões (pincipalmente enquanto estão pequenos).
É preferível counterar um raio direcionado a um lord do que um goyf, por exemplo.
Então spell pierce é melhor por defender a mesa no começo do jogo, quando seus peixes morrem mais fácil[/quote]

Faço minhas essas palavras, explicou direitinho.
 
GNemesis

Tritão
0 Referências
Posts: 2089
Registro: 24/09/13

Postado em: 31/01/15 23:42
Deck Tech | Monoblue Merfolks (Modern)

https://www.youtube.com/watch?v=Jz5Bff_bO5o

Assistam aí pessoal, poderá ajudar no aprendizado.

Porém desconsiderem as numerações de cada carta do Deck, pois isto vai da personalidade de cada um.
 
BRUNULUS

Esquilo
0 Referências
Posts: 19
Registro: 03/10/12

Postado em: 20/02/15 14:13
Pessoal, também jogo de tritões e gostaria da opinião de vocês a respeito das cartas:
Spreading Seas X Aquitect's Will
Porque uma e não a outra? Quais os prós e contra que vêem nas cartas?